Dona Cotinha, Tom e Gato Joca
https://www.youtube.com/watch?v=YVVwlLhy4YM
b) Tom
c) Ele é um gato de rua
d) Um outro personagem
FONTE: https://historiaspossiveis.blogspot.com/2017/04/atividade-para-o-7-ano-interpretacao-de.html
Vamos pensar juntos?
Em frente à
minha casa tem outra casa, pequena, de madeira, azul com janelas brancas.
Está no fim de um terreno enorme com muitas árvores. Para mim aquilo é o que
chamam de floresta[...] |
O conto
inicia com uma descrição do espaço onde o gato e o menino vivem e se
desenvolvem as cenas.
Dona Cotinha
sempre aparece com um prato
de comida. Diz: - Vem,
gatinho. Olha só o que eu trouxe para você. |
O uso do
travessão indica a utilização do discurso direto, ou seja, introduz a fala de
uma personagem (Dona Cotinha).
Enredo
O enredo, sucessão de acontecimentos que
constituem a ação. Trata-se de ser o assunto da trama, contada de
maneira linear ou não linear. Todo
enredo tem um núcleo, que chamamos de conflito. É por meio desse
conflito que determina-se o nível de tensão (expectativa) para prender o
leitor. É, ainda, no enredo que os acontecimentos da história se desenrolam.
Espaço
É o local onde acontecem os fatos, onde as
personagens se movimentam. Existe o espaço “físico”, que é aquele que
caracteriza o enredo, e o “psicológico”, que retrata a vivência subjetiva dos
personagens.
Tempo
Caracteriza o desencadear dos fatos. É
constituído pelo cronológico, que, como o próprio nome diz, é ligado a
horas, meses, anos, ou seja, marcado pelos ponteiros do relógio e pelo
calendário. O outro (tempo) é o psicológico, ligado às lembranças, aos
sentimentos interiores vividos pelos personagens e intrinsecamente relacionados
com a característica pessoal de cada um.
Em frente à
minha casa tem outra casa, pequena, de madeira, azul com
janelas brancas. Está no fim de um terreno enorme com muitas árvores. Para
mim aquilo é o que chamam de floresta. Tom diz que é um quintal. Ali
mora Dona Cotinha[...] |
No conto,
por diversas vezes, há referência à casa de dona Cotinha, onde o gato e o
menino passam boa parte da história.
- Passe aqui
no fim da tarde. Faço um bolo de fubá com cobertura de chocolate que é de dar
água na boca. Com água na
boca fiquei eu. Naquela tarde voltamos à casa de dona Cotinha. Ela foi logo
mostrando pro Tom uma coleção de carrinhos antigos. |
Parece
ser cronológico, com uma ordem de início, meio e fim.
Sou premiado
com sardinha fresca, atum, macarrão. Tenho engordado além da conta. Dia
desses estava tomando sol e ouvi o Tom me chamar. O danado sentiu meu cheiro
e descobriu meu segredo. |
a) de Dona Cotinha
b) do gato Joca
c) do menino Tom
Personagens
Além de um bom enredo, os personagens são
elementos da narrativa que também ajudam a contar uma boa história.
Como elementos da narrativa, os
personagens são as pessoas que estão presentes na história. Eles recebem
classificações diferentes conforme o nível de atuação e importância.
Narrador
Um dos principais elementos narrativos é
o narrador, que pode ser classificado em narrador personagem, que
participa da história; narrador observador, conhece a história,
observa e relata os fatos na 3ª pessoa do singular; e narrador onisciente,
que conhece toda a história, conhece os outros personagens, inclusive
comportamentos, pensamentos e ideias, com narração
em 1ª pessoa ou 3ª pessoa.
Ao observar o título do conto, é
possível inferir que...
A) os contos têm muitos
personagens.
B) os contos têm poucos
personagens.
C) os contos têm um único
personagem.
D) os contos têm somente animais
como personagens.
Em frente à
minha casa tem outra casa, pequena, de madeira, azul com janelas brancas.
Está no fim de um terreno enorme com muitas árvores. Para mim aquilo é o que
chamam de floresta. Tom diz que é um quintal[...] |
A partir da leitura do trecho, é
possível inferir que a narração é predominantemente em 1ª ou 3ª pessoa?
Justifique.
A
narração é predominantemente em 1ª pessoa, onde o personagem que narra também
participa dos fatos.
Depois nos
levou para uma sala repleta de livros. Tom ficou de boca aberta e perguntou: - A senhora
já leu todos esses livros? -
Praticamente todos. Ler foi minha diversão, meu bom vício. Infelizmente meus
olhos não ajudam mais. Essa pilha que você está vendo aqui ainda nem foi
tocada. |
Qual o ponto alto do conto
(clímax)?
A descoberta de uma sala repleta de livros na casa de Dona Cotinha pelo menino e pelo gato. Parte dos livros nem tinham sido tocados.
Tom começou
a ler em voz alta, e sua voz encheu a sala de seres fantásticos. O tempo
parou. Desse dia em diante, à tardinha, eu e Tom tínhamos uma missão. Abrir
os livros de dona Cotinha e deixar os personagens passearem pela casa mágica,
no meio da floresta da cidade de pedra. |
Qual a solução do conflito, como
termina a história?
Para não
deixarem os livros parados, Tom e o gato
Joca vão até a casa de Dona Cotinha todos os dias e, ao lerem, deixam os personagem passearem
pela casa mágica.
1. Como você sabe, toda história
tem um narrador, alguém que conta a história. O narrador dessa história é um
dos personagens. Copie um trecho do texto que mostre que o narrador é
personagem.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O título desse texto anuncia os personagens que fazem parte da história. Depois de ler esse primeiro trecho, você já pode responder: qual deles é o narrador da história? Transcreva um trecho que confirme a sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. No trecho “Para mim aquilo é o
que chamam de floresta.” O que é “aquilo”?
________________________________________________________________________________
4. A quem se referem as palavras
destacadas no trecho “O danado sentiu meu cheiro e descobriu meu segredo. Ele
estava no portão quando chegou Dona Cotinha, no seu Fusquinha. “
________________________________________________________________________________
5. No trecho “Dia desses estava
tomando sol e ouvi o Tom me chamar.” sublinhe a expressão que expressa o tempo
em que o fato aconteceu.
6. Segundo o texto, como é a casa
de Dona Cotinha?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. E como o texto descreve (diz
como é) a Dona Cotinha?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Segundo o texto , por que o
gato estava engordando?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
LEIA A CONTINUAÇÃO DA HISTÓRIA
– Bom dia, menino – disse ela. Já
que está em frente à minha casa, faça uma gentileza e abra o portão. Tom
obedeceu. Dona Cotinha afagou minha cabeça e perguntou: – Este gatinho é seu? –
Sim, senhora. – Ele é muito educado. – Obrigado - disse eu, na minha voz de
gato. – No primeiro dia que o vi por aqui, ele entrou na casa e cheirou tudo.
Agora, sempre deixo uma comidinha para ele! – Ah! Mas o Joca não come comida de
gente, não, senhora. Só come ração - disse o Tom. – Come, sim, meu filho. E
come de tudo. Dona Cotinha acabava de denunciar minha gula e o aumento de peso.
Continuou: – Passe aqui no fim da tarde. Faço um bolo de fubá com cobertura de
chocolate que é de dar água na boca...
O texto tem
diálogos. Eles reproduzem de forma direta a fala dos personagens. Observe a
pontuação do diálogo. Para saber mais, consulte o seu Material Didático
Carioca na página 19. |
9. Após relembrar sobre a
pontuação do diálogo, escolha uma cor para cada personagem que fala. No trecho
acima, pinte a fala desse personagem com a cor correspondente.
_________________________________________________________________________________
10. Qual o sentido da palavra
destacada em “Dona Cotinha afagou minha cabeça e perguntou”?
_________________________________________________________________________________
11. A quem se refere a palavra
destacada no trecho “Este gatinho é seu?”
_________________________________________________________________________________
13. No trecho a seguir, sublinhe
os termos que expressam a ideia de TEMPO. “No primeiro dia que o vi por aqui,
ele entrou na casa e cheirou tudo. Agora, sempre deixo uma comidinha para ele!”
_________________________________________________________________________________
14. No trecho “– Ah! Mas o Joca
não come comida de gente, não, senhora. Só come ração - disse o Tom” a palavra
destacada dá ideia de ( ) comparação. ( ) dúvida. ( ) adição. ( ) oposição.
LEIA A CONTINUAÇÃO DO TEXTO
Com água na boca fiquei eu. Naquela tarde
voltamos à casa de Dona Cotinha. Ela foi logo mostrando pro Tom uma coleção de
carrinhos antigos. Era do filho dela, que morreu bem pequeno. Depois nos levou
para uma sala repleta de livros. Tom ficou de boca aberta e perguntou: – A
senhora já leu todos esses livros? – Praticamente todos. Ler foi minha
diversão, meu bom vício. Infelizmente meus olhos não ajudam mais. Essa pilha
que você está vendo aqui ainda nem foi tocada. Tom começou a ler em voz alta, e
sua voz encheu a sala de seres fantásticos. O tempo parou. Desse dia em diante,
à tardinha, eu e Tom tínhamos uma missão. Abrir os livros de Dona Cotinha e
deixar os personagens passearem pela casa mágica, no meio da floresta da cidade
de pedra.
Cléo Busatto, autora deste conto, é escritora e contadora de
histórias. https://novaescola.org.br/conteudo/4156/dona-cotinha-tom-e-gato-joca
15. Qual o sentido da expressão
destacada no trecho “Tom ficou de boca aberta e perguntou: – A senhora já leu
todos esses livros?”
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
16. Dona Cotinha gostava muito de
ler. Por que havia na casa de Dona Cotinha uma pilha de livros sem ler?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17. O que significa a “missão” de
Tom e do gato, no último parágrafo do texto?
FONTE: http://www.multirio.rj.gov.br/media/PDF/pdf_4953.pdf
GABARITO:
1.
O
narrador-personagem é percebido no texto pelo uso dos verbos e pronomes em
primeira pessoa (eu/nós). Isso pode ser percebido nos trechos “Em frente à
minha casa tem outra casa...” e “Para mim aquilo é o que chamam de floresta.”,
dentre outros que poderiam ser citados.
2.
O
narrador é o gato Joca. Ao pedir que o aluno transcreva, copie, do texto um
trecho, estamos fazendo com que ele perceba que, ao ler, tem que seguir as pistas
do texto. Um trecho que confirma que o narrador é o gato é “– Vem, gatinho.
Olha só o que eu trouxe para você
3.
A palavra
“aquilo” se refere ao terreno.
4.
Ao Tom.
5. Dia
desses
6. Nesta
questão, o aluno tem que procurar no texto as informações que foram dadas sobre
a casa: ela é “pequena, de madeira, azul com janelas brancas” e fica no fundo
de um enorme terreno com árvores.
7.
Descreve como uma velhinha que tem cabelo lilás e dirige
um fusquinha vermelho
8.
Perguntar por que se refere à causa, ao motivo de algum
fato acontecer. No caso do texto o gato estava engordando porque Dona Cotinha
lhe dava comida.
9.
Com a cor escolhida para a Dona Cotinha, pinte: “– Bom
dia, menino – disse ela. Já que está em frente à minha casa, faça uma gentileza
e abra o portão. “; “– Este gatinho é seu?”; “– Ele é muito educado.”; “– No
primeiro dia que o vi por aqui, ele ... para ele!”; “– Come, sim, meu filho. E
come de tudo.” Com outra cor, escolhida para Tom, pinte: “– Sim, senhora. “; “–
Ah! Mas o Joca não come comida de gente, não, senhora. Só come ração - disse o
Tom.” Com outra cor, escolhida para o gato, pinte: “– Obrigado - disse eu, na
minha voz de gato.”
10.
Fez um carinho , um afago.
11.
Ao Tom.
13.
No primeiro dia que o vi por aqui,/ Agora, sempre
14.
A ideia é de oposição. Tom pensa diferente, se opõe ao
que Dona Cotinha disse na fala anterior.
15.
A expressão significa que Tom ficou admirado,
impressionado, com a quantidade de livros.
16. Porque
ela tinha dificuldade para enxergar. Sugerimos que destaque a frase do texto
que permite essa interpretação: “Infelizmente meus olhos não ajudam mais.”
17.
Significa que eles assumiram o compromisso de ler todas
as tardes para a Dona Cotinha
18. O
desfecho é Tom ler para Dona Cotinha e assumir a missão de, junto do gato,
continuar a fazê-lo todas as tardes dali em diante.
PERGUNTAS DO COLÉGIONOMELINI
1) O texto acima é narrado em 1ª pessoa. Quem conta esta história?
______________________________________________________________________________________________________
2) Retire duas passagens do texto que comprovem a resposta anterior.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Para o gato Joca o quintal de dona Cotinha parecia uma floresta. Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________
4) O gato já era um velho conhecido de dona Cotinha. E o garoto, como a conheceu?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Que surpresa teve Tom ao conversar com dona Cotinha sobre o gato?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Cite algumas características do gato Joca.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) O que mais impressionou Tom ao conhecer a casa de dona Cotinha?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8) Apesar de dona Cotinha gostar bastante de ler, ela não fazia mais isso. Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Depois que Tom conheceu dona Cotinha, que missão ele passou a ter? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRAMÁTICA:
10) Analise morfologicamente as palavras que formam as frases abaixo:
a) “É uma casa pequena...”
b) “Este gatinho é seu?”
c) “Ele é muito educado.”
d) “A voz do Tom encheu a sala de seres fantásticos...”
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:UUZiY5MviL4J:www.colegionomelini.com.br/midia/arquivos/2012/7/75d3b94cbe961bee43aadfc47f2b6490.doc+&cd=13&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
SEM GABARITO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário