PáginasDESCRITOR

domingo, 15 de outubro de 2023

PROVA BRASIL TEXTOS PEQUENOS INTERPRETAÇÃO

 

Por que nós temos gripe?

          Cansaço, febre, nariz escorrendo, dor no corpo... Pode ser gripe! Veja como ela acontece

        O vírus da gripe entra no organismo pela respiração — nariz ou boca. Basta alguém contaminado espirrar ou tossir e você ter contato com as gotinhas de saliva contaminada. Se os pelinhos do nariz, as secreções do corpo ou as células de defesa não barrarem o vírus, você fica doente.

        Os sintomas aparecem alguns dias após a contaminação. Nos três primeiros dias, a febre é mais alta e o vírus invade o organismo. Enquanto ele se espalha, as células de defesa estão em ação e é importante repousar e se alimentar bem. A partir do quarto dia o mal-estar costuma diminuir e o organismo vai ganhando a batalha. Em cerca de dez dias o vírus é eliminado.

       Gripe ou resfriado?

       Os sintomas das duas doenças são bem parecidos, mas os vírus que causam o resfriado são menos agressivos. Normalmente, quem fica resfriado não tem febre alta e sara mais depressa.

https://recreio.uol.com.br/noticias/corpo-humano/por-que-nos-temos-gripe.phtml

 

1. Os sintomas da gripe e do resfriado são.

a) contrários

b) semelhantes

c) complementares

d) excludentes

 

2. Quando a pessoa está com cansaço, febre, nariz escorrendo, dor no corpo... ela:

a) está com o vírus da gripe

b) está com o vírus do resfriado

c) pode estar com gripe

d) está com gripe ou resfriado

 

Como funciona a memória?

         Entenda como funciona a memória e saiba o que é necessário para se lembrar de mais coisas

       Por que nos esquecemos de algumas coisas, mas nos lembramos de outras?

        Esquecemos quando não prestamos atenção na hora em que os fatos acontecem ou porque se trata de algo que não nos lembramos com frequência. Quanto mais acessamos uma memória, mas fácil será recordá-la. A distração também dificulta a memorização. Por isso, para aprender na escola, fique bem atento

        É verdade que o sono é importante para fixar as memórias?

        É verdade! Durante o sono acontece a síntese de proteínas responsáveis pelo desenvolvimento de conexões neurais, o que melhora a memória. Quando dormimos, o cérebro seleciona as informações do dia, guardando o que é importante. Por isso, quem dorme mal tem memória ruim. Dica: depois de um dia de estudo, durma bem para fixar o que aprendeu.

https://recreio.uol.com.br/noticias/corpo-humano/como-funciona-memoria.phtml

 

 

3. Qual a única alternativa que NÃO apresenta uma causa do esquecimento.

a) falta de atenção

b) falta de distração

c) desatenção

d) distração

 

4. Assinale a alternativa ERRADA.

a) Quanto mais acessamos uma memória, mas fácil será recordá-la.

b) quem dorme mal tem memória ruim.

c) Quando dormimos, o cérebro seleciona as informações do dia, guardando o que é importante.

d) Esquecemos quando prestamos atenção na hora em que os fatos acontecem

 

 

 

Por que nós temos chulé?

         O cheiro ruim vem de bactérias e fungos que vivem na pele e adoram suor

        Depois de um longo dia de estudos e atividades, você chega em casa e o chulé aparece! Nome popular dado à bromidrose, o chulé é muito comum. Entenda como isso acontece.

        A transpiração é essencial para controlar a temperatura do nosso corpo, inclusive dos pés - lá também existem glândulas responsáveis pela produção do suor, líquido que, por si só, não tem cheiro.

         Por que nós temos chulé?

        O cheiro ruim vem de bactérias e fungos que vivem na pele e adoram suor

        Depois de um longo dia de estudos e atividades, você chega em casa e o chulé aparece! Nome popular dado à bromidrose, o chulé é muito comum. Entenda como isso acontece.

        A transpiração é essencial para controlar a temperatura do nosso corpo, inclusive dos pés - lá também existem glândulas responsáveis pela produção do suor, líquido que, por si só, não tem cheiro.

        No entanto, nos nossos pés também vivem bactérias e fungos, que adoram locais quentes, escuros e úmidos, como os sapatos, e se alimentam dos restos de pele morta que se acumulam na região. Depois de se alimentarem, esses microrganismos liberam gases como o ácido isovalérico e metanotiol, responsáveis pelo mau cheiro. A meia e o sapato não deixam os pés ventilarem, o que faz o odor se intensificar.

        Algumas dicas ajudam a evitar o surgimento do chulé. Durante o banho, lave bem os pés e deixe-os totalmente secos antes de calçá-los. Evite usar sapatos apertados, que ajudam a concentrar a umidade, e não use o mesmo calçado por vários dias seguidos. Sempre use meias, que ajudam a absorver o suor. E nada de repetir o mesmo par sujo todo dia: elas devem estar limpas!

        Além disso, mantenha seus sapatos e tênis sempre limpos, só os utilize depois que estiverem secos. Não guarde seus calçados no armário logo depois de usá-los - o melhor é deixá-los tomando ar por um tempo. Se necessário, você pode utilizar talcos, cremes e sprays antissépticos e antitranspirantes, que combatem o chulé.

https://recreio.uol.com.br/noticias/corpo-humano/por-que-nos-temos-chule.phtml

 

 

5. Através da leitura do texto podemos inferir que o talco antisséptico combate o chulé porque:

a) mata as bactérias e fungos

b) reduz a produção de suor

c) possui um cheiro agradável

d) mantém os pés secos

 

6. O nome comum da bromidrose é

a) chulé

b) suor

c) transpiração

d) fungo

 

 

Os cachorros podem entender as pessoas?

 

        Siiim!!! Os cães foram domesticados há cerca de 30 mil anos. Ao longo desse tempo todo de convivência, diferentes características e habilidades foram sendo selecionadas nesses animais para estreitar sua relação com os humanos. Isso inclui algumas características físicas e comportamentais importantes para a comunicação entre as duas espécies.

       Um exemplo interessante é aquele olhar de “coitadinho” que os cães costumam fazer. Essa expressão que derrete nossos corações só é possível devido a músculos existentes ao redor dos olhos dos cachorros, que, curiosamente, não são encontrados em seus parentes mais próximos, os lobos.

     Isso não quer dizer que os cães entendem tudo o que falamos, claro. Mas eles são capazes de aprender o significado de várias palavras, mesmo sem passar por nenhum tipo de treinamento ou adestramento. É muito comum, por exemplo, que, ao longo do convívio com pessoas, os cachorros passem a entender o significado de palavras que se referem a coisas do seu interesse. Por exemplo: passear, comida, bolinha, entre outras.

        Mas a principal parte da comunicação entre humanos e cachorros se dá mesmo através da linguagem não falada. Ou seja, através de olhares, expressões faciais e linguagem corporal. Vários experimentos já mostraram que os cães são melhores do que lobos, e até mesmo do que os inteligentes chimpanzés, em interpretar gestos, expressões faciais e olhares humanos.   Outros estudos sugerem ainda que os cães conseguem até distinguir as emoções dos humanos, quando estamos sorrindo ou chorando, por exemplo.

https://chc.org.br/artigo/quero-saber-334/

 

7. De acordo com o texto, são exemplos de linguagem não falada exceto

a) olhares

b) expressões faciais

c) linguagem corporal

d) palavras

 

8. “Mas eles são capazes de aprender o significado de várias palavras” O pronome pessoal destacado se refere a:

a) humanos

b) lobos

c) cães

d) chipanzés

           

DEPRESSÃO

         Depressão é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica.

        Depressão  é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor caracterizada por uma tristeza profunda, sem fim, associada a sentimentos de dor, amargura, desencanto, desesperança, baixa autoestima e culpa, assim como a distúrbios do sono e do apetite.

        É importante distinguir a depressão da tristeza transitória provocada por acontecimentos difíceis e desagradáveis, mas que são inerentes à vida de todas as pessoas, como a morte de um ente querido, a perda de emprego, os desencontros amorosos, os desentendimentos familiares, as dificuldades econômicas etc.

        Diante das adversidades, as pessoas sem a doença sofrem, ficam tristes, mas encontram uma forma de superá-las. Nos quadros de depressão, a tristeza não dá tréguas, mesmo que não haja uma causa aparente. O humor permanece deprimido praticamente o tempo todo, por dias e dias seguidos. Desaparece o interesse pelas atividades que antes davam satisfação e prazer e a pessoa não tem perspectiva de que algo possa ser feito para que seu quadro melhore.

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/depressao/

 

9. De acordo com o texto qual alternativa NÃO apresenta uma característica da depressão

a) tristeza profunda e duradoura

b) sentimento de desesperança

c) falta de uma causa aparente

d) tristeza transitória

 

10. Marque a alternativa em que NÃO apresenta o prefixo DES como em “os desentendimentos familiares”

a) desastre

b) desagradáveis

c) desesperança

d) desencanto


 

GABARITO 1B, 2C, 3B, 4D, 5A, 6A, 7D, 8C, 9D, 10A.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário