Histórias para o Rei
Nunca podia
imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui
nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais exercitara dotes de
imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal. Mas bastou que o rei confiasse em mim para que as histórias
me jorrassem da boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las.
Inventavam-se a si mesmas.
Este prazer
durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando.
Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para
ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a
considerá-la um defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e
descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois
não sabia inventar meia história. Minha insuficiência desagradou, e fui
substituído por um mudo, que narra por meio de sinais, e arranca os maiores
aplausos.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Histórias para o Rei. Rio de Janeiro:
Record, 1999.
1 – Entendendo
elementos contextuais.
a) Quem é o autor do texto?
.............................................................................................................................
b) Quando o texto foi escrito?
............................................................................................................................
c) Para quem você acha que o texto foi escrito?
...........................................................................................................................
d) Que outras pessoas poderiam ler um texto como este?
..........................................................................................................................
e) Para que você acha que o texto foi escrito? Ou seja, qual
é o objetivo do texto?
.............................................................................................................................
f) Onde podemos encontrar um texto como este?
...........................................................................................................................
g) Onde este texto foi publicado? É possível reconhecer isto
no texto?
.........................................................................................................................
2 – Entendendo a
organização da história e como ela pode ser escrita.
1) Leia o texto novamente e faça as atividades abaixo.
a) Quantos parágrafos há no texto?
.........................................................................................................................
b) Que tipo de informações aparecem em cada parágrafo?
1º. Parágrafo:
.........................................................................................................................
2º. Parágrafo:
..........................................................................................................................
c) Quem participa da história, ou, a quem a história se
refere?
............................................................................................................................
d) A história é contada por alguém? Quem?
..........................................................................................................................
e) Onde a história acontece?
............................................................................................................................
f) Quando a história acontece?
.........................................................................................................................
g) Que palavras mostram o tempo em que acontece a história?
............................................................................................................................
h) Como a história se inicia?
............................................................................................................................
i) Qual é a situação problema da história?
............................................................................................................................
j) Como a história termina ou como o personagem resolve o
problema na história?
...........................................................................................................................
2) Volte ao texto e relacione as informações de acordo com
cada parágrafo:
1º. Parágrafo.
2º. Parágrafo
( ) A rainha reclamou ao rei que o contador de historias
estava exagerando e este foi substituído por um mudo.
( ) O personagem é convidado a narrar histórias para o rei.
( ) A confiança do rei fez com que a personagem
desenvolvesse a habilidade de contar histórias.
( ) O personagem ficou muito triste ao ver sua qualidade se
tornar um defeito.
3) Você saberia dizer por que a palavra “pois” está sendo usada
no 1º e 2º parágrafos do texto? Ela está
sendo usada para fazer o que no texto?
...............................................................................................................................
4) E qual o sentido da palavra “mas” no 1º parágrafo? Por
que ela está sendo usada ali?
...............................................................................................................................
5) Você acha que a história está sendo contada em um tempo
presente, passado ou futuro?
.............................................................................................................................
6) Como podemos reconhecer isto? Identifique cinco palavras
que podem nos mostrar em que tempo a história está sendo contada.
.................................................................................................................................................................................................................................................
7) Vamos identificar quais os tempos verbais que aparecem na
história para melhor entendermos em que tempo ela é contada. Identifique no
texto e copie abaixo os verbos que pertencem a cada tempo diferente:
TEMPO PRESENTE
................................................................................................................................................................................................................................................
TEMPO PASSADO
...................................................................................................................................................................................................................................................
OUTROS
...............................................................................................................................................................................................................................................
8) Como podemos identificar as ações ocorridas em uma
história? Pelos verbos, pois a maioria dos verbos são palavras que indicam ação
nos textos. Para relacionarmos as ações acontecidas na história às personagens,
identifique as palavras correspondentes às ações de cada personagem:
a) O narrador
(1ª. Pessoa do singular, eu)
Ação:
..................................................................................................................................................................................................................................................
b) O Rei (3ª. Pessoa do singular)
Ação:
...................................................................................................................................................................................................................................................
c) A Rainha (3ª. Pessoa do singular)
Ação:
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
d) O mudo (3ª. Pessoa do singular)
Ação:
...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
9) Quais outras palavras fazem uma referência aos
personagens?
a) O narrador (1ª. Pessoa do singular, eu)
....................................................................................................................
b) O Rei (3ª. Pessoa do singular)
....................................................................................................................
c) A Rainha (3ª. Pessoa do singular)
................................................................................................................
d) O mudo (3ª. Pessoa do singular)
.....................................................................................................................
10) Qual voz aparece mais no texto? Por quê?
.........................................................................................................................
11) Você concorda com o desfecho da história? Por quê?
...........................................................................................................................
12) Se você pudesse daria um outro fim à história? Por quê?
.............................................................................................................................
13) Que outro fim você daria à história? Justifique sua
opinião.
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
PARTE B - ENTENDENDO
A ORGANIZAÇÃO TEXTUAL DO GÊNERO CONTO
1- Leia o texto abaixo, observando a estrutura e os
elementos narrativos deste pequeno conto e responda as questões que se seguem.
1) Quanto ao personagem que conta a história, trata-se de um
narrador-personagem, que participa da história, ou de um narrador-observador
(onisciente), que conta o que se passou com outros personagens? Identifique uma
frase que exemplifique isto.
...............................................................................................................................
2) Quem são os personagens?
...............................................................................................................................
3) Que palavras ou expressões indicam quando aconteceu a
história?
.............................................................................................................................
4) Em que lugar os fatos aconteceram?
............................................................................................................................
5) Qual é a situação inicial da história?
.................................................................................................................................................................................................................................................
6) Em que momento essa situação se complica? Por quê?
.....................................................................................................................................................................................................................................................
7) O que deixou o personagem principal triste?
.................................................................................................................................................................................................................................................
8) Como o narrador termina sua história?
...................................................................................................................................................................................................................................................
3 – Recontando a história.
1) Se você pudesse recontar esta história, como você faria
para que ela tivesse uma linguagem mais atual? Leia cada parágrafo e
reescreva-o abaixo.
Nunca podia
imaginar que fosse tão agradável a função de contar histórias, para a qual fui
nomeado por decreto do Rei. A nomeação colheu-me de surpresa, pois jamais
exercitara dotes de imaginação, e até me exprimo com certa dificuldade verbal.
Mas bastou que o rei confiasse em mim para que as histórias me jorrassem da
boca à maneira de água corrente. Nem carecia inventá-las. Inventavam-se a si
mesmas.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Este prazer
durou seis meses. Um dia, a Rainha foi falar ao Rei que eu estava exagerando.
Contava tantas histórias que não havia tempo para apreciá-las, e mesmo para
ouvi-las. O Rei, que julgava minha facúndia uma qualidade, passou a
considerá-la um defeito, e ordenou que eu só contasse meia história por dia, e
descansasse aos domingos. Fiquei triste, pois não sabia inventar meia história.
Minha insuficiência desagradou, e fui substituído por um mudo, que narra por
meio de sinais, e arranca os maiores aplausos.
............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
fonte: http://www.qnlsaojudas.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/5/2130/209/arquivos/File/textos/cleunice/modelo_didatico.pdf