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sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

O MENINO - GABARITO

O MENINO  - GABARITO

          Vou fazer um apelo. É o caso de um menino desaparecido. 

          Ele tem 11 anos, mas parece menos; pesa 30 quilos,  mas parece menos; é brasileiro, mas parece menos.

          É um menino normal, ou seja: subnutrido, desses milhares de meninos que não pediram pra nascer; ao contrário: nasceram pra pedir.

          Calado demais pra sua idade, sofrido demais pra sua idade, com idade demais pra sua idade. É, como a maioria, um desses meninos de 11 anos que ainda não tiveram infância.

          Parece ser menor carente, mas, se é, não sabe disso. Nunca esteve na Febem, portanto, não teve tempo de aprender a ser criança- -problema. Anda descalço por amor à bola.

          Suas roupas são de segunda mão, seus livros são de segunda mão e tem a desconfiança de que a sua própria história alguém já viveu antes.

          Do amor não correspondido pela professora, descobriu que viver dói. Viveu cada verso de “Romeu e Julieta”, sem nunca ter lido a história.

          Foi Dom Quixote sem precisar de Cervantes e sabe, por intuição, que o mundo pode ser um inferno ou uma badalação, dependendo se ele é visto pelo Nelson Rodrigues ou pelo Gilberto Braga.

          De seu, tinha uma árvore, um estilingue zero quilômetro e um pássaro preto que cantava no dedo e dormia em seu quarto.

          Tímido até a ousadia, seus silêncios gritavam nos cantos da casa e seus prantos eram goteiras no telhado de sua alma.

          Trajava, na ocasião em que desapareceu, uns olhos pretos muito assustados e eu não digo isso pra ser original: é que a primeira coisa que chama a atenção no menino são os grandes olhos, desproporcionais ao tamanho do rosto.

          Mas usava calças curtas de caro‡, suspensórios de elástico, camisa branca e um estranho boné que, embora seguro pelas orelhas, teimava em tombar pro nariz.

          Foi visto pela última vez com uma pipa na mão, mas é de todo improvável que a pipa o tenha empinado. Se bem que, sonhador do jeito que ele é, não duvido nada.

          Sequestrado, não foi, porque é um menino que nasceu sem resgate.

          Como vocês veem, é um menino comum, desses que desaparecem às dezenas todos os dias.

          Mas se alguém souber de alguma notícia, me procure, por favor, porque... ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim.

ANYSIO, Chico. Um autorretrato inédito de Chico Anysio. O Globo, Rio de Janeiro, 28 mar. 2012. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/um-autorretrato-inedito-de-chico-anysio-4428439. Acesso em: 26 abr. 2022.

 

1. O texto é construído como se fosse um anúncio de busca de pessoa desaparecida.

a) Em que trecho isso fica explícito?

a) “Vou fazer um apelo. É o caso de um menino desaparecido.”

 

b) Em geral, o que caracteriza um texto desse tipo?

b) A identificação da pessoa desaparecida, seguida da descrição dela, incluindo traços físicos e psicológicos e o vestuário que a pessoa trajava quando foi vista pela última vez.

 

2. Com relação ao texto em estudo, responda:

a) Quais são as características físicas do menino?

a) Tem 11 anos, 30 quilos, olhos pretos de tamanho desproporcional ao tamanho do rosto.

 

b) Que tipo de vestuário o menino trajava quando foi visto pela última vez?

Estava descalço e usava roupas de segunda mão: calças curtas de caroá, suspensórios de elástico, camisa branca, boné

 

 

c) O que ele fazia quando foi visto pela última vez?

c) Provavelmente, estava empinando pipa, pois tinha uma em mãos.

 

d) Deduza: Qual era a condição social do menino?

Era um menino pobre.

 

3. O texto faz outras caracterizações do menino, além das físicas.

a) Que elementos mencionados dizem respeito:

• ao mundo infantil do menino?

Árvore, estilingue, pássaro preto, pipa, bola.

• ao romantismo precoce?

O amor não correspondido pela professora.

• à concepção de mundo dele?

A ideia de que o mundo pode ser um lugar de sofrimento ou um lugar de prazeres (inferno ou badalação)

 

b) Referindo-se ao menino, o narrador diz: “sonhador do jeito que ele é”. Qual personagem citado no texto também é um sonhador?

Dom Quixote.

 

4. Observe estas referências feitas ao menino: “é brasileiro”, “desses milhares de meninos”, “como a maioria”, “que desaparecem às dezenas”, “sua própria história alguém já viveu antes”.

 

a) As palavras e expressões destacadas nesses trechos singularizam a figura do menino desaparecido, facilitando seu reconhecimento?

a) Não. Elas correspondem a informações genéricas, que situam o menino em um grupo amplo, em um coletivo.

 

b) Que efeito esse tipo de referência ao menino produz no leitor?

b) Produz um estranhamento inicial, seguido pelo reconhecimento de que a situação do garoto (estar perdido, sem família nem orientação) diz respeito à parte significativa da infância do país.

 

5. O narrador também faz referências ao menino utilizando expressões como: “subnutrido”, “nasceram pra pedir”, “ainda não tiveram infância”, “sem resgate”. Que visão da infância se depreende desses trechos: feliz e bem cuidada ou desprotegida e carente?

Trata-se de uma visão de infância marcada pela carência e pela invisibilidade, portanto, “desaparecida” tanto no espaço como na visão das autoridades e das famílias, responsáveis pelo bem-estar das crianças.

 

6. Aos poucos, vai ficando claro o tema do texto e sua verdadeira intencionalidade.

a) Qual é o tema do texto?

a) O tema do texto é o descaso com qu e as autoridades brasileiras tratam a infância no país. Prova disso é o grande número de crianças que não têm suas necessidades básicas atendidas (alimentação, educação, higiene, etc.), vivendo à margem da sociedade e sem perspectivas de futuro.

b) Apesar de o texto abordar um grave problema da sociedade brasileira, ele não perde o humor. Explique como se constrói o humor nestes trechos:

• “[...] pesa 30 quilos, mas parece menos; é brasileiro, mas parece menos.”

O paralelismo de termos quantificaveis: anos, quilos, é quebrado por um termo não quantificável: o adjetivo brasileiro.

• “[...] com idade demais pra sua idade.”

Não é possível alguém ter uma idade diferente da que tem na realidade.

• “[...] é de todo improvável que a pipa o tenha empinado.”

Aqui há uma inversão de expectativa: a ideia de que a pipa tenha empinado o menino e não o inverso.

 

7. O texto faz referência a um órgão responsável pela recuperação de menores infratores. Qual é a visão do narrador a respeito desse órgão? Justifique sua resposta com um trecho do texto.

A visão do narrador é crítica, pois ele entende que esse órgão, em vez de educar e orientar as crianças, por vezes, acaba ensinando a elas a vida do crime, conforme demonstra o trecho “Nunca esteve na Febem, portanto, não teve tempo de aprender a ser criança-problema

 

8. No último parágrafo, há uma revelação importante para o desfecho do texto.

a) Qual é essa revelação?

 A de que o menino procurado é o menino que o narrador do texto foi um dia e do qual ele se perdeu.

b) Nesse sentido, o menino procurado se perdeu no espaço ou no tempo? Explique sua resposta.

O menino se perdeu no tempo, pois ficou no passado do narrador.

 

9. O narrador aponta todas as carências do menino que ele foi, mas, no final do texto, diz: “ou eu encontro de novo esse menino que um dia eu fui, ou eu não sei o que vai ser de mim”.

a) De acordo com sua interpretação, por que o narrador deseja encontrar o menino que ele foi?

a) Sugerimos abrir a discussão com a turma. Entre outras possibilidades, parece que a infância sofrida foi a base de tudo o que narrador se tornou. Reencontrar-se com o passado é uma forma de reafirmar seus caminhos e confirmar sua identidade.

 

b) O desaparecimento do menino deve ser visto como um fato concreto ou ele pode representar um desaparecimento no sentido figurado? Explique.

Ele pode representar um desaparecimento no sentido figurado, pois o menino pode ter desaparecido dentro do adulto que o narrador se tornou.

 

10. O texto “O menino” contém humor e lirismo. Contudo, além de provocar o riso e a emoção, ele também cumpre outra finalidade. Qual seria ela?

O texto cumpre a finalidade de fazer uma crítica ao descaso com que as crianças são tratadas por certas famílias e pelas autoridades no país.

 

A LINGUAGEM DO TEXTO

 

1. Releia estes trechos do texto:

• Ele tem 11 anos, mas parece menos; pesa 30 quilos, mas parece menos; é brasileiro, mas parece menos.

• Calado demais pra sua idade, sofrido demais pra sua idade, com idade demais pra sua idade. Observe os termos menos e demais, em destaque.

a) A que classe gramatical pertencem?

À classe dos advérbios.

 

b) O sentido dos dois termos é antagônico. No entanto, pode-se dizer que, no contexto em que aparece, o advérbio demais apresenta sentido equivalente ao sentido do advérbio menos? Justifique sua reposta.

Sim, pois os adjetivos calado e sofrido e a locução adjetiva com idade (idoso) implicam carência. Assim, correspondem a menos expansivo, menos feliz e menos jovem, ou seja, ao oposto do que todo menino deveria ser.

 

2. A palavra mas é empregada três vezes no primeiro dos dois trechos reproduzidos na atividade anterior.

a) Que ideia essa palavra expressa: de adição, de oposição, de explicação ou de causa?

De opocisão.

b) Considerando o contexto, como você justifica o emprego dessa palavra?

Ela inicia orações que expressam a ideia de que a criança parece não ter a idade que tem, pesa menos que o normal e não tem sua nacionalidade respeitada, pois é pouco desenvolvida na aparência física e na cidadania.

 

3. Compare os dois trechos a seguir.

• O menino era tímido, calado e choroso.

• “Tímido até a ousadia, seus silêncios gritavam nos cantos da casa e seus prantos eram goteiras no telhado de sua alma.” Nos dois trechos, há, essencialmente, a mesma informação. Contudo, um deles apresenta recursos próprios da literatura, como a expressividade e o uso de imagens.

a) Qual deles é mais expressivo?

O segundo trecho, que faz parte do texto lido.

 

b) Identifique as imagens empregadas no trecho que é mais expressivo.

São elas: “silêncios gritavam” e “goteiras no telhado de sua alma”.

 

4. Observe este trecho do texto:

É um menino normal, [...] desses milhares de meninos que não pediram pra nascer; ao contrário: nasceram para pedir.

 

Identifique o trocadilho (jogo de palavras) que há nesse trecho e explique o efeito de sentido que ele provoca no texto.

O trocadilho ocorre em “não pediram pra nascer; ao contrário: nasceram para pedir” e reforça a condição desse menino: fruto de uma gravidez provavelmente não planejada por seus pais e com um futuro de miséria como criança pedinte nas ruas.

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

PERDEDOR VENCEDOR GABARITO

 

PERDEDOR VENCEDOR

          O perdedor cumprimentou o vencedor. Apertaram-se as mãos por cima da rede. Depois foram ao vestiário. Enquanto tiravam a roupa, o perdedor apontou para a raquete do outro e comentou, sorrindo:

       - Também, com essa raquete...

          Era uma raquete importada, último tipo. Muito melhor do que a do perdedor. O vencedor sorriu, mas não disse nada. Começou a descalçar os tênis. O perdedor comentou, ainda sorrindo:

          - Também, com esses tênis...

          O vencedor quieto. Também sorrindo. Os dois ficaram nus e entraram no chuveiro. O perdedor examinou o vencedor e comentou:

         - Também, com esse físico...

         O vencedor perdeu a paciência.

         - Olha aqui - disse. - Você poderia ter um físico igual ao meu, se se cuidasse. Se perdesse essa barriga. Você tem dinheiro, senão não seria sócio deste clube. Pode comprar uma raquete igual à minha e tênis melhores que os meus. Mas sabe de uma coisa? Não é equipamento que ganha jogo. É a pessoa. É a aplicação, a vontade de vencer, a atitude. E você não tem uma atitude de vencedor. Prefere atribuir a derrota à minha raquete, aos meus tênis, ao meu físico, a tudo menos a você mesmo. Se parasse de admirar tudo que é meu e mudasse de atitude, você também seria um vencedor, apesar dessa barriga.

         O perdedor ficou em silêncio por alguns segundos, depois disse:

         - Também, com essa linha de raciocínio...

Perdedor, vencedor (Luís Fernando Veríssimo)


1. A crônica retrata uma situação comum, cotidiana, na qual dois jogadores, ao final de uma partida de tênis, conversam.

 a) Como é o espaço em que eles estão?

b) Em quanto tempo se passa a história?

c) Como são retratados os personagens: de modo mais ligeiro ou de modo mais aprofundado?

d) Como você caracterizaria cada um dos personagens? O que possibilita chegar a essa conclusão?

 

2. Observe as falas do narrador. Que papel elas têm?

 

3. Observe as falas dos personagens.

a) Como elas são reproduzidas: em discurso direto ou em discurso indireto?

b) Imagine como ficaria a crônica caso as falas dos personagens fossem reproduzidas no outro tipo de discurso. Conclua: Que vantagens, para a narrativa, resultam do tipo de discurso utilizado para reproduzir as falas dos personagens?

 

4. Releia este trecho da crônica

“A pátria de ponteiros”, de Antonio Prata: “Mas e quando o pessoa diz ‘tô saindo!’?” Expliquei que as declarações do brasileiro, no que tange ao atraso, estão sempre uma etapa à frente da realidade — são uma manifestação do seu desejo. Se a pessoa diz que está chegando, é porque tá saindo, e se diz que tá saindo, é porque ainda precisa tomar banho, tirar a roupa da máquina e botar comida pro cachorro.

a) Nesse trecho e em todo o texto, predomina o discurso direto ou o discurso indireto?

b) Levante hipóteses: Considerando a finalidade e o estilo do autor, por que predomina esse tipo de discurso?

c) Que papel desempenha no texto o outro tipo de discurso?

 

5. A passagem de um tipo de discurso para outro exige um conjunto de modificações gramaticais que devem ser observadas. Junte-se a um colega, e, em dupla, passem para o discurso direto o seguinte trecho do parágrafo inicial da crônica de Antonio Prata.

Numa demonstração de abertura e inequívoca coragem, Fritz pediu uma feijoada. Eu comentei que, aparentemente, ele não estava tendo dificuldades de adaptação. O alemão disse que não. Por conta do seu trabalho [...] viajava o mundo todo. A única coisa que lhe incomodava, no Brasil, era nunca saber quando as pessoas chegariam aos encontros.

 

GABARITO

1.

a) Um vestiário de um clube

b) Poucos minutos.

c) São retratados de modo mais ligeiro.

d) d) O perdedor é o tipo de pessoa que não aceita as próprias limitações e sempre procura encontrar desculpas para elas; o ganhador é objetivo e direto. É possível chegar a essas conclusões por meio do diálogo entre os personagens.

2. As falas do narrador são breves e têm o papel de contextualizar a situação inicial do diálogo, de descrever brevemente a raquete e, depois, a reação dos interlocutores. Assim, elas “costuram” as situações, uma vez que a narrativa se desenrola com base no diálogo entre os personagens

3.

a) Em discurso direto.

b) A crônica provavelmente perderia a graça caso o diálogo fosse reproduzido pelo discurso indireto. O discurso direto dá maior dinamismo, vivacidade e veracidade para a cena, proporcionando, assim, mais facilmente o efeito de humor pretendido pelo autor.

4.

a) Predomina o discurso indireto.

b) O humor do texto é construído a partir das reflexões do narrador a respeito dos hábitos do brasileiro diante da lógica do alemão, e não a partir dos diálogos.

c) O discurso direto é utilizado para reproduzir principalmente as falas do alemão. Ele contribui para construir o humor do texto, seja pelas características linguísticas da fala do personagem, seja pelo espanto que este demonstra diante dos comentários do narrador.

5. — Uma feijoada —, pediu Fritz, numa demonstração de abertura e inequívoca coragem. — Você não está tendo dificuldades de adaptação, parece — comentei. — Não, disse Fritz. — Por conta do meu trabalho, viajo o mundo todo. A única coisa que me incomoda, no Brasil, é nunca saber quando as pessoas chegarão aos encontros.

FORMACAO DE PALAVRAS 8 ANO CEREJA GABARITO

 FORMACAO DE PALAVRAS  8 ANO CEREJA EXERCICIOS

 EMPRÉSTIMOS E GÍRIAS 

          São também responsáveis pela ampliação do vocabulário da língua processos como o empréstimo e a gíria.

          Empréstimo é o processo pelo qual palavras estrangeiras são incorporadas à língua por meio de contatos sociais com outros povos. Algumas se aportuguesam, como futebol (do inglês foot-ball), enquanto outras mantêm sua grafia original, como outdoor. Essas palavras são denominadas estrangeirismos.

          Gírias são palavras ou expressões criadas por grupos sociais ou profissionais. Eis algumas gírias de capoeiristas:

formar barriga: envergar a madeira do berimbau

jogode chão: luta rasteira

mané: jogador ruim

mandingueiro: jogador malandro, malicioso 

REDUÇÃO 

          Consiste em apresentar palavras de modo resumido, com o objetivo de economizar tempo e espaço na comunicação falada e escrita. São palavras formadas por esse processo:

• as siglas: aids (Acquired Immunological Deficiency Syndrome,

“síndrome da imunodeficiência adquirida”); OAB (Ordem dos Advogados do Brasil);

• as abreviações: moto (motocicleta); pneu (pneumático);

• as abreviaturas: p. (página); r. (rua).

Leia o cartum a seguir e responda às questões 1 e 2

 


 

 

1. O título do cartum informa que os personagens estão em um “restaurante transgênico”.

a) Qual sentido, habitualmente, a palavra transgênico acrescenta à palavra que acompanha? Se achar conveniente, consulte um dicionário.

b) Como é formada a palavra transgênico?

c) Na tira, quais elementos referidos nas falas dos personagens comprovam a caracterização  do restaurante como “transgênico”?

 

2. Há, no cartum, três ocorrências do sufixo -ada(s).

a) Identifique em qual delas o acréscimo desse sufixo dá origem a um substantivo.

b) Identifique em quais delas o acréscimo desse sufixo dá origem a adjetivos.

c) Dê outros substantivos formados com esse sufixo.

d) Dê outros adjetivos formados com esse sufixo.

 


 

 3. Leia as definições dadas ao verbete empanada no dicionário Aulete Digital

sf.

1. Cul. Empada assada em fôrma grande e servida em pedaços cortados; EMPADÃO

2. Pano esticado em caixilho ou moldura que se punha diante de janela para filtrar a luz, ou que substituía o vidro na esquadria da janela

3. N.E. Toldo de estabelecimento comercial.

EMPANADA. Aulete Digital. Disponível em: https://aulete.com.br/empanada. Acesso em: 20 maio 2022.


3. Nas ocorrências registradas no dicionário, empanada é substantivo feminino.

a) Qual é o sentido de empanada, no cartum?

b) Discuta com os colegas e com o professor e conclua: Por que nenhuma das definições dadas no dicionário para empanada corresponde ao sentido que a palavra tem no cartum?

c) Qual verbete deve ser buscado no dicionário para se chegar ao sentido que empanadas tem no cartum?

 

4. Qual é o sentido do sufixo -inha, no contexto do cartum, nas palavras asinhas e coxinhas? Por que ele aparece seguido de -s?

 

Leia o texto a seguir e responda às questões 5 a 7

 

Dez mandamentos para uma boa noite de sono

          Uma noite maldormida nos deixa mal-humorados, com dificuldade de nos concentrar, sentimos sono durante o dia e falta dele durante a noite. Além disso, um sono de má qualidade pode afetar nossa saúde: causar problemas cardiovasculares, gastrointestinais e até psiquiátricos. Então, para evitar este problema, veja a seguir dez mandamentos que os especialistas em sono recomendam para ajudar a melhorar suas noites de sono.

1. Terás uma rotina de horários para dormir.

2. Irás para a cama só quando sentir sono.

3. Desligarás os eletrônicos antes de deitar.

4. Evitarás cochilar durante o dia.

5. Não ficarás controlando o passar das horas no relógio e no celular.

6. Ouvirás nada além do silêncio.

7. Não cairás na tentação de comer chocolate próximo ao horário de dormir. 8. Manterás o seu quarto limpo e organizado.

9. Buscarás exposição moderada ao sol, sem óculos escuros.

10. Tranquilizarás seus pensamentos antes de dormir.

PINTO, Maria Christina Ribeiro. Dez mandamentos para uma boa noite de sono. Estadão. Disponível em: https://fotos.estadao.com.br/galerias/emais,dez-mandamentos-para-uma-boa-noite-de-sono,33080. Acesso em: 21 abr. 2023.

 

5. O texto traz dicas e conselhos escritos em uma linguagem e em um formato peculiares.

a) A qual outro texto esse texto remete?

b) Discuta com os colegas e com o professor: Quais efeitos de sentido são construídos a partir dessa relação intertextual?

c) As formas verbais em destaque nos itens 1 a 10 estão conjugadas em qual modo, em qual tempo e em qual pessoa? Identifique as desinências que informam a pessoa e o tempo em que estão essas formas verbais.

d) Qual processo de formação de palavras deu origem à palavra destacada em “o passar das horas”

6. No título do texto, há o emprego de boa noite, em “uma boa noite de sono”. Compare as frases a seguir, observando o emprego de boa noite e boa-noite:

 

É com alegria que dou um boa-noite a todos.

É com alegria que desejo uma boa noite a todos.

 

Discuta com os colegas e com o professor e explique: Qual é a diferença entre boa-noite e boa noite? Por que essas expressões são escritas de formas distintas?

 

7. Releia este trecho do texto: Uma noite maldormida nos deixa mal-humorados [...]

a) A quais palavras do trecho se referem as duas palavras em destaque? Classifique essas palavras quanto a gênero e número e explique a razão de tais classificações.

b) Qual processo de formação de palavras deu origem a maldormida e a mal-humorados? Composição.

c) Veja como são escritas estas palavras:

 

mal-assombrado

malcheiroso

maldizer

mal-entendido

mal-estar

malfeito

mal-habituado

mal-ouvir

mal-usar

 

Com base na observação das palavras acima, infira: Qual é a regra geral de uso do hífen nas palavras compostas em que o primeiro elemento é mal?

 

          Em palavras começadas por adjetivos que indicam origem, tal como afro-, anglo-, euro-, franco-, indo-, sino-, emprega-se o hífen quando são adjetivos pátrios, e são grafadas sem hífen quando não.

 Exemplos: afro-brasileiro, norte-americano, sul-africano, mas anglofalante, francodescendente, eurocêntrico, lusofonia.

• Compostos nos quais se considera que se tenha perdido a noção de composição são escritos sem hífen. Exemplos: girassol, pontapé, paraquedas, mandachuva.

• Compostos formados por elementos repetidos são escritos com hífen. Exemplos: blá- -blá-blá, lenga-lenga, reco-reco, tico-tico.

• Emprega-se o hífen em compostos sem elementos de ligação cujo primeiro elemento é: além-, aquém-, recém-, bem-, sem-. Exemplos: além-mar, aquém-mar, recém-casado, bem-estar, bem-vestido, sem-teto.

• Emprega-se o hífen em compostos que representam nomes de espécies botânicas ou zoológicas. Exemplos: andorinha-do-mar, bem-te-vi, couve-flor, dente-de-leão, erva- -doce, joão-de-barro

 

8. Veja estas regras de uso do hífen em palavras formadas por prefixos:

• Emprega-se o hífen quando o primeiro elemento termina com vogal igual à que inicia o segundo elemento.

• Emprega-se o hífen quando o primeiro elemento termina com consoante igual à que inicia o segundo elemento.

• Quando o primeiro elemento termina com vogal e o segundo elemento começa com s ou r, não se usa hífen, e essas consoantes devem se duplicar.

 

a) Entre os grupos de palavras a seguir, identifique o que contém palavras que exemplificam cada uma das regras. Escreva a resposta no caderno, não no livro.

I. antissocial, biorritmo, minissaia, semirreta

II. anti-inflamatório, auto-observação, contra-ataque, micro-ondas

III. inter-racial, super-realismo, ad-digital, sub-base

 

b) Com base nas regras, explique por que as palavras cardiovasculares e gastrointestinais, empregadas no texto, não são escritas com hífen.

 

 

9. Forme verbos a partir das palavras pobre, raiva, cabeça e pedaço, empregando a derivação parassintética.

Veja o exemplo: rico enriquecer

 

10. Identifique o tipo de composição (por justaposição ou aglutinação) ocorrido nas palavras a seguir.

a) pernalta

b) vinagre

c) guarda-roupa

d) pontiaguda

 

11. Indique a que se referem estas siglas: ONU, Funai, Ibama, RG, IBGE, IPTU, FAE.

 

 Leia a tira a seguir e responda às questões 12 a 16


 

 

 

 12. Observe o primeiro e o segundo quadrinho.

Qual é a provável consequência de não tomar banho por duas semanas?

 

13. Observe a formação da palavra ecológico.

a) Identifique os elementos que formam essa palavra e o significado de cada um.

b) Por que o homem se diz ecológico?

 

14. O humor da tira reside na resposta da mulher.

a) O homem foi convincente?

b) O que a mulher pretende dizer ao afirmar que ele é porcológico?

 

15. A mulher inventa a palavra porcológico tomando como modelo a palavra ecológico.

a) Como a mulher formou essa palavra?

b) Do modo como essa palavra foi formada, qual seria o sentido literal dela, se ela existisse?

c) Levante hipóteses: Caso houvesse uma área da ciência destinada ao estudo específico dos porcos, que palavra poderia designar essa área de estudo?

 

16. Note que o quadrinista conseguiu fazer humor brincando com os processos de formação de palavras da língua portuguesa. Que outras palavras que você conhece também são frutos de brincadeiras?

  

GABARITO

1.

a) O sentido de organismo que contém genes de outra espécie, transferidos para ele artificialmente.

b) Pelo acréscimo do prefixo trans- (“para além de”) e do sufixo -ico ao radical gen(e).

c) O fato de o restaurante servir asas de porco e coxas de lambari, visto que, originalmente, porcos não têm asas e peixes não têm pernas. Conclui-se, assim, que o restaurante utiliza no preparo de seus pratos animais geneticamente modificados

 

 

2.

a) Entrada.

b)Empanadas, flambadas.

c)Chegada, temporada, noitada, caminhada, etc.

d)Demorada, personalizada, marcada, bordada, amassada, etc.

 

3.

a) O de algo passado em ovos batidos e farinha e depois frito.

b) Porque, no dicionário, nas duas ocorrências, empanada é registrada como substantivo, enquanto no cartum é adjetivo, o que se comprova pela concordância no feminino (e no plural)

c) A forma masculina da palavra, que é empanado, ou o verbo, empanar, na forma do infinitivo.

 

 

4. Tamanho pequeno. A comida está sendo pedida como entrada e, portanto, vem em porções de mais de uma unidade, como se fosse um petisco

 

 

 

5.

a) Aos dez mandamentos mencionados na Bíblia, isto é, às dez leis consideradas divinas e estabelecidas com o fim de regular o comportamento dos seres humanos.

b) resposta pessoal

c) Modo: indicativo; tempo: futuro do presente; pessoa: 2 do singular. Desinência modotemporal: -ra; desinência indicativa de número e pessoa: -s

d) Derivação imprópria

 

 

6. Na primeira frase, a expressão está substantivada, é usada como sinônimo de cumprimento e é precedida do artigo masculino um; por isso, é escrita com hífen. Na segunda frase e no título do texto, o uso do artigo uma e do adjetivo boa, no feminino, indica concordância com o substantivo noite; por isso, não há necessidade do uso de hífen na expressão.

 

7.

a) Referem-se, respectivamente, a noite e nos (1a pessoa do plural). Maldormida está no feminino singular para concordar com o substantivo noite. Mal-humorados está no plural para concordar com nos, que é pronome da 1a pessoa do plural, e está no masculino porque, quando nos tem sentido generalizante, referindo-se aos seres humanos em geral, a flexão de gênero do termo que se refere a ele é feita no masculino.

b) Composição.

c) Quando mal vem antes de palavras começadas por vogal ou h, usa-se o hífen; quando vem antes de palavras começadas por consoantes, não se usa o hífen.

 

8.

a) II, III, I

b) Nas duas palavras, o primeiro elemento termina com vogal, e o segundo elemento começa, na primeira delas, com consoante e, na segunda delas, com vogal diferente. Nessas situações, não se usa o hífen.

 

9. Empobrecer, enraivecer, encabeçar, despedaçar.

 

10.

a) Por aglutinação (perna + alta).

b) Por aglutinação (vinho + acre).

c) Por justaposição.

d) Por aglutinação (ponta + aguda)

 

11. Organização das Nações Unidas, Fundação Nacional do Índio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, Registro Geral, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Imposto Predial e Territorial Urbano, Fundação de Apoio ao Estudante.

12.  Aprovável consequência é o mau cheiro.

 

 

13.

a) Eco (casa) local onde se vive ou a relação dos seres vivos com o meio ambiente. Logia = estudo.

b) O homem se diz ecológico porque, não tomando banho, economiza agua, e assim, ajuda a preservar o meio ambiente

 

14.

a) Não

b) Pretende dizer que ele está sujo ou que adora sujeira.

 

15.

a) porco + logia + ico

b) aquele que estuda os porcos

c) Resposta pessoal. Possibilidade de resposta: Os alunos poderão citar termos como suinologia.

16. resposta pessoal.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

FORMAÇÃO DE PALAVRA 8 ANO CEREJA TEORIA

 

FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

 

Leia este poema, de José Paulo Paes:

 

Seu metaléxico

 

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PAES, José Paulo. Poesia completa. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 19

 

          Em busca de sentidos surpreendentes, o autor do poema criou novas palavras a partir de outras já existentes na língua. Como o poeta, nós, falantes da língua, também podemos criar palavras sempre que seja necessário um nome para designar uma ideia ou um objeto novo. Para isso, podemos tomar como base da nova palavra elementos já existentes na língua, adotar um termo de origem estrangeira ou alterar o significado de uma palavra antiga.

          As palavras assim criadas recebem o nome de NEOLOGISMOS. Há, na língua portuguesa, muitos processos pelos quais se formam palavras. Os mais comuns são: DERIVAÇÃO  e COMPOSIÇÃO.

 

DEVIVAÇÃO

           O processo de derivação consiste em formar uma palavra, chamada derivada, a partir de outra, chamada primitiva. A derivação pode ser de seis tipos:

 

DERIVAÇÃO PREFIXAL

          Ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical:

 

       inapto =   in      +   apto

                    prefixo +  radical

 

DERIVAÇÃO SUFIXAL

          Ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical:

             Realismo =     real    + ismo

                                Radical  + sufixo

 

DERIVAÇÃO PARASSINTÉTICA

          Ocorre quando há acréscimo simultâneo, isto é, ao mesmo tempo, de um prefixo e de um sufixo.

 

Emagrecer =     e        +    magr  + ecer

                        Prefixo +   radical + sufixo

 

 

DERIVAÇÃO PREFIXAL E SUFIXAL

          Ocorre quando há acréscimo não simultâneo de um prefixo e de um sufixo a um radical:

Infelizmente = in         + feliz     + mente

                       Prefixo + radical + sufixo

 

           Para verificar se a derivação é parassintética ou prefixal e sufixal, elimine o sufixo ou o prefixo e veja se a forma que resta constitui uma palavra existente na língua.

              Assim: (e) magrecer – “magrecer”: forma inexistente

                           emagr (ecer) – “emagro”: forma inexistente

             Concluímos, então, que houve acréscimo simultâneo de prefixo e sufixo ao radical magr. Veja agora:

         (in) felizmente – felizmente: forma existente

         infeliz (mente) – infeliz: forma existente

          Concluímos, assim, que ao radical feliz houve acréscimo não simultâneo de prefixo e sufixo.

 

        

Observe o poema

 

Solitário  solidário  soli ário

Solitário  solidário  soli ário

Solitário  solidário  soli ário

Solitário  solidário  soli ário

 

          Observe como, a partir dos radicais solit- e solid- e do sufixo -ário, o poeta opõe palavras e sentidos diferentes.

 

DERIVAÇÃO REGRESSIVA

          Ocorre quando há eliminação de morfemas (desinências, sufixos, etc.) no final da palavra:

 

FALAR > FALA  - COMBATER > COMBATE – PULAR > PULO

 

          Os derivados regressivos são, em sua maioria, substantivos abstratos terminados em -a, -e, -o.

 

DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA

          Ocorre quando há mudança no sentido e na classe gramatical da palavra:

O MONSTRO do filme não é tão feio. SUBSTANTIVO

Houve um comício MONSTRO. ADJETIVO

 

COMPOSIÇÃO

          O processo de composição consiste em formar palavras por meio da união de dois ou mais radicais. A composição pode ser de dois tipos:

 

COMPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO

Ocorre quando não há alteração nas palavras componentes:

 

Quinta-feira

Pé-de-meia

Couve-flor

COMPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO

Ocorre quando há perda de alguns sons nas palavras componentes

Planalto = plano + alto

Boquiaberto = boca + aberta

 

 

OUTROS PROCESSOS

ONOMATOPEIA

          Consiste no uso de palavras que imitam aproximadamente sons e ruídos produzidos por sinos, campainhas, veículos, instrumentos musicais, vozes de animais, etc.:

 

Tique-taque

Tlim-tlim

Cacarejar

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

ESTRUTURA DAS PALAVRAS CEREJA 8º ANO GABARITO

ESTRUTURA DAS PALAVRAS

          Em nossa língua, os morfemas que contribuem para formar palavras são os seguintes:

Radical

          Informa o significado básico da palavra:

beb er    nobr eza

 

          A partir de um radical podemos formar várias palavras:

tempo temporal temporizar temporão

 

          Observe que o radical dessas palavras, embora seja o mesmo, pode apresentar pequenas variações. O conjunto de palavras formadas a partir do mesmo radical denomina-se família de palavras ou palavras cognatas.

 

Afixos

          São morfemas que se agregam ao radical modificando seu sentido básico.

          Quando estão antes do radical, chamam-se prefixos;

           Quando estão depois do radical, chamam-se sufixos. Veja:

en                      tard                        ecer

prefixo             radical                     sufixo

 

DESINÊNCIAS

São morfemas colocados após os radicais. Podem ser:

• nominais – informam o gênero e o número dos nomes:

lind   o                   s                                    lind       a              s

    gênero             número                                   gênero         número

   (masculino)        plural                                    (feminino)      plural                                

            

• verbais – informam o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos:

BRINDÁ                   SSE                                             MOS

 

                         tempo e modo                                   pessoa e número

                  (imperfeito do subjuntivo)                         (1a pessoa do plural)

    

VOGAL TEMÁTICA

 

Nos verbos, é a vogal que une o radical às desinências e indica a conjugação a que eles pertencem. São vogais temáticas:

-a, que indica a 1a conjugação: cant a mos

-e, que indica a 2a conjugação: faz e ndo

-i, que indica a 3a conjugação: part i a

 

TEMA

É a parte constituída pelo radical e pela vogal temática:

tema                                                 tema                             tema

 

CANT         A            MOS              FAZ   E  NDO             CONDUZ       I             A

Radical  vogal temática                   Radical  vogal temática               Radical      vogal temática

 

Leia a tira a seguir



1. Relacione as partes verbal e não verbal da tira e deduza:

a) O que há na caixa que Calvin tem nas mãos, no primeiro quadrinho? Justifique sua resposta.

a) Provavelmente algum tipo

de cereal. É possível deduzir isso

pelo formato da caixa e pelos

demais elementos que estão em

cima da mesa (caixa de leite e

açucareiro).

 

b) Qual é o sentido da palavra decodificador? Justifique sua resposta.

b) O que transforma um código

em outro. Isso pode ser

deduzido pela fala de Calvin no

segundo quadrinho.

c) Como a palavra decodificador foi formada?

c) A palavra foi formada a partir

do verbo decodificar, com o

acréscimo do sufixo -dor.

d) O que é, na realidade, o “anel decodificador” a que Haroldo se refere?

d) Um cereal em formato de

anel, ou argola.

2. O personagem Haroldo, com quem Calvin conversa, é um tigre de pelúcia. Levando em conta esse fato, explique o sentido da fala de Calvin no último quadrinho.

2. A fala de Calvin sugere que

ele acha que os pais não o

entendem, provavelmente

porque não acreditam, como ele,

que o tigre de pelúcia tem vida.

 

3. Indique o radical destas palavras da tira.

a) olha  OLH

b) entendam ENTEND

c) jeito JEIT

d) secretas  SECRET

4. Forme uma família de palavras a partir dos radicais das palavras:

a) entender

Entendido, entendedor,

entendível, entendimento,

desentender, desentendido.

 

b) jeito

Jeitoso, jeitinho, jeitão, ajeitar,

ajeitado, desajeitar, desajeitado.

 

5. Indique o radical, a vogal temática e o tema da forma verbal podemos, empregada na tira.

Radical: pod; vogal temática: e; tema: pode.

 

6. Indique o que as desinências destacadas nos nomes e nos verbos a seguir informam. Veja o exemplo. menin o: gênero (masculino)

troca ria: tempo e modo (futuro do pretérito do iêdicativo)

a) secret a s

a) Gênero (feminino)

b) meu s

b) Número (plural)

c) conseguí sse mos

c) Tempo e modo (imperfeito

do subjuntivo); pessoa e

número (1a pessoa do plural).

d) entend a m

d) Tempo e modo (presente

do subjuntivo); pessoa e

número (3a pessoa do plural).

7. Copie no caderno o item em que o elemento mórfico destacado está incorretamente analisado.

a) des entender – prefixo

b) jeitos a – desinência nominal de gênero

c) troca s – desinência nominal de número

Xd) olha m – vogal temática

 

Na palavra olham, o m é desinência indicativa

da 3a pessoa do plural.