PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

FIGURAS DE LINGUAGEM: IRONIA 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM IRONIA 7º ANO
Leia a tira.
Disponível em: https://www.filatelista-tematico-blog.net/a-filatelia-e-o-gato-garfield-de-jim-davis/
 
a) Garfield demonstra certo desprezo por Jon e por tudo o que ele faz. Considerando essa informação a frase que aparece no segundo quadrinho pode ser sincera?
b) A atitude de Garfield no último quadrinho confirma sua resposta?
Por quê?
c) A fala "Fascinante! Obrigado por compartilhar isso!" pode representar o oposto do que Garfield realmente estaria pensando?
 

     A ironia é uma forma de expressão que consiste em dizer o contrário do que se pensa ou sente. Ela geralmente é usada para demonstrar irritação com algo, ou para produzir humor, muitas vezes por meio da crítica. A ob­servação do contexto é fundamental para se perceber a ironia.

 

DISPONÍVEL EM:< https://www.humorpolitico.com.br/?s=dia+do+professor
 
2. Explique por que podemos considerar que a charge abaixo apre¬senta uma situação irônica.
  
GABARITO:
1 a. Espera-se que os(as) estudantes percebam que não, que provavelmente a fala de Garfield não representa o que ele pensa.
 
1b. Espera-se que os(as) estudantes percebam que sim, pois Garfield dá uma desculpa para afastar-se de Jon e não precisar mais ouvir seus comentários sobre os selos.
 
1c. Espera-se que os(as) estudantes percebam que sim.
 
2. A situação e irônica, porque um professor não pode pagar contas com amor, então o discurso do homem fica inválido.
 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.265.

FIGURAS DE LINGUAGEM: SINSTESIA 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM: SINSTESIA 7º ANO
 
Leia o poema.
 
 "Presságio"
 
O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.
 
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer...
 
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P'ra saber que a estão a amar!
 
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
 
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...
 
PESSOA. Fernando disponível em: https://www.culturagenial.com/poema-pressagio-de-fernando-pessoa/
 
1. Por que o eu lírico demonstra estar ansioso, preocupado?
2. A quem o pronome ela se refere no poema?
3. Qual a relação entre a palavra presságio e o conteúdo do poema?
 
a) Quais são os cinco sentidos do corpo humano?
b) Com qual deles podemos olhar? E com qual podemos ouvir?
c) Releia o verso: "Se pudesse ouvir o olhar".
I. É possível, de acordo com a ciência, ouvir o olhar? Por quê?
II. O que o eu lírico quis dizer com esse verso?
 

Sinestesia

      Sinestesia é a figura de linguagem em que se pode observar o cruzamen­to dos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato) em uma expressão.

 
GABARITO:
1. Porque ele ama uma pessoa, mas não consegue se declarar e dizer o que sente.
2.Refere-se à pessoa amada.
 
3. Presságio é intuição, pressentimento. No contexto do poema, o eu lírico espera que a amada adivinhe no seu olhar o seu sentimento para descobrir que ele ama, sem que ele precise dizer.
 
a. Visão, tato, olfato, paladar, audição.
 
b. Visão e audição respectivamente.
 
cl. Não. Porque o olhar se percebe com a visão e não com a audição.
 
cll. Ele queria que a amada percebesse seu amor observando seus olhos, sem que ele precisasse falar.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.264.

FIGURAS DE LINGUAGEM: HIPÉRBOLE 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM HIPÉRBOLE 7º ANO
 
Leia a letra de canção.
 
Por você eu dançaria tango no teto
Eu limparia os trilhos do metrô
Eu iria a pé do Rio a Salvador
Eu aceitaria (como é?) A vida como ela é
Viajaria a prazo pro inferno
Eu tomaria banho gelado no inverno
Bonito
Por você eu deixaria de beber
Por você eu ficaria rico num mês
Eu dormiria de meia pra virar burguês
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo dia
A mesma mulher
Por você, por você
Por você, por você
Por você conseguiria até ficar alegre
Pintaria todo o céu de vermelho
Eu teria mais herdeiros que um coelho
Eu aceitaria a vida como ela é
Viajaria a prazo pro inferno
Tomaria banho gelado no inverno
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo dia
A mesma mulher
Por você, por você
Por você, por você
Por você, por você
Por você, por você
 
Mauricio Barros / Mauro Santa Cecilia / Roberto Frejat – disponível em:< https://www.letras.mus.br/mauricio-barros/1002637/
 
1. O eu lírico afirma que faria muitas coisas por sua amada. Qual delas você achou a mais diferente ou estranha? E qual foi a mais engraçada?
 
2. Como você vê essa forma de amar? Que ações você acha que são importantes para um casal que deseja viver bem junto?
 
a) Na primeira estrofe, o eu lírico afirma que "iria a pé do Rio a Salvador" e "dançaria tango no teto". Essas ações são fáceis, comuns ou quase impossíveis?
b) Em que outros versos da letra da canção e possível observar ideias semelhantes a essas? Copie em seu caderno um exemplo.
c) Qual a importância dessa forma de se expressar para evidenciar o que o eu lírico sente por sua amada?

Hipérbole

      Ao expressar nossas ideias de forma exagerada, estamos usando uma hipérbole. Essa é uma figura de linguagem importante quando queremos ressaltar um fato ou sentimento e dar mais ênfase a ele.

 
GABARITO:
1.         Resposta pessoal.
2.         Resposta pessoal.
a. Quase impossíveis.
b. Resposta pessoal.
c. Com o uso de expressões: exageradas, o eu lírico evidencia o quão grande é c seu amor.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.263.

FIGURAS DE LINGUAGEM: PERSONIFICAÇÃO 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM: PERSONIFICAÇÃO 7º ANO
 
Leia a tirinha:
https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/np.18004128.100005065987619/890850670960240
 
1. O que a menina quer dizer ao afirmar "suas roupas dizem muita coisa sobre você"?
 
2. Por que Armandinho chama suas roupas de "fofoqueiras"? Qual a importância desse adjetivo para a intenção de humor da tira?
 
3. As roupas podem dizer alguma coisa? Quem, normalmente, pratica essa ação?
 

Personificação

      A figura de linguagem em que se atribuem ações e sentimentos humanos a seres inanimados ou a animais é chamada de personificação ou prosopopeia.

 
4. Leia o título de uma reportagem e explique:
a) Como a ideia de personificação se aplica a ele?
b) Qual é o efeito de sentido esperado pelo jornalista ao redigir o título dessa forma?

GABARITO:
1. Que é possível conhecer o menino observando o que ele veste.
2. Ele acha que elas disseram algo sobre ele.
O adjetivo é importante, pois demonstra que o menino não entendeu o que sua amiga disse, e é isso que provoca um efeito humorístico.
3. As roupas não falam. Quem pratica essa ação são as pessoas.
 
4. a. O frio não pode realizar a ação de bater à porta. A personificação ocorre porque foi atribuída uma característica humana a um substantivo abstrato, o frio.
 
4b. Chamar a atenção do leitor. Dar um tom mais descontraído ao texto.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.261.

FIGURAS DE LINGUAGEM: METONÍMIA 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM METONÍMIA 7º ANO
 
1. Leia a letra da canção.
 
Pela luz dos olhos teus
 
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar
 
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar
 
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais larirurá
 
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar
https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87180/
 
1. O eu lírico declara seu amor a sua amada. Que diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com versos da letra de canção.
 
2. O amor entre o casal é representado por intermédio da luz dos olhos. De que outras formas o amor poderia ser representado nos dias de hoje?
 
a)        Se você pudesse usar uma palavra para substituir os termos grifados, qual seria?
 

Quando a luz dos olhos meus

E a luz dos olhos teus

Resolvem se encontrar

 
b) Em "a luz dos olhos meus já não pode esperar", o que o eu lírico quis dizer?
c) Que relação existe entre "a luz dos olhos" e os apaixonados? Copie no caderno.
 

Metonímia

       A substituição de uma palavra por outra de sentido próximo, evidenciando uma relação de proximidade ou dependência, consiste em uma metonímia.

