PáginasDESCRITOR

sábado, 10 de junho de 2023

CONTO - AS FORMIGAS - LUIZ VILELA - 6º ANO

 

As formigas

 

        Foi a coisa mais bacana a primeira vez que as formigas conversaram com ele. Foi a que escapuliu da procissão que conversou: ele estava olhando para ver aonde que ela ia, e aí ela falou para ele não contar pro padre que ela tinha escapulido – o padre ele já tinha visto que era o formigão da frente, o maior de todos, andando posudo.

       Isso aconteceu numa manhã de muita chuva em que ele ficara no quentinho das cobertas, com preguiça de se levantar, virado para o outro canto, observando as formigas descendo em fila na parede. Tinha um rachado ali perto por causa da chuva, era de lá que elas saíam, a casa delas.

        Toda manhã aquela chuva sem parar, pingando na lata velha lá fora no jardim, barulhinho gostoso que ele ficava ouvindo, enrolado no cobertor, olhando  as formigas e conversando com elas, o quarto meio escuro, tudo escuro de chuva.

       A conversa ficava interessante quando ele lembrava de perguntar uma porção de coisas, e elas também perguntavam pra ele. (Conversavam baixinho, para os outros não escutarem). Mas às vezes não lembrava nada para conversarem, e ficava chato, ele acabava dormindo – formiga tinha hora que era feito gente mesmo.

       O bom é que ninguém precisava gritar, nem  também mentir, como as pessoas estavam sempre fazendo. E também poder ficar olhando assim, sem falar nada, só olhando, sem precisar falar.

     Gente, se tinha outra perto, logo uma tinha que falar, ninguém aguentava ficar calado (...) logo uma falava ou ficava fazendo hum hum e ria – ninguém aguentava. Ficar assim olhando, tão bom que nem sabia direito se estava acordado mesmo ou sonhando, as formigas uma atrás da outra, descendo, a fila certinha.

       Uma tarde entrou no quarto e viu a mancha de cimento novo na parede, brutal, incompreensível.

       _ Pra quê que o senhor fez isso? Pra quê que o senhor fez assim com minhas formigas?

       O pai não entendia, e o menino chorando, chorando. Então o pai deu no espalho. Mas a mãe pediu para ele ter paciência: nesse tempo de chuva as crianças ficam muito excitadas porque não podem sair à rua e  não têm onde brincar.

       De manhã o menino acordava e olhava para a mancha de cimento na parede. Ficava olhando, até que sentia um bolo na garganta, e cobria a cabeça com o cobertor.

 

VILELA, Luiz. Contos da infância e da adolescência / Luiz Vilela. - [4. ed.]. - São Paulo : Ática, 2015.

 

1. Transcreva, do texto, um trecho que mostra que o narrador conhece os sentimentos do menino.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

2. O menino tem uma opinião negativa sobre os adultos. Justifique com um fragmento do texto.

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

 

3. Descreva a reação do garoto, ao ver o conserto da rachadura na parede. ______________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 4. Conflito significa “desavença, discórdia, briga ou discussão entre duas partes, oposição e luta entre diferentes forças”. Considerando esses significados, explique o conflito que ocorre no conto.

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

5. Qual a diferença entre o pai e a mãe sobre o comportamento do menino?

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. O pai não entendia, e o menino chorando, chorando. Por que o autor do texto repetiu a palavra chorando?

______________________________________________________________________________________________________________________________

 

7. Ficava olhando, até que sentia um bolo na garganta, e cobria a cabeça com o cobertor. Qual o significado da expressão destacada?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Retire do texto uma fala do menino.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Quando aconteceu a primeira conversa do menino com as formigas?

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. Em que lugar aconteciam as conversas?

_______________________________________________________________

 11. Marque R para realidade e F para ficção, fantasia.

(   ) Tinha um rachado ali perto por causa da chuva

(   ) olhando  as formigas e conversando com elas

(   ) ela falou para ele não contar pro padre que ela tinha escapulido

(   ) o quarto meio escuro, tudo escuro de chuva.

12.  Complete com C de coloquial para as palavras que são mais usadas no dia a dia nas conversas.  E com F de formal para as palavras menos usadas na oralidade, nas conversas diárias.

(   ) posudo

(   ) procissão

(   ) bacana

(   ) escapulido

(   ) excitadas

quarta-feira, 7 de junho de 2023

LIVROS DIDÁTICOS 2023 PNLD

Click no link e baixe, pois se depois a editora tirar do ar você terá sua cópia.
O arquivo virá compactado junto com pastas de imagens, de vídeos, e várias outras, a PASTA DO LIVRO É O ARQUIVO QUE ESTÁ EM PDF.
Para acesso aos outros livros click na barra superior do site edocente em PNDL+

sábado, 3 de junho de 2023

GINCANA PERGUNTAS DE CIÊCIAS 6º ANO.

 

CIÊNCIAS (Se houver  algum erro coloquem nos comentários que depois corrijo)

 

1. Qual o nome do sistema que transporta o sangue?

Sistema circulatório ou cardiovascular.

 

2. Qual o nome do órgão que produz a urina?

Rins

 

3. Qual o nome do órgão que armazena a urina?

Bexiga.

 

4. Qual o nome dos vasos que levam o sangue para o coração?

Veias.

 

5. Qual o nome dos vasos que levam o sangue oxigenado do coração para o resto do corpo?

Artéria.

 

6. Qual o nome das células de defesa do sangue?

 

Glóbulos brancos ou leucócitos.

 

7. Qual o nome das células do sangue que transportam oxigênio?

Glóbulos vermelhos ou hemácias.

 

8. Qual o nome do órgão que bombeia o sangue?

Coração.

 

9. Quantos dias têm um ano?

365

 

10. Qual o nome da mudança da água do estado líquido para o gasoso?

Vaporização.

 

11. Qual o nome da passagem da água do estado liquido para o sólido.

Solidificação.

 

12. Qual o nome da passagem da água do estado sólido para o estado líquido?

Fusão.

 

13. Qual o nome da mudança dos estado gasoso para o liquido?

Condensação.

 

14. Quais planetas compõem o sistema solar?

Mercúrio, Venus, Terra, Marte, júpiter,  saturno, Urano, Netuno.

 

15. Quais são as fases da lua?

Cheia, minguante, crescente e nova.

 

16. Qual o satélite natural da terra?

Lua.

 

17. Qual a fase da lua em que podemos vela completa?

Cheia?

 

18. Qual o nome do processo utilizado pelos ursos para poupar energia que consiste em dormir?

Hibernação.

 

19. Qual estação do ano a terra recebe maior incidência  da luz solar?

Verão.

 

120. Qual o nome do movimento da Terra em torno do sol, responsável pelos anos?

Translação.

 

21. Qual o nome do movimento da terra em torno de si responsável pelos dias e noites.

Rotação.

 

22. Qual o nome do açúcar produzido pelas plantas?

Glicose.

 

23. Qual o nome do desenvolvimento inicial de uma semente de feijão?

Germinação.

 

24. Qual o gás produzido no processo de fotossíntese?

Oxigênio.

 

25. Quais o cinco sentidos?

Tato, olfato, visão, audição, paladar.

 

26. Qual o nome da camada interna da terra com maior nível de temperatura.

Núcleo.

 

27. A camada externa da terra é chamada de:

Crosta terrestre.

 

28. Nos solstícios de verão o que é mais longo o dia ou a noite?

Dia.

 

29. Nos solstícios de inverno o que é mais longo o dia ou a noite?

Noite

 

30. Diga o nome de três dos quatro ciclos da água?

Evaporação, condensação, precipitação e infiltração.

 

31. Diga o nome dos três estados da água:

Sólido, líquido, gasoso.

 

32. Qual o nome da camada de gás que protege a Terra dos raios ultra violetas?

Camada de ozônio.

 

33. Qual o nome da camada gasosa que envolve a Terra?

Atmosfera.

 

34. Qual mata é predominante no estado do Rio de Janeiro.

Mata atlântica.

 

35. Diga o nome de quatro partes de uma planta.

Raiz, caule, folha, fruto,

 

36. Diga o nome de um animal que se move rastejando.

Cobra.

terça-feira, 30 de maio de 2023

FÁBULA A RAPOSA E AS UVAS 7º ANO

 

A raposa e as uvas

No fundo da floresta, habitava uma raposa, felpuda, velha, ardilosa.

Certa tarde, passando por baixo de uma árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um belíssimo cacho

de uvas na mão. Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas. Mas era o macaco que as tinha, e ele estava bem no alto

da árvore, onde a raposa não poderia alcançar. Então, ela disse:

– Irmão macaco, como vai de saúde? Creio que sua vista não anda bem, não é mesmo?

– Do que está falando, irmã raposa? Meus olhos estão agudos e nítidos como sempre.

– Não acredito... Então, como não vê que essas uvas que você tem aí em cima estão verdes?

– O quê? Verdes?

– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar mal!

– Ora, não havia percebido, irmã raposa. Mas, agora que falou, sim, não amadureceram. Argh! – E atirando fora as uvas,

ainda acrescentou: – Obrigado, irmã raposa! Você me livrou de uma tremenda dor de barriga!

– Abocanhando o cacho de uvas ainda no ar, a raposa disse, então:

– Macaco tolo! Verdes que nada! Uma delícia! Nunca provei melhores!

E foi embora rindo muito com o saboroso sumo das uvas descendo por sua goela, enquanto o macaco, lá do alto do

galho, estava com muita raiva de si mesmo.

Moral: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter.

Vamos entrar agora na ficção das fábulas! As fábulas são narrativas curtas e geralmente têm

como personagens bichos que apresentam características humanas. Você já deve ter ouvido falar de

histórias como A raposa ea lebre ou A cigarra e a formiga, certo? Estas são exemplos de fábulas

que em seu desfecho trazem uma moral para a história contada.

1. Onde se passa a história contada na fábula?

___________________________________________________________________________________________________

2. Escreva, com suas palavras, um resumo da história contada no texto 8.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. No trecho "Certa tarde, passando por baixo de uma árvore, olhou para um galho mais alto e viu um macaco com um

belíssimo cacho de uva na mão.",

a) o termo em destaque indica circunstância de______________________________________.

b) um dos termos que indica circunstância de lugar é_________________________________.

4. Em "Ficou imediatamente seduzida por aquelas uvas. Mas era o macaco que as tinha", que relação a palavra destacada

estabelece entre os períodos?

__________________________________________________________________________________________________

5. Retire do texto uma frase que expresse uma opinião.

__________________________________________________________________________________________________

6. Por que a raposa precisou enganar o macaco para conseguir obter as uvas?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. Quais são as características da raposa descritas pelo autor da fábula?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Observe no texto que o travessão (–) foi usado em vários momentos da fábula. Qual é a função desse sinal de pontuação

nesse texto ?

__________________________________________________________________________________________________

9. Localize no texto a moral da história e a transcreva abaixo.

__________________________________________________________________________________________________

10. "– E muito verdes ainda. Se comê-las, vai passar mal!", a palavra destacada no trecho estabelece entre as ideias do

período uma relação de _____________________.

 

http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/14099215/4352917/LINGUAPORTUGUESA.pdf

 

 

01 – Por não conseguir alcançar os cachos de uva suspensos em uma parreira, a raposa afastou-se, comentando que estavam verdes. As uvas estavam mesmo verdes? Justifique.

     Não. As uvas estavam suculentas e a raposa só as desdenhou por não conseguir apanhá-las.

 

02 – O que fez com que a raposa voltasse à parreira?

       Quando a raposa percebeu o vento soprando, pensou que ele poderia ter derrubado algumas uvas e voltou rapidamente para averiguar.

 

03 – Como toda fábula, está também apresenta uma moral - uma reflexão sobre o comportamento humano. O que você entendeu da moral da fábula "A raposa e as uvas"?

      Algumas pessoas, quando não conseguem o que querem, desistem e fingem que não estavam interessados no objeto desejado.

 

04 – Releia esta frase da fábula: "Essas uvas já estão no papo", pensou. Para que foram usadas as aspas?

     Para indicar o pensamento da raposa.

 

05 – Releia um trecho.

"Matreira, ela comentou para quem quisesse ouvir:

— Reparando bem, essas uvas estão muito verdes. Raposas não comem uvas verdes, pois dão dor de barriga."

 

Por que você acha que a raposa fez questão de comentar em voz alta que as uvas estava m verdes?

      Por que ela não quis admitir que não iria conseguir pegar as uvas.

 

06 – Faria diferença se a palavra matreira não fizesse parte da frase? Escolha uma das alternativas.

a) Sim, pois a palavra matreira informa ao leitor o motivo de a raposa ter feito o comentário em voz alta.

b) Não, pois a palavra matreira não acrescenta uma informação importante sobre a personagem.

 

https://armazemdetexto.blogspot.com/2018/04/fabula-raposa-e-as-uvas-jean-de-la.html

 

 

 

 

1) Qual é o título do texto?

R.

 

 

 

2) Quem estava há muitos dias sem conseguir caçar?

R.

 

3) Que ideia a raposa teve para pegar as uvas?

R.

 

 

 

4) O que a raposa conseguiu com esse feito?

R.

 

 

 

5) A raposa parecia ter aprendido a lição?

R.

 

 

 

6) A noite caiu e, sob a luz da lua, a raposa ficava com mais fome ainda, o tempo passava e ela não conseguia. O que fez então?

R.

 

 

 

7) Olhando para trás, o que a raposa disse para si mesma?

R.

 

4ºANO  https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-raposa-e-as-uvas-4o-ano/