PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 28 de maio de 2021

VERBOS 6º ANO PARTE 01

1. Qual o seu primeiro nome:

.........................................

2. Escreva cinco características físicas ou qualidades sua.

1. ...................................

2. ...................................

3. ...................................

4. ...................................

5. ...................................

3. Diga cinco coisas que você gosta de fazer.

1. ...................................

2. ...................................

3. ...................................

4. ...................................

5. ...................................

 Leia a tirinha.



4. Quais os seis pronomes pessoais presente na tirinha acima?

........../.........../........./.........../.........../...........

 5. Quais as seis palavras no 1º e 2º quadrinho que indicam ação, algo que a personagem faz.

1º quadrinho: .................................../............................../................................

2º quadrinho: ................................../............................../................................

 6. No último quadrinho que palavra indica uma característica ou qualidade?

que

bando

de

ingênuos

não

é

..................................................................

Leia o poema abaixo.

PASSADO, PRESENTE E FUTURO

 Passado é o que já passou,

É ação que já terminou,

ONTEM vi, comi, chorei...

O FUTURO é o que vai ser,

É o que vai acontecer,

AMANHÃ verei, farei...

 

O PASSADO está lá atrás,

O FUTURO está na frente

E, entre os dois, ao nosso alcance,

Está o AGORA, o PRESENTE !

(...)

( Maria A. P. de Azevedo)

 7. Quais as três palavras no terceiro verso da primeira estrofe que indicam uma ação no passado?

............................................../............................................./........................................

 8. Quais as duas palavras do último verso da primeira estrofe que indicam uma ação que vai acontecer.

............................................................/.............................................

Leia o poema abaixo.

 CONJUGAÇÃO

Eu falo

tu ouves

ele cala.

 

Eu procuro

tu indagas

ele esconde.

 

Eu planto

tu adubas

ele colhe.

 

Eu ajunto

tu conservas

ele rouba.

 

Eu defendo

tu combates

ele entrega.

 

Eu escrevo

tu me lês

ele apaga.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Poesia reunida: 1965-1999. Porto Alegre: L&PM, 2004. p. 157-158

 9. Faça um poema de quatro estrofes de dois versos cada um utilizando apena AÇÕES OPOSTAS. Não utilize palavras do poema acima.

Eu..........................................

Ele..........................................


Eu..........................................

Ele..........................................


Eu..........................................

Ele..........................................

 

Eu..........................................

Ele.........................................

Leia o poema abaixo.

Sono Pesado

 Toca o despertador

e meu pai vem me chamar:

- Levanta, filho, levanta,

Tá na hora de acordar.

 

Uma coisa, no entanto,

impede que eu me levante:

Sentado nas minhas costas,

há um enorme elefante.

 

Ele tem essa mania,

todo dia vem aqui.

Senta em cima de mim,

e começa a ler gibi.

 

O sono, que estava bom,

fica ainda mais pesado.

Como eu posso levantar

com o bichão aí sentado?

 

O meu pai não vê o bicho,

deve estar ruim da vista.

Podia me deixar dormindo,

enquanto ia ao oculista...

 

Espera um pouco, papai...

Não precisa ser agora.

Daqui a cinco minutos,

o elefante vai embora...

 

Mas meu pai insiste tanto,

que eu levanto, carrancudo.

Vou pra escola, que remédio,

com o bicho nas costas e tudo.

(Cláudio Thebas)

 10. Retire do poema acima 10 palavras que indiquem ação.

..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

11. As orações abaixo estão no tempo presente, Reescreva-as no PASSADO e no FUTURO.

a) TOCA o despertador.

PASSADO...............................................................................

FUTURO..................................................................................

b) Ele TEM essa mania.

PASSADO...............................................................................

FUTURO..................................................................................

c) O meu pai não VÊ o bicho.

PASSADO...............................................................................

FUTURO..................................................................................

12. Chover, relampejar, ventar, trovejar, amanhecer, as palavras em destaque indicam:

a) ações realizadas por pessoas

b) fenômenos da natureza

c) ações realizadas pelos animais

13. Marque a alternativa em que NÃO há uma qualidade após o verbo.

a) Vitor é estudioso.

b) A prova está difícil.

c) A casa ficou organizada.

d) Ketlen faltou ontem.

VERBOS - TEORIA

        VERBOS são palavras que indicam ação. Indicam fenômenos da natureza (ventar, chover, anoitecer) e indicam estados (ser, estar, ficar, permanecer e continuar).

 Os verbos variam em:

PESSOA
1ª pessoa do discurso – quem fala: eu / nós – Eu confio - Nós confiamos.
2ª pessoa do discurso – com quem se fala: tu / vós – Tu confias – Vós confiais.
3ª – pessoa do discurso - de quem se fala: ele / eles – Ele confia – Eles confiam

 “Eu comprei uma linda cadeira.”     

1. Como ficaria a frase acima trocando o pronome de 1ª pessoa (eu) por um de 3ª pessoa?

..............................................................................................................................................

2. Qual palavra sofreu mudança ao se trocar o pronome?

....................................................................................
Os verbos mudam de acordo com a pessoa do discurso, essa mudança se chama flexão de pessoa.

Os verbos variam em:

NÚMERO:
Singular - MENINO
Plural - MENINOS

Os verbos mudam de acordo com o número.

 “O MENINO recebeu uma caixa de bombom.”

3. Como ficaria a frase acima trocando as palavras o menino por OS MENINOS?

.....................................................................................................................................................

4.Qual a palavra que mudou?

.........................................................................................

Os verbos mudam de acordo com o número, esse fenômeno se chama flexão de número.

 Os verbos variam em:

TEMPO: ontem, hoje, amanhã.
Presente - a ação acontece no momento em que se fala. (Agora eu falo)
Pretérito - a ação acontece  antes do momento em que se fala. (Antes eu falei)
Futuro - a ação acontece depois do momento em que se fala. (Depois eu falarei)

 “Os alunos viajaram para o torneio de judô.”

5. Se a frase acima se referisse a algo que ainda vai acontecer, como ficaria?

.........................................................................................................................................................

6. Qual palavra mudou?

.............................................................................................

Os verbos mudam de acordo com o tempo presente, passado e futuro, essa mudança se chama flexão de tempo.

 

7. Quais as Três flexões que o verbo pode realizar?

.........................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário