VOZES DISCURSO DIRETO E INDIRETO E LIVRE
|
• Identificar e refletir sobre as diferentes perspectivas
ou vozes presentes nos textos e
sobre os efeitos de sentido do uso do discurso
direto, indireto, indireto livre, citações etc.
• Estabelecer relações de intertextualidade e
interdiscursividade que permitam a identificação e compreensão dos diferentes
posicionamentos e/ou perspectivas em jogo, do papel da paráfrase e de
produções como as paródias e a estilizações.
• Orquestrar as diferentes vozes nos textos pertencentes aos gêneros literários, fazendo uso
adequado da “fala” do narrador, do discurso
direto, indireto e indireto livre.
• Estabelecer relações de intertextualidade para
explicitar, sustentar e qualificar posicionamentos, construir e referendar
explicações e relatos, fazendo usos de citações e paráfrases, devidamente
marcadas e para produzir
paródias e estilizações.
(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos
linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de
concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação,
ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita
ponto final, ponto
de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.
(EF04LP05) Identificar a função na leitura e usar, adequadamente,
na escrita
ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e
travessão em diálogos (discurso direto),
vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
(EF35LP22) Perceber diálogos em textos narrativos,
observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o
uso de variedades linguísticas no discurso
direto.
(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas
ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da
estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a
construção do discurso indireto e
discurso direto.
(EF35LP30) Diferenciar discurso indireto e discurso
direto, determinando o efeito de sentido de verbos de enunciação e explicando
o uso de variedades linguísticas no discurso
direto, quando for o caso.
(EF69LP50) Elaborar texto teatral, a partir da adaptação
de romances, contos, mitos, narrativas de enigma e de aventura, novelas,
biografias romanceadas, crônicas, dentre outros, indicando as rubricas para
caracterização do cenário, do espaço, do tempo; explicitando a caracterização
física e psicológica dos personagens e dos seus modos de ação; reconfigurando
a inserção do discurso direto e
dos tipos de narrador; explicitando as marcas de variação linguística
(dialetos, registros e jargões) e retextualizando o tratamento da temática.
(EF67LP30) Criar narrativas ficcionais, tais como contos
populares, contos de suspense, mistério, terror, humor, narrativas de enigma,
crônicas, histórias em quadrinhos, dentre outros, que utilizem cenários e
personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura
narrativa próprios ao gênero pretendido, tais como enredo, personagens,
tempo, espaço e narrador, utilizando tempos verbais adequados à narração de
fatos passados, empregando conhecimentos sobre diferentes modos de se iniciar
uma história e de inserir os discursos
direto e indireto.
(EF06LP12) Utilizar,
ao produzir texto, recursos de coesão referencial (nome e pronomes), recursos
semânticos de sinonímia, antonímia e homonímia e mecanismos de representação
de diferentes vozes (discurso direto e indireto).
(EF89LP05) Analisar o efeito de sentido produzido pelo
uso, em textos, de recurso a formas de apropriação textual (paráfrases,
citações, discurso direto, indireto ou
indireto livre).
(EF89LP26) Produzir resenhas, a partir das notas e/ou
esquemas feitos, com o manejo adequado das vozes envolvidas (do resenhador, do autor da obra e, se for o
caso, também dos autores citados na obra resenhada), por meio do uso de
paráfrases, marcas do discurso reportado e citações.
(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão
sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas
e impessoais, discurso direto e
indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.
|
quarta-feira, 3 de abril de 2019
BNCC VOZES DISCURSO DIRETO INDIRETO E LIVRE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário