PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 3 de abril de 2019

TREM DAS ONZE INTERPRETAÇÃO


TREM DAS ONZE

Não posso ficar nem mais um minuto com você.
Sinto muito, amor, mas não pode ser.
Moro em Jaçanã... Se eu perder esse trem,
Que sai agora às onze horas,
Só amanhã de manhã.

E além disso, mulher, tem outra coisa:
Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar.
Sou filho único, tenho minha casa para olhar.
Eu não posso ficar...
(Adoniran Barbosa: CD “Demônios da Garoa – série BIS”. EMI, 2007, disco 2, faixa 02)

01. O texto de Adoniran Barbosa mostra os argumentos do eu-lírico para justificar a necessidade de se despedir da amada. O que faz com que ele tenha de partir imediatamente?____________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
02. Na primeira estrofe, está empregado o vocativo “amor”; na segunda, o vocativo é “mulher”. Essa mudança tem o seguinte efeito discursivo:

(A) igualar os dois substantivos na forma de tratamento da pessoa amada.
(B) desequilibrar a forma de tratamento da pessoa amada, por inferioridade.
(C) evitar a repetição inexpressiva de um dos dois vocativos.
(D) revelar o perfil feminino da interlocutora, a fim de evitar mal entendidos.

03. Na segunda estrofe há outro motivo que reforça o fato do eu-lírico não poder ficar mais um pouco com sua amada. Cite-o. ___________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
04. De acordo com o contexto, uma mesma palavra pode assumir sentidos diferentes. Dentro do texto analisado, que significado teria o verbo OLHAR no penúltimo verso? __________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


FONTE: http://www.colegioplinioleite.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário