O
VERDE
Inácio
de Loyola Brandão
Estranha
é a cabeça das pessoas.
Uma
vez, em São Paulo ,
morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração,
ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio
um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do
asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade.
Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que
amanheceu inerte, sem uma folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar
ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore,
e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que
tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma
vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um
regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com
calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
_ Matei
mesmo essa maldita árvore.
_ Por
quê?
_
Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas
flores desgraçadas.
Manifesto
verde. São Paulo, Círculo do Livro, 1985. p. 16-7.
|
I)
Estudo do texto:
1) “
...fomos até ela, indagamos.
Leia o verbete:
Indagar: v.t. 1.
Procurar saber ou descobrir; investigar. 2.
Perguntar, inquirir
Þ Reescreva a frase acima,
substituindo o termo destacado pelo sinônimo mais adequado:
_________________________________________________________________________________________________________
2) Marque, com um (X) a alternativa correta:
A alternativa que
resume a ordem em que os fatos aconteceram no texto é:
( ) Morte da
árvore – reação do narrador e seus amigos – inércia da árvore – presença diária
da mulher ao pé da árvore.
( ) Presença
diária da mulher ao pé da árvore – inércia da árvore – espanto do narrador e
seus amigos – morte da árvore
( ) Desconfiança
do narrador e seus amigos – conversa com a mulher – inércia da árvore – morte
da árvore
( ) Presença
diária da mulher ao pé da árvore – inércia da árvore – análise da árvore feita
pelo Instituto Botânico – morte da árvore.
3) Responda
as questões abaixo, usando sentenças completas:
a- A
rua coberta de flores faz contraste com outros detalhes da cidade. Que detalhes
são esses?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
b- A
vizinha de meia-idade “todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador”.
Foi esse o fato que despertou as suspeitas dos admiradores da árvore.
·
À primeira vista, o que poderia significar esse
gesto da mulher?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·
O que ocorria, na verdade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c- Por
que, afinal, a mulher matou a árvore?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Copie
do texto o trecho em que o narrador descreve a mulher como uma criatura
enraivecida:
___________________________________________________________________________
II)
Conteúdos linguísticos aplicados ao texto:
1) Retire
do 1º parágrafo do texto o que se pede:
a- o
substantivo: ___________________________________
b- o
adjetivo: ______________________________________
c- a
locução adjetiva:
_______________________________
d- O
artigo: _____________________________
2) Sublinhe
os artigos das orações abaixo e, em seguida ligue-os, com uma seta aos
substantivos aos quais se referem:
a- “...
era dominada por uma árvores incrível.”
b- “...
ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores.”
c- “É
um ciclo...”
3) Entre
parênteses aparecem três classes gramaticais diferentes. Sublinhe aquela que se
refere ao termo destacado na frase:
a- “Ela sujava minha calçada.”
( substantivo - pronome pessoal -
adjetivo)
b- “...ela
enchia a calçada de cores.”
( substantivo – pronome pessoal – adjetivo)
c- “Matei mesmo aquela maldita árvore.”
( substantivo – artigo – adjetivo )
d- “Surpresos,
nós, os moradores da rua, ...
começamos a nos lembrar...”
( adjetivo – pronome
pessoal – locução adjetiva)
4) Reescreva
as frases abaixo, acrescentando dois adjetivos para cada substantivo
sublinhado.
a- A árvore
enfeitava a rua.
___________________________________________________________________________
b- A vizinha
matou a árvore.
___________________________________________________________________________
5) Marque,
com um (X), as alternativas em que as palavras NÃO estejam classificadas corretamente:
a- ( ) A palavra vizinha
é proparoxítona.
b- ( ) A palavra sujava
é paroxítona.
c- ( ) A palavra ela
é monossílaba tônica.
d- ( ) Símbolo
é uma palavra proparoxítona
e- ( ) Pedi
é uma palavra paroxítona.
6- Informe se as palavras UM ou UMA, nas frases abaixo,
é ARTIGO ou NUMERAL:
a- Ela
matou apenas uma árvore.
____________________________
b- Aquela
era uma bela árvore.
______________________________
c- Um amigo desconfiou daquela
senhora.
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