OS VERBOS DE ELOCUÇÃO E A EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS
1. Releia este trecho da
reportagem "Geração sem filtro":
Camila Tavares chega a ter mais
de 1 000 mensagens não lidas no WhatsApp quando acorda para o colégio. Às 5h30,
checa algumas conversas nos 70 grupos de que participa. Enquanto toma um café
da manhã rápido, olha o Snapchat. Aos 15 anos, diz que "não consegue
viver" sem rede social, embora afirme nem ser "das mais
viciadas" em sua turma.
a) De quem são as falas escritas
entre aspas no trecho?
b) Que verbos de elocução são
utilizados para introduzir essas falas?
c) Em sua opinião, por que as
repórteres utilizaram dois verbos diferentes para introduzir essas falas?
d) Que efeito de sentido cada um
desses verbos de elocução provoca?
2.Leia, a seguir, um trecho da
reportagem "Mulheres recebem menos na maioria dos esportes", que
trata da desigualdade salarial entre homens e mulheres no esporte, devido,
entre outros fatores, à diferença nos patrocínios recebidos.
Pode ser moralmente escandaloso que
Marta receba tão menos que Neymar?
Em um mercado movido a
patrocínios, tudo parece justificável. As receitas patrocinadas da Copa do
Mundo masculina chegaram a US$ 529 milhões.
No mundial feminino, US$ 17
milhões de investimentos privados.
Visibilidade e popularidade são
palavras-chave para entender por que os esportes femininos atraem menos
patrocínios. "A mídia dá pouca visibilidade às conquistas das mulheres,
aos campeonatos das mulheres", explica Silvana Goellner, professora da
Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e
especialista em questões de gênero no esporte. "A mídia produz muito a
representação do esporte para os homens, então como vamos tê-las como
inspiração?", questiona Silvana.
Os acordos de transmissão e direitos
televisivos exercem uma poderosa influência nos negócios esportivos. A
popularidade dos jogos, com o comparecimento aos estádios para ver as equipes
femininas, também afeta diretamente a receita dos campeonatos e o interesse
das emissoras. Quanto menos pessoas prestigiam as atletas, menos
elas são noticiadas e
televisionadas. Quanto menos são noticiadas e televisionadas, menos pessoas
têm o interesse despertado e as prestigiam. Um círculo vicioso que explica em
grande parte a batalha para equalizar economicamente as competições feminina e
masculina.
Natalia Mazotte. Mulheres recebem menos na maioria dos
esportes. Gênero e Número. 1 O ago. 2016. Disponível em: <http:/
/apubhca.orq/Zü l 6/08/mulheresrecebem-menos-na-ma1oria-dos-esportes/>.
Acesso em: 17 ago. 2018.
a) Que verbos de elocução são
empregados nesse trecho?
b) Qual desses verbos de elocução
indica que a repórter vê a fala da professora como uma crítica? Explique essa
crítica.
c) Se, em vez do verbo
identificado na resposta ao item b, a repórter tivesse usado o verbo perguntar,
haveria alteração no sentido do texto? Explique.
Leia este trecho do conto
"Plebiscito", de Artur de Azevedo.
A cena passa-se em l 890.
A família está toda reunida na
sala de jantar.
O senhor Rodrigues palita os
dentes, repimpado numa cadeira de balanço. Acabou de comer como um abade.
Dona Bernardina, sua esposa, está
muito entretida a limpar a gaiola de um canário belga.
Os pequenos são dois, um menino e
uma menina. Ela distrai-se a olhar para o canário. Ele, encostado à mesa, os
pés cruzados, lê com muita atenção uma das nossas folhas diárias.
Silêncio.
De repente, o menino levanta a
cabeça e pergunta:
- Papai, que é plebiscito?
O senhor Rodrigues fecha os olhos
imediatamente para fingir que dorme. O pequeno insiste:
- Papai?
Pausa:
- Papai?
Dona Bernardina intervém:
- Ó seu Rodrigues, Manduca está
lhe chamando. Não durma depois do jantar,
que lhe faz mal.
O senhor Rodrigues não tem
remédio senão abrir os olhos.
- Que é? que desejam vocês)
- Eu queria que papai me dissesse
o que é plebiscito.
- Ora essa, rapaz' Então tu vais
fazer doze anos e não sabes ainda o que é plebiscito?
[ ... ]
Artur de Azevedo. Plebiscrto. Disponível em:
<http://www.dom1n1opubl1co.g0v.br/pesqu1sa/ DetalheObraForm
.do?select_act1on=&co_obra= 16566>. Acesso em: 17 ago. 2018.
a) O que os verbos de elocução insistir
e intervir, usados nesse trecho do conto, permitem ao leitor saber
sobre o sentimento das personagens (pai e filho)? Justifique sua resposta.
b) As três últimas falas não são
acompanhadas de verbos de elocução. Reescreva esse trecho no caderno usando
verbos de elocução. Para isso, escolha os verbos que melhor revelem os
sentimentos do pai e do filho ao dizê-las.
c) Procure no dicionário o
significado da palavra plebiscito. Depois, responda:
Você concorda com a atitude do
pai diante da dúvida do filho? Explique.
4.Junte-se a um colega para
produzir, no caderno, um diálogo de acordo com as orientações abaixo.
Lembrem-se de que os verbos de elocução devem ser adequados ao contexto
proposto.
·Situação: duas personagens a
caminho do cinema em um sábado à tarde.
·Personagem 1: feminina.
Sentimento decidida.
·Personagem 2: feminina.
Sentimento: indecisa.
4.Compartilhem
o diálogo com os demais colegas e anotem as semelhanças e as diferenças entre
as produções.
Os verbos
de elocução, usados com o discurso direto, introduzem a fala de alguém. Nas
reportagens, podem sinalizar o ponto de vista do repórter sobre o que
é dito. Nas narrativas, costumam dar pistas sobre os sentimentos das
personagens no contexto. |
GABARITO
1.
a) As falas são de Camila Tavares.
b) Os verbos dizer e afirmar.
c)Para evitar repetição e fornecer pistas sobre como a pessoa se expressou
ao dar o depoimento.
d) Os verbos dizer e afirmar, na voz do repórter, têm
sentidos próximos, entretanto, dizer fica com um sentido mais geral
"diz que não consegue viver [. .. ]" e afirmar com o mais
específico. O efeito de sentido é que Camila parece assumir e garantir uma
posição, não outra, quando o repórter emprega "afirmar" para
introduzir a fala da Jovem: "embora afirme nem ser mais viciada]. ..
]".
2.
a) Os verbos explicar e questionar.
b) O verbo questionar. Seu uso indica que a repórter vê a fala
da professora como uma crítica ao fato de haver praticamente apenas atletas
masculinos nas mídias, já que os meios de comunicação não projetam as equipes
e as esportistas femininas.
c) Sim, pois o verbo questionar suscita uma discussão, uma reflexão
sobre o assunto. Por sua vez, o verbo perguntar apenas descreveria o tom
da fala.
3.
a) O verbo insistir revela que o filho estava impaciente e
queria que o pai respondesse à sua pergunta. O verbo intervir sugere impaciência
e autoridade da esposa em relação ao marido.
b) Possibilidade de resposta:
"O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos.
E resmunga:
- Que é? Que desejam vocês?
- Eu queria que papai dissesse
o que é plebiscito - insistiu o menino.
O senhor Rodrigues indaga:
- Ora essa, rapaz! Então tu vais
fazer doze anos e não sabes ainda o que é plebiscito?"
c) Resposta pessoal, Professor, oriente os alunos na consulta ao
dicionário. Em geral, os dicionários trazem variações dessa definição do
termo plebiscito: consulta sobre questão específica feita diretamente
ao povo, que deve responder sim ou não sobre o que é perguntado.
4.Resposta pessoal. Professor, verifique a adequação do diálogo à situação
proposta e ao sentimento de cada personagem.
5. Resposta pessoal. Espera-se que os diálogos sejam diversificados, no
entanto, é provável que alguns verbos de elocução se repitam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário