PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

MINICONTO - CICLO - ATIVIDADES

 

Ciclo - Leonardo Brasiliense

        No velho sobrado aqui em frente moravam dois irmãos. Não sei se eram solteiros ou viúvos, sei que eram só eles dois. Um devia ter os seus setenta anos, o outro era mais velho. O mais novo adoeceu, acho que teve Parkinson, pelo andar, e morreu. O outro continuou sozinho. Fiquei um tempo sem vê-lo, pensei que havia se mudado. Um dia eu soube que ele morreu mas só deram falta muito depois. O corpo estava tão decomposto que foi retirado do quarto aos pedaços.

        Hoje o sobrado é uma pensão. No quarto do último velho, mora uma mocinha que parece ter dezessete anos. Quando tinha essa idade, eu me esforçava para juntar pedaços estranhos a mim e me compor inteiro para começar a vida.

FONTE: Corpos sem pressa, Casa Verde, 2014

 

1. Antes de ler o conto levante hipóteses por que o texto se chama Ciclo?

___________________________________________________________

 

2. Sua hipótese se confirmou? Qual foi o ciclo a que o conto fez referência?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3. Qual a CAUSA do corpo do irmão mais novo ser tirado do quarto aos pedaços/

______________________________________________________________

 

4. Por que o narrador acha que o irmão mais novo tinha Parkinson?

______________________________________________________________

 

5. Qual o espaço da narrativa?

_________________________________________________________

 

6. Assinale a alternativa ERRADA sobre o narrador.

a) é um homem

b) tem mais de 17 anos

c) narra o texto em 1ª pessoa – participa da história

d) narra o texto em 3ª pessoa – não participa da história.

 

7. A ÚNICA alternativa que não indica uma personagem do texto é.

a) Parkinson

b) O irmão mais novo

c) O irmão mais velho

d) O narrador

 

8. A expressão Casa Verde no final do conto se refere a:

a) editora

b) emissora

c) o velho sobrado

d) a casa do narrador

Nenhum comentário:

Postar um comentário