 
A metonímia pode ocorrer de várias formas. Veja alguns exemplos:

A parte pelo todo

Varias pernas corriam desesperadas na rua. (pessoas)

A marca pelo produto

Você poderia me emprestar o durex? (qualquer fita adesiva)

O efeito pela causa

Sócrates bebeu a morte. (efeito: morte; causa: veneno)

O autor pela obra

Ler Machado de Assis e um grande prazer (os livros de Machado de Assis)

O concreto pelo abstrato

Lara tem ótima cabeça. (inteligência)

O continente pelo conteúdo

Comeu o prato todo. (o alimento que estava no prato)

O específico pelo geral

O cachorro é o melhor amigo do homem. (A frase não se refere a um cachorro ou a um homem determinados, mas a todos os cachorros e a todas as pessoas.)

 
 
2. Considerando os exemplos anteriores, qual é a importância da metonímia para a produção de textos? Copie no caderno o que você acha correto.
 
a) A metonímia serve para dar ao texto um aspecto mais formal.
b) Ela é importante para gerar mais expressividade e dar ênfase.
c) Pode ajudar a evitar repetições e a manter o texto mais enxuto, conciso.
 
 
I. Relação de sinonímia: palavras que apresentam entre si sentidos semelhantes.
II. Relação de pertencimento: algo que contém, faz parte ou existe na relação com outra coisa.
 
GABARITO:
1. Prazer ("Ai, que bom que isso é, meu Deus), raiva, medo ("Me sinto incendiar''), ansiedade ("já não pode esperar"), certeza ("Precisa se casar").
 
2. Resposta pessoal.
 
Atividades
1a. Eu, você.
1b. Ele quis dizer que ele não podia esperar, que queria ficar com sua amada.
1c. Relação de pertencimento: algo que contém, faz parte ou existe na relação com outra coisa.
 
2. "Ela é importante para gerar maior expressividade e dar ênfase" e "Pode ajudar a evitar repetições e a manter o texto mais enxuto, conciso".

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.260.

FIGURAS DE LINGUAGEM: METÁFORA 7º ANO

 

FIGURAS DE LINGUAGEM 7º ANO METÁFORA
 
Como é que é?
       A língua é polissêmica, pode apresentar sentidos diversos de acordo com o contexto. Mas você sabe que recursos linguísticos temos para expressar nossas ideias de forma criativa e interessante? Neste capítulo, você vai aprender sobre algumas figuras de  linguagem:            ·
 
     Você sabe o que é metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, sinestesia e ironia?
     Em que contexto podemos usar essas figuras?
     Qual a finalidade delas em um texto?
 
1.Leia a tirinha.
1.Que sentimento a mãe nutre por seu filho? Que frase da tira comprova isso?
 
2. Como é a relação entre eles de acordo com a frase do menino no segundo quadro?
 
3. Qual a relação entre a fala final do menino e a afirmação feita pela mãe?
 
a) Quais são as principais características do Sol?
b) No dia a dia, uma criança comum costuma ter essas características?
c) Considerando a comparação entre o Sol e o menino, o que a mãe estava querendo dizer ao filho?
 

Metáfora

      A metáfora ocorre quando relacionamos em um texto seres ou elementos que, em um primeiro momento, não têm relação entre si e os aproximamos para fazer uma comparação indireta.

 
2. Leia a manchete de um jornal.
Azedou: leite longa vida aumenta 17,6% na capital
https://rm.metrolatam.com/pdf/2018/07/19/20180719_metro-sao-paulo.pdf
 
a) Qual a relação entre o aumento do preço e o verbo azedar no contexto dessa manchete?
b) É possível dizer que esse verbo foi empregado com um sentido  metafórico? Explique.

GABARITO:
1. Grande amor. Você É Sol.
2. Ela não é tão presente na vida do menino.
 
3. Ele está dizendo que precisa pegar mais Sol está pálida, sem cor. Foi uma estratégia para pedir à mãe que passe mais tempo ele.
 
1a. Brilha, é grande, é im­portante para a vida do pla­neta, pode queimar/bronzear a pele.
 
1b. Não.
 
1c. A mãe estava dizendo que ele era a coisa mais im­portante de sua vida e que ela o amava.
 
2a. Nesta manchete, a re­lação estabelecida entre os dois termos evidencia que a situação ficou pior do que estava.
 
2b. Sim, pois foi feita uma comparação indireta entre o aumento do preço e o verbo azedar e, de forma geral, es­ses dois termos não têm re­lação entre si. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.257.

CONTO PEQUENO PIRILLO, Marília. 60 contos diminutos.

 

Azar ou sorte?
 
       Impossível ela não ter percebido. Ele havia escrito em letras garrafais com caneta bem escura. O mais forte que pôde. Era só ela sentar no seu lugar de sempre e colocar os livros sobre a mesa para perceber. Estava ali, sua declaração de amor, bem na cara dela!
       Por que ela não fez nada? Nenhuma reação?! Aquela espera estava acabando com seus nervos e suas unhas.
       OK, decidiu: se ela olhasse pra ele nos próximos 30 segundos ele a convidaria pra sair. Se não, desistiria dela. Respirou fundo e cravou os olhos na menina. 1, 2, 3... começou... 12, 13, 14... sem pressa... 18, 19, 20... com fé... 25, 26, 26 e meio, 27, 27 e meio, 27 e meio e mais um pouquinho, quase 28. Olha pra mim vai! Ooooolha... Por favooooor...
      —E então senhor Gustavo, será que poderia repetir o que eu acabei de explicar? – disse uma voz ao longe. A voz da professora, que parou a explicação para chamar sua atenção.
       Todos na sala olharam para ele. Todos.
       Gustavo sorriu feliz:
      —Olhou! Me olhou! Ela me olhou! Me olhoooou!
PIRILLO, Marília. 60 contos diminutos. São Paulo: Gaivota, 2012. p. 26.
 
1. Gustavo, apaixonado por uma colega de classe, deixou uma declaração de amor sobre a carteira da moça. Que sensações ele evidencia ter experimentado enquanto aguardava alguma reação da moça?
a) ( ) tristeza
b) ( ) ódio
c) ( ) raiva
d) ( ) ansiedade
e) ( ) coragem
 
2. Retire uma frase do texto que comprove sua resposta anterior.
...............................................................................................................................
 
3. Releia o parágrafo em que o rapaz faz a contagem de 30 segundos. O que indica a forma com que ele fez a contagem?
a) ( ) Ele estava com pressa.
b) ( ) Ele estava com sono.
c) ( ) Ele queria ganhar tempo.
d) ( ) Ele não sabia contar.
e) ( ) Ele não queria ouvir a professora.
 
4. Imagine que Gustavo quisesse relatar o ocorrido em uma revista juvenil, na seção “Aconteceu comigo”, como seria o depoimento dele? Escreva-o.
..........................................................................................................................................................................................................................................................
 
5. Gustavo acreditou ter sido correspondido pela moça, mas, de fato, não se pode ter certeza disso. Observe as frases abaixo:
O garoto tinha esperanças em ser correspondido.
Seu coração tinha uma chama de esperança.
A expressão em destaque na segunda frase, pode ser considerada, em relação a primeira frase, uma:
a) ( ) Metáfora
b) ( ) Metonímia
c) ( ) Personificação
d) ( ) Ironia
e) ( ) Sinestesia
 
6. Qual das frases abaixo evidencia o uso de uma hipérbole?
a) ( ) Cansei de chorar por uma garota que não me quer.
b) ( ) Cem mil vezes eu esperaria para tê-la de novo comigo.
c) ( ) Eu a amo tanto que quero vê-la sempre.
d) ( ) Faltam dez horas para eu reencontrar meu grande amor.
e) ( ) Sofri muito, mas agora aprendi e vou cuidar de mim.
 
7. Relacione a coluna da direita com a da esquerda, numerando essa última de acordo com a classificação apresentada na primeira.
1 Personificação
2 Sinestesia
3. Ironia
4. Metonímia
(   ) Ocorre quando se quer expressar o contrário do que se pensa.
(  ) Ocorre quando ações e sentimentos humanos são atribuídos a objetos ou animais.
(   ) Ocorre quando um termo é usado no lugar do outro, por haver entre eles uma relação de proximidade.
(   ) Ocorre quando em uma mesma expressão, mesclam-se sensações percebidas por diferentes órgãos do sentido.
 
8. Em relação à linguagem poética, coloque (F) falso ou (V) verdadeiro.
( ) A poesia tem mais compromisso com a representação da realidade.
( ) Na poesia há um trabalho com a sonoridade e com jogos de imagens.
( ) A poesia apela para nossa imaginação e nos faz ver um mundo diferente.
( ) O ritmo, as rimas e as palavras combinadas não são comuns no poema.