PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 24 de maio de 2021

OS VERBOS DE ELOCUÇÃO E A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS

 OS VERBOS DE ELOCUÇÃO E A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS

1. Releia este trecho da reportagem "Geração sem filtro":

Camila Tavares chega a ter mais de 1 000 mensagens não lidas no WhatsApp quando acorda para o colégio. Às 5h30, checa algumas conversas nos 70 grupos de que participa. Enquanto toma um café da manhã rápido, olha o Snapchat. Aos 15 anos, diz que "não consegue viver" sem rede social, embora afirme nem ser "das mais viciadas" em sua turma.

a) De quem são as falas escritas entre aspas no trecho?

b) Que verbos de elocução são utilizados para introduzir essas falas?

c) Em sua opinião, por que as repórteres utilizaram dois verbos diferentes para introduzir essas falas?

d) Que efeito de sentido cada um desses verbos de elocução provoca?

 

2.Leia, a seguir, um trecho da reportagem "Mulheres recebem menos na maio­ria dos esportes", que trata da desigualdade salarial entre homens e mulheres no esporte, devido, entre outros fatores, à diferença nos patrocínios recebidos.

 

       Pode ser moralmente escandaloso que Marta receba tão menos que Neymar?

Em um mercado movido a patrocínios, tudo parece justificável. As receitas patrocinadas da Copa do Mundo masculina chegaram a US$ 529 milhões.

No mundial feminino, US$ 17 milhões de investimentos privados.

      Visibilidade e popularidade são palavras-chave para entender por que os esportes femininos atraem menos patrocínios. "A mídia dá pouca visibilidade às conquistas das mulheres, aos campeonatos das mulheres", explica Silvana Goellner, professora da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e especialista em questões de gênero no esporte. "A mídia produz muito a representação do esporte para os homens, então como vamos tê-las como inspiração?", questiona Silvana.

      Os acordos de transmissão e direitos televisivos exercem uma poderosa influência nos negócios esportivos. A popularidade dos jogos, com o comparecimento aos estádios para ver as equipes femi­ninas, também afeta diretamente a receita dos campeonatos e o inte­resse das emissoras. Quanto menos pessoas prestigiam as atletas, menos

elas são noticiadas e televisionadas. Quanto menos são noticiadas e televisio­nadas, menos pessoas têm o interesse despertado e as prestigiam. Um círculo vicioso que explica em grande parte a batalha para equalizar economicamente as competições feminina e masculina.

Natalia Mazotte. Mulheres recebem menos na maioria dos esportes. Gênero e Número. 1 O ago. 2016. Disponível em: <http:/ /apubhca.orq/Zü l 6/08/mulheres­recebem-menos-na-ma1oria-dos-esportes/>. Acesso em: 17 ago. 2018.

 

a) Que verbos de elocução são empregados nesse trecho?

 

b) Qual desses verbos de elocução indica que a repórter vê a fala da professora como uma crítica? Explique essa crítica.

 

c) Se, em vez do verbo identificado na resposta ao item b, a repórter tivesse usado o verbo perguntar, haveria alteração no sentido do texto? Explique.

 

Leia este trecho do conto "Plebiscito", de Artur de Azevedo.

A cena passa-se em l 890.

A família está toda reunida na sala de jantar.

O senhor Rodrigues palita os dentes, repimpado numa cadeira de balanço. Acabou de comer como um abade.

Dona Bernardina, sua esposa, está muito entretida a limpar a gaiola de um canário belga.

Os pequenos são dois, um menino e uma menina. Ela distrai-se a olhar para o canário. Ele, encostado à mesa, os pés cruzados, lê com muita atenção uma das nossas folhas diárias.

Silêncio.

De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta:

- Papai, que é plebiscito?

O senhor Rodrigues fecha os olhos imediatamente para fingir que dorme. O pequeno insiste:

- Papai?

Pausa:

- Papai?

Dona Bernardina intervém:

- Ó seu Rodrigues, Manduca está lhe chamando. Não durma depois do jantar,

que lhe faz mal.

O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos.

- Que é? que desejam vocês)

- Eu queria que papai me dissesse o que é plebiscito.

- Ora essa, rapaz' Então tu vais fazer doze anos e não sabes ainda o que é  plebiscito?

[ ... ]

 

Artur de Azevedo. Plebiscrto. Disponível em: <http://www.dom1n1opubl1co.g0v.br/pesqu1sa/ DetalheObraForm .do?select_act1on=&co_obra= 16566>. Acesso em: 17 ago. 2018.

 

a) O que os verbos de elocução insistir e intervir, usados nesse trecho do conto, permitem ao leitor saber sobre o sentimento das personagens (pai e filho)? Justifique sua resposta.

b) As três últimas falas não são acompanhadas de verbos de elocução. Rees­creva esse trecho no caderno usando verbos de elocução. Para isso, escolha os verbos que melhor revelem os sentimentos do pai e do filho ao dizê-las.

c) Procure no dicionário o significado da palavra plebiscito. Depois, responda:

Você concorda com a atitude do pai diante da dúvida do filho? Explique.

 

4.Junte-se a um colega para produzir, no caderno, um diálogo de acordo com as orientações abaixo. Lembrem-se de que os verbos de elocução devem ser adequados ao contexto proposto.

·Situação: duas personagens a caminho do cinema em um sábado à tarde.

·Personagem 1: feminina. Sentimento decidida.

·Personagem 2: feminina. Sentimento: indecisa.

4.Compartilhem o diálogo com os demais colegas e anotem as semelhanças e as diferenças entre as produções.

Os verbos de elocução, usados com o discurso direto, introduzem a fala de alguém.

Nas reportagens, podem sinalizar o ponto de vista do repórter sobre o que é dito. Nas narrativas, costumam dar pistas sobre os sentimentos das personagens no contexto.

 

GABARITO

1.

a) As falas são de Camila Tavares.

b) Os verbos dizer e afirmar.

 

c)Para evitar repetição e fornecer pistas sobre como a pessoa se ex­pressou ao dar o depoimento.

 

d) Os verbos dizer e afirmar, na voz do repórter, têm sentidos pró­ximos, entretanto, dizer fica com um sentido mais geral "diz que não consegue viver [. .. ]" e afirmar com o mais específico. O efeito de sentido é que Camila parece as­sumir e garantir uma posição, não outra, quando o repórter emprega "afirmar" para introduzir a fala da Jovem: "embora afirme nem ser mais viciada]. .. ]".

 

2.

a) Os verbos explicar e questionar.

b) O verbo questionar. Seu uso indica que a repórter vê a fala da professora como uma crítica ao fato de haver praticamente ape­nas atletas masculinos nas mí­dias, já que os meios de comuni­cação não projetam as equipes e as esportistas femininas.

c) Sim, pois o verbo questionar suscita uma discussão, uma re­flexão sobre o assunto. Por sua vez, o verbo perguntar apenas descreveria o tom da fala.

 

3.

a) O verbo insistir revela que o filho estava impaciente e queria que o pai respondesse à sua per­gunta. O verbo intervir sugere impaciência e autoridade da esposa em relação ao marido.

b) Possibilidade de resposta:

"O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos.

E resmunga:

- Que é? Que desejam vocês?

- Eu queria que papai dissesse

o que é plebiscito - insistiu o menino.

O senhor Rodrigues indaga:

- Ora essa,  rapaz! Então tu vais fazer doze anos e não sa­bes ainda o que é plebiscito?"

c) Resposta pessoal, Professor, oriente os alunos na consulta ao dicionário. Em geral, os dicioná­rios trazem variações dessa defi­nição do termo plebiscito: consul­ta sobre questão específica feita diretamente ao povo, que deve responder sim ou não sobre o que é perguntado.

4.Resposta pessoal. Professor,  ve­rifique a adequação do diálogo à situação proposta e ao sentimento de cada personagem.

5. Resposta pessoal. Espera-se que os diálogos sejam diversificados, no entanto, é provável que alguns verbos de elocução se repitam.

FONTE:  COSTA, Cibeli Lopresti. Geração alpha língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7º ano. 2. ed. São Paulo: Edições SM, 2018.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário