ATIVIDADE: FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO.
Antes de começar assista ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2rqAE_b8eL8
Leia o texto abaixo.
Hora do espanto! Por que nós
sentimos medo?
Basta nos sentirmos ameaçados por algo real ou até por
um filme de terror, para o medo dar as caras. Ele é um sinal de alerta do corpo diante de
situações que são ou parecem ser perigosas. O medo também tem a ver
com as experiências de cada um: o que causa pavor em você nem sempre leva seu
amigo à mesma sensação. É por isso que algumas pessoas têm horror de
altura, enquanto outras viajam de avião numa boa.
Além disso, sabia
que o corpo está preparado para o medo? Quando ele surge, o organismo dispara um
conjunto de respostas para que você se proteja e enfrente a situação! E lembre-se de que os medos podem
mudar ao longo da vida: à medida que crescemos, a noção de perigo fica mais
aguçada e nos importamos com situações para as quais não ligávamos durante a
infância... |
Disponível
em:< https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/hora-do-espanto-por-que-nos-sentimos-medo.phtml > acesso
em: 20/05/2021.
·
FRASE
1. No texto acima temos:
a) 1 parágrafo
b) 2 parágrafos
c) 3 parágrafos
d) 4 parágrafos
2. No primeiro parágrafo há:
a) uma frase
b) duas frases
c) três frases
d) quatro frases.
3. A partir da observação do texto acima,
podemos perceber que um texto se divide em
.................................................. e os parágrafos se dividem
em .................................................... As
................................................são as partes de um parágrafo.
4. Também é possível perceber que todas as
frases começaram com letra:
a) maiúscula
b) minúscula.
5. As frases no texto acima terminaram com quais sinais de pontuação
presentes no quadro abaixo?
Dois pontos (:), ponto final (.),
ponto de interrogação (?), ponto de exclamação (!), reticências
(...), vírgula (,), travessão (_). |
..........................................................................................................................................................
Leia a anedota abaixo.
Senha do
Wi-Fi
Um
rapaz chegou num velório e a
primeira coisa que perguntou foi:
–
Qual é a senha do Wi-Fi?
Um
parente incomodado disse:
– Respeite o falecido!
E
ele perguntou:
– Tudo
junto?
6. O texto acima possui seis frases (Sem contar o título que é
uma frase nominal). Retire do texto os seguintes itens:
a) uma frase sem
verbo.
...........................................................................................................................................................
b) uma frase com
um verbo.
..........................................................................................................................................................
c) uma frase com
três verbos.
........................................................................................................................................................
TEORIA
De acordo com a construção,
as frases classificam-se em: Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Trabalho digno desse feirante. Frase Verbal: é a frase construída com um ou mais verbos. Exemplos: O sol ilumina a
cidade e aquece os dias. Os casais saíram para
jantar. A bola rolou escada
abaixo. No que se referem à entoação (sentido que expressa) as frases são
classificadas em: interrogativas, exclamativas, imperativas, declarativas e
optativas. |
Disponível em: < https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php > acesso em: 20/05/2021.
·
ORAÇÃO
Oração é todo enunciado organizado em
torno de um único
VERBO ou de uma locução verbal. Locução verbal são dois verbos
que indicam uma ação. O último termina em R, DO ou NDO. Ex.: Eu vou ESTUDAR = Eu estudarei - Estou PENSANDO = Penso muito - Não tinha NOTADO = Não notei. |
Leia a tirinha do Armandinho.
Disponível em:< https://m.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/3205752329470051/?type=3&source=57
> acesso em:20/05/2021
7. Marque a
única alternativa ERRADA “Estou bem
protegido!”.
a) É uma frase,
pois começa com letra maiúscula e
termina com ponto de exclamação.
b) É uma frase verbal, pois possui um verbo: “Estou”.
c) É uma oração, pois é um enunciado organizado
em torno de um verbo.
d) É uma frase nominal.
8. O termo
grifado em “Vou dar uma volta
ali fora!” é uma locução verbal, pois pode ser reescrito com apenas um verbo “Darei uma volta ali fora!”. Marque a alternativa que NÃO possui locução verbal.
a) “Você achou
que eu ia sofrer/ Mas eu tinha meu
plano B” (Lucas Lucco)
b) “Postando fotos
com as gatas/ Pra você ficar sabendo” (Lucas
Lucco)
c) “Quase travei/
Será que agora eu vou passar a vez”
(Israel & Rodolffo)
d) “Já namorou,
noivou /Já morou junto, largou” (Jorge & Mateus)
·
PERÍODO
É um enunciado COM SENTIDO COMPLETO
que contem uma ou mais orações. Quando possui uma oração é chamado de período simples. Quando possui mais de uma oração é chamado de
período composto. CADA VERBO = UMA ORAÇÃO, Se uma frase
tiver dois verbos, terá duas orações. |
9. Marque a afirmação
ERRADA sobre o a frase atribuída a Julius Cesar “Vim, vi e venci.”.
a) Há uma frase
verbal.
b) Há três
orações
c) Temos um
período simples
d) Temos um
período composto.
Leia a tirinha
abaixo.
Disponível
em: < http://www.willtirando.com.br/tres-tarefas/ > acesso em: 20/05/2021.
10. Retire do terceiro
quadrinho o que se pede:
a) Uma frase verbal.
.............................................................................................................................................................
b) Um período
.............................................................................................................................................................
c) uma oração
..................................................................................
11. No segundo
quadrinho temos:
a) uma frase nominal
b) uma frase verbal
c) uma oração
d) um período.
Referências bibliográficas:
https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/hora-do-espanto-por-que-nos-sentimos-medo.phtml
https://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint2.php
https://m.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/3205752329470051/?type=3&source=57
http://www.willtirando.com.br/tres-tarefas
GABARITO: ATIVIDADE 08
1. B
2. D
3. Parágrafos/ frases/ frases
4. A
5. Ponto final (.), ponto de
exclamação (!), ponto de interrogação (?) e reticências (...).
6.
a)Tudo junto?
b) possíveis respostas: Respeite o
falecido/ E ele perguntou/ Um parente incomodado disse:/ Um rapaz chegou num
velório e a primeira coisa que perguntou foi:/ – Qual é a senha do Wi-Fi?
c) Um rapaz chegou num velório e a
primeira coisa que perguntou foi:
7. D
8. D
9. C
10.
a) Tipo dirigir, mexer no celular e
matar pessoas.
b) Tipo dirigir, mexer no celular e
matar pessoas.
c) Respostas possíveis: Tipo
dirigir/ mexer no celular/ matar pessoas.
11. A
BNCC: (EF06LP09) Classificar, em texto ou sequência textual, os períodos simples compostos.
Na BNCC esse conteúdo deve ser trabalhado no sexto ano.