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domingo, 30 de maio de 2021

FRASE ORAÇÃO PERÍODO

 ATIVIDADE: FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO.

Antes de começar assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2rqAE_b8eL8

Leia o texto abaixo.

Hora do espanto! Por que nós sentimos medo?

       Basta nos sentirmos ameaçados por algo real ou até por um filme de terror, para o medo dar as caras. Ele é um sinal de alerta do corpo diante de situações que são ou parecem ser perigosas. O medo também tem a ver com as experiências de cada um: o que causa pavor em você nem sempre leva seu amigo à mesma sensação. É por isso que algumas pessoas têm horror de altura, enquanto outras viajam de avião numa boa.

       Além disso, sabia que o corpo está preparado para o medo? Quando ele surge, o organismo dispara um conjunto de respostas para que você se proteja e enfrente a situação! E lembre-se de que os medos podem mudar ao longo da vida: à medida que crescemos, a noção de perigo fica mais aguçada e nos importamos com situações para as quais não ligávamos durante a infância...

Disponível em:<  https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/hora-do-espanto-por-que-nos-sentimos-medo.phtml > acesso em: 20/05/2021.

·         FRASE

1. No texto acima temos:

a) 1 parágrafo

b) 2 parágrafos

c) 3 parágrafos

d) 4 parágrafos

 

2. No primeiro parágrafo há:

a) uma frase

b) duas frases

c) três frases

d) quatro frases.

 

3. A partir da observação do texto acima, podemos perceber que um texto se divide em .................................................. e os parágrafos se dividem em .................................................... As ................................................são as partes de um parágrafo.

4. Também é possível perceber que todas as frases começaram com letra:

a) maiúscula

b) minúscula.

5.  As frases no texto acima terminaram com quais sinais de pontuação presentes no quadro abaixo?

Dois pontos (:), ponto final (.), ponto de interrogação (?), ponto de exclamação (!), reticências (...), vírgula (,), travessão (_).

..........................................................................................................................................................

 

Leia a anedota abaixo.

Senha do Wi-Fi

       Um rapaz chegou num velório e a primeira coisa que perguntou foi:

        Qual é a senha do Wi-Fi?

       Um parente incomodado disse:

       Respeite o falecido!

       E ele perguntou:

       Tudo junto?

6. O texto acima possui seis frases (Sem contar o título que é uma frase nominal). Retire do texto os seguintes itens:

a) uma frase sem verbo.

...........................................................................................................................................................

b) uma frase com um verbo.

..........................................................................................................................................................

c) uma frase com três verbos.

........................................................................................................................................................

 

TEORIA

       De acordo com a construção, as frases classificam-se em:

       Frase Nominal: é a frase construída sem verbos.

       Exemplos:

       Fogo!
       Cuidado!
      Belo serviço o seu!

      Trabalho digno desse feirante.

      Frase Verbal: é a frase construída com um ou mais verbos.

     Exemplos:

       O sol ilumina a cidade e aquece os dias.

       Os casais saíram para jantar.

       A bola rolou escada abaixo.

      No que se referem à entoação (sentido que expressa) as frases são classificadas em: interrogativas, exclamativas, imperativas, declarativas e optativas.

Disponível em: < https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php > acesso em: 20/05/2021.

·         ORAÇÃO

       Oração é todo enunciado organizado em torno de um único VERBO ou de uma locução verbal.

        Locução verbal são dois verbos que indicam uma ação. O último termina em R, DO ou NDO. Ex.: Eu vou ESTUDAR = Eu estudarei - Estou PENSANDO = Penso muito - Não tinha NOTADO = Não notei.

 

Leia a tirinha do Armandinho.



Disponível em:< https://m.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/3205752329470051/?type=3&source=57  > acesso em:20/05/2021

7. Marque a única alternativa ERRADA “Estou bem protegido!”.

a) É uma frase, pois começa com letra maiúscula e termina com ponto de exclamação.

b) É uma frase verbal, pois possui um verbo: “Estou”.

c) É uma oração, pois é um enunciado organizado em torno de um verbo.

d) É uma frase nominal.

