PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

DIÁRIO 6º ANO TEORIA

 

DIÁRIO 6º ANO TEORIA

 AUTOR: Professores de Língua Portuguesa

Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça




      Nesse gênero textual há o registro de ideias e opiniões sobre a realidade que cerca o escritor, com a expressão de sentimentos.

Dentre as características deste gênero estão:

·            A linguagem informal (pode até utilizar gírias);

·            Tem o próprio escritor como destinatário, ou seja, o diário é escrito para si mesmo;

·            Aponta acontecimentos importantes do dia a dia;

·            Caráter subjetivo (demonstração de sentimentos e opiniões);

·            Tem como objetivo guardar lembranças e desabafar;

·            Sinceridade de quem escreve (o emissor, no caso);

·            Pode ser escrito com frases curtas ou longas;

·            As páginas costumam ser datadas;

·            Pode ser real ou fictício (“inventado”);

·            Pode conter ou não assinatura pessoal;

·            Linguagem empregada na 1ª pessoa (“Eu acho, Eu acordei, Eu não fui...”), com verbos no passado;

·            Pode ou não ser dirigido a alguém;

·            Pode ou não se tornar público, podendo ficar em segredo para quem o escreve.

 

Vejamos agora, alguns tipos de diários:

 I.          Diário pessoal

O diário pessoal é composto por relatos íntimos que devem ser lido, apenas pelo

(a) próprio (a) autor (a). Apresenta uma linguagem simples, coloquial e familiar, sem preocupações literárias, tem como exemplo ‘’O diário de Anne Frank’’

 II.         Diário de ficção (não é real, histórias da imaginação)

Trata-se de uma obra literária com o formato de anotações pessoais, na qual o (a) autor (a) registra as suas emoções e vivências cotidianas, um exemplo é ‘’Diário de um Banana’’ que conta com vários volumes.

 

Estrutura do gênero textual diário:

 

Local e Data

A data é parte essencial de um diário.

Vocativo

Geralmente é iniciado com “Meu querido diário”, uma vez que não é escrito para uma pessoa específica. Mas pode utilizar qualquer outra saudação. Exemplos: Olá, amigo! E

aí, brother! Bom dia, cara! Oi, meu amigo!

Desenvolvimento

É a parte na qual as informações serão detalhadamente registradas.

Despedida e Assinatura

Para finalizar, há a presença de uma despedida e a assinatura, que serve para declarar o (a) autor (a) do texto.

Exemplo de diário

“Domingo, 14 de junho de 1942

Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)

Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.”

(O Diário de Anne Frank)

 

Veja o exemplo de uma página de diário fictício.

 

Morro da Fumaça, SC, 09/03/2020. (LOCAL E DATA)

Olá, meu brother!  (CUMPRIMENTANDO O DIÁRIO)

Hoje é sábado!

      (INÍCIO) Dormi até tarde. Estava chovendo mesmo. Aquele barulho de chuva caindo no telhado é uma delícia. Quem não gosta?

      O problema foi que, ao acordar, senti que meu corpo doía um pouquinho. Devo ter dormido de mal jeito. Mas não deu em nada...

      Nem deu tempo de tomar café. Bem, já era quase meio dia e nem tinha me dado conta. A mãe gritou que o almoço estava na mesa. Nem tirei o pijama, e com ele fiquei o dia inteiro. Também sair de casa nem dá. Tenho medo do tal coronavírus... e eu não sou doido de me arriscar!

     Depois do almoço, fui para a Netflix. Escolhi um filme bacana para assistir à tarde. Pensa que consegui? Que nada! Na metade do filme estava dormindo de novo. Eita!

      Aí, não demorou muito para anoitecer. Agora o dia vai logo embora. Perdi o sono, por isso tentei me distrair escrevendo em você. Acho que vou lá na cozinha ver se tem algo de bom na geladeira para comer.

     Até amanhã, diário! (DESPEDIDA)

     Um abraço do Felipe (ASSINATURA)

 

1.     Agora é sua vez! Seguindo a estrutura vista no quadro acima, escreva uma página de diário, relatando fatos marcantes ou diferentes que você vivenciou recentemente. Ou relatando fatos passados, como o nascimento de um irmão, um encontro inesperado, o primeiro dia de aula, uma surpresa, a alegria de ganhar um animal de estimação, uma viagem ou passeio inesquecível.

Ø  Fale dos sentimentos, das emoções ou das surpresas que os fatos lhe causaram. Procure fazer comentários, opinar ou desabafar, se for o caso;

Ø  Escreva na 1°pessoa e, se quiser, adote uma linguagem espontânea e informal;

Ø  Se quiser ilustre sua página de diário com desenhos, fotos e colagens.

Ø  Observe com detalhes o exemplo da página de diário fictício citada acima e você se sairá MUITO BEM em sua produção!

 

2 comentários: