PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CLASSES GRAMATICAIS TEORIA E EXERCÍCIOS

1) No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou indefinidos:
            Guilherme e Gustavo são irmãos. _____ padrinho de Guilherme o levou para passear na cidade. Algum tempo depois, _____ padrinho de Gustavo fez _____ mesma coisa. Ambos queriam ganhar _____ presente. Por isso, cada um deles foi levado a _____ loja da cidade.

2) Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular

a) Ganhei uma caneta dourada.
______________________________________________________________________
b) Os irmãos ganharam doces.
______________________________________________________________________
c) A enfermeira foi bastante prestativa.
______________________________________________________________________
d) Marília ganhou uns livros de ficção do seu padrinho.
______________________________________________________________________
e) Vi umas crianças brincando na loja.


3) Explique a diferença das duas frases abaixo:
I-         - Pai, comprei o livro.
II-        - Pai, comprei um livro.


As questões de 5 e 6 referem-se ao trecho seguinte, extraído do texto A morte da tartaruga.
           
            “Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o ‘Happy-Birth-Day-To-You’ pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu.”

5) Grife os artigos do trecho acima. Atenção: os artigos acompanham os substantivos, aparecendo sempre antes deles!

4) O pai do menino refere-se várias vezes à caixa em que a tartaruga seria colocada. Por que, na primeira vez, ele usa o artigo indefinido (“compramos uma caixa bem bonita”) e, na terceira, o definido (“pegamos a caixa”)?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser:
  • Cardinal
  • Ordinal
  • Multiplicativo
  • Fracionário

5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. __________________________________________________
c) Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. ________________________________________
d) Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ____________________________
e) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________
5)      Nas frases seguintes, aponte a classifique os numerais.
a)      Tomou sozinho meio litro de leite.
____________________________________________________________________
b)      Ele passou a ganhar o triplo do que ganhava.
____________________________________________________________________
c)      Era a sétima vez que ele viajava sozinho.
____________________________________________________________________
d)     Dezesseis pessoas receberam o prêmio.
____________________________________________________________________
e)      Metade da sala faltou.
____________________________________________________________________

Exercício:
6) Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.

ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo)

Exercícios:
3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a) camarada: _____________________________________________________________________
b) gesto: ______________________________________________________________________
c) roupa: ______________________________________________________________________
d) mulher: ______________________________________________________________________

Saí pela rua assoviando, vestida na minha calça desbotada.
Sérgio é um garoto muito bonito.
Trouxe uma goiaba para você.
As palavras destacadas rua, calça, Sérgio, garoto, goiaba dão nome a seres. São substantivos.

Relembrando: SUBSTANTIVOS são palavras que dão nomes aos seres em geral: pessoas, animais, plantas, coisas, etc.

1) Sublinhe os quatro substantivos:
jornaleiro / alegre / gratidão / hoje / televisão / levou / programa / cedo

2) Aponte os substantivos das frases abaixo:
a) Os pais que protegem demasiadamente os filhos prejudicam sua formação.
b) O cansado trabalhador rural subiu no velho caminhão e conversou com os companheiros.
c) Deu-lhe um beijo e saiu sorridente. A brisa da tarde brincava em seu rosto.
d) Vera saiu para passear com seu cachorrinho Rex.
e) O jornal analisou o problema da invasão das terras indígenas por aquela grande empresa.
f) Aquele levado garoto pulou o muro da vizinha.

3) Construa uma frase com cada um dos conjuntos de substantivos:
a) Paula – avenida – desfile.
________________________________________________________________________________
b) Joãozinho – samba – paixão.
________________________________________________________________________________
c) moradores – Prefeitura – asfalto.
________________________________________________________________________________
d) jornalista – atrizes – televisão.
________________________________________________________________________________
e) viagem – avião – emoção.
________________________________________________________________________________
f) jovem – telefone – namorado.
________________________________________________________________________________

4) Dê o substantivo correspondente. Exemplo: beijar – o beijo.


a) chorar: ____________________________
b) encontrar: __________________________
c) conhecer: __________________________
d) preencher: __________________________
e) emagrecer: _________________________
f) discutir: ____________________________
g) selecionar: _________________________
h) participar: __________________________
i) prometer: ___________________________
j) conquistar: __________________________
k) caminhar: __________________________
l) competir: ___________________________

EXERCÍCIOS:
1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta muito de estudar. ____________________________________________________
b) As mulheres rodearam a criancinha. ________________________________________________
c) Os estudantes participaram da festa. ________________________________________________
d) Mauro é o melhor advogado da cidade. ______________________________________________
1) Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me dá o pastel e sai de perto!
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
_______________________________________________________________________________________

2) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:
a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.
_______________________________________________________________________________________
b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.
_______________________________________________________________________________________
c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.
_______________________________________________________________________________________
d) Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.
_______________________________________________________________________________________
e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.
_______________________________________________________________________________________

3) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:
ela        ele       eu      nos      ti      vocês
  
a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.
b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.
c) Foi a (.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com (.......................)

4) Faça como o exercício anterior:
comigo      contigo      consigo.

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (.................................)
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)
c) O professor saiu da sala. Ele levou (.................................) as provas dos alunos.

5) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:
a) Aquele menino é inteligente.
b) Isto não estava combinado.
c) Não comprei aquela camisa.
d) Esta bola aqui é minha.
e) Achei aquela roupa muito feia.

6) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos serão atendidos.
c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

7) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:
a) Você quer (..................................) lápis que está comigo?
b) Passe-me (..................................)  caneta que está perto de você.
c) Estamos em novembro, (..................................) ano está passando rapidamente.
d) Vês (..................................) guarda-chuva, aí? É o meu. O teu é (..................................) que aqui está.
e) Wilson e Marlene divertiam-se a valer. (..................................) (Marlene) batia palmas e (..................................) (Wilson) dançava loucamente.

8) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.    
a) Escrevi as cartas com capricho. ___________________________________________________________
b) Preciso deixar as roupas na costureira. _____________________________________________________
c) Leandro fez o trabalho sozinho. ___________________________________________________________
d) Levem as meninas ao colégio. ____________________________________________________________
e) Iremos conhecer os atores brevemente. _____________________________________________________



INTERPRETAÇÃO O VERDE E EXERCÍCIOS CLASSE DE PALAVRAS 7º ANO






                                               O VERDE
                                                               Inácio de Loyola Brandão


                Estranha é a cabeça das pessoas.
                Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem uma folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
                _ Matei mesmo essa maldita árvore.
                _ Por quê?
                _ Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.
                              
                                                               Manifesto verde. São Paulo, Círculo do Livro, 1985. p. 16-7.



inerte: sem vida
ciclo: fase, período
 
 










I)                  Estudo do texto:

1)       “ ...fomos até ela, indagamos.

Leia o verbete:
Indagar: v.t. 1. Procurar saber ou descobrir; investigar. 2. Perguntar, inquirir

Þ Reescreva a frase acima, substituindo o termo destacado pelo sinônimo mais adequado:

_________________________________________________________________________________________________________

2) Marque, com um (X) a alternativa correta:

  A alternativa que resume a ordem em que os fatos aconteceram no texto é:
(     ) Morte da árvore – reação do narrador e seus amigos – inércia da árvore – presença diária da mulher ao pé da árvore.
(     ) Presença diária da mulher ao pé da árvore – inércia da árvore – espanto do narrador e seus amigos – morte da árvore
(     ) Desconfiança do narrador e seus amigos – conversa com a mulher – inércia da árvore – morte da árvore
(     ) Presença diária da mulher ao pé da árvore – inércia da árvore – análise da árvore feita pelo Instituto Botânico – morte da árvore.


3)       Responda as questões abaixo, usando sentenças completas:

a-       A rua coberta de flores faz contraste com outros detalhes da cidade. Que detalhes são esses?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________


b-       A vizinha de meia-idade “todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador”. Foi esse o fato que despertou as suspeitas dos admiradores da árvore.
·         À primeira vista, o que poderia significar esse gesto da mulher?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·         O que ocorria, na verdade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c-       Por que, afinal, a mulher matou a árvore?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)       Copie do texto o trecho em que o narrador descreve a mulher como uma criatura enraivecida:
___________________________________________________________________________



II)              Conteúdos linguísticos aplicados ao texto:

1)       Retire do 1º parágrafo do texto o que se pede:

a-       o substantivo: ___________________________________

b-       o adjetivo: ______________________________________

c-       a locução  adjetiva: _______________________________

d-       O artigo: _____________________________

2)       Sublinhe os artigos das orações abaixo e, em seguida ligue-os, com uma seta aos substantivos aos quais se referem:

a-       “... era dominada por uma árvores incrível.”

b-       “... ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores.”

c-       “É um ciclo...”


3)       Entre parênteses aparecem três classes gramaticais diferentes. Sublinhe aquela que se refere ao termo destacado na frase:

a-       Ela sujava minha calçada.”
( substantivo  -  pronome pessoal   -  adjetivo)

b-       “...ela enchia a calçada de cores.”
( substantivo – pronome pessoal – adjetivo)

c-       “Matei  mesmo aquela maldita árvore.”
( substantivo – artigo – adjetivo )

d-       “Surpresos, nós, os moradores da rua, ... começamos a nos lembrar...”
( adjetivo – pronome  pessoal – locução adjetiva)


4)       Reescreva as frases abaixo, acrescentando dois adjetivos para cada substantivo sublinhado.

a- A árvore enfeitava a rua.
___________________________________________________________________________

b- A vizinha matou a árvore.
___________________________________________________________________________

5)       Marque, com um (X), as alternativas em que as palavras NÃO estejam classificadas corretamente:

a- (     ) A palavra vizinha é proparoxítona.
b- (     ) A palavra sujava é paroxítona.
c- (     ) A palavra ela é monossílaba tônica.
d- (     ) Símbolo é uma palavra proparoxítona
e- (     ) Pedi é uma palavra paroxítona.

6- Informe se as palavras UM ou UMA, nas frases abaixo, é  ARTIGO ou NUMERAL:

a-       Ela matou apenas uma árvore. ____________________________
b-       Aquela era uma bela árvore. ______________________________
c-       Um amigo desconfiou daquela senhora.






CLASSES GRAMATICAIS RESUMO

Palavras: comunicamo-nos basicamente por palavras.

Gênero das palavras: as palavras podem ser divididas em dois gêneros
Masculino - menino, carro, mestre
Feminino – menina, casa, mestra

Número das  palavras: as palavras podem estar no singular, plural ou coletivo.
Singular – menino, carro, mestre.
Plural – meninos, carros, mestres.
Coletivo – classe, turma.

Artigo:
É a palavra variável em gênero e número que precede uma palavra para determiná-la
de modo preciso (artigo definido- O, A, OS, AS)
de modo vago (artigo indefinido – UM, UMA, UNS, UMAS).

 Os artigos definidos determinam a palavra de modo particular, indicando ser a palavra já conhecido do leitor ou do ouvinte. A sua ausência generaliza a palavra.
- O professor de português não veio.
O artigo O indica que o falante e quem esta ouvindo sabem quem é o professor de que se trata.
 - Um aluno será eleito líder da classe.
O artigo indefinido UM indica que não sabemos quem será o aluno.

SUBSTANTIVO
Substantivo é toda palavra que nomeia as "coisas" em geral.
Substantivo é tudo que pode ser visto, pego ou sentido.
Substantivo é toda palavra antecedida de artigo.

Classificação dos substantivos
Substantivo Comum:
Substantivo comum é aquele que designa os seres de uma espécie de forma genérica. É o substantivo que não é próprio. Por exemplo
pedra, computador, cachorro, homem, caderno.
Substantivo Próprio:
Substantivo próprio é aquele que designa um ser específico, determinado, individualizando-o. Por exemplo, Maxi, Londrina, Luana,
Natália, Ester. O substantivo próprio sempre deve ser escrito com letra maiúscula.


Substantivo Concreto:
Substantivo concreto é aquele que designa seres que existem por si só ou apresentam-se em nossa imaginação como se existissem por si. É
o substantivo que não é abstrato. Por exemplo, ar, som, Deus, computador, pedra, Ester.
Substantivo Abstrato:
Substantivo abstrato é aquele que designa prática de ações verbais, existência de qualidades ou sentimentos humanos. Por exemplo
saída (prática de sair), beleza (existência do belo), saudade.
 Substantivo Primitivo:
É primitivo o substantivo que não se origina de outra palavra existente na língua portuguesa. Por exemplo, pedra, jornal, gato, homem.
Substantivo Derivado:
É derivado o substantivo que provém de outra palavra da língua portuguesa. Por exemplo, pedreiro, jornalista, gatarrão, homúnculo.
Substantivo Simples:
É simples o substantivo formado por um único radical. Por exemplo, pedra, pedreiro, jornal, jornalista.
Substantivo Composto:
É composto o substantivo formado por dois ou mais radicais. Por exemplo, pedra-sabão, homem-rã, passatempo.


ADJETIVO: 
Adjetivo é a palavra que indica qualidades ou características do substantivo.
Carro vermelho
Carro veloz
Carro novo
Carro de corrida
As palavras vermelho, veloz, novo e de corrida estão indicando qualidades da palavra carro que é um substantivo.
Quando temos duas palavras para indicar uma qualidade como DE CORRIDA chamamos de locução adjetiva.
Exemplos:
Amor de mãe – materno
Amor de pai – paterno
Líquido sem cheiro- inodoro
Liquido sem com – incolor






NUMERAL
Numeral é a palavras que dá ideia de número.
Exemplos:
- Andei por duas quadras.
- Fui a segunda colocada no concurso.
- Comi um quarto da pizza.
- Tenho o triplo da idade de meu filho.

Classificação do numeral: cardinal, ordinal, multiplicativo e fracionário.


CARDINAL: um, dois, três...
ORDINAL: primeiro, segundo, terceiro...
MULTIPLICATIVO: dobro, triplo, quádruplo...
FRACIONÁRIO: um terço, um quarto, um quinto...
COLETIVO: centena, dúzia, dezena, década e milheiro.




     PRONOMES PESSOAIS

Pronomes pessoais
Número
 Pessoa
Pronomes retos
Pronomes oblíquos
Átonos
Tônicos
singular
primeira
segunda
terceira
eu
tu
ele, ela
me
te
o, a, lhe, se
mim, comigo
ti, contigo
ele, ela, si, consigo
plural
primeira
segunda
terceira
nós
vós
eles, elas
nos
vos
os, as, lhes, se
nós, conosco
vós, convosco
eles, elas, si, consigo


       PRONOMES POSSESSIVOS

PRONOMES POSSESSIVOS
Singular
Plural
Número
Pessoa
Masculino
Feminino
Masculino
Feminino
Singular
Meu
minha
meus
minhas
Teu
Tua
teus
Tuas
Seu
sua
seus
Suas
Plural
Nosso
nossa
nossos
Nossas
Vosso
vossa
Vossos
vossas
seu
sua
seus
Suas
          PRONOMES INDEFINIDOS
PRONOMES INDEFINIDOS
VARIÁVEIS
INVARIÁVEIS
Algo, algum,alguém,
nada, nenhum, ninguém,
tudo, tanto, tal, poucos, quantos, qual,
 outro, muito, certo, vário, qualquer.
Alguém, ninguém, tudo, outrem, nada, cada, algo.