MORRO
DA FUMAÇA
CONCORDÂNCIA
Gênero
Todos os substantivos apresentam gênero referente a pessoas,
animais e coisas. Ou seja, os substantivos variam, podendo ser do gênero
masculino ou feminino.
• Exemplos: rato: rata leitor: leitora
(a) caneta
(o) livro
(a) vítima (sempre feminino)
(o) fantasma (sempre masculino)
Número
Singular e Plural:
Na maioria dos substantivos acrescenta se ‘S’ para a palavra
no plural.
• Exemplo: telha: telhas
Outros possuem regras diferentes. Substantivos terminados em
R, S e Z, por exemplo, acrescenta se
‘ES’.
• Exemplos: radar: radares gás: gases noz: nozes
No geral, os substantivos terminados em al, el, il, ol, ul,
troca-se o “l” por “is”:
• Exemplos: jornal: jornais papel: papéis barril: barris
anzol: anzóis
Os substantivos terminados em “ão” têm três variações para o
plural: “ões”, “ães” e “ãos”:
• Exemplos: eleição: eleições pão: pães cidadão: cidadãos
Para os substantivos terminados em ‘zinho’ há mudanças no
meio da palavra.
• Exemplos:
anelzinho: aneizinhos limãozinho: limõezinhos
Algumas palavras terminadas em ‘S’ e ‘X’ paroxítonas são
invariáveis, o que determina se ela está no singular ou no plural, é o artigo
que a antecede.
• Exemplos:
o pires: os pires o tórax: os tórax o xérox: os xérox
FLEXÃO
Grau
Os substantivos podem variar em grau (aumentativo e
diminutivo). Os graus aumentativo e diminutivo podem ser formados através por
dois processos:
a) sintético – acréscimo de sufixos ‘inho’ e ‘ão’ ao grau
normal.
• Exemplos: amor: amorzinho – amorzão
menino: menininho - meninão
b) analítico – o substantivo será modificado por adjetivos
que transmitem ideia de aumento ou diminuição.
• Exemplos:
urso: urso grande/ urso enorme urso pequeno/ urso minúsculo
carro: carro grande / carro enorme carro pequeno/ carro
minúsculo
• Há diferentes possibilidades de modificar o grau do
substantivo.
ATIVIDADES
1- Reescreva as frases abaixo em seu caderno, variando os
substantivos destacados para o plural. Para isso, faça as alterações
necessárias no restante da oração.
Exemplo:
Meu lápis está na caixa.
Meus lápis estão nas caixas.
Obs.: Perceba que o substantivo lápis permaneceu da mesma
forma e o substantivo caixa foi para o plural com o acréscimo de “s”. Além
disso, outras palavras da oração foram alteradas para que ocorresse a
concordância.
a. O leão não quer comer o pão.
_______________________________________________________________
b. Vi um filhote de leão na imagem.
_______________________________________________________________
c. Aquele balão é azul.
_______________________________________________________________
d. Há muito feijão no quintal.
_______________________________________________________________
e. Qual é o papel do cantor?
_______________________________________________________________
f. Alguém viu se o doutor está no jardim?
_______________________________________________________________
g. O passageiro já estava no vagão do trem.
_______________________________________________________________
h. O funil está no armário?
_______________________________________________________________
2. Complete o quadro abaixo, indicando a forma do
substantivo em cada grau.
Você poderá escolher a forma sintética ou analítica
(acrescentando um adjetivo). Por exemplo:
NORMAL boca |
AUMENTATIVO bocarra boca grande boca enorme boca gigante |
DIMINUTIVO boquinha boca pequena pequena boca boca minúscula |
NORMAL
|
AUMENTATIVO
|
DIMINUTIVO
|
CASA |
|
|
GATO |
|
|
HOMEM |
|
|
SAPATO |
|
|
GARRAFA |
|
|
PÉ |
|
|
3. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o
feminino dos substantivos listados abaixo.
( a ) cavalo |
( ) poetisa |
( b ) herói |
( ) égua |
( c ) genro |
( ) heroína |
( d ) cavalheiro |
( ) abelha |
( e ) carneiro |
( ) maestrina |
( f ) boi |
( ) vaca |
( g ) maestro |
( ) nora |
( h ) padrinho |
( ) cabra |
( i ) poeta |
( ) madrinha |
( j ) bode |
( ) ovelha |
( k ) zangão |
( ) ré |
( l ) réu |
( ) dama |
4. Reescreva as frases abaixo, variando os substantivos
destacados para o feminino. Para isso, faça as alterações necessárias no
restante da oração.
a. O genro da minha mãe é um pintor
famoso.
___________________________________________________________________
b. O patrão pediu ao cozinheiro um
prato especial.
___________________________________________________________________
c. O cirurgião foi eleito o melhor entre
os homens.
___________________________________________________________________
d. Meu irmão tem um amigo muito
brigão.
___________________________________________________________________
e. Na fazenda do meu avô tem pato,
cavalo, carneiro, bode e boi.
___________________________________________________________________
5.Os substantivos abaixo foram retirados do texto O LIVRO
MÁGICO. Escreva o gênero de cada um deles (masculino ou feminino).
a) letras:
_________________________________________________________
b) livro:
__________________________________________________________
c) dia:
_____________________________________________________________
d) língua:
__________________________________________________________
e) mundo:
_________________________________________________________
f) alfabeto: _________________________________________________________
• O que você fez para descobrir o gênero desses
substantivos?
___________________________________________________________________
6. No uso efetivo da língua, algumas formas indicadoras de
grau são empregadas, normalmente, não para expressar o tamanho dos seres, mas
se traduzem em outros significados.
Veja este exemplo:
• Ele joga um bolão!
O substantivo bola está flexionado no grau
aumentativo (bolão), no entanto não está indicando o tamanho da bola ou que
a bola é grande; mas que o sujeito joga muito bem!
Assinale com um X a frase em que o substantivo destacado NÃO
indica variação de tamanho.
( ) Ele faz musculação. Está um homenzarrão!
( ) A última construção da rua é uma casinha branca,
bem simples.
( ) Por favor! Dê-me um refri e uma coxinha.
( ) O pescador fisgou um peixão. Pesava quatro quilos
e demorou um tempo para tirá-lo da água.
7. Há uma alternativa em que os três substantivos NÃO indicam
tamanho grande (aumentativo) nem tamanho pequeno (diminutivo). Assinale com
um X a alternativa correta.
( ) cartão – sapatilha – caixinha
( ) palavrão – papelão – cartão
( ) portão – cachorrinho – pratinho
( ) copinho – cabeçona – mesinha
Nenhum comentário:
Postar um comentário