PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

ROTEIRO DE ESTUDO PRONOMES COESÃO

 

Vamos apresentar um Roteiro de Estudos especialmente pensado para você! Ele está separado por semana, para que você organize seu tempo de estudo e acompanhe as atividades propostas durante o ensino híbrido. Não se esqueça de participar também dos nossos encontros on-line, pois eles serão muito importantes para tirarmos mais dúvidas. Está pronto para iniciar esta nova etapa?

 

HABILIDADES DESENVOLVIDAS:

(EF07LP12) Reconhecer recursos de coesão referencial: substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos - pessoais, possessivos, demonstrativos).

(EF07LP13) Estabelecer relações entre partes do texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos - pessoais, possessivos, demonstrativos), que contribuem para a continuidade do texto.

 

SEMANA: 04 / 10 A 08 / 10 / 2021

ATIVIDADES

01. Leia a tirinha do Armandinho e responda às questões de 01 a03.

02. No exercício 04 complete o quadro dos pronomes pessoais com auxílio do quadro acima que já está preenchido. Depois responda a questão 05.

03. Nas questões de 06 a 08 você fará exercícios de coesão textual, ou seja, o emprego dos pronomes no texto.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

01. Se quiser rever o conteúdo dos pronomes pessoais segue abaixo duas sugestões de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=6VsNEjZO8Vw

https://www.youtube.com/watch?v=SLpHFFYqaE8

 

 

SEMANA: 11/ 10 A 15 / 10/ 2021

ATIVIDADES

01. Leia a tirinha e responda às questões de 01 a03.

02. No exercício 04 utilize o quadro dos pronomes demonstrativos como exemplo.

03. Nos exercícios de 05 a 10 você exercitará a coesão textual.  

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

01. No link: https://www.youtube.com/watch?v=KIVxE11H0D4 você poderá assistir um vídeo sobre os pronomes demonstrativos.

 PRONOMES PESSOAIS

Leia a tirinha do quadrinista Alexandre Beck.



https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/a.488361671209144/997492203629419

 

1. No segundo quadrinho a palavra EU indica:

a) Quem está falando

b) Com quem se está falando

c) De quem ou do que se está falando.

 

2. No terceiro quadrinho no fragmento “ELE é muito mais forte” a palavra ELE indica:

a) Quem está falando

b) Com quem se está falando)

c) De quem ou do que se está falando.

 

3. No terceiro quadrinho a palavra TE indica:

a) Quem está falando

b) Com quem se está falando

c) De quem ou do que se está falando.

 

Teoria 1

          Quando conversamos precisamos de três pessoas: 1º pessoa quem fala, 2º pessoa quem ouve, 3º pessoa de quem ou do que se fala. Em um texto escrito também há essas três pessoas. A fala ou o texto escrito é chamado de discurso. Os pronomes pessoais são palavras que indicam as pessoas do discurso.

 

 

     Leia o quadro dos pronomes pessoais e as pessoas do discurso.

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

Singular

1ª pessoa – quem fala

eu

me, mim, comigo

2ª pessoa – com quem se fala

tu (você)

te, ti, contigo

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

ele, ela

o, a, lhe, se, si, consigo

Plural

1ª pessoa – quem fala

nós

nos, conosco

2ª pessoa – com quem se fala

vós (vocês)

vos, convosco

3ª pessoa – de quem ou do que se fala

eles, elas

os, as, lhes, se, si, consigo

 

4. Complete o quadro abaixo com os pronomes pessoais e as pessoas do discurso:     

PRONOMES PESSOAIS

Pessoa do discurso

CASO RETO

CASO OBLÍQUO

Singular

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Plural

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.  Reescreva as frases substituindo as palavras sublinhadas por pronomes pessoais do caso reto:

a) Cláudia gosta muito de estudar.

______________________________________________________________

b) As alunas participaram de um debate.

 ______________________________________________________________

c) Os estudantes realizaram uma festa.

______________________________________________________________

d) Mauro faz o melhor lanche da cidade.

______________________________________________________________

 

Comer muito açúcar nos deixa agitados

        Os doces têm muitas calorias e podem levar à obesidade e outros problemas de saúde se forem consumidos em excesso. Eles aumentam a energia, mas não há nenhuma prova científica de que nos fazem ficar mais agitados. Alguns estudos já revelaram que guloseimas com corantes artificiais podem provocar certa agitação. Mas, aí, a causa são os corantes presentes no doce, e não o açúcar.

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/conheca-10-mitos-sobre-corpo-humano.phtml

 

6. “Eles aumentam a energia, mas não há nenhuma prova científica de que nos fazem ficar mais agitados.” O pronome pessoal destacado se refere a:

a) problemas

b) consumidos

c) calorias

d) doces

Tomar água com açúcar acalma

      A mistura não tem propriedades calmantes e não produz nenhum efeito tranquilizante. Mas ela pode gerar certo alívio, principalmente se a pessoa estiver muito tempo sem comer. A fome provoca a sensação de adrenalina – nesse caso, o açúcar combate os sintomas e acalma. O efeito calmante é psicológico: a pessoa acredita que vai se acalmar e o método acaba funcionando. Outras técnicas para se tranquilizar têm o mesmo efeito, como respirar fundo e contar até dez.

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/conheca-10-mitos-sobre-corpo-humano.phtml

7. “Mas ela pode gerar certo alívio, principalmente se a pessoa estiver muito tempo sem comer.” O pronome pessoal destacado está substituindo:

a) água

b) A mistura

c) propriedades

d) a pessoa

Sofia Farah passa de fase e coloca Rio das Ostras na semifinal do The Voice Kids

     Além de Sofia, disputaram a escolha do público ou do técnico, as cantoras Elis Cristine, Helloysa do Pandeiro e Isabelly Sampaio, a outra voz escolhida para continuar na competição. Ao ser escolhida para ser uma das semifinalistas, Sofia Farah fez questão de agradecer ao técnico e a todos que estão torcendo e votando. “Só posso agradecer por todo carinho recebido. Em Rio das Ostras, que é a cidade onde moro, já fizemos até carreata. Posso dizer que está sendo tudo muito bom”, declarou a cantora riostrense.

https://www.riodasostras.rj.gov.br/sofia-farah-passa-de-fase-e-coloca-rio-das-ostras-na-semifinal-do-the-voice-kids/

8. “declarou a cantora riostrense.” O termo destacado se refere a:

a) Elis cristine

b) Helloysa do Pandeiro

c) Sofia Farah

c) Isabelly Sampaio

PRONOMES DEMOSNTRATIVOS

Leia a tirinha abaixo.



http://sejafeliznasletrasmgme193.blogspot.com/2015/05/pronomes-demonstrativos.html

 

1. No segundo quadrinho a palavra ESTA indica:

a) um objeto perto de quem esta falando.

b) um objeto perto de quem está ouvindo.

c) um objeto distante de quem está falando e de quem está ouvindo.

 

2. No segundo quadrinho a palavra ESSA indica:

a) um objeto perto de quem esta falando.

b) um objeto perto de quem está ouvindo.

c) um objeto distante de quem está falando e de quem está ouvindo.

 

3. No terceiro  quadrinho a palavra  AQUELES indica:

a) um objeto perto de quem esta falando.

b) um objeto perto de quem está ouvindo.

c) um objeto distante de quem está falando e de quem está ouvindo.

 

TEORIA 1

     Os pronomes demonstrativos indicam a posição de um elemento qualquer  no espaço em relação as pessoas do discurso.

 

 

Observe abaixo o quadro dos pronomes demonstrativos.

PRONOMES DEMOSNTRATIVOS

PESSOAS

DO DISCURSO

VARIÁVEIS

 

INVARIÁVEIS

MASCULINO

FEMININO

 

singular

plural

singular

plural

 

1ª pessoa

este

estes

esta

estas

isto

2ª pessoa

esse

esse

essa

essas

isso

3ª pessoa

aquele,

aqueles

aquela

aquelas

aquilo

 

4. Complete o quadro abaixo com os pronomes demonstrativos

PRONOMES DEMOSNTRATIVOS

PESSOAS

DO DISCURSO

VARIÁVEIS

 

INVARIÁVEIS

MASCULINO

FEMININO

 

singular

plural

singular

plural

 

1ª pessoa

 

 

 

 

 

2ª pessoa

 

 

 

 

 

3ª pessoa

 

 

 

 

 

 

TEORIA 2

       Os pronomes demonstrativos de 1ª pessoa são usados nos textos para indicar algo que ainda NÃO foi escrito.

       Os pronomes demonstrativos de 2ª pessoa são usados nos textos para indicar algo que já foi escrito.

 

Passar frio causa gripes e resfriados

       Gripes e resfriados são doenças infecciosas, causadas por vírus. Para pegar um dos dois, você precisa ter algum contato com uma pessoa infectada. Isso pode acontecer por meio de gotículas no ar, que você inala quando a pessoa tosse ou espirra. Também dá para pegar o vírus apertando as mãos de uma pessoa infectada e até por meio de um objeto que serviu de lar temporário para o vírus, como a maçaneta de uma porta. A gripe e o resfriado são mais comuns nos meses mais frios porque as pessoas costumam ficar em locais fechados, favorecendo a transmissão do vírus.

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/conheca-10-mitos-sobre-corpo-humano.phtml

5. “Isso pode acontecer por meio de gotículas no ar” O pronome demonstrativo destacado está se referindo a:

a) pode acontecer por meio de gotículas no ar

b) você inala quando a pessoa tosse ou espirra.

c) ter algum contato com uma pessoa infectada

d) Gripes e resfriados são doenças infecciosas

Por que a gente sorri?

Entenda por que fazer isso é tão legal e o que acontece com o nosso corpo quando damos uma gargalhada

       Antes de aprender a falar, você já tinha um jeito de mostrar a sua alegria: sorrir. Essa é uma das formas mais antigas de comunicação e é entendida no mundo todo. Mas nem toda risada é igual. Alguns momentos merecem uma risadinha discreta, outros valem uma bela de uma gargalhada!  Em todos os casos, sorrir é uma reação que convida outras pessoas a se aproximar e a sorrir também.

     Além disso, pesquisas comprovam que rir faz bem. É que durante a gargalhada o cérebro ordena a produção de substâncias que causam animação e temos uma sensação agradável no corpo inteiro. Por isso, às vezes até em situações chatas, é bom sorrir. Quando for pedir desculpas a alguém, por exemplo, dê um sorriso com gentileza. Você vai ficar mais calmo e a outra pessoa vai se sentir menos brava.

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/por-que-a-gente-sorri.phtml

6. “Essa é uma das formas mais antigas de comunicação e é entendida no mundo todo” O pronome ESSA se refere a:

a) comunicação

b) risadinha

c) falar

d) sorrir

 

Uma lição

Um famoso palestrante começou um seminário segurando uma nota de 20 dólares.
Numa sala, com 200 pessoas, ele perguntou:
– Quem quer esta nota de 20 dólares?”
Mãos começaram a se erguer. Ele disse:
– Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto!
Então ele amassou a nota. E perguntou, outra vez:
– Quem ainda quer esta nota?
As mãos continuaram erguidas.
– Bom – ele disse – e se eu fizer isto?
E ele deixou a nota cair no chão e começou a pisá-la e esfregá-la. Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou:
– E agora? Quem ainda quer esta nota?
Todas as mãos permaneceram erguidas.
– Meus amigos, vocês todos devem aprender esta lição: Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não perde o valor. Ela ainda valerá 20 dólares.
Essa situação também se dá conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos sujos, por decisões que tomamos e/ou pelas circunstâncias que vêm em nossos caminhos. Porém, creiam, não importa o que aconteceu ou o que acontecerá, jamais perderemos o nosso valor ante o Universo.

https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/

 

 

7. “– Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto!”  O termo destacado se refere a:

a) ele amassou a nota

b) Quem quer esta nota de 20 dólares

c) Um famoso palestrante começou um seminário

d) Mãos começaram a se erguer

8. “ – Meus amigos, vocês todos devem aprender esta lição” O pronome demonstrativo em destaque se refere a uma parte do texto que:

a) está antes do pronome.

b) está depois do pronome.

 

9. Complete os espaços abaixo com os pronomes ISTO ou ISSO.

a) A infelicidade tem _________de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos. (Honoré de Balzac)

b) Se algumas pessoas se afastarem de você, não fique triste, _________ é resposta da oração: “livrai-me de todo mal, amém”. (Caio Fernando Abreu)

c) Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal; ________ nada tem a ver com a coragem.

Jean-Paul Sartre

d) Quero que me deem __________: não a explicação, mas a compreensão. (Clarice Lispector)

e) Mas a saudade é _________mesmo; é o passar e repassar das memórias antigas. (Dom Casmurro)

 

Eu Adoro Voar (Clarice Lispector)

 Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram...

Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.

Não me deem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.

Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!

Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!

Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.

Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!

[...]

https://gianzinho-culturabrasil.blogspot.com/2011/07/eu-adoro-voar-clarice-lispector.html

10. Os pronomes pessoais destacados no texto acima indicam

a) a primeira pessoa do discurso, ou seja, quem está falando.

b) a segunda pessoa do discurso, ou seja, com quem se está falando.

c) a terceira pessoa do discurso, ou seja, de quem se está falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário