PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

FIGURAS DE LINGUAGEM: METÁFORA 7º ANO

 

FIGURAS DE LINGUAGEM 7º ANO METÁFORA
 
Como é que é?
       A língua é polissêmica, pode apresentar sentidos diversos de acordo com o contexto. Mas você sabe que recursos linguísticos temos para expressar nossas ideias de forma criativa e interessante? Neste capítulo, você vai aprender sobre algumas figuras de  linguagem:            ·
 
     Você sabe o que é metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, sinestesia e ironia?
     Em que contexto podemos usar essas figuras?
     Qual a finalidade delas em um texto?
 
1.Leia a tirinha.
1.Que sentimento a mãe nutre por seu filho? Que frase da tira comprova isso?
 
2. Como é a relação entre eles de acordo com a frase do menino no segundo quadro?
 
3. Qual a relação entre a fala final do menino e a afirmação feita pela mãe?
 
a) Quais são as principais características do Sol?
b) No dia a dia, uma criança comum costuma ter essas características?
c) Considerando a comparação entre o Sol e o menino, o que a mãe estava querendo dizer ao filho?
 

Metáfora

      A metáfora ocorre quando relacionamos em um texto seres ou elementos que, em um primeiro momento, não têm relação entre si e os aproximamos para fazer uma comparação indireta.

 
2. Leia a manchete de um jornal.
Azedou: leite longa vida aumenta 17,6% na capital
https://rm.metrolatam.com/pdf/2018/07/19/20180719_metro-sao-paulo.pdf
 
a) Qual a relação entre o aumento do preço e o verbo azedar no contexto dessa manchete?
b) É possível dizer que esse verbo foi empregado com um sentido  metafórico? Explique.

GABARITO:
1. Grande amor. Você É Sol.
2. Ela não é tão presente na vida do menino.
 
3. Ele está dizendo que precisa pegar mais Sol está pálida, sem cor. Foi uma estratégia para pedir à mãe que passe mais tempo ele.
 
1a. Brilha, é grande, é im­portante para a vida do pla­neta, pode queimar/bronzear a pele.
 
1b. Não.
 
1c. A mãe estava dizendo que ele era a coisa mais im­portante de sua vida e que ela o amava.
 
2a. Nesta manchete, a re­lação estabelecida entre os dois termos evidencia que a situação ficou pior do que estava.
 
2b. Sim, pois foi feita uma comparação indireta entre o aumento do preço e o verbo azedar e, de forma geral, es­ses dois termos não têm re­lação entre si. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.257.

CONTO PEQUENO PIRILLO, Marília. 60 contos diminutos.

 

Azar ou sorte?
 
       Impossível ela não ter percebido. Ele havia escrito em letras garrafais com caneta bem escura. O mais forte que pôde. Era só ela sentar no seu lugar de sempre e colocar os livros sobre a mesa para perceber. Estava ali, sua declaração de amor, bem na cara dela!
       Por que ela não fez nada? Nenhuma reação?! Aquela espera estava acabando com seus nervos e suas unhas.
       OK, decidiu: se ela olhasse pra ele nos próximos 30 segundos ele a convidaria pra sair. Se não, desistiria dela. Respirou fundo e cravou os olhos na menina. 1, 2, 3... começou... 12, 13, 14... sem pressa... 18, 19, 20... com fé... 25, 26, 26 e meio, 27, 27 e meio, 27 e meio e mais um pouquinho, quase 28. Olha pra mim vai! Ooooolha... Por favooooor...
      —E então senhor Gustavo, será que poderia repetir o que eu acabei de explicar? – disse uma voz ao longe. A voz da professora, que parou a explicação para chamar sua atenção.
       Todos na sala olharam para ele. Todos.
       Gustavo sorriu feliz:
      —Olhou! Me olhou! Ela me olhou! Me olhoooou!
PIRILLO, Marília. 60 contos diminutos. São Paulo: Gaivota, 2012. p. 26.
 
1. Gustavo, apaixonado por uma colega de classe, deixou uma declaração de amor sobre a carteira da moça. Que sensações ele evidencia ter experimentado enquanto aguardava alguma reação da moça?
a) ( ) tristeza
b) ( ) ódio
c) ( ) raiva
d) ( ) ansiedade
e) ( ) coragem
 
2. Retire uma frase do texto que comprove sua resposta anterior.
...............................................................................................................................
 
3. Releia o parágrafo em que o rapaz faz a contagem de 30 segundos. O que indica a forma com que ele fez a contagem?
a) ( ) Ele estava com pressa.
b) ( ) Ele estava com sono.
c) ( ) Ele queria ganhar tempo.
d) ( ) Ele não sabia contar.
e) ( ) Ele não queria ouvir a professora.
 
4. Imagine que Gustavo quisesse relatar o ocorrido em uma revista juvenil, na seção “Aconteceu comigo”, como seria o depoimento dele? Escreva-o.
..........................................................................................................................................................................................................................................................
 
5. Gustavo acreditou ter sido correspondido pela moça, mas, de fato, não se pode ter certeza disso. Observe as frases abaixo:
O garoto tinha esperanças em ser correspondido.
Seu coração tinha uma chama de esperança.
A expressão em destaque na segunda frase, pode ser considerada, em relação a primeira frase, uma:
a) ( ) Metáfora
b) ( ) Metonímia
c) ( ) Personificação
d) ( ) Ironia
e) ( ) Sinestesia
 
6. Qual das frases abaixo evidencia o uso de uma hipérbole?
a) ( ) Cansei de chorar por uma garota que não me quer.
b) ( ) Cem mil vezes eu esperaria para tê-la de novo comigo.
c) ( ) Eu a amo tanto que quero vê-la sempre.
d) ( ) Faltam dez horas para eu reencontrar meu grande amor.
e) ( ) Sofri muito, mas agora aprendi e vou cuidar de mim.
 
7. Relacione a coluna da direita com a da esquerda, numerando essa última de acordo com a classificação apresentada na primeira.
1 Personificação
2 Sinestesia
3. Ironia
4. Metonímia
(   ) Ocorre quando se quer expressar o contrário do que se pensa.
(  ) Ocorre quando ações e sentimentos humanos são atribuídos a objetos ou animais.
(   ) Ocorre quando um termo é usado no lugar do outro, por haver entre eles uma relação de proximidade.
(   ) Ocorre quando em uma mesma expressão, mesclam-se sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
 
8. Em relação à linguagem poética, coloque (F) falso ou (V) verdadeiro.
( ) A poesia tem mais compromisso com a representação da realidade.
( ) Na poesia há um trabalho com a sonoridade e com jogos de imagens.
( ) A poesia apela para nossa imaginação e nos faz ver um mundo diferente.
( ) O ritmo, as rimas e as palavras combinadas não são comuns no poema.
 

terça-feira, 17 de novembro de 2020

MITO: MITOLOGIA EGÍPCIA.

MITO: MITOLOGIA EGÍPCIA

 1. De onde você acha que surgiu o primeiro deus da mitologia egípcia?
2. Crie hipóteses sobre como foi criado o homem na mitologia egípcia.
Nut (céu) se erguendo sobre Geb (Terra)
 
       Os antigos egípcios possuíam vários mitos da criação, que mudavam de acordo com o território.
       Um desses mitos conta que tudo começou nas águas do oceano Nun, de onde surgiu Atum, um ser sem gênero e que possuía um olho que tudo vê. Ele então criou Shu, deus do ar, e Tefnut, deusa da umidade.
      Esses dois deuses foram encarregados de criar ordem a partir do caos. Eles então geraram Geb, a terra, e Nut, o céu. Quando o céu foi levantado acima da terra, a ordem do mundo se formou, porém Shu e Tefnut se perderam na escuridão.
      Atum então removeu seu olho e o enviou em busca de seus filhos.  Quando eles foram encontrados, Atum chorou de felicidade, e no local onde suas lágrimas atingiram a Terra nasceram os homens.
 
3. De acordo com essa mitologia, como surgiu o homem?
4. Como Atum fez para encontrar seus filhos?
 

MITO: MITOLOGIA GREGA - ORIGEM DA TERRA

 MITO: Mitologia grega: Prometeu e a punição de Zeus

 
1. Você sabe o que a imagem abaixo representa?
 

2. Como você acha que surgiu a terra?
 
3. O que você sabe sobre a origem da humanidade?
 
4. Como você acha que surgiu o sofrimento na terra?
 
Prometeu e a criação do homem
       No começo havia apenas o vazio e o Caos, e nele morava Nyx, um pássaro de asas negras. Esse pássaro pôs um ovo de ouro, de onde surgiu Eros, o deus do amor. Uma parte da casca subiu e se tornou o céu e a outra se tornou a Terra.
       Eros então nomeou o céu de Urano e a Terra de Gaia. Depois, fez eles se apaixonarem.
      Urano e Gaia tiveram muitos filhos, tanto deuses quanto monstros. Um deles, chamado Cronos, matou seu pai e tomou o posto como governante, e para que ele não fosse traído também, sempre engolia seus filhos ao nascerem.
      Quando seu sexto filho nasceu, sua mãe o escondeu para que ele não tivesse o mesmo destino. Esse filho era Zeus, que quando cresceu conseguiu enganar seu pai e salvar seus irmãos. Assim, Zeus se tornou líder dos Deuses.
      Mas ainda não haviam homens e animais na Terra. Então Zeus pediu à seus filhos Prometeu e Epimeteu que fossem à Terra, criassem esses seres e dessem um presente a cada um deles.
       Prometeu criou os homens à imagem dos deuses, enquanto Epimeteu trabalhou nos animais. Epimeteu terminou primeiro a sua obra, dando um presente a cada um dos animais, e quando Prometeu terminou sua criação, já não havia presentes para dar ao homem.
       Por isso, Prometeu decidiu roubar o fogo dos deuses e dar aos homens. Zeus ficou furioso quando descobriu, e além de castigar seu filho com o sofrimento eterno, resolveu punir também os homens.
       Para isso, ele criou uma mulher muito bela chamada Pandora, e a fez esposa de Epimeteu. Zeus deu à Pandora uma caixa que nunca deveria ser aberta, mas movida pela curiosidade, ela o fez.
      Quando Pandora abriu a caixa, dela saíram todos os males que assolam a humanidade até hoje, como a dor, a doença e a ganância.
 
 
5. De acordo com a mitologia grega como surgiu a Terra?
6. De onde vieram os seres humanos de acordo com a mitologia grega?
7. Segundo a mitologia grega por que há tantos males no mundo?
 

MITO: MITOLOGIA NÓRDICA ODIN

 
Mitologia nórdica: a morte de Ymir e a criação de Midgard
 
1. O que você sabe sobre a origem da humanidade?
2. De onde veio os seres humanos?
 
 

 
       Antes da existência da Terra que os homens habitam, chamada de Midgard, havia apenas um grande vazio: Ginungagap. Em seu norte existia uma terra coberta de gelo e neblina, chamada de Niflheim, e ao sul estava Muspelheim, a terra do fogo.
      Quando o gelo e a lava desses dois mundos se encontraram em Ginungagap, surgiu o primeiro gigante da mitologia nórdica: Ymir. Junto com ele, naquele momento nasceu uma vaca, de nome Audhumla.
        Um dia, enquanto a vaca lambia um bloco de gelo, de dentro dele surgiu um homem. Este era Buri, o primeiro dos deuses. Do gelo também nasceu sua mulher Bestla, e os dois tiveram um filho chamado Borr, que posteriormente gerou os deuses Odin, Vili e Ve.
       Odin e seus irmãos começaram a se incomodar com o fato de que existiam mais gigantes do que deuses, e resolveram matar Ymir. Quando o fizeram, sua carne se tornou a terra, seu sangue criou os rios e oceanos, as montanhas vieram de seus ossos e seus cabelos viraram as árvores.
      Seu cérebro foi jogado no ar, criando as nuvens, e seu crânio vazio se transformou no céu estrelado. E foi assim que foi criado o mundo dos humanos, Midgard.
         Quando Odin e seus irmãos foram andar por essas terras e apreciar sua criação, eles viram que faltava algo. Então, ao avistar dois troncos de árvore caídos, Odin os transformou no primeiro homem e na primeira mulher, chamados de Askr e Embla, e os deu o dom da vida.
Vili, seu irmão, lhes deu sentimento e raciocínio, e Ve os presenteou com o dom da fala, da audição e da visão.
 
 
3. De acordo com a mitologia nórdica como foi criado o primeiro home e a primeira mulher?
4. Como se deu a criação da terra?
4. Como foi criado o céu estrelado de acordo com a mitologia nórdica?
5. De que forma nasceu o primeiro SER da mitologia nórdica?
6. A imagem no começo do texto faz referência a que parte do mito nórdico?
7. Odin era filho de que?
 

MITO: MITOLOGIA JAPONESA

 

Mitologia japonesa: a história de Izanagi e Izanami

1. O que você sabe sobre a origem da humanidade?
2. Como se originou a Terra?
 

Izanagi e Izanami tocando o oceano primordial com sua lança
 
       No início, existia apenas um deus, que por se sentir solitário decidiu criar os deuses irmãos Izanagi e Izanami. Esses deuses ficavam em cima de uma ponte flutuante. Curiosos sobre o que havia abaixo deles, os deuses mergulharam uma lança de joias no oceano primordial, e quando a balançaram, uma gota caiu de sua ponta se transformando em uma ilha. Essa ilha era o Japão.
      Os dois então desceram para essa ilha e começaram a explorá-la em direções diferentes, criando diversos tipos de plantas em seu caminho. Quando eles se encontraram novamente, decidiram se casar e ter filhos para povoar essa terra.
      A primeira de suas filhas era uma garota tão bela que os deuses decidiram que ela não poderia viver no Japão. Então, a colocaram no céu.
       Essa deusa, chamada de Amaterasu, se tornou o sol. A segunda filha de Izanagi e Izanami tornou-se a lua, e o terceiro transformou-se no mar.
      Segundo o mito, o primeiro imperador do Japão foi filho de Amaterasu, e todos os imperadores seguintes alegaram ser seu descendente.
 
 
3. De acordo com a mitologia japonesa o Japão surgiu como?
4. De onde vieram os seres humanos de acordo com a mitologia japonesa?
5. Por que os japoneses reverenciam os imperadores?

QUIZ: PRECONCEITO LINGUÍSTICO, LINGUAGEM FORMAL