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sexta-feira, 28 de maio de 2021

SUJEITO SIMPLES,COMPOSTO E DESINENCIAL ALPHA 7º ANO

SUJEITO ALPHA 7º ANO

SUJEITO SIMPLES, COMPOSTO E DESINENCIAL

1. Leia duas orações referentes ao poema "Eros e Psique".

I. A Princesa Adormecida espera

II. Longe o Infante rompe o caminho fadado.

 

a)  Essas orações resumem o papel que cada personagem desempenha no poema Quais são esses papéis?

b) Que palavras indicam a ação ou o estado de cada personagem?

c) Na oração I, que conjunto de palavras nomeia a personagem que espera?

d) Se fosse preciso escolher apenas uma dessas palavras para nomear a per­sonagem, qual seria a mais importante?

2. Agora, leia esta outra frase:

Eros e Psique são personagens mitológicas.

 

a) lenifique o verbo da oração

b) Que palavras nomeiam os seres sobre quem esse verbo faz uma declaração?

c) Seria possível escolher apenas uma dessas palavras para nomear as perso­nagens de quem se fala na oração, sem prejuízo de sentido?

 

3. Leia este trecho da carta redigida pelo poeta Rarner Maria Rilke (1875-1926) a um Jovem que desejava ser escritor:

       O senhor me pergunta se os seus versos são bons. Pergunta isso a mim, já perguntou a mesma coisa a outras pessoas antes. Envia os seus versos para revis­tas. Faz comparações entre eles e outros poemas e se inquieta quando um ou outro redator recusa suas tentativas de publicação. Agora (como me deu licença de aconselhá-lo) lhe peço para desistir de tudo isso. O senhor olha para fora, e é isso sobretudo que não devia fazer agora.[ ... ]

Ra1ner Maria R1lke Cartas a um jovem poeta Tradução de Pedro Sussekmd Porto Alegre L&PM. 2009 p 23

 

a) Qual das alternativas abaixo expressa melhor o conselho dado por Rilke ao jovem poeta? Copie essa alternativa no caderno.

I. Rilke aconselha o poeta a desistir de escrever.

II. Rilke aconselha o poeta a olhar para dentro de s1 e não se importar tanto com o que os outros pensam.

III.  Rilke aconselha o poeta a mostrar seus poemas apenas a ele.

IV. Rilke aconselha o poeta a enviar seus versos para redatores.

b) O modo como Rilke se dirige ao poeta é informal ou cerimonioso? Por quê?

c) Na oração "O senhor me pergunta", qual é o sujeito? E qual é o núcleo dele?

d) Em "Pergunta isso a mim", há um termo, na oração, que nomeia o sujeito?

e) Na sequência da carta, R1lke utiliza diversas formas verbais que indicam ações do jovem poeta e dos redatores a quem ele enviou seus poemas.

·Que forma verbal Rilke usa para indicar uma ação dele próprio?

·Como é possível saber que essa forma verbal se refere a ele?

 

SUJEITO SIMPLES E SUJEITO COMPOSTO

 

       As orações analisadas nas atividades anteriores apresentam diferentes ti­pos de sujeito Como você pôde perceber, algumas orações têm o sujeito ex­presso por meio de uma palavra ou por um conjunto de palavras Observe

I. A Princesa Adormecida espera.

II. Eros e Psique são personagens mitológicas.

       Na oração I, há apenas um núcleo do sujeito, a palavra Princesa Na ora­ção II, há dois núcleos do sujeito, as palavras Eros e Psique.

       Nestas orações o sujeito também é expresso por uma ou mais palavras

I.  Alguém gostará de seus poemas.

II. Uns e outros se dizem poetas.

 

       Na oração I, o sujeite tem só um núcleo, a palavra alguém Esse tipo de sujeito é denominado sujeito simples Na oração II, o sujeito tem dois núcle­os, as palavras uns e outros Ele é denominado sujeito composto.

 

SUJEITO OCULTO OU SUJEITO DESINENCIAL

 

       Há também um terceiro tipo de sujeite, que não é expresso por uma pa­lavra independente, mas pode ser identificado, no contexto em que é usado, pela desinência do verbo É o caso das orações a seguir, da carta de Rilke:

I. Envia os seus versos para revista.

II. Peço para desistir de tudo isso.

 

        Na oração I, é possível saber que o ser a que se refere a forma verbal envia e o senhor (ou o poeta) a quem Rilke se dirige na carta. Nessa oração, porém, não há uma palavra que nomeie esse ser É a própria forma verbal envia, por meio de sua desinência (3• pessoa do singular, concordando com a forma de tratamento senhor), que indica o sujeito. Na oração II, ocorre situação semelhante o sujeito da forma verbal peço é identificado pela desinência verbal (1• pessoa do singular), que se refere ao próprio Rilke.

       Em orações como essas, o sujeito está oculto, pois não é representado por uma palavra ou por um conjunto delas. Esse sujeito é identificado pela desinência da forma verbal, por isso também é denominado sujeito desinencial.

ANOTE AÍ

       O sujeito de uma oração pode ser expresso por uma ou mais palavras encadeadas ao verbo. Nesses casos, ele se classifica de acordo com o numero de núcleos é sujeito simples (se houver um só núcleo) ou sujeito composto (se houver mais de um núcleo).

       Em alguns casos, porem, na oração, não ha uma ou mais palavras que nomeiem  o sujeito. Sua identificação é feita por meio da desinência verbal e do contexto. Ele e classificado como sujeito oculto ou sujeito desinencial.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

I. Na lousa, apresente algumas ora­ções com sujeito simples e peça aos alunos que, em duplas, trans­formem o sujeito simples em sujeito composto ou desinencial, fazendo as adaptações necessá­rias. Ao corrigir a atividade com a turma, mostre que a concor­dância verbal é alterada nas sen­tenças. Essa atividade, além de ajudar a estabelecer a diferença entre os tipos de sujeito, permite que os alunos analisem o padrão da concordância verbal segundo a norma-padrão da língua

II. Antes de propor o trabalho com atividades, peça aos alunos que individulmente encontrem os referentes que assumem a posi­ção de sujeitos no poema "Eros e Psique". Corrija a atividade co­letivamente para sanar possíveis dúvidas em relação ao conteúdo.

Leia a tira.







 a) No último quadrinho, há a expressão "nadando cachorrinho". Na tira, que efeito de sentido ela provoca?

b) Releia as orações dos dois últimos quadrinhos. Qual é o sujeito de cada uma delas? Qual é sua classificação?

c) Que elementos da tira possibilitam identificar esses sujeitos?

2. Leia este trecho de notícia sobre o Prêmio Jabuti 2016:

Julián Fuks e Arnaldo Antunes vencem o Prêmio Jabuti 2016

       O paulistano Julián Fuks venceu o 58" Prêmio Jabuti, mais tradicional troféu lite­rário do Brasil, na categoria Romance com '"A Resistência" (Companhia das Letras).

Na categoria Poesia, foi contemplado Arnaldo Antunes por "Agora Aqui Nin­guém Precisa de Si" (Companhia das Letras).

       Fuks já havia sido finalista do prêmio com "Procura do Romance" (20 I 2), e Antunes ganhara um Jabuti por "As Coisas" ( 1992).

       O prêmio de Contos e Crônicas foi para Natalia Borges Polesso, por "Amora"

(Não Editora). [ ... ]

        Duas colunistas da Folha ficaram com o primeiro lugar de suas categorias. Nina Horta, que escreve todas as quartas no site do jornal, foi premiada em Gastronomia por "O Frango Ensopado da Minha Mãe" (Companhia das Letras), enquanto Angela Alonso, que publica coluna mensal no caderno "Ilustríssima", levou o Jabuti de Ciências Humanas por "Flores, Votos e Balas" (também da Companhia).

[ ... ]

Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 nov. 2016. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/paywall/login.shtml?https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2016/11/1831705-julian-fuks-e-arnaldo-antunes-vencem-o-premio-jabuti-2016.shtml.

 

a) De que maneira a notícia caracteriza o Prêmio Jabuti?

b) Releia o segundo parágrafo. No caderno, transcreva o sujeito dessa oração. Qual é sua classificação? Justifique.

c) Nessa notícia há uma oração com sujeito composto. Qual é ela? Indique os núcleos do sujeito.

d) Reescreva no caderno a oração abaixo, transformando o sujeito simples em sujeito composto. Para isso, identifique o nome das colunistas na notícia.

Duas colunistas da Folha ficaram com o primeiro lugar de suas categorias.

 

GABARITO

RESPOSTAS E COMENTARIOS

 

1. 

a) Enquanto a Princesa Adorme­cida espera a chegada do Infan­te, ele percorre o caminho para encontrá-la

b) As palavras espera e rompe.

c) A Princesa Adormecida

d) Princesa.

2.

a) O verbo é ser, forma verbal: são

b) As palavras Eros e Psique

c) Não.

3.

a) Alternativa correta II

b) Rilke se dirige ao poeta de for­ma cerimoniosa, tratando-o por "senhor". Provavelmente, ele se dirige ao poeta dessa forma por eles não serem íntimos, próximos.

c) O sujeito e "O senhor". O núcleo é a palavra senhor

d) Não há uma palavra na oração que nomeia o sujeito.

e)  

·         A forma verbal peço

·         É possível saber porque ela está flexionada na primeira pessoa do singular e Rilke é o autor da carta

 

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS

1.

a) "Nadar cachorrinho" é um es­tilo de nado utilizado, em geral, pelas pessoas que ainda estão aprendendo a nadar, pois não requer técnica. O uso dessa ex­pressão gera o humor da tira, pois Snoopy é um cachorrinho, e nadar nesse estilo não sena, para ele, uma dificuldade, por isso não de­mandaria tanto empenho quanto escalar a mais alta das monta­nhas e, assim, não representaria uma prova de amor. Professor, aproveite para perguntar aos alu­nos por quê, em geral, as pessoas associam provas de amor a sacri­fícios e qual é a opinião deles so­bre esse tipo de comportamento.

b) O sujeito é a primeira pessoa do singular (eu) É oculto ou desinencial

c) O pronome eu, no primeiro qua­drinho, usado por Snoopy para declarar seu amor, e, no segundo e terceiro quadrinhos, o mesmo pronome (embora omitido), que contribui para Snoopy continuar enumerando grandes feitos que realizaria pela amada Essa continuidade do tema nos permite perceber que as formas verbais escalaria e atravessaria, cuja de­sinência indica a primeira pessoa do singular, também remetem ao ser referido pelo pronome eu.

2.

a) Segundo a notícia, é o mais tradicional troféu literário do Brasil

b) Arnaldo Antunes Sua classifi­cação é sujeito simples, pois só há um núcleo, o nome do artista.

c) O título. "Julian Fuks e Arnaldo Antunes vencem o Prêmio Jabuti 2016" Os núcleos são Julian Fuks e Arnaldo Antunes.

d) Nina Horta e Angela Alonso ficaram com o primeiro lugar de suas categorias.

FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018. Pág. 200-203

5 comentários:

  1. Por favor, compartilha o livro geração alpha 7 , 8 e 9.

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Copie e cola na barra de pesquisa: https://professordiorges.blogspot.com/search/label/LIVRO%20GERA%C3%87%C3%83O%20ALPHA

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  2. Não encontrei o link para download 😪😪

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    1. Não há. Precisa copiar e colar. Ao colar no word precisa clicar em limpar formatação.

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