PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

REVISÃO SUBSTANTIVO 6º

 

MORRO DA FUMAÇA

 SUBSTANTIVO 

 


 

 













CONCORDÂNCIA

Gênero

Todos os substantivos apresentam gênero referente a pessoas, animais e coisas. Ou seja, os substantivos variam, podendo ser do gênero masculino ou feminino.

• Exemplos: rato: rata leitor: leitora

(a) caneta

(o) livro

(a) vítima (sempre feminino)

(o) fantasma (sempre masculino)

 

Número

Singular e Plural:

Na maioria dos substantivos acrescenta se ‘S’ para a palavra no plural.

• Exemplo: telha: telhas

Outros possuem regras diferentes. Substantivos terminados em R, S e Z, por exemplo, acrescenta se

‘ES’.

• Exemplos: radar: radares gás: gases noz: nozes

No geral, os substantivos terminados em al, el, il, ol, ul, troca-se o “l” por “is”:

• Exemplos: jornal: jornais papel: papéis barril: barris

anzol: anzóis

Os substantivos terminados em “ão” têm três variações para o plural: “ões”, “ães” e “ãos”:

• Exemplos: eleição: eleições pão: pães cidadão: cidadãos

Para os substantivos terminados em ‘zinho’ há mudanças no meio da palavra.

• Exemplos:

anelzinho: aneizinhos limãozinho: limõezinhos

 

Algumas palavras terminadas em ‘S’ e ‘X’ paroxítonas são invariáveis, o que determina se ela está no singular ou no plural, é o artigo que a antecede.

• Exemplos:

o pires: os pires o tórax: os tórax o xérox: os xérox

 

FLEXÃO

Grau

Os substantivos podem variar em grau (aumentativo e diminutivo). Os graus aumentativo e diminutivo podem ser formados através por dois processos:

a) sintético – acréscimo de sufixos ‘inho’ e ‘ão’ ao grau normal.

• Exemplos: amor: amorzinho – amorzão

menino: menininho - meninão

b) analítico – o substantivo será modificado por adjetivos que transmitem ideia de aumento ou diminuição.

• Exemplos:

urso: urso grande/ urso enorme urso pequeno/ urso minúsculo

carro: carro grande / carro enorme carro pequeno/ carro minúsculo

• Há diferentes possibilidades de modificar o grau do substantivo.

 

ATIVIDADES

 

1- Reescreva as frases abaixo em seu caderno, variando os substantivos destacados para o plural. Para isso, faça as alterações necessárias no restante da oração.

Exemplo:

Meu lápis está na caixa.

Meus lápis estão nas caixas.

Obs.: Perceba que o substantivo lápis permaneceu da mesma forma e o substantivo caixa foi para o plural com o acréscimo de “s”. Além disso, outras palavras da oração foram alteradas para que ocorresse a concordância.

a. O leão não quer comer o pão.

_______________________________________________________________

b. Vi um filhote de leão na imagem.

_______________________________________________________________

c. Aquele balão é azul.

_______________________________________________________________

d. Há muito feijão no quintal.

_______________________________________________________________

e. Qual é o papel do cantor?

_______________________________________________________________

f. Alguém viu se o doutor está no jardim?

_______________________________________________________________

g. O passageiro já estava no vagão do trem.

_______________________________________________________________

h. O funil está no armário?

_______________________________________________________________

2. Complete o quadro abaixo, indicando a forma do substantivo em cada grau.

Você poderá escolher a forma sintética ou analítica (acrescentando um adjetivo). Por exemplo:

 

NORMAL

boca

AUMENTATIVO

bocarra boca grande boca enorme boca gigante

DIMINUTIVO

boquinha boca pequena pequena boca boca minúscula

NORMAL

AUMENTATIVO

DIMINUTIVO

CASA

 

 

GATO

 

 

HOMEM

 

 

SAPATO

 

 

GARRAFA

 

 

 

 

 

3. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o feminino dos substantivos listados abaixo.

 

( a ) cavalo

( ) poetisa

( b ) herói

( ) égua

( c ) genro

( ) heroína

( d ) cavalheiro

( ) abelha

( e ) carneiro

( ) maestrina

( f ) boi

( ) vaca

( g ) maestro

( ) nora

( h ) padrinho

( ) cabra

( i ) poeta

( ) madrinha

( j ) bode

( ) ovelha

( k ) zangão

( ) ré

( l ) réu

( ) dama

 

 

 

4. Reescreva as frases abaixo, variando os substantivos destacados para o feminino. Para isso, faça as alterações necessárias no restante da oração.

 

                a. O genro da minha mãe é um pintor famoso.

___________________________________________________________________

                b. O patrão pediu ao cozinheiro um prato especial.

 

___________________________________________________________________

                c. O cirurgião foi eleito o melhor entre os homens.

 

___________________________________________________________________

                d. Meu irmão tem um amigo muito brigão.

 

___________________________________________________________________

                e. Na fazenda do meu avô tem pato, cavalo, carneiro, bode e boi.

 

___________________________________________________________________

5.Os substantivos abaixo foram retirados do texto O LIVRO MÁGICO. Escreva o gênero de cada um deles (masculino ou feminino).

                a) letras: _________________________________________________________

                b) livro: __________________________________________________________

                c) dia: _____________________________________________________________

                d) língua: __________________________________________________________

                e) mundo: _________________________________________________________

 

 

                f) alfabeto: _________________________________________________________

 

• O que você fez para descobrir o gênero desses substantivos?

___________________________________________________________________

6. No uso efetivo da língua, algumas formas indicadoras de grau são empregadas, normalmente, não para expressar o tamanho dos seres, mas se traduzem em outros significados.

Veja este exemplo:

• Ele joga um bolão!

O substantivo bola está flexionado no grau aumentativo (bolão), no entanto não está indicando o tamanho da bola ou que a bola é grande; mas que o sujeito joga muito bem!

Assinale com um X a frase em que o substantivo destacado NÃO indica variação de tamanho.

( ) Ele faz musculação. Está um homenzarrão!

( ) A última construção da rua é uma casinha branca, bem simples.

( ) Por favor! Dê-me um refri e uma coxinha.

( ) O pescador fisgou um peixão. Pesava quatro quilos e demorou um tempo para tirá-lo da água.

7. Há uma alternativa em que os três substantivos NÃO indicam tamanho grande (aumentativo) nem tamanho pequeno (diminutivo). Assinale com um X a alternativa correta.

( ) cartão – sapatilha – caixinha

( ) palavrão – papelão – cartão

( ) portão – cachorrinho – pratinho

( ) copinho – cabeçona – mesinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário