PáginasDESCRITOR

domingo, 8 de setembro de 2024

CONTO PEQUENO TRAGEDIA BRASILEIRA

 

Tragédia Brasileira – Manuel Bandeira - 1933

 

       Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade,

       Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída, com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.

       Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria.

      Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.

      Misael não queria escândalo. Podia dar uma surra, um tiro, uma facada.

      Não fez nada disso: mudou de casa.

      Viveram três anos assim.

      Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.

      Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, Encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...

       Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e de inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.

 

1. faz quantos anos que esse texto foi publicado?

___________________________________________

 

2. “Podia dar uma surra, um tiro, uma facada.” Qual sua opinião sobre o que misael poderia fazer se a história se  passasse nos dias atuais?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Apesar de o texto não dizer, o que voc~e acha que aconteceu com o Misael?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Em quantos endereços, presentes no texto, Misael morou durante os três anos com Maria Elvira?

_________________________________

 

5. Boca do Mato, Inválidos ...  Por que o autor utilizou reticências no final desse fragmento?

___________________________________________________________________

 

6. Misael tirou Maria Elvira da vida. A expressão destacada foi empregada em sentido conotativo( real) ou conotativo (figurado) ?

____________________________________________

7. Qual o significado da expressão “da vida” no texto?

___________________________________________

 

8. “a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal” Essa expressão significa:

a) deitada de lado.

b) deitada de barriga para baixo.

c) deitada de barriga para cima.

 

9. O adjetivo que indica uma característica de misael é:

a) inconformado

b) resignado

c) impaciente

 

10. A partir do texto podemos dizer que os fatos narrados se passam?

a) em São Paulo

b) no Rio de janeiro e em São Paulo

c) no Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

O texto acima é um poema narrativo. Uma narrativa deve responder a algumas perguntas básicas:

O QUÊ?                – o(s) fato(s) que determina(m) a história;

QUEM ?                _ a personagem ou personagens;

COMO?                 _ o enredo, o modo como se tecem os fatos;

ONDE?                  _ o lugar ou lugares da ocorrência;

QUANDO?            _ o momento ou momentos em que se passam os fatos;

POR QUÊ?            _ a causa do acontecimento.

 

11. Destaque os elementos pontuados acima:

 

• O quê?

 

 _____________________________________________________.

• Quem?

 

 _____________________________________________________.

 

• Como?

 

 _____________________________________________________.

• Onde?

 

 _____________________________________________________.

•Quando?

 

 _____________________________________________________.

•Por quê?

 

 ____________________________________________________________

 

 

"Convencionalmente, o enredo da narração pode ser assim estruturado:

·       exposição (apresentação das personagens e/ou do cenário e/ou da época)

·       desenvolvimento( desenrolar dos fatos)

·       desfecho ( arremate da trama ).

 

 

12. Quanto à estrutura da narrativa convencional, destaque do texto Tragédia Brasileira os seguintes trechos:

    * a exposição:

 

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

o desenvolvimento:

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

 

O desfecho:

 

____________________________________________________________________________________________________________,      

 

13. Relacione as palavras que se referem, fisicamente, às personagens Maria Euvira e Misael:

 

MARIA ELVIRA

MISAEL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14. Separe as características de Maria Elvira, em duas colunas, antes e depois de ter se casado com Misael: Prostituída - com sífilis - dermite nos dedo - boca bonita - saldável - conforto

 

ANTES DO CASAMENTO

DEPOIS DO CASAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

FILOSOFIA VALORES HUMANOS

 

Escola: ______________________________________________________________________ Nome: __________________________________________________ Turma: ______________ VALORES HUMANOS

 

          Existem muitos valores que são importantes em qualquer contexto ou lugar, podendo ser considerados valores universais. Eles devem ser cultivados para garantir uma convivência ética e saudável entre as pessoas que fazem parte de uma sociedade. São alguns deles: Respeito: é a capacidade de ter em consideração os sentimentos das outras pessoas. Esse valor pode ser manifestado de diferentes formas, um exemplo é o respeito às diferenças, pois em uma sociedade temos pensamentos diferentes e gostos diferentes.

 

           Honestidade: A honestidade é um valor fundamental para o ser humano e pode influenciar todos os aspectos da vida de uma pessoa. Ter honestidade significa agir com ética e verdade nas relações humanas e no cumprimento de obrigações, agindo conforme os princípios éticos.  

 

          Humildade: A humildade é uma virtude muito valiosa na vida de um indivíduo, pois significa a sua capacidade de reconhecer suas falhas ou suas dificuldades. O conceito de humildade se relaciona com a ideia de agir com modéstia, de ter simplicidade em suas atitudes e saber reconhecer suas próprias limitações.

 

          Empatia: A empatia é a capacidade que uma pessoa possui de perceber os sentimentos de outras pessoas, colocando-se "no lugar dela". É um valor importante para manter as boas relações humanas porque a partir dela é possível entender os pensamentos e as atitudes dos outros.

 

          Educação: A educação, como um valor humano, significa agir de forma cordial, educada e amável. É saber se relacionar com os outros seguindo princípios de bom relacionamento, que devem ser baseados no respeito mútuo.

 

          Solidariedade: A solidariedade é a capacidade de ter simpatia e atenção com outra pessoa, o que demonstra a valorização e a importância dada às outras pessoas. Esse sentimento se caracteriza pelo interesse verdadeiro de se unir ao sofrimento ou à necessidade de alguém, ajudando-o no que for possível.

 

 Atividade:

 

1- Após ler os conceitos acima sobre os valores, escreva qual você acha que é o seu maior valor e por quê

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

 

2- Escolha dois desses valores citados acima e escreva uma situação onde você os demonstrou. Exemplo: Solidariedade – Eu fui solidário quando participei de uma campanha beneficente para arrecadar dinheiro para ajudar uma pessoa que precisava...

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

 

 

3- Escreva o nome de todos os membros da sua casa, qual o grau de parentesco com você, e ao lado qual é dos valores acima mais combina com cada pessoa.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

 

Leia a reflexão abaixo:

“Sua riqueza não está nas coisas que você possui, mas naquelas coisas que você jamais trocaria por dinheiro.” *Após ler a reflexão acima, responda:

 

 4- Você concorda com a frase acima? Por quê?

 

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ ________________________________________________________________

 

5- Quais coisas você tem em sua vida que você jamais trocaria por dinheiro?

__________________________________________________________________ __________________________________________________________________ __________________________________________________________________

terça-feira, 27 de agosto de 2024

SUJEITO CLASSIFICAÇÃO ATIVIDADES

 

1. Classifique os sujeitos em SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO.

a) Ana arrumou a sala.

____________________________________

b) A sala foi arrumada por Ana

____________________________________

c) Chegaram atrasados os alunos e os professores.

____________________________________

d) Os alunos alugaram o salão de festa

____________________________________

e) A Aroeira e o Botafogo ficam próximos do centro.

____________________________________

f) Uma pessoa foi à passeata.

____________________________________

g) Três mil pessoas foram à passeata.

____________________________________

h) Foram encontrados o pai e a filha desaparecidos.

____________________________________

 

2. DESTAQUE O SUJEITO e classifique-os em SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO.

a) Deus criou os homens e os animais.

____________________________________

b) Os homens e os animais foram criados por Deus.

____________________________________

c) As casas da ilha serão reformadas pela prefeitura.

__________________________________

d) Ganharam a bolsa escola uma aluna e um aluno.

____________________________________

e) Ganharam a bolsa da escola quatrocentos alunos.

____________________________________

f) O trânsito da ponte será fechado.

____________________________________

g) Os sapos e as rãs são anfíbios.

___________________________________

h) O ar condicionado da sala está quebrado.

____________________________________

i) Voaram meu azulão e meu curió.

____________________________________

j) Roubaram meu azulão e meu curió.

___________________________________

k) A cidade de Macaé completou 211 anos.

____________________________________

 

 

 

3. Diga a qual pronome pessoal o verbo destacado se refere: eu , tu, ele,  nós, vós, eles.

a) Tudo posso naquele que me fortalece.

________

b) Queremos um representante nosso na diretoria.

________

c) Esperas alguma colaboração desse pessoal?

_________

d) Levou o animal ao veterinário.

________

e) E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

_______

f) Na primeira noite eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim.

_______

 

4. Classifique os sujeitos em sujeito oculto e sujeito indeterminado.

a) Assaltaram o mercado Sucesso.

____________________________________

b) Fico aqui imaginando tudo que a gente pode fazer

____________________________________

c) Escreveram na parede da sala.

____________________________________

d) Estamos aceitando encomendas.

___________________________________

e) Chegaste, Senti na minha boca um te quero

____________________________________

 

5. Classifique os sujeitos em simples, composto, oculto e indeterminado.

a) Só sei que nada sei.

____________________________________

b) O Vasco e o Flamengo disputaram a final.

____________________________________

c) Conhece-te a ti mesmo

____________________________________

d) O melhor jogador do mundo marcou o primeiro gol aos 13 anos.

____________________________________

e) Ao examinarmos os erros de um homem, conhecemos o seu caráter.

____________________________________

f) Esqueceram um celular e um fone na sala.

____________________________________

g) Um celular e um fone foram encontrados na sala.

____________________________________

quarta-feira, 14 de agosto de 2024

O PARADOXO DO NAVIO DE TESEU - FILOSOFIA 8 E 9 ANO

 

O NAVIO DE TESEU

          O navio de Teseu aborda a questão da identidade de objetos ao longo do tempo, ou seja, o que faz com que um objeto continue sendo o mesmo ainda que o tempo passe e ele sofra mudanças. Isso parede paradoxal porque se o objeto mudou, ele não deveria mais ser o mesmo objeto; por outro lado, se ele não fosse o mesmo objeto, nem poderíamos dizer que ele mudou, já que teríamos outro objeto, e não o mesmo mudado.

          A história do navio é a seguinte: em comemoração à vitória de Teseu contra o minotauro na ilha de Creta, os atenienses mantiveram a tradição de anualmente levar o navio do herói até Creta e de volta a Atenas. Isso se manteve por muitos anos e, com o tempo, a madeira do navio foi envelhecendo. Algumas partes foram, então, substituídas. Chegou um momento em que todas as partes foram substituídas e não mais restava nada do navio de Teseu original. A questão que é levantada é: ainda se trata do mesmo navio?

          Thomas Hobbes, séculos depois, imaginou mais uma possibilidade que tornaria toda a questão ainda mais confusa: imaginemos que todas as partes que foram sendo substituídas com o tempo foram armazenadas em um museu. Depois de todas as peças serem trocadas, alguém junta todas as antigas e monta um navio a partir delas. Qual dos dois navios é o navio de Teseu, o novo ou o velho? Seria possível que ambos fossem ele?

 

1. Se o navio continua o mesmo apesar das substituições de suas partes. O que faz o navio ser o mesmo ao longo do tempo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. No momento em que foi tirada a primeira tábua o navio já mudou. Você concorda? Comente.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Se com o tempo mudamos, uma pessoa que cometeu um crime no passado e se arrependeu deveria ser responsabilizada no presente?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. De acordo com o pensamento cristão, uma pessoa que cometeu um crime no passado e se arrependeu deveria ser responsabilizada no presente? Comente.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

5. O que é a identidade?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

6. As pessoas mudam com o tempo ou permanecem as mesmas? Comente.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

                                      

7. Se as pessoas mudam, como se envolver em um casamento?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8. Um dos traços da identidade de Pedro é sua confiança nos amigos e em sua esposa. Pedro deixaria de confiar se seus amigos e na mulher se um amigo o traísse com sua esposa?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

9. Qual traço da sua identidade você gostaria não mudasse? Comente.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 10. O que é um time de futebol: os jogadores, a direção, ou o nome? Comente.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11. Qual a única frase que não resume a ideia contida no paradoxo do Navio de Teseu.

a) “Nenhum homem pode cruzar o mesmo rio duas vezes, pois nem o homem nem a água serão os mesmos”.

b) “Não importa por onde eu comecei, pois para lá eu voltarei sempre.”

c) ”A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”

d) "Tudo flui, nada persiste nem permanece o mesmo"

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

FILOSOFIA A ATITUDE CRÍTICA 8 ANO - ATIVIDADE

 

ALUNO: ____________________________________________________Turma:___Data:___

A atitude crítica – Iniciação à Filosofia - Marilena Chaui –pág.: 22

 

          A primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer NÃO aos “pré-conceitos”, aos “pré-juízos”, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido.

          Em outras palavras, é tomar distância de nossas crenças para poder interrogar quais são suas causas e qual é seu sentido.

        A segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas,as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.    É também uma interrogação sobre o porquê e o como disso tudo e de nós próprios.

E “O que é?”

E “Por que é?”

E “Como é?”

        Essas são as indagações fundamentais da atitude filosófica.

        A face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica. Por que crítica? Em geral, julgamos que a palavra crítica significa ‘ser do contra’, dizer que tudo vai mal, que tudo está errado, que tudo é feio ou desagradável. Crítica lembra mau humor, coisa de gente chata ou pretensiosa que acha que sabe mais que os outros. Mas não é isso que

essa palavra quer dizer.

        Crítica provém do grego e tem três sentidos principais: ‘capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente’; ‘exame racional, sem preconceito e sem prejulgamento de todas as coisas’; ‘atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica’.

        A atitude filosófica é uma atitude crítica porque apresenta esses três significados da noção de crítica. Esta, por sua vez, é inseparável da noção de racional, que vimos anteriormente.

       A filosofia começa dizendo não às crenças e aos preconceitos do dia a dia para que eles possam ser avaliados racional e criticamente. Para a filosofia, não sabemos o que imaginávamos saber – ou, como dizia Sócrates, começamos a buscar o conhecimento quando somos capazes de dizer: “Só sei que nada sei”.

        Para Platão, discípulo de Sócrates, a filosofia começa com a admiração. Já Aristóteles, discípulo de Platão, escreve que a filosofia começa com o espanto. Admiração e espanto significam que reconhecemos nossa ignorância e, exatamente por isso, podemos superá-la.

        Nós nos espantamos quando usamos o pensamento para tomar distância do nosso mundo costumeiro, olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes. Seria como se tivéssemos acabado de nascer para o mundo e para nós mesmos e precisássemos perguntar o que é, por que é e como é o mundo, e também o que somos, por que somos e como somos.

        A filosofia inicia sua investigação num momento muito preciso: naquele instante em que abandonamos nossas certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las. Em outras palavras, a filosofia se interessa por aquele instante em que a realidade natural (o mundo das coisas) e a realidade histórico-social (o mundo dos seres humanos) tornam-se estranhas, espantosas, incompreensíveis e enigmáticas, quando as opiniões estabelecidas já não nos podem satisfazer. Ou seja, a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, pois é neles que se torna mais clara a exigência de fundamentar ideias, discursos e práticas.

        Cada um de nós, quando tem desejo de saber, vai em direção à atitude filosófica ao perceber contradições, incoerências, ambiguidades ou incompatibilidades entre nossas crenças cotidianas. Também a filosofia tem especial interesse pelos momentos de crise ou momentos críticos. Nesses momentos, os sistemas religiosos, éticos, políticos, científicos e artísticos estabelecidos apresentam contradições internas ou contradizem-se uns aos outros. Para superar esse impasse, buscam transformações e mudanças cujo sentido ainda não está claro e precisa ser compreendido.

 

 

 

 

RESPONDA:

1. Qual a característica negativa  da atitude filosófica?

_______________________________________________________________________

 

2. Qual a característica positiva da atitude filosófica?

__________________________________________________________________________

 

3. Quais são as indagações fundamentais da atitude filosófica?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4. Quais os significados da palavra crítica de acordo com o texto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6. Como começa a busca pelo conhecimento de acordo com:

a) Sócrates

_________________________________________________________________________

b) Platão

_________________________________________________________________________

c) Aristóteles

_________________________________________________________________________

 

7. Em que momento a filosofia começa a sua investigação?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

8. Quando vamos em direção a atitude filosófica?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9. Você é honesto?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

10. O que é ser honesto?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Obs.: Após a atividade podemos fazer alguns questionamentos para por a prova até que ponto a pessoa que respondeu que é honesta realmente seria.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

RETRATAR A PAZ - ATIVIDADES - GABARITO

 RETRATAR A PAZ - ATIVIDADES - GABARITO

          Um rei queria adquirir para o seu palácio um quadro que representasse a paz. Para isso, convocou artistas de diversas partes do mundo e lançou um concurso por meio do qual seria escolhido o tal quadro e premiado o seu autor.    

          Logo começaram a chegar ao palácio quadros de todo tipo. Uns retratavam a paz através de lindas paisagens com jardins, praias e florestas; outros a representavam através de arco-íris, alvoradas e crepúsculos.

          O rei analisou todos os quadros e parou diante de um que retratava uma forte tempestade com nuvens pesadas, redemoinhos de ventos e uma árvore arqueada abrigando, dentro de seu tronco, um pássaro que dormia tranquilamente.

          Diante de todos os participantes do concurso, o rei declarou aquele quadro da tempestade o vencedor do concurso. Todos ficaram surpresos, e alguém protestou dizendo:

          - Mas... Majestade! Esse quadro parece ser o único que não retrata a paz!

          Nesse momento o rei respondeu com toda a convicção:

          - O pássaro dorme tranquilamente dentro do tronco apesar da tempestade lá fora. Esta é a maior paz que se pode ter: a paz interior.

          Paz não é a ausência de agitação no ambiente em que vivemos, mas o estado de tranquilidade interior que cultivamos diante das tempestades da vida.

Maria Salete A. Silva, Wilma Ruggeri, Jota Lima. Para que minha família se transforme.

Título original: Mantenha sempre a calma. p.75 Campinas, SP: Verus Editora. 4ªed.

2003.

ATIVIDADE 1

 

1- Segundo o texto “paz não é ausência de agitação no ambiente em que vivemos”, você concorda com isso?

 

2- A tranquilidade diante dos problemas ajuda as pessoas a viverem melhor?

 

3- Você vive ou já viveu alguma situação que tirou a sua paz? Como você age ou agiu?

 

4- Conhece algum fato real em que alguém agiu com tranquilidade apesar dos problemas que enfrentava?

 

5- Que sentimento nos desperta uma tempestade? É possível ficarmos tranquilos com ventos, trovões e relâmpagos? Explique.

 

6- Você já viu ou ouviu falar de algum símbolo da paz? Qual ou quais?

 

7- Você sabe por que a pomba é conhecida universalmente como símbolo da paz? Explique em poucas palavras.

 

8- Alguma vez utilizou um gesto ou símbolo de paz em alguma situação? Você pode contar como foi?

 

9- Existem diversas músicas que tratam do tema paz. Você conhece alguma? Cite o nome ou um pequeno trecho.

 

10-E você, como vê a paz? Faça um desenho retratando a paz, segundo seu modo de vê-la.

 

11- Cite três exemplos de momentos tempestuosos da vida que podemos encontrar em nosso cotidiano:

 

12-Segundo sua opinião, quais desses ambientes são possíveis o não encontro da Paz:

 

Na escola, na família, na sociedade em que vivemos, no mundo? Explique como chegou a essa conclusão.

ATIVIDADE 2

 

01 – Do que fala o texto?

      O texto fala de como ter paz na vida.

 

02 – Para que o rei promoveu o concurso?

      Para adquirir um quadro que representasse a paz.

 

03 – Quais os tipos de quadros que mais apareceram no concurso?

·        Retratavam a paz através de lindas paisagens com jardins, praias e florestas.

 

·        Representavam através de arco-íris, alvoras e crepúsculos.

 

·        Representava uma forte tempestade com nuvens pesadas, redemoinhos de ventos.

 

04 – Como era o quadro escolhido pelo rei?

      Retratava uma forte tempestade com nuvens pesadas, redemoinhos de ventos e uma árvore arqueada abrigando, dentro de seu tronco, um pássaro que dormia tranquilamente.

 

05 – Por que alguns protestaram com a escolha do rei?

 

      Porque no quadro não tinha pinturas de cores e alegrias.

 

06 – Como os autores definem paz ao final do texto?

      Paz não é a ausência de agitação no ambiente em que vivemos, mas o estado de tranquilidade interior que cultivamos diante das tempestades da vida.

 

07 – O texto confirmou as nossas hipóteses sobre o retrato da paz? Comente.

      Sim. Pela paz e tranquilidade que aquele pássaro dormia, sem se preocupar com a tempestade.

 

 

08 – É possível, entender a paz desta maneira apresentada pela parábola? Explique.

      Sim. Porque mostra que a paz está dentro de cada um de nós.

 

09 – Como você define a paz? Depois da leitura do texto, mantém a mesma definição de antes dele?

      Resposta pessoal do aluno.

 

10 – Você já participou de algum concurso? Em que ele se pareceu com o do texto?

      Resposta pessoal do aluno.

 

11 – Você já visitou um palácio ou já viu um pela televisão? Como era?

      Resposta pessoal do aluno.

 

12 – Que situações da vida você considera tempestuosas?

      Resposta pessoal do aluno.

 

13 – A tranquilidade diante dos problemas ajuda as pessoas a viverem melhor? Justifique.

      Sim. Somente com tranquilidade é que conseguiremos resolver os problemas e vivermos melhor.

 

 

14 – Você vive ou já viveu alguma situação que tirou a sua paz? Como você age ou agiu?

      Resposta pessoal do aluno.

 

15 – Marque X nas afirmativas corretas sobre o texto.

(X) O rei queria um quadro que representasse a paz para colocar em seu palácio.

(X) A maioria das pessoas tentou representar a paz com paisagens, arco-íris, alvoradas e crepúsculos.

(X) O dono do quadro escolhido receberia um prêmio por isso.

(  ) Todas as pessoas concordaram com a escolha que o rei fez sem questionar, pois ele escolheu bem.

 

(X) O rei convocou para o concurso do quadro, artistas de todas as partes do mundo.

(X) O quadro escolhido retratava uma tempestade.

(X) O rei valorizou na escolha do quadro a paz interior que se podia perceber no pássaro que dormia.

 

16 – Segundo o texto, o que é paz?

      É a tranquilidade interior das pessoas. Esta é a maior paz que se pode ter.     

 

ATIVIDADE 3

 

 

Localizar informações explícitas no texto

 

1 - Do que fala o texto?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 - Para que o rei promoveu o concurso?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3 - Quais os tipos de quadros que mais apareceram no concurso?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4 - Como era o quadro escolhido pelo rei?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5 - Por que alguns protestaram com a escolha do rei?

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6 - Como os autores definem paz ao final do texto?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 Levantar e checar hipóteses

 

1 - O texto confirmou as nossas hipóteses sobre o retrato da paz? Comente.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 - A paz descrita no texto é como nós pensávamos? O que é diferente?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3 - É possível, entender a paz desta maneira apresentada pela parábola? Explique.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4 - Como você define a paz? Depois da leitura do texto, mantém a mesma definição de antes dele?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Inferir e extrapolar o texto

 

1 - Você já participou de algum concurso? Em que ele se pareceu com o do texto?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 - Você já visitou um palácio ou já viu um pela televisão? Como era?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

3 - E um rei ou rainha, você conhece algum da televisão, revista ou jornais? Quem? São da ficção ou da realidade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4 - Que situações da vida você considera tempestuosas?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5 - No texto há palavras que você desconhece o significado? Quais?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6 – Use o dicionário e escreva o significado das palavras que indicou como desconhecidas.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Extrapolar e apreciar criticamente o texto

 

1 - Segundo o texto “paz não é ausência de agitação no ambiente em que vivemos”, você concorda com isso?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2 - A tranquilidade diante dos problemas ajuda as pessoas a viverem melhor?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3 - Você vive ou já viveu alguma situação que tirou a sua paz? Como você age ou agiu?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________

 

4 - Você conhece algum fato real em que alguém agiu com tranquilidade apesar dos problemas que enfrentava?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

5 - Que sentimento nos desperta uma tempestade? É possível ficarmos tranquilos com ventos, trovões e relâmpagos? Explique.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

6 - Marque X nas afirmativas corretas sobre o texto.

 

(   ) O rei queria um quadro que representasse a paz para colocar em seu palácio.

(    ) A maioria das pessoas tentou representar a paz com paisagens, arco-íris, alvoradas e crepúsculos.

(    ) O dono do quadro escolhido receberia um prêmio por isso.

(  ) Todas as pessoas concordaram com a escolha que o rei fez sem questionar, pois ele escolheu bem.

(    ) O rei convocou para o concurso do quadro, artistas de todas as partes do mundo.

(    ) O quadro escolhido retratava uma tempestade.

(    ) O rei valorizou na escolha do quadro a paz interior que se podia perceber no pássaro que dormia.

 

7 - Responda: Segundo o texto, o que é paz?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

8 - Cite três exemplos de momentos tempestuosos da vida que podemos encontrar em nosso cotidiano:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9 - Marque X na opção em que, segundo sua opinião, são ambientes onde falta paz.

 

( ) na escola

( ) na família

( ) na sociedade em que vivemos

( ) no mundo

 

Como você chegou a esta conclusão?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Com quais atitudes é possível melhorar estes ambientes?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

ATIVIDADE 4

 

Análise textual

 

1 - A parábola apresenta uma breve descrição do quadro escolhido pelo rei.

Copie no espaço abaixo a descrição do quadro escolhido pelo rei.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 Identificação de referências a outros textos

 

1 - Você já viu ou ouviu falar de algum símbolo da paz? Qual?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O aluno poderá mencionar como símbolo da paz: o aperto de mãos, pomba branca, bandeira branca, arco-íris, anjos, cachimbo sagrado dos índios, cruz, o tsuru, aros olímpicos, velas brancas, duas mãos abertas entrelaçadas...

 

2 - Você sabe por que a pomba é conhecida universalmente como símbolo da paz?

____________________________________________________________________________________________________________

Lembra-se: Os pombos são considerados símbolos de paz e harmonia. Segundo o Antigo Testamento bíblico, depois do dilúvio, Noé soltou uma pomba que voltou com um ramo de oliveira no bico, isso mostrava que a água estava baixando e que tinham sido feitas as pazes entre Deus e os homens.

 

3 - Você alguma vez utilizou um gesto ou símbolo de paz em alguma situação? Você pode contar como foi?

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4 - Existem diversas músicas que tratam do tema paz. Você conhece alguma?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

O PÃO DO DIABO - CONTO - ATIVIDADES - CARLOS DRUMMOND

 

O PÃO DO DIABO

https://bronzeletras.blogspot.com/2015/07/o-pao-do-diabo.html

 

          Espalhou-se no bairro a notícia de que Ludovico, ao partir o pão quando jantava, teria exclamado:

          — Este é realmente o pão que o Diabo amassou.

          O padeiro Romualdo sentiu-se ofendido em sua honra profissional e foi pedir satisfação. Ludovico não só confirmou o que dissera como aduziu:

          — É também o Diabo que fabrica a sua farinha, Romualdo. Fique alerta e

verá.

          O padeiro não dormiu aquela noite. De madrugada, pé ante pé, entrou na

padaria e surpreendeu um estranho ser que retirava os pães do forno, fazendo-os desaparecer e substituindo-os por outros que eram amassados na hora, feitos de uma farinha especial, com vago cheiro de enxofre.

          Petrificado de espanto, Romualdo nada pôde fazer. Mesmo porque logo em seguida caiu duro no chão, onde foi encontrado ao amanhecer, e pouco a pouco recuperou a consciência.

          Seu primeiro gesto foi pedir um pão e cheirá-lo. Cheirava natural, mas o

padeiro não ousou prová-lo. Fechou o estabelecimento e sumiu no mundo.

          Ludovico arrematou as instalações e passou a ser o padeiro do bairro, sem problemas.

Carlos Drummond de Andrade, in Contos plausíveis

 

INTERPRETAÇÃO

 

1. O que Ludovico teria dito no momento em que partiu o pão durante o jantar?

_________________________________________________________________________________

 

2. O padeiro não gostou de saber o que Ludovico havia dito.

a) Como se chamava o padeiro?

_________________________________________________________________________________

 

b) Que atitude ele tomou?

_________________________________________________________________________________

 

3. Responda.

a) Ludovico, diante da reação do padeiro, confirmou ou negou o que já havia dito?

_________________________________________________________________________________

 b) O que mais ele disse ao padeiro a respeito da farinha?

_________________________________________________________________________________

c) Que conselho deu ao padeiro?

____________________________________________________________________________________________

 

4. Naquela noite, o pedreiro não dormiu. a) Aonde o padeiro foi de madrugada?

 _________________________________________________________________________________

b) O que havia de estranho lá?

____________________________________________________________________________________________

 

5. Ao ver a cena, o pedreiro desmaiou. Na manhã seguinte, ele pegou um pão e cheirou-o.

a) Que cheiro tinha o pão?

____________________________________________________________________________________________

 

b) Por que, então, o padeiro não teria tido coragem de comê-lo?

____________________________________________________________________________________________

 

6) Depois disso, o que o padeiro fez? E Ludovico?

____________________________________________________________________________________________

 

7) Pelo desfecho - a maneira como o texto termina - é possível tirar duas conclusões:

a) Quem era, nessa história, o “Diabo”?

 ____________________________________________________________________________________________

b) Com que objetivo ele teria dito o que disse no início do texto?

____________________________________________________________________________________________

 

8) A frase -“comer o pão que o diabo amassou”- é comumente empregada na linguagem popular.

Explique o que ela quer dizer.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

9) Utilize de forma coerente a frase: “comer o pão que o diabo amassou”

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________