PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO IMAGENS

DENOTAÇÃO / CONOTAÇÃO EXERCÍCIOS

NUMERE EM QUE SENTIDO FORAM EMPREGADAS AS PALAVRAS DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2):
 1. (___) Meu pai é meu espelho
2. (___) Quebrei o espelho do banheiro
3. (___) Essa menina tem um coração de ouro.
 4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___) Fez um transplante de coração.
6. (___) Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___) Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
 8. (___) Completou vinte primaveras.
 9. (___) Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___) Estava tudo em pé de guerra.
13. (___) Ela estava com os pés inchados.
14. (___) É órfão de afeto.
15. (___) Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___) Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
21. (___) Ela disse uma montanha de absurdos.
22. (___) Este cavalo venceu a corrida.
23. (___) Você foi um cavalo durante a partida.
24. (___) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
25. (___) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó.
 26. (___) A tempestade já conspirava no ar.
27. (___) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.
28. (___) O pescador vinha chegando.
29. (___) O chão era uma confusão desolada de galhos.
30. (___) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.
31. (___) A varanda corria ao longo da face norte da casa.
32. (___) Havia outros cães.

 Coloque: (1) DENOTAÇÃO; (2) CONOTAÇÃO.
( ) Relampejou durante toda a noite
( ) Seus olhos relampejaram de ódio.
( ) A tristeza e a alegria moram no morro.
( ) Fecha-se a pálpebra do dia.
( ) Fecha-se a pálpebra do dia.
( ) O carro voava pelas ruas da cidade.
( ) O carro voava pelas ruas da cidade.
( ) “O livro caindo n’alma , é germe que faz apalma”.
( ) Esta cidade à noite é uma verdadeira Sodoma.
( ) “Que saudades da aurora da minha vida”.
( ) O cearense tem cabeça chata.
( ) Rui Barbosa era uma grande cabeça.
( ) “Serra magra e ossuda”.
( Serra sem vegetação.
( ) Entregou a alma ao Criador.
( ) Morreu.
( ) O rapaz roubou-lhe dois beijos.
( ) Todas as suas jóias foram roubadas.
( ) As asas cortam os céus.
( )As velas cortam os mares.

POEMA, TEORIA E METODOLOGIA, DIDÁTICA.

GÊNERO TEXTUAL: “POEMA” Poema é um texto com rimas, versos e estrofes. Versos - São as linhas do poema. Estrofes- Nome dado a cada grupo de versos que compõem um poema. Rimas – São palavras que combinam Um poema pode ser: Lírico(amor, morte, tempo, natureza) Dramático(peças de teatro em forma de diálogo) Épico (fatos heróicos) Satírico (ridiculariza pessoas) Pastoral (vida campestre) Didático (visa transmitir ensinamentos práticos). Formas como o poema pode ser escrito Ode (estilo sóbrio, muitas vezes de homenagens). Soneto (composição de 14 versos, com 2 quartetos e 2 tercetos) Hino Elegia (de tristeza ou luto) Canção Balada (composto de 3 oitavas e uma quadra e /ou uma quintilha) Madrigal (confissão de amor com 2 ou 3 tercetos e 1 ou 2 dísticos) Acrósticos (formas textuais onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase. Trova (pensamentos ou emoção de 4 versos e 1 estrofe. Cordel (poemas longos, utilizando vários formatos de estrofes, versos e rimas. Poetrix ( é um poema rápido, criativo que diz o máximo com o mínimo. Simples, inovador e impactante.) Metodologias o Mural de Poemas – Fazer um levantamento sobre o que os alunos sabem ou conhecem. Pesquisar se a família sabe alguns versinhos, coletar tudo e expor na sala com a leitura de todos pelo professor e alunos. E que esse mural permaneça na sala por muito tempo, onde os alunos poderão colocar os versos que mais gostam(...) de qualquer época ou autor (...) são procedimentos que vão criando um ambiente em que o prazer de ler passa a tomar forma. o Leitura silenciosa e oral de vários poemas. Visita à Biblioteca, Internet ou confecção de cartões com diversas formas de poesia. o Ler para e com as crianças poesias apropriadas para a faixa etária delas. Expressando os sentimentos que aparecem no texto durante sua leitura, como medo, espanto, alegria, tristeza, humor. o Transformação de poesias em jograis. Leitura em duplas. Por filas. Meninos. Meninas. o Incentivar a declamação de poesias explorando os ritmos e a sonoridade que elas contêm o Identificar as palavras que rimam, pensar em outras que terminem como aquelas; o Dramatizações. o Brincar com as palavras destacando as que mais chamaram a atenção dos alunos e inseri-las em novos versos ou frases o Criar estrofes continuando o poema verbalmente e em conjunto. o Representar através de desenhos e pinturas. o Promova situações de escrita a partir de algumas poesias. Por exemplo: completar lacunas com as palavras que estiverem faltando, recortar e ordenar versos para formar a poesia, ou, ao contrário, palavras para formar o verso, escrita espontânea de títulos e exploração de rimas (terminação igual das palavras). o Criar estrofes continuando o poema. o Produção de acrósticos com os nomes e nomes de pessoas queridas dos alunos. o Dança da Cadeira: Quem sair deverá fazer um acróstico com a palavra sorteada em caixinha. o Estouro da Bexiga: Cada aluno receberá uma bexiga com uma palavra dentro. Será estourada uma a uma, e a medida que as mesmas forem sendo estouradas, o aluno fará uma rima ou um acróstico (depende da proposta do professor) com a sua palavra. Ex. lua, sol, amor (palavras pequenas). o Aprendendo a rimar: O grupo em círculo. A professora entregará a uma das participantes uma caixa vazia e dirá; “O que você deseja que esteja dentro desta caixa?” A pessoa dirá o nome de alguma coisa e passará a caixa para a vizinha da esquerda. Esta pegará a caixa e terá que dizer o nome de uma coisa que rime com a palavra anterior. Passará à pessoa seguinte, e assim por diante. A palavra chave foi, por exemplo, “lata”, imediatamente, sem repetir vocábulos, outras vão sendo ditas: mata, ata, batata, pata, etc. Quem errar sai fora. A brincadeira continua com outras palavras, até que reste uma só pessoa, a qual levará o prêmio. o Meu melhor amigo: Produzir uma poesia brincando com o amigo. o Recortando poemas para que os alunos montem. O poema deverá ser lido umas 3 vezes pelo professor, para que os alunos tenham uma noção prévia. o Organizar mostras dos trabalhos realizados pelos alunos o Publicar poemas criados pelos participantes em jornais que circulam na cidade e Região, no Blog o Montar um Livro de poesias dos alunos. o Promover a visita de um poeta da cidade à sala para que o mesmo esteje falando sobre suas experiências e sonhos aos alunos. O objetivo do trabalho com poesia então, não é o de formar poetas profissionais, pois são poucas as pessoas que nascem com este talento. O que se propõe é que as crianças não percam a poesia que nasce com todo

POEMA, O CADERNO, ATIVIDADES, 6º ANO

PROF. DIORGES. ALUNO.............................................................................................turma...........data...... O CADERNO Sou eu que vou seguir você do primeiro rabisco até o bê-a-bá em todos os desenhos coloridos vou estar a casa, a montanha, duas nuvens no céu e um sol a sorrir no papel Sou eu que vou ser seu colega, seus problemas ajudar a resolver te acompanhar nas provas bimestrais, você vai ver Serei de você confidente fiel, se seu pranto molhar meu papel. Sou eu que vou ser seu amigo, Vou lhe dar abrigo, se você quiser Quando surgirem seus primeiros raios de mulher A vida se abrirá num feroz carrossel E você vai rasgar meu papel. O que está escrito em mim comigo Ficará guardado, se lhe dá prazer A vida segue sempre, o que se há de fazer Só peço a você um favor, se puder Não me esqueça num canto qualquer. Toquinho. CD Casa de Brinquedos. Polygran, 1995 Interpretando o Texto 1- Escreva os pares de palavras que rimaram. ........................................................................................................................................................................................................................................................................................ 2- Quantas estrofes há no texto? ...................................................................................... 3) quantos versos há no texto? .......................................................................................... 3-Quem é o personagem principal do texto? ................................................................................ 4-Encontre no texto trechos que revelem os seguintes sentimentos ou atitudes: companheirismo................................................................................................................................................................................................................................................................solidariedade, ..........................................................................................................................................................................................................................................................................................tristeza,............................................................................................................................................................................................................................................................................. amizade.............................................................................................................................................................................................................................................................................fidelidade.......................................................................................................................................................................................................................................................................... 5- Se o seu caderno pudesse falar, o que você acha que ele lhe diria? ......................................................................................................................................................................................................................................................................................... 6- E você, o que responderia para ele? ..........................................................................................................................................................................................................................................................................................

POEMA, ATIVIDADES, O BICHO, EJA, 6 e 7º ANO

PROF. DIORGES. ALUNO.............................................................................................turma...........data...... O bicho Vi ontem um bicho Na imundice do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa; Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947 1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor: a) ( ) alegrou-se com a cena. b) ( ) ficou indiferente. c) ( ) solucionou um problema social. d) ( ) fiou chocado com o espetáculo. 2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque: a) ( ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana. b) ( ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos. c) ( ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria. d) ( ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome. 3. Essa admiração nos dá o sentimento de: a) ( ) prazer. b) ( ) admiração. c) ( ) pena. d) ( ) desprezo. 4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que: a) ( ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo. b) ( ) a história é mesmo sobre um lixo. c) ( ) o homem se viu reduzido a condição de animal. d) ( ) o homem deve ser tratado como animal. 5. O que motivou o bicho a catar restos foi: a) ( ) a própria fome. b) ( ) a imundice do pátio. c) ( ) o cheiro da comida. d) ( ) a amizade pelo cão. 6. O assunto do texto é: a) ( ) a imundice de um pátio. b) ( ) um bicho faminto. c) ( ) a comida que as pessoas jogam fora. d) ( ) a triste situação de um homem. 7. Este poema serve para: a) ( ) distrair. b) ( ) informar sobre um acontecimento. c) ( ) partilhar um sentimento. d) ( ) informar sobre a vida de um homem. 8. Esse texto apresenta: a) ( ) fato. b) ( ) opinião. c) ( ) descrição. 9. quantos versos tem o poema “O bicho``? ................................................................. 10. Quantas estrofes tem o poema “ O bicho”? ...................................................................... 11. O que é verso? ............................................................................................................................................... 12. O que é prosa? ............................................................................................................................................... 13. Escreva uma frase no sentido CONOTATIVO. ................................................................................................................................................ 14. Faça uma frase com sentido DENOTATIVO. ...............................................................................................................................................

POEMA, O AÇÚCAR, 6º ANO FÁCIL, EJA

PROF. DIORGES. ALUNO.............................................................................................turma...........data...... O açúcar Ferreira Gullar O branco açúcar que adoçará meu café nesta manhã de Ipanema não foi produzido por mim nem surgiu dentro do açucareiro por milagre. Vejo-o puro e afável ao paladar como beijo de moça, água na pele, flor que se dissolve na boca. Mas este açúcar não foi feito por mim. Este açúcar veio da mercearia da esquina e tampouco o fez o Oliveira, dono da mercearia. Este açúcar veio de uma usina de açúcar em Pernambuco ou no Estado do Rio e tampouco o fez o dono da usina. Este açúcar era cana e veio dos canaviais extensos que não nascem por acaso no regaço do vale. Em lugares distantes, onde não há hospital nem escola, homens que não sabem ler e morrem aos vinte e sete anos plantaram e colheram a cana que viria a ser o açúcar. Em usinas escuras, homens de vida amarga e dura produziram este açúcar branco e puro com que adoço meu café esta manha em Ipanema. 1) Assinale os sinônimos do verbo dissolver no verso: “flor que se dissolve na boca”: ( ) se desmancha ( ) se esparrama ( ) se acaba ( ) se dilui 2) Marque a alternativa em que a palavra amarga possui o mesmo significado do texto: ( ) Aquela sobremesa estava amarga. ( ) Vivia de mau humor; era uma pessoa muito amarga. ( ) Passamos por uma fase muito amarga, mas agora estamos bem. 3) Marque a alternativa em que a palavra dura possui o mesmo significado do texto: ( ) Realizamos uma dura tarefa ( ) O móvel era feito de madeira muito dura. ( ) O seu jeito duro afasta as pessoas. 4) Reescreva a frase “homens de vida amarga e dura produziram este açúcar”, substituindo as palavras destacadas por um sinônimo. ....................................................................................................................................................... 5) A que tipo de açúcar o eu-lírico está se referindo? ( ) ao açúcar mascavo ( ) ao açúcar refinado ( ) a qualquer tipo de açúcar 6) A que elementos o açúcar é comparado? ........................................................................................................................................................... 7) Descreva o retrospecto que é feito sobre o açúcar. ................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................. 8) Na última estrofe, o que se opõe à doçura do açúcar? ..................................................................................................................................... 9) Por que os homens que trabalham nas usinas fabricando o açúcar têm a vida amarga? ....................................................................................................................................................... 10) Escreva com as suas palavras a mensagem que o poeta deseja transmitir. ..........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

POEMA,6º ANO, ATIVIDADE FÁCIL, Dizem que gato não pensa...

1) Complete os espaços em branco com versos retirados do último quadro. Gato pensa? Dizem que gato não pensa mas é difícil de crer. Já que ele também não fala ______________________________ A verdade é que o Gatinho, quando mija na almofada, vai depressa se esconder: _____________________________ E se a comida está quente, _____________________________ muito calculadamente, toca com a pata pra ver. Só quando a temperatura da comida está normal, ___________________________ E você pode explicar como é que ele sabia _________________________ Ele, antes de comer, / Como é que se vai saber? Vem ele e come afinal. / que ela ia esfriar? / sabe que fez coisa errada. 2) quantos versos têm o poema? ............................................................................................. 3) Quantas estrofe possui o poema? .................................................................................... 4) Quais os pares de palavras estão rimando? ..............................................................................................................................................................................................................................................................