PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL

 LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA TELÁRIS 6º ANO






















1 Que linguagem é usada na maioria dessas placas?

A linguagem visual: imagens e cores.

 2 Associe o predomínio dessa linguagem ao fato de que motoristas e pedestres,no trânsito, precisam tomar decisões rápidas.

A linguagem visual pode ser compreendida rapidamente.

3 Algumas das placas acima contêm palavras. No caso das placas de “siga”

e “pare”, de que forma as cores reforçam o sentido da linguagem verbal?

No trânsito, normalmente a cor verde significa – tanto para motoristas quanto para pedestres, nas respectivas sinalizações (por exemplo, farol de motoristas ou de pedestres) – que o trânsito está livre e se pode seguir o caminho, enquanto o vermelho significa que é preciso parar


4 Que sentido da fala de Ana o emoji reforça?

Esse emoji, uma carinha sorridente e autoconfiante, reforça a idéia de que a apresentação foi um sucesso.

5 A última fala é formada apenas por emojis. Qual o sentido dela?

Os aplausos são uma forma de parabenizar ou festejar algo: Lu dá parabéns a Ana pela apresentação

6 Converse com os colegas sobre estas questões.

a) Quais são os personagens?

Um ratinho e uma andorinha que se pode deduzir que seja a Lola.

b) O que o ratinho observa no desenho de Lola?

Ele observa que apenas metade da árvore tem folhas.

c) Observe o detalhe do lápis verde no chão e responda: De que forma ele explica a resposta da andorinha?

O lápis verde ficou tão pequeno que não deu para desenhar as folhas verdes.

d) Releia a resposta de Lola à pergunta do ratinho. Qual é a possível crítica que se pode perceber nessa resposta?

Trata-se de uma crítica à destruição do verde (árvores, plantas, natureza em geral) feita pelo ser humano.

 

       No quadrinho de Lola, foram usados recursos visuais – imagens, cores, traços – e recursos linguísticos – palavras e sinais de pontuação – para comunicar ideias, expressar os sentimentos dos personagens e fazer uma crítica.

       Podemos dizer, então, que no quadrinho de Laerte, assim como nas placas

e na conversa por aplicativo que você viu na página anterior, foi empregada

uma linguagem mista, isto é, que inclui a linguagem verbal e a linguagem

não verbal.

 

7 O que há em comum entre o quadrinho de Lola e o poema “A rua diferente”,

de Carlos Drummond de Andrade?

 

Sugestão: A mesma crítica a um tipo de desenvolvimento que desconsidera a importância de preservar o verde.

 

      Você viu que, desde tempos remotos, o ser humano tem criado as mais diversas formas de linguagem: pintura, música, dança, além da fala, da escrita, da linguagem de sinais...

  

8 O que se pode concluir disso tudo? Em sua opinião, seria possível um mundo

sem essas linguagens? Por quê?

Pode-se concluir que as diferentes linguagens são essenciais para o ser humano, que por meio delas interage com as outras pessoas.

 




CANÇÃO - POESIA - NO CORAÇÃO

 No coração (Juca Novaes e Ize Novaes)

VÍDEO DA CANÇÃO LINK ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=SpsBkD4egmE

 A noite estrelada

escura, encantada

nos traz solidão

eu paro o tempo

procuro e relembro

o tempo tão bom

lembro a velha casa

com parque, sacada,

jardim e porão

o meu cão Bolinha

a avó na surdina

o gol no botão

me lembro do quarto

daquele retrato

do primeiro amor

da mamãe gritando

um, dois, três, chamando

pra comer feijão

e quando eu acordo

com os olhos molhados

percebo, então,

que tudo é passado

são fatos guardados

no meu coração.

 

 

NO CORAÇÃO. Intérprete: Lucila Novaes. Compositores: Juca Novaes e Ize Novaes.

In: Frestas no céu. Produção: Juca Novaes. São Paulo: Dabliú Discos, 1998. 1 CD, faixa 9.

 

1)  Na letra da canção, a pessoa que fala relembra fatos de seu passado, principalmente da infância. Copie a alternativa que indica o que provoca essas recordações.

a) Imagens de um retrato.

b) Uma avó silenciosa.

c) A solidão da noite. X

d) A voz da mãe gritando

 

15 Nessa letra, a pessoa que fala indica lugares, espaços dos quais se lembra.

Cite três desses espaços. Possibilidades: casa, parque, sacada, jardim, porão.

 

16 Releia o título da canção: No coração. Copie a alternativa que melhor explica a escolha desse título para a letra da canção.

a) A letra expressa lembranças que a pessoa que fala deseja esquecer.

b) A letra expressa lembranças e sentimentos. X

c) A letra fala apenas de sentimentos tristes.

d) A letra expressa desejos da pessoa que fala.

 

17 De acordo com o contexto, o que significa a expressão “paro o tempo”, no quarto verso? Copie a alternativa que responde à pergunta.

a) Tiro a bateria do relógio.

b) Faço uma magia para que o tempo não passe.

c) Uso uma máquina do tempo para voltar ao passado.

d) Sinto como se o tempo não tivesse passado. X

 

18 Por que a pessoa que fala na letra da canção acorda “com os olhos molhados”?

O eu lírico acorda

com os olhos molhados porque as recordações o emocionam e seus olhos ficam molhados de lágrimas.

19 A pessoa que fala se refere a seu passado como “o tempo tão bom”. Indique três exemplos de coisas boas que havia na infância dessa pessoa.

Possibilidades: A velha casa com muitos espaços, a avó, o cão Bolinha, o

gol no futebol de botão, o primeiro amor, o quarto, a mãe chamando-o para comer feijão.

20 De acordo com o texto, de quem seria o “retrato” mencionado no verso 14?

Possibilidade: Pode ser do primeiro amor da pessoa que fala na letra da canção.

21 Em qual alternativa as palavras rimam? Copie a alternativa que responde à questão.

a) estrelada / encantada X

b) retrato / amor

c) tempo / bom

d) um, dois, três / chamando

 

22 Copie da letra da canção as palavras que rimam com as palavras abaixo:

a) solidão porão, botão, feijão, então, coração

b) gritando chamando

c) molhados guardados

 

23 Copie do texto duas características dadas para a noite.

Possibilidades: estrelada, escura, encantada

 

24 Observe estas formas verbais presentes no texto: paro, relembro, lembro, acordo.

a) Que tempo elas expressam?

a)presente X

b) passado

c) futuro

 

b) A que pessoa essas formas verbais se referem?

a) você b) eu X c) nós d) ele

domingo, 15 de outubro de 2023

VERBO 6º ANO AULA II BINGO 2023

 Essa aula é sequência da aula 1 turma 2023. Os verbos foram escolhidos de acordo com a necessidade futura: verbos de ligação, verbos impessoais... O site é editável. Você pode colocar o nome da sua turma, o número de colunas, quantidade de cartelas etc. 

METODOLOGIA: Passei no quadro as três conjugações verbais. Expliquei. Entreguei as cartelas. Depois passei como exercício - copie os verbos da cartela de acordo com a conjugaçao que pertencem: 

primeira             segunda           terceira

Após o exercício fiz o bingo. 


AULA I

https://professordiorges.blogspot.com/2023/10/verbo-6-ano-2023-parte-i.html

BINGO

https://encurtador.com.br/FGRW0


1.SER, 2.ESTAR, 3.FICAR, 4.PERMANECER, 5.CONTINUAR, 6.HAVER, 7.AMANHECER, 8.ANOITECER, 9.CHOVER, 10.VENTAR, 11.FALTAR, 12.EXISTIR, 13.NASCER, 14.MORRER, 15.VIVER, 16.VOLTAR, 17.CHEGAR, 18.CHORAR, 19.DORMIR, 20.CAIR, 21.SOFRER, 22.BEBER, 23.COMPRAR, 24.PERDER, 25.COMER, 26.NECESSITAR, 27.ACREDITAR, 28.OBEDECER, 29.PRECISAR, 30.GOSTAR, 31.CONVERSAR, 32.DUVIDAR, 33.RESPONDER, 34.CONCORDAR, 35.PERDOAR, 36.PEDIR, 37.PAGAR, 38.MOSTRAR, 39.ENTREGAR, 40.DOAR, 41.DIZER, 42.DEDICAR, 43.CONFIAR, 44.AGRADECER, 45.DAR, 46.LIMPAR, 47.FECHAR, 48.VIR, 49.CHAMAR, 50.GRITAR, 51.CORTAR, 52.DANÇAR, 53.NAMORAR, 54.DEPENDER, 55.FAZER, 56.SONHAR, 57.DIRIGIR, 58.CORRER, 59.SENTIR, 60.ACHAR, 61.ENCONTRAR, 62.ACABAR, 63.TERMINAR, 64.VOAR, 65.SEGUIR, 66.ESQUECER, 67.CONSEGUIR, 68.IR, 69.CRESCER, 70.CULTIVAR, 71.ESCUTAR, 72.OUVIR, 73.AJUDAR,74. VENDER, 75.TER


VERBO 6º ANO 2023 PARTE I

       Entreguei a atividade e pedi para eles fazerem individualmente com o mínimo de intervenção. Infelizmente sete alunos erraram a questão 1. Como é uma turma tranquila consegui explicar individualmente. Na questão três alguns alunos escreveram frases ao invés de escrever apenas as ações.A questão sete tem a finalidade de preparar para o estudo do sujeito oculto. Na  aula seguinte  fiz um bingo com verbos utilizando o link abaixo. Apesar de haver alguns verbos difíceis a finalinade é que os alunos se acostumem com os verbos que serão estudados futuramente; verbos de ligação, verbos impessoais, alguns muito pedidos em exercícios de regência ...

AULA II BINGO CLICK NO LINK. 

https://encurtador.com.br/agtLZ

ALUNO:___________________________________________TURMA:______DATA:____

VERBOS

1. Quantas palavras há em cada frase:

 

O ALUNO FECHOU A PORTA.

_____________________

 

b) ANA COPIOU A ATIVIDADE DO QUADRO.

______________________

 

C) OS ALUNOS E AS ALUNAS DA ESCOLA JOGARAM NO TORNEIO.

______________________

 

2. Quais palavras nas frases abaixo indicam AÇÃO.

 

O ALUNO FECHOU A PORTA.

_____________________

 

b) ANA COPIOU A ATIVIDADE DO QUADRO.

______________________

 

C) OS ALUNOS E AS ALUNAS DA ESCOLA JOGARAM NO TORNEIO.

______________________

 

3. Diga três ações que você pode fazer:

________________________________________________________________

 

As palavras que indicam AÇÃO são chamadas de VERBO.

Exemplo: correr, nadar, pular, brigar, desenhar...

 

4. Os VERBOS indicam ações que podemos ver e ações que não podemos ver. Circule os verbos nas frases abaixo e assinale AI para ação invisível e AV para ação visível.

a) Carlos escova os dentes tos os dias. (     )

b) Carlos conhece muitas pessoas. (     )

c) Anna pensou em seus pais. (     )

d) Anna derrubou a garrafa. (     )

e) O homem nadava na lagoa. (     )

f) O aluno pensava na resposta. (     )

g) Eu imagino um mundo sem guerras. (     )

h) Eu corro na praia. (     )

 

 

Às vezes o nós confundimos a palavra que indica ação com o nome da ação.

 

5. Diga se a palavra destacada indica uma ação ou o nome de uma ação: Se tiver dúvida passe as frases para o tempo presente, passado ou futuro. O verbo sempre muda quando mudamos o tempo.

a) Ele assistiu ao jogo do Flamengo. ____________________________

b) O trânsito parou devido a uma briga. ____________________

c) Eu jogo nos finais de semana.____________________

d) Você briga pelos seus direitos.________________________

e) Ana gosta de samba._________________________

f) Ana samba na avenida. ____________________

g) uma grande explosão deixou todos assustados. ___________________________

h) A vida é uma constante guerra. _________________

i) Todos desejam a paz. __________________________

 

 

 

A coruja e a águia

 

6. Circule os verbos das frases sublinhadas no texto abaixo.

A coruja e a águia

Coruja e águia, depois de muita briga fizeram as pazes.

— Basta de guerra — disse a coruja.

— O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é comermos os filhotes uma da outra.

— Perfeitamente — respondeu a águia.

— Também eu não quero outra coisa.

— Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

— Muito bem. Mas como reconhecerei os teus filhotes?

— Coisa fácil. Sempre que encontrares uns filhotes lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.

— Está feito! — concluiu a águia.

Dias depois a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto.

— Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.

E comeu-os.

Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.

— Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

Moral da história: Quem ama o feio, bonito lhe parece

 

7. O verbos destacados se referem a quem?

a) Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…

____________________________________

b) — O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é comermos os filhotes uma da outra.

____________________________________

c) — Perfeitamente — respondeu a águia. — Também eu não quero outra coisa.

_____________________________________

d) — Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus filhotes.

____________________________________

 

 

 

 

 

PROVA BRASIL TEXTOS PEQUENOS INTERPRETAÇÃO

 

Por que nós temos gripe?

          Cansaço, febre, nariz escorrendo, dor no corpo... Pode ser gripe! Veja como ela acontece

        O vírus da gripe entra no organismo pela respiração — nariz ou boca. Basta alguém contaminado espirrar ou tossir e você ter contato com as gotinhas de saliva contaminada. Se os pelinhos do nariz, as secreções do corpo ou as células de defesa não barrarem o vírus, você fica doente.

        Os sintomas aparecem alguns dias após a contaminação. Nos três primeiros dias, a febre é mais alta e o vírus invade o organismo. Enquanto ele se espalha, as células de defesa estão em ação e é importante repousar e se alimentar bem. A partir do quarto dia o mal-estar costuma diminuir e o organismo vai ganhando a batalha. Em cerca de dez dias o vírus é eliminado.

       Gripe ou resfriado?

       Os sintomas das duas doenças são bem parecidos, mas os vírus que causam o resfriado são menos agressivos. Normalmente, quem fica resfriado não tem febre alta e sara mais depressa.

https://recreio.uol.com.br/noticias/corpo-humano/por-que-nos-temos-gripe.phtml

 

1. Os sintomas da gripe e do resfriado são.

a) contrários

b) semelhantes

c) complementares

d) excludentes

 

2. Quando a pessoa está com cansaço, febre, nariz escorrendo, dor no corpo... ela:

a) está com o vírus da gripe

b) está com o vírus do resfriado

c) pode estar com gripe

d) está com gripe ou resfriado

 

Como funciona a memória?

         Entenda como funciona a memória e saiba o que é necessário para se lembrar de mais coisas

       Por que nos esquecemos de algumas coisas, mas nos lembramos de outras?

        Esquecemos quando não prestamos atenção na hora em que os fatos acontecem ou porque se trata de algo que não nos lembramos com frequência. Quanto mais acessamos uma memória, mas fácil será recordá-la. A distração também dificulta a memorização. Por isso, para aprender na escola, fique bem atento

        É verdade que o sono é importante para fixar as memórias?

        É verdade! Durante o sono acontece a síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento de conexões neurais, o que melhora a memória. Quando dormimos, o cérebro seleciona as informações do dia, guardando o que é importante. Por isso, quem dorme mal tem memória ruim. Dica: depois de um dia de estudo, durma bem para fixar o que aprendeu.

https://recreio.uol.com.br/noticias/corpo-humano/como-funciona-memoria.phtml

 

 

3. Qual a única alternativa que NÃO apresenta uma causa do esquecimento.

a) falta de atenção

b) falta de distração

c) desatenção

d) distração

 

4. Assinale a alternativa ERRADA.

a) Quanto mais acessamos uma memória, mas fácil será recordá-la.

b) quem dorme mal tem memória ruim.

c) Quando dormimos, o cérebro seleciona as informações do dia, guardando o que é importante.

d) Esquecemos quando prestamos atenção na hora em que os fatos acontecem

 

 

 

Por que nós temos chulé?

         O cheiro ruim vem de bactérias e fungos que vivem na pele e adoram suor

        Depois de um longo dia de estudos e atividades, você chega em casa e o chulé aparece! Nome popular dado à bromidrose, o chulé é muito comum. Entenda como isso acontece.

        A transpiração é essencial para controlar a temperatura do nosso corpo, inclusive dos pés - lá também existem glândulas responsáveis pela produção do suor, líquido que, por si só, não tem cheiro.

         Por que nós temos chulé?

        O cheiro ruim vem de bactérias e fungos que vivem na pele e adoram suor

        Depois de um longo dia de estudos e atividades, você chega em casa e o chulé aparece! Nome popular dado à bromidrose, o chulé é muito comum. Entenda como isso acontece.

        A transpiração é essencial para controlar a temperatura do nosso corpo, inclusive dos pés - lá também existem glândulas responsáveis pela produção do suor, líquido que, por si só, não tem cheiro.

        No entanto, nos nossos pés também vivem bactérias e fungos, que adoram locais quentes, escuros e úmidos, como os sapatos, e se alimentam dos restos de pele morta que se acumulam na região. Depois de se alimentarem, esses microrganismos liberam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, responsáveis pelo mau cheiro. A meia e o sapato não deixam os pés ventilarem, o que faz o odor se intensificar.

        Algumas dicas ajudam a evitar o surgimento do chulé. Durante o banho, lave bem os pés e deixe-os totalmente secos antes de calçá-los. Evite usar sapatos apertados, que ajudam a concentrar a umidade, e não use o mesmo calçado por vários dias seguidos. Sempre use meias, que ajudam a absorver o suor. E nada de repetir o mesmo par sujo todo dia: elas devem estar limpas!

        Além disso, mantenha seus sapatos e tênis sempre limpos, só os utilize depois que estiverem secos. Não guarde seus calçados no armário logo depois de usá-los - o melhor é deixá-los tomando ar por um tempo. Se necessário, você pode utilizar talcos, cremes e sprays antissépticos e antitranspirantes, que combatem o chulé.

https://recreio.uol.com.br/noticias/corpo-humano/por-que-nos-temos-chule.phtml

 

 

5. Através da leitura do texto podemos inferir que o talco antisséptico combate o chulé porque:

a) mata as bactérias e fungos

b) reduz a produção de suor

c) possui um cheiro agradável

d) mantém os pés secos

 

6. O nome comum da bromidrose é

a) chulé

b) suor

c) transpiração

d) fungo

 

 

Os cachorros podem entender as pessoas?

 

        Siiim!!! Os cães foram domesticados há cerca de 30 mil anos. Ao longo desse tempo todo de convivência, diferentes características e habilidades foram sendo selecionadas nesses animais para estreitar sua relação com os humanos. Isso inclui algumas características físicas e comportamentais importantes para a comunicação entre as duas espécies.

       Um exemplo interessante é aquele olhar de “coitadinho” que os cães costumam fazer. Essa expressão que derrete nossos corações só é possível devido a músculos existentes ao redor dos olhos dos cachorros, que, curiosamente, não são encontrados em seus parentes mais próximos, os lobos.

     Isso não quer dizer que os cães entendem tudo o que falamos, claro. Mas eles são capazes de aprender o significado de várias palavras, mesmo sem passar por nenhum tipo de treinamento ou adestramento. É muito comum, por exemplo, que, ao longo do convívio com pessoas, os cachorros passem a entender o significado de palavras que se referem a coisas do seu interesse. Por exemplo: passear, comida, bolinha, entre outras.

        Mas a principal parte da comunicação entre humanos e cachorros se dá mesmo através da linguagem não falada. Ou seja, através de olhares, expressões faciais e linguagem corporal. Vários experimentos já mostraram que os cães são melhores do que lobos, e até mesmo do que os inteligentes chimpanzés, em interpretar gestos, expressões faciais e olhares humanos.   Outros estudos sugerem ainda que os cães conseguem até distinguir as emoções dos humanos, quando estamos sorrindo ou chorando, por exemplo.

https://chc.org.br/artigo/quero-saber-334/

 

7. De acordo com o texto, são exemplos de linguagem não falada exceto

a) olhares

b) expressões faciais

c) linguagem corporal

d) palavras

 

8. “Mas eles são capazes de aprender o significado de várias palavras” O pronome pessoal destacado se refere a:

a) humanos

b) lobos

c) cães

d) chipanzés

           

DEPRESSÃO

         Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica.

        Depressão  é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

        É importante distinguir a depressão da tristeza transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas etc.

        Diante das adversidades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão, a tristeza não dá tréguas, mesmo que não haja uma causa aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos. Desaparece o interesse pelas atividades que antes davam satisfação e prazer e a pessoa não tem perspectiva de que algo possa ser feito para que seu quadro melhore.

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/depressao/

 

9. De acordo com o texto qual alternativa NÃO apresenta uma característica da depressão

a) tristeza profunda e duradoura

b) sentimento de desesperança

c) falta de uma causa aparente

d) tristeza transitória

 

10. Marque a alternativa em que NÃO apresenta o prefixo DES como em “os desentendimentos familiares”

a) desastre

b) desagradáveis

c) desesperança

d) desencanto


 

GABARITO 1B, 2C, 3B, 4D, 5A, 6A, 7D, 8C, 9D, 10A.

 

quarta-feira, 11 de outubro de 2023

NOTÍCIA 6º ANO Torcedores se mobilizam para salvar gato

 LIVRO TELÁRIS ESSENCIAL PORTUGUÊS 6º ANO

MALUQUICES 14 DE SETEMBRO DE 2021

 

Torcedores se mobilizam para salvar gato em

partida de futebol

Torcedores usaram a bandeira do time como rede para salvar o animal

 

        Um jogo de futebol americano realizado em 11 de setembro no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, viralizou na internet. Mas o motivo da fama não foi a partida, e sim um gato que estava tentando se segurar na lona da arquibancada mais alta.

        Assim que viu que o animal estava passando por dificuldades, um casal que estava abaixo dele estendeu a bandeira que carregava para servir de rede caso caísse. No momento em que o gato perdeu o equilíbrio, a dupla conseguiu colocar a bandeira no local certo, amortecendo a queda.

        Em meio a gritos de comemoração da arquibancada pelo resgate bem-sucedido, o gato foi erguido por torcedores para que todos pudessem ver que estava vivo. Depois, dois médicos veterinários de emergência que estavam no local examinaram o felino e realizaram os procedimentos de primeiros-socorros, já que o quadril do animal tinha se deslocado durante a queda. Apesar disso, não foram identificados outros ferimentos.

         Ao site local The Miami Hurricane, o treinador do time da Universidade de Miami, uma das equipes que estavam participando da disputa, brincou que tentaria conseguir uma vaga no time para o felino. “Se o gato nos ajudar na nossa ofensiva da zona vermelha, verei se podemos lhe dar uma bolsa de estudos.”

         Nas redes sociais, um dos torcedores que registrou o resgate comemorou que o felino aterrissou em segurança: “Gatos realmente têm nove vidas!”. Nos Estados Unidos, a lenda diz que gatos têm nove vidas, e não sete como no Brasil.

Fonte: TORCEDORES se mobilizam para salvar gato em partida de futebol. Jornal do Joca,

São Paulo, 14 set. 2021. Disponível em: https://www.jornaljoca.com.br/maluquicestorcedores-

se-mobilizam-para-salvar-gato-em-partida-de-futebol/.

Acesso em: 13 maio 2022.

 

 

1. Uma notícia deve sempre trazer algumas informações básicas sobre o fato relatado. De acordo com a notícia que você leu, responda às perguntas a seguir.

a) O que aconteceu?

Um gato foi resgatado por torcedores quando caiu de uma arquibancada em um estádio de futebol americano.

 

b) Quem participou do fato?

Torcedores que assistiam à partida de futebol e um gato.

 

c) Quando aconteceu?

Durante um jogo de futebol americano realizado em 11 de setembro de 2021.

 

d) Onde?

No Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos.

 

e) Como o fato aconteceu?

Um casal de torcedores que estava abaixo do gato esticou uma bandeira, usando-a como rede, e o resgatou quando ele caiu.

 

f) Por que isso aconteceu?

Porque um gato que se encontrava no estádio ficou pendurado em uma das lonas da arquibancada, até cair e ser resgatado.

 

2. Qual é o assunto principal desse texto? Copie a resposta que achar adequada.

a) A história de um gato que receberá uma vaga no time da universidade.

b) Uma partida de futebol americano.

c) A queda de um gato da arquibancada de um estádio de futebol. X

d) A ideia de que um gato não morre porque tem muitas vidas.

 

3. Releia a frase a seguir:

        Um jogo de futebol americano realizado em 11 de setembro no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, viralizou na internet.

 

Reescreva a frase substituindo a palavra destacada por uma expressão de

sentido equivalente e fazendo as adaptações necessárias.

 

Sugestão: Um jogo de futebol americano realizado em 11 de setembro no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, se espalhou/se disseminou

rapidamente na internet.

 

4. Copie a alternativa que melhor corresponde à finalidade desse texto.

a) Expressar uma opinião.

b) Apresentar informações. X

c) Dar instruções.

d) Emocionar o leitor.

 

5. Releia o trecho a seguir.

Nas redes sociais, um dos torcedores que registrou o resgate comemorou que o felino aterrissou em segurança: “Gatos realmente têm nove vidas!”. Nos Estados Unidos, a lenda diz que gatos têm nove vidas, e não sete como no Brasil.

Porque o gato sobreviveu, mesmo tendo passado por uma situação extremamente arriscada.

 

6. Releia nas páginas 10 e 11 o significado destas palavras, que estão em destaque no texto. Escreva uma frase para cada uma delas, mantendo o mesmo significado que elas têm no texto. Resposta pessoal.

a) arquibancada

b) amortecer

c) felino

d) ofensiva

 

7. Releia os trechos abaixo. As expressões destacadas estabelecem relações entre partes do texto.

a) “Assim que viu que o animal estava passando por dificuldades, [...]”

Copie a alternativa que indica o sentido que a parte destacada dá ao texto.

adição

tempo X

finalidade

causa

 

b) Releia:

Um jogo de futebol americano realizado em 11 de setembro no Hard Rock Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, viralizou na internet. Mas o motivo da fama não foi a partida, e sim um gato que estava tentando se segurar na lona da arquibancada mais alta.

Copie a alternativa que melhor completa a frase abaixo para explicar o efeito de sentido produzido pela palavra destacada.

A palavra destacada liga a frase iniciada por ela à frase anterior, expressando:

ideia de tempo.

um fato que contraria a ideia expressa na frase anterior. X

a finalidade do que foi dito anteriormente.

ideia de comparação.

 

c) “Nas redes sociais, um dos torcedores [...] comemorou [...]”

Copie a alternativa que indica o sentido que a parte destacada dá ao trecho.

oposição de ideias

tempo

finalidade

espaço X

 

8. Releia a frase:

Depois, dois médicos veterinários de emergência que estavam no local examinaram o felino e realizaram os procedimentos de primeiros-socorros, já que o quadril do animal tinha se deslocado durante a queda.

Copie a expressão que melhor substitui a que está destacada na frase:

a) então

b) assim que

c) porque X

d) porém

 

9. Releia.

Nas redes sociais, um dos torcedores que registrou o resgate comemorou que o felino aterrissou em segurança: “Gatos realmente têm nove vidas!”. Nos Estados Unidos, a lenda diz que gatos têm nove vidas, e não sete como no Brasil.

Qual das formas verbais destacadas expressa a ideia de tempo presente? Copie a alternativa que responde à questão.

a) registrou

b) comemorou

c) aterrissou

d) têm X

10. Copie as palavras abaixo, extraídas do texto da notícia, classificando-as como oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas, de acordo com a posição da sílaba tônica.

médicos futebol equilíbrio

animal arquibancada veterinários

 

oxítonas: futebol, animal;

paroxítonas: equilíbrio,

arquibancada, veterinários;

proparoxítonas: médicos

 

11. Agora, observe as palavras que você classificou na atividade anterior e copie a opção correta, de acordo com o que você aprendeu das regras de acentuação.

a) Todas as palavras oxítonas devem ser acentuadas.

b) Todas as palavras paroxítonas devem ser acentuadas.

c) Todas as palavras proparoxítonas devem ser acentuadas. X

d) A acentuação é opcional em qualquer palavra.

 

12. Releia este trecho da notícia observando a palavra destacada:

No momento em que o gato perdeu o equilíbrio, a dupla conseguiu colocar a bandeira no local certo, amortecendo a queda.

Em qual destas alternativas a palavra destacada foi substituída sem alterar o sentido geral da frase?

Copie a alternativa.

a) ...a dupla conseguiu colocar a bandeira no lugar certo e amorteceu a queda. X

b) ...a dupla conseguiu colocar a bandeira no lugar certo, porém amorteceu a queda.

c) ...a dupla conseguiu colocar a bandeira no lugar certo e não amorteceu a queda.

d) ...a dupla conseguiu colocar a bandeira no lugar certo depois que amorteceu a queda.

 

13. No quadro a seguir, há duas palavras que rimam, pois têm o mesmo som final, apesar de esse som ser representado, na escrita, de formas diferentes. Copie-as.

sofá céu baleia mel janela sol voltou

 

Céu, mel.

 

 

domingo, 1 de outubro de 2023

FORMAÇÃO DE PALAVRAS EXERCÍCIOS

 

ALUNO:__________________________________TURMA______DATA_____01/10/23

DESCRIÇÃO: FORMAÇÃO DE PALAVRAS

 1) Circule os radicais das palavras abaixo. Depois escreva os na linha pontilhada:

a) terra – terrinha – térreo – terreiro:  ........................................................

b) descampado – campestre – campesino – acampar: .................................

c) cardiologia – cardíaco – cardiologista – taquicardia: .................................

d) envelhecimento – velhice – envelhecer – velharia: ...................................

e) ferro – ferrugem – ferramenta – ferragem:...........................


2) Pelo processo da SUFIXAÇÃO, derive adjetivos (qualidade atribuída a alguém ou algo) e circule os sufixos que utilizou:

a) verdade ______________________________________

b) cabelo _______________________________________

c) bagunça _____________________________________

d) riso _________________________________________

e) sede ________________________________________

f) raiva ________________________________________

g) gosto _______________________________________

h) Macaé ________________________________________


3) Dê exemplos de outros vocábulos que contenham os mesmos prefixos destacados:

a) REfazer______________________________________________________________

b) BISneto _____________________________________________________________

c) DESfeito ____________________________________________________________

d) INfeliz ______________________________________________________________

e) SUPERlotado _________________________________________________________

f) ENTREchocar _________________________________________________________

g) AUTObiografia _______________________________________________________

h) SUBsolo ____________________________________________________________

i) EMbarcar ___________________________________________________________


4. Coloque  ( CJ ) para COMPOSIÇÃO por JUSTAPOSIÇÃO e  ( CA) para  COMPOSIÇÃO por AGLUTINAÇÃO

 01. (     ) pau-de-arara

02. (     ) planalto

03. (     ) arco-íris

04. (     ) vaivém

05. (     ) Botafogo (botar)

06. (     ) vinagre (vinho acre)

07. (     ) couve-flor

08. (     ) passatempo

09. (     ) pontiagudo (ponta fina)

10. (     ) pernalta

11. (     ) guarda-marinha

12. (     ) pernilongo

13. (     ) Pernalonga

14. (     ) pontapé

15. (     ) embora (em boa hora)

16. (     ) petróleo (petra- pedra)


5. Correlacione as derivações, sendo:

P. Prefixal  - S. Sufixal  - PS. Prefixal e Sufixal   -  PA. Parassintética

 01. (     ) transpor

02. (     ) prefixo

03. (     ) endurecer

04. (     ) porteiro

05. (     ) desigualdade

06. (     ) entardecer

07. (     ) amável

08. (     ) abster

09. (     ) adjunto

10. (     ) tristeza

11. (     ) gorduroso

12. (     ) engrandecer

13. (     ) deslealdade

14. (     ) amanhecer

15. (     ) desigualdade