 

8. O termo grifado em “Vou dar uma volta ali fora!” é uma locução verbal, pois pode ser reescrito com apenas um verbo “Darei uma volta ali fora!”.  Marque a alternativa que NÃO possui locução verbal.

a) “Você achou que eu ia sofrer/ Mas eu tinha meu plano B” (Lucas Lucco)

b) “Postando fotos com as gatas/ Pra você ficar sabendo” (Lucas Lucco)

c) “Quase travei/ Será que agora eu vou passar a vez” (Israel & Rodolffo) 

d) “Já namorou, noivou /Já morou junto, largou” (Jorge & Mateus)

·         PERÍODO

        É um enunciado COM SENTIDO COMPLETO que contem uma ou mais orações. Quando possui uma oração é chamado de período simples. Quando possui mais de uma oração é chamado de período composto.

       CADA VERBO = UMA ORAÇÃO, Se uma frase tiver dois verbos, terá duas orações.

 

9. Marque a afirmação ERRADA sobre o a frase atribuída a Julius Cesar “Vim, vi e venci.”.

a) Há uma frase verbal.

b) Há três orações

c) Temos um período simples

d) Temos um período composto.

 

Leia a tirinha abaixo.



Disponível em: < http://www.willtirando.com.br/tres-tarefas/ > acesso em: 20/05/2021.

10. Retire do terceiro quadrinho o que se pede:

a) Uma frase verbal.

.............................................................................................................................................................

b) Um período

.............................................................................................................................................................

c) uma oração

..................................................................................

 

11. No segundo quadrinho temos:

a) uma frase nominal

b) uma frase verbal

c) uma oração

d) um período.

 

Referências bibliográficas:

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/hora-do-espanto-por-que-nos-sentimos-medo.phtml

https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php

https://m.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/3205752329470051/?type=3&source=57

http://www.willtirando.com.br/tres-tarefas

GABARITO: ATIVIDADE 08

1. B

2. D

3. Parágrafos/ frases/ frases

4. A

5. Ponto final (.), ponto de exclamação (!), ponto de interrogação (?) e reticências (...).

6.

a)Tudo junto?

b) possíveis respostas: Respeite o falecido/ E ele perguntou/ Um parente incomodado disse:/ Um rapaz chegou num velório e a primeira coisa que perguntou foi:/ – Qual é a senha do Wi-Fi?

c) Um rapaz chegou num velório e a primeira coisa que perguntou foi:

7. D

8. D

9. C

10.

a) Tipo dirigir, mexer no celular e matar pessoas.

b) Tipo dirigir, mexer no celular e matar pessoas.

c) Respostas possíveis: Tipo dirigir/ mexer no celular/ matar pessoas.

11. A

BNCC: (EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.

Na BNCC esse conteúdo deve ser trabalhado no sexto ano.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

SUJEITO SIMPLES,COMPOSTO E DESINENCIAL ALPHA 7º ANO

SUJEITO ALPHA 7º ANO

SUJEITO SIMPLES, COMPOSTO E DESINENCIAL

1. Leia duas orações referentes ao poema "Eros e Psique".

I. A Princesa Adormecida espera

II. Longe o Infante rompe o caminho fadado.

 

a)  Essas orações resumem o papel que cada personagem desempenha no poema Quais são esses papéis?

b) Que palavras indicam a ação ou o estado de cada personagem?

c) Na oração I, que conjunto de palavras nomeia a personagem que espera?

d) Se fosse preciso escolher apenas uma dessas palavras para nomear a per­sonagem, qual seria a mais importante?

2. Agora, leia esta outra frase:

Eros e Psique são personagens mitológicas.

 

a) lenifique o verbo da oração

b) Que palavras nomeiam os seres sobre quem esse verbo faz uma declaração?

c) Seria possível escolher apenas uma dessas palavras para nomear as perso­nagens de quem se fala na oração, sem prejuízo de sentido?

 

3. Leia este trecho da carta redigida pelo poeta Rarner Maria Rilke (1875-1926) a um Jovem que desejava ser escritor:

       O senhor me pergunta se os seus versos são bons. Pergunta isso a mim, já perguntou a mesma coisa a outras pessoas antes. Envia os seus versos para revis­tas. Faz comparações entre eles e outros poemas e se inquieta quando um ou outro redator recusa suas tentativas de publicação. Agora (como me deu licença de aconselhá-lo) lhe peço para desistir de tudo isso. O senhor olha para fora, e é isso sobretudo que não devia fazer agora.[ ... ]

Ra1ner Maria R1lke Cartas a um jovem poeta Tradução de Pedro Sussekmd Porto Alegre L&PM. 2009 p 23

 

a) Qual das alternativas abaixo expressa melhor o conselho dado por Rilke ao jovem poeta? Copie essa alternativa no caderno.

I. Rilke aconselha o poeta a desistir de escrever.

II. Rilke aconselha o poeta a olhar para dentro de s1 e não se importar tanto com o que os outros pensam.

III.  Rilke aconselha o poeta a mostrar seus poemas apenas a ele.

IV. Rilke aconselha o poeta a enviar seus versos para redatores.

b) O modo como Rilke se dirige ao poeta é informal ou cerimonioso? Por quê?

c) Na oração "O senhor me pergunta", qual é o sujeito? E qual é o núcleo dele?

d) Em "Pergunta isso a mim", há um termo, na oração, que nomeia o sujeito?

e) Na sequência da carta, R1lke utiliza diversas formas verbais que indicam ações do jovem poeta e dos redatores a quem ele enviou seus poemas.

·Que forma verbal Rilke usa para indicar uma ação dele próprio?

·Como é possível saber que essa forma verbal se refere a ele?

 

SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO

 

       As orações analisadas nas atividades anteriores apresentam diferentes ti­pos de sujeito Como você pôde perceber, algumas orações têm o sujeito ex­presso por meio de uma palavra ou por um conjunto de palavras Observe

I. A Princesa Adormecida espera.

II. Eros e Psique são personagens mitológicas.

       Na oração I, há apenas um núcleo do sujeito, a palavra Princesa Na ora­ção II, há dois núcleos do sujeito, as palavras Eros e Psique.

       Nestas orações o sujeito também é expresso por uma ou mais palavras

I.  Alguém gostará de seus poemas.

II. Uns e outros se dizem poetas.

 

       Na oração I, o sujeite tem só um núcleo, a palavra alguém Esse tipo de sujeito é denominado sujeito simples Na oração II, o sujeito tem dois núcle­os, as palavras uns e outros Ele é denominado sujeito composto.

 

SUJEITO OCULTO OU SUJEITO DESINENCIAL

 

       Há também um terceiro tipo de sujeite, que não é expresso por uma pa­lavra independente, mas pode ser identificado, no contexto em que é usado, pela desinência do verbo É o caso das orações a seguir, da carta de Rilke:

I. Envia os seus versos para revista.

II. Peço para desistir de tudo isso.

 

        Na oração I, é possível saber que o ser a que se refere a forma verbal envia e o senhor (ou o poeta) a quem Rilke se dirige na carta. Nessa oração, porém, não há uma palavra que nomeie esse ser É a própria forma verbal envia, por meio de sua desinência (3• pessoa do singular, concordando com a forma de tratamento senhor), que indica o sujeito. Na oração II, ocorre situação semelhante o sujeito da forma verbal peço é identificado pela desinência verbal (1• pessoa do singular), que se refere ao próprio Rilke.

       Em orações como essas, o sujeito está oculto, pois não é representado por uma palavra ou por um conjunto delas. Esse sujeito é identificado pela desinência da forma verbal, por isso também é denominado sujeito desinencial.

ANOTE AÍ

       O sujeito de uma oração pode ser expresso por uma ou mais palavras encadeadas ao verbo. Nesses casos, ele se classifica de acordo com o numero de núcleos é sujeito simples (se houver um só núcleo) ou sujeito composto (se houver mais de um núcleo).

       Em alguns casos, porem, na oração, não ha uma ou mais palavras que nomeiem  o sujeito. Sua identificação é feita por meio da desinência verbal e do contexto. Ele e classificado como sujeito oculto ou sujeito desinencial.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

I. Na lousa, apresente algumas ora­ções com sujeito simples e peça aos alunos que, em duplas, trans­formem o sujeito simples em sujeito composto ou desinencial, fazendo as adaptações necessá­rias. Ao corrigir a atividade com a turma, mostre que a concor­dância verbal é alterada nas sen­tenças. Essa atividade, além de ajudar a estabelecer a diferença entre os tipos de sujeito, permite que os alunos analisem o padrão da concordância verbal segundo a norma-padrão da língua

II. Antes de propor o trabalho com atividades, peça aos alunos que individulmente encontrem os referentes que assumem a posi­ção de sujeitos no poema "Eros e Psique". Corrija a atividade co­letivamente para sanar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo.

Leia a tira.







 a) No último quadrinho, há a expressão "nadando cachorrinho". Na tira, que efeito de sentido ela provoca?

b) Releia as orações dos dois últimos quadrinhos. Qual é o sujeito de cada uma delas? Qual é sua classificação?

c) Que elementos da tira possibilitam identificar esses sujeitos?

2. Leia este trecho de notícia sobre o Prêmio Jabuti 2016:

Julián Fuks e Arnaldo Antunes vencem o Prêmio Jabuti 2016

       O paulistano Julián Fuks venceu o 58" Prêmio Jabuti, mais tradicional troféu lite­rário do Brasil, na categoria Romance com '"A Resistência" (Companhia das Letras).

Na categoria Poesia, foi contemplado Arnaldo Antunes por "Agora Aqui Nin­guém Precisa de Si" (Companhia das Letras).

       Fuks já havia sido finalista do prêmio com "Procura do Romance" (20 I 2), e Antunes ganhara um Jabuti por "As Coisas" ( 1992).

       O prêmio de Contos e Crônicas foi para Natalia Borges Polesso, por "Amora"

(Não Editora). [ ... ]

        Duas colunistas da Folha ficaram com o primeiro lugar de suas categorias. Nina Horta, que escreve todas as quartas no site do jornal, foi premiada em Gastronomia por "O Frango Ensopado da Minha Mãe" (Companhia das Letras), enquanto Angela Alonso, que publica coluna mensal no caderno "Ilustríssima", levou o Jabuti de Ciências Humanas por "Flores, Votos e Balas" (também da Companhia).

[ ... ]

Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 nov. 2016. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/paywall/login.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/11/1831705-julian-fuks-e-arnaldo-antunes-vencem-o-premio-jabuti-2016.shtml.

 

a) De que maneira a notícia caracteriza o Prêmio Jabuti?

b) Releia o segundo parágrafo. No caderno, transcreva o sujeito dessa oração. Qual é sua classificação? Justifique.

c) Nessa notícia há uma oração com sujeito composto. Qual é ela? Indique os núcleos do sujeito.

d) Reescreva no caderno a oração abaixo, transformando o sujeito simples em sujeito composto. Para isso, identifique o nome das colunistas na notícia.

Duas colunistas da Folha ficaram com o primeiro lugar de suas categorias.

 

GABARITO

RESPOSTAS E COMENTARIOS

 

1. 

a) Enquanto a Princesa Adorme­cida espera a chegada do Infan­te, ele percorre o caminho para encontrá-la

b) As palavras espera e rompe.

c) A Princesa Adormecida

d) Princesa.

2.

a) O verbo é ser, forma verbal: são

b) As palavras Eros e Psique

c) Não.

3.

a) Alternativa correta II

b) Rilke se dirige ao poeta de for­ma cerimoniosa, tratando-o por "senhor". Provavelmente, ele se dirige ao poeta dessa forma por eles não serem íntimos, próximos.

c) O sujeito e "O senhor". O núcleo é a palavra senhor

d) Não há uma palavra na oração que nomeia o sujeito.

e)  

·         A forma verbal peço

·         É possível saber porque ela está flexionada na primeira pessoa do singular e Rilke é o autor da carta

 

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS

1.

a) "Nadar cachorrinho" é um es­tilo de nado utilizado, em geral, pelas pessoas que ainda estão aprendendo a nadar, pois não requer técnica. O uso dessa ex­pressão gera o humor da tira, pois Snoopy é um cachorrinho, e nadar nesse estilo não sena, para ele, uma dificuldade, por isso não de­mandaria tanto empenho quanto escalar a mais alta das monta­nhas e, assim, não representaria uma prova de amor. Professor, aproveite para perguntar aos alu­nos por quê, em geral, as pessoas associam provas de amor a sacri­fícios e qual é a opinião deles so­bre esse tipo de comportamento.

b) O sujeito é a primeira pessoa do singular (eu) É oculto ou desinencial

c) O pronome eu, no primeiro qua­drinho, usado por Snoopy para declarar seu amor, e, no segundo e terceiro quadrinhos, o mesmo pronome (embora omitido), que contribui para Snoopy continuar enumerando grandes feitos que realizaria pela amada Essa continuidade do tema nos permite perceber que as formas verbais escalaria e atravessaria, cuja de­sinência indica a primeira pessoa do singular, também remetem ao ser referido pelo pronome eu.

2.

a) Segundo a notícia, é o mais tradicional troféu literário do Brasil

b) Arnaldo Antunes Sua classifi­cação é sujeito simples, pois só há um núcleo, o nome do artista.

c) O título. "Julian Fuks e Arnaldo Antunes vencem o Prêmio Jabuti 2016" Os núcleos são Julian Fuks e Arnaldo Antunes.

d) Nina Horta e Angela Alonso ficaram com o primeiro lugar de suas categorias.

FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018. Pág. 200-203

VERBOS 6º ANO PARTE 01

1. Qual o seu primeiro nome:

.........................................

2. Escreva cinco características físicas ou qualidades sua.

1. ...................................

2. ...................................

3. ...................................

4. ...................................

5. ...................................

3. Diga cinco coisas que você gosta de fazer.

1. ...................................

2. ...................................

3. ...................................

4. ...................................

5. ...................................

 Leia a tirinha.



4. Quais os seis pronomes pessoais presente na tirinha acima?

........../.........../........./.........../.........../...........

 5. Quais as seis palavras no 1º e 2º quadrinho que indicam ação, algo que a personagem faz.

1º quadrinho: .................................../............................../................................

2º quadrinho: ................................../............................../................................

 6. No último quadrinho que palavra indica uma característica ou qualidade?

que

bando

de

ingênuos

não

é

..................................................................

Leia o poema abaixo.

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

 Passado é o que já passou,

É ação que já terminou,

ONTEM vi, comi, chorei...

O FUTURO é o que vai ser,

É o que vai acontecer,

AMANHÃ verei, farei...

 

O PASSADO está lá atrás,

O FUTURO está na frente

E, entre os dois, ao nosso alcance,

Está o AGORA, o PRESENTE !

(...)

( Maria A. P. de Azevedo)

 7. Quais as três palavras no terceiro verso da primeira estrofe que indicam uma ação no passado?

............................................../............................................./........................................

 8. Quais as duas palavras do último verso da primeira estrofe que indicam uma ação que vai acontecer.

............................................................/.............................................

Leia o poema abaixo.

 CONJUGAÇÃO

Eu falo

tu ouves

ele cala.

 

Eu procuro

tu indagas

ele esconde.

 

Eu planto

tu adubas

ele colhe.

 

Eu ajunto

tu conservas

ele rouba.

 

Eu defendo

tu combates

ele entrega.

 

Eu escrevo

tu me lês

ele apaga.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Poesia reunida: 1965-1999. Porto Alegre: L&PM, 2004. p. 157-158

 9. Faça um poema de quatro estrofes de dois versos cada um utilizando apena AÇÕES OPOSTAS. Não utilize palavras do poema acima.

Eu..........................................

Ele..........................................


Eu..........................................

Ele..........................................


Eu..........................................

Ele..........................................

 

Eu..........................................

Ele.........................................

Leia o poema abaixo.

Sono Pesado

 Toca o despertador

e meu pai vem me chamar:

- Levanta, filho, levanta,

Tá na hora de acordar.

 

Uma coisa, no entanto,

impede que eu me levante:

Sentado nas minhas costas,

há um enorme elefante.

 

Ele tem essa mania,

todo dia vem aqui.

Senta em cima de mim,

e começa a ler gibi.

 

O sono, que estava bom,

fica ainda mais pesado.

Como eu posso levantar

com o bichão aí sentado?

 

O meu pai não vê o bicho,

deve estar ruim da vista.

Podia me deixar dormindo,

enquanto ia ao oculista...

 

Espera um pouco, papai...

Não precisa ser agora.

Daqui a cinco minutos,

o elefante vai embora...

 

Mas meu pai insiste tanto,

que eu levanto, carrancudo.

Vou pra escola, que remédio,

com o bicho nas costas e tudo.

(Cláudio Thebas)

 10. Retire do poema acima 10 palavras que indiquem ação.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

11. As orações abaixo estão no tempo presente, Reescreva-as no PASSADO e no FUTURO.

a) TOCA o despertador.

PASSADO...............................................................................

FUTURO..................................................................................

b) Ele TEM essa mania.

PASSADO...............................................................................

FUTURO..................................................................................

c) O meu pai não VÊ o bicho.

PASSADO...............................................................................

FUTURO..................................................................................

12. Chover, relampejar, ventar, trovejar, amanhecer, as palavras em destaque indicam:

a) ações realizadas por pessoas

b) fenômenos da natureza

c) ações realizadas pelos animais

13. Marque a alternativa em que NÃO há uma qualidade após o verbo.

a) Vitor é estudioso.

b) A prova está difícil.

c) A casa ficou organizada.

d) Ketlen faltou ontem.

VERBOS - TEORIA

        VERBOS são palavras que indicam ação. Indicam fenômenos da natureza (ventar, chover, anoitecer) e indicam estados (ser, estar, ficar, permanecer e continuar).

 Os verbos variam em:

PESSOA
1ª pessoa do discurso – quem fala: eu / nós – Eu confio - Nós confiamos.
2ª pessoa do discurso – com quem se fala: tu / vós – Tu confias – Vós confiais.
3ª – pessoa do discurso - de quem se fala: ele / eles – Ele confia – Eles confiam

 “Eu comprei uma linda cadeira.”     

1. Como ficaria a frase acima trocando o pronome de 1ª pessoa (eu) por um de 3ª pessoa?

..............................................................................................................................................

2. Qual palavra sofreu mudança ao se trocar o pronome?

....................................................................................
Os verbos mudam de acordo com a pessoa do discurso, essa mudança se chama flexão de pessoa.

Os verbos variam em:

NÚMERO:
Singular - MENINO
Plural - MENINOS

Os verbos mudam de acordo com o número.

 “O MENINO recebeu uma caixa de bombom.”

3. Como ficaria a frase acima trocando as palavras o menino por OS MENINOS?

.....................................................................................................................................................

4.Qual a palavra que mudou?

.........................................................................................

Os verbos mudam de acordo com o número, esse fenômeno se chama flexão de número.

 Os verbos variam em:

TEMPO: ontem, hoje, amanhã.
Presente - a ação acontece no momento em que se fala. (Agora eu falo)
Pretérito - a ação acontece  antes do momento em que se fala. (Antes eu falei)
Futuro - a ação acontece depois do momento em que se fala. (Depois eu falarei)

 “Os alunos viajaram para o torneio de judô.”

5. Se a frase acima se referisse a algo que ainda vai acontecer, como ficaria?

.........................................................................................................................................................

6. Qual palavra mudou?

.............................................................................................

Os verbos mudam de acordo com o tempo presente, passado e futuro, essa mudança se chama flexão de tempo.

 

7. Quais as Três flexões que o verbo pode realizar?

.........................................................................................................................................................

segunda-feira, 24 de maio de 2021

OS VERBOS DE ELOCUÇÃO E A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS

 OS VERBOS DE ELOCUÇÃO E A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS

1. Releia este trecho da reportagem "Geração sem filtro":

Camila Tavares chega a ter mais de 1 000 mensagens não lidas no WhatsApp quando acorda para o colégio. Às 5h30, checa algumas conversas nos 70 grupos de que participa. Enquanto toma um café da manhã rápido, olha o Snapchat. Aos 15 anos, diz que "não consegue viver" sem rede social, embora afirme nem ser "das mais viciadas" em sua turma.

a) De quem são as falas escritas entre aspas no trecho?

b) Que verbos de elocução são utilizados para introduzir essas falas?

c) Em sua opinião, por que as repórteres utilizaram dois verbos diferentes para introduzir essas falas?

d) Que efeito de sentido cada um desses verbos de elocução provoca?

 

2.Leia, a seguir, um trecho da reportagem "Mulheres recebem menos na maio­ria dos esportes", que trata da desigualdade salarial entre homens e mulheres no esporte, devido, entre outros fatores, à diferença nos patrocínios recebidos.

 

       Pode ser moralmente escandaloso que Marta receba tão menos que Neymar?

Em um mercado movido a patrocínios, tudo parece justificável. As receitas patrocinadas da Copa do Mundo masculina chegaram a US$ 529 milhões.

No mundial feminino, US$ 17 milhões de investimentos privados.

      Visibilidade e popularidade são palavras-chave para entender por que os esportes femininos atraem menos patrocínios. "A mídia dá pouca visibilidade às conquistas das mulheres, aos campeonatos das mulheres", explica Silvana Goellner, professora da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em questões de gênero no esporte. "A mídia produz muito a representação do esporte para os homens, então como vamos tê-las como inspiração?", questiona Silvana.

      Os acordos de transmissão e direitos televisivos exercem uma poderosa influência nos negócios esportivos. A popularidade dos jogos, com o comparecimento aos estádios para ver as equipes femi­ninas, também afeta diretamente a receita dos campeonatos e o inte­resse das emissoras. Quanto menos pessoas prestigiam as atletas, menos

elas são noticiadas e televisionadas. Quanto menos são noticiadas e televisio­nadas, menos pessoas têm o interesse despertado e as prestigiam. Um círculo vicioso que explica em grande parte a batalha para equalizar economicamente as competições feminina e masculina.

Natalia Mazotte. Mulheres recebem menos na maioria dos esportes. Gênero e Número. 1 O ago. 2016. Disponível em: <http:/ /apubhca.orq/Zü l 6/08/mulheres­recebem-menos-na-ma1oria-dos-esportes/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

 

a) Que verbos de elocução são empregados nesse trecho?

 

b) Qual desses verbos de elocução indica que a repórter vê a fala da professora como uma crítica? Explique essa crítica.

 

c) Se, em vez do verbo identificado na resposta ao item b, a repórter tivesse usado o verbo perguntar, haveria alteração no sentido do texto? Explique.

 

Leia este trecho do conto "Plebiscito", de Artur de Azevedo.

A cena passa-se em l 890.

A família está toda reunida na sala de jantar.

O senhor Rodrigues palita os dentes, repimpado numa cadeira de balanço. Acabou de comer como um abade.

Dona Bernardina, sua esposa, está muito entretida a limpar a gaiola de um canário belga.

Os pequenos são dois, um menino e uma menina. Ela distrai-se a olhar para o canário. Ele, encostado à mesa, os pés cruzados, lê com muita atenção uma das nossas folhas diárias.

Silêncio.

De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta:

- Papai, que é plebiscito?

O senhor Rodrigues fecha os olhos imediatamente para fingir que dorme. O pequeno insiste:

- Papai?

Pausa:

- Papai?

Dona Bernardina intervém:

- Ó seu Rodrigues, Manduca está lhe chamando. Não durma depois do jantar,

que lhe faz mal.

O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos.

- Que é? que desejam vocês)

- Eu queria que papai me dissesse o que é plebiscito.

- Ora essa, rapaz' Então tu vais fazer doze anos e não sabes ainda o que é  plebiscito?

[ ... ]

 

Artur de Azevedo. Plebiscrto. Disponível em: <http://www.dom1n1opubl1co.g0v.br/pesqu1sa/ DetalheObraForm .do?select_act1on=&co_obra= 16566>. Acesso em: 17 ago. 2018.

 

a) O que os verbos de elocução insistir e intervir, usados nesse trecho do conto, permitem ao leitor saber sobre o sentimento das personagens (pai e filho)? Justifique sua resposta.

b) As três últimas falas não são acompanhadas de verbos de elocução. Rees­creva esse trecho no caderno usando verbos de elocução. Para isso, escolha os verbos que melhor revelem os sentimentos do pai e do filho ao dizê-las.

c) Procure no dicionário o significado da palavra plebiscito. Depois, responda:

Você concorda com a atitude do pai diante da dúvida do filho? Explique.

 

4.Junte-se a um colega para produzir, no caderno, um diálogo de acordo com as orientações abaixo. Lembrem-se de que os verbos de elocução devem ser adequados ao contexto proposto.

·Situação: duas personagens a caminho do cinema em um sábado à tarde.

·Personagem 1: feminina. Sentimento decidida.

·Personagem 2: feminina. Sentimento: indecisa.

4.Compartilhem o diálogo com os demais colegas e anotem as semelhanças e as diferenças entre as produções.

Os verbos de elocução, usados com o discurso direto, introduzem a fala de alguém.

Nas reportagens, podem sinalizar o ponto de vista do repórter sobre o que é dito. Nas narrativas, costumam dar pistas sobre os sentimentos das personagens no contexto.

 

GABARITO

1.

a) As falas são de Camila Tavares.

b) Os verbos dizer e afirmar.

 

c)Para evitar repetição e fornecer pistas sobre como a pessoa se ex­pressou ao dar o depoimento.

 

d) Os verbos dizer e afirmar, na voz do repórter, têm sentidos pró­ximos, entretanto, dizer fica com um sentido mais geral "diz que não consegue viver [. .. ]" e afirmar com o mais específico. O efeito de sentido é que Camila parece as­sumir e garantir uma posição, não outra, quando o repórter emprega "afirmar" para introduzir a fala da Jovem: "embora afirme nem ser mais viciada]. .. ]".

 

2.

a) Os verbos explicar e questionar.

b) O verbo questionar. Seu uso indica que a repórter vê a fala da professora como uma crítica ao fato de haver praticamente ape­nas atletas masculinos nas mí­dias, já que os meios de comuni­cação não projetam as equipes e as esportistas femininas.

c) Sim, pois o verbo questionar suscita uma discussão, uma re­flexão sobre o assunto. Por sua vez, o verbo perguntar apenas descreveria o tom da fala.

 

3.

a) O verbo insistir revela que o filho estava impaciente e queria que o pai respondesse à sua per­gunta. O verbo intervir sugere impaciência e autoridade da esposa em relação ao marido.

b) Possibilidade de resposta:

"O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos.

E resmunga:

- Que é? Que desejam vocês?

- Eu queria que papai dissesse

o que é plebiscito - insistiu o menino.

O senhor Rodrigues indaga:

- Ora essa,  rapaz! Então tu vais fazer doze anos e não sa­bes ainda o que é plebiscito?"

c) Resposta pessoal, Professor, oriente os alunos na consulta ao dicionário. Em geral, os dicioná­rios trazem variações dessa defi­nição do termo plebiscito: consul­ta sobre questão específica feita diretamente ao povo, que deve responder sim ou não sobre o que é perguntado.

4.Resposta pessoal. Professor,  ve­rifique a adequação do diálogo à situação proposta e ao sentimento de cada personagem.

5. Resposta pessoal. Espera-se que os diálogos sejam diversificados, no entanto, é provável que alguns verbos de elocução se repitam.

FONTE:  COSTA, Cibeli Lopresti. Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7º ano. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2018.