PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

INTERPRETAÇÃO O VERDE E EXERCÍCIOS CLASSE DE PALAVRAS 7º ANO






                                               O VERDE
                                                               Inácio de Loyola Brandão


                Estranha é a cabeça das pessoas.
                Uma vez, em São Paulo, morei numa rua que era dominada por uma árvore incrível. Na época da floração, ela enchia a calçada de cores. Para usar um lugar-comum, ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores; esquecíamos o cinza que nos envolvia e vinha do asfalto, do concreto, do cimento, os elementos característicos desta cidade. Percebi certo dia que a árvore começava a morrer. Secava lentamente, até que amanheceu inerte, sem uma folha. É um ciclo, ela renascerá, comentávamos no bar ou na padaria. Não voltou. Pedi ao Instituto Botânico que analisasse a árvore, e o técnico concluiu: fora envenenada. Surpresos, nós, os moradores da rua, que tínhamos na árvore um verdadeiro símbolo, começamos a nos lembrar de uma vizinha de meia-idade que todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador. Cheios de suspeitas, fomos até ela, indagamos, e ela respondeu com calma, os olhos brilhando, agressivos e irritados:
                _ Matei mesmo essa maldita árvore.
                _ Por quê?
                _ Porque na época da flor ela sujava minha calçada, eu vivia varrendo essas flores desgraçadas.
                              
                                                               Manifesto verde. São Paulo, Círculo do Livro, 1985. p. 16-7.



inerte: sem vida
ciclo: fase, período
 
 










I)                  Estudo do texto:

1)       “ ...fomos até ela, indagamos.

Leia o verbete:
Indagar: v.t. 1. Procurar saber ou descobrir; investigar. 2. Perguntar, inquirir

Þ Reescreva a frase acima, substituindo o termo destacado pelo sinônimo mais adequado:

_________________________________________________________________________________________________________

2) Marque, com um (X) a alternativa correta:

  A alternativa que resume a ordem em que os fatos aconteceram no texto é:
(     ) Morte da árvore – reação do narrador e seus amigos – inércia da árvore – presença diária da mulher ao pé da árvore.
(     ) Presença diária da mulher ao pé da árvore – inércia da árvore – espanto do narrador e seus amigos – morte da árvore
(     ) Desconfiança do narrador e seus amigos – conversa com a mulher – inércia da árvore – morte da árvore
(     ) Presença diária da mulher ao pé da árvore – inércia da árvore – análise da árvore feita pelo Instituto Botânico – morte da árvore.


3)       Responda as questões abaixo, usando sentenças completas:

a-       A rua coberta de flores faz contraste com outros detalhes da cidade. Que detalhes são esses?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________


b-       A vizinha de meia-idade “todas as manhãs estava ao pé da árvore com um regador”. Foi esse o fato que despertou as suspeitas dos admiradores da árvore.
·         À primeira vista, o que poderia significar esse gesto da mulher?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
·         O que ocorria, na verdade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c-       Por que, afinal, a mulher matou a árvore?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4)       Copie do texto o trecho em que o narrador descreve a mulher como uma criatura enraivecida:
___________________________________________________________________________



II)              Conteúdos linguísticos aplicados ao texto:

1)       Retire do 1º parágrafo do texto o que se pede:

a-       o substantivo: ___________________________________

b-       o adjetivo: ______________________________________

c-       a locução  adjetiva: _______________________________

d-       O artigo: _____________________________

2)       Sublinhe os artigos das orações abaixo e, em seguida ligue-os, com uma seta aos substantivos aos quais se referem:

a-       “... era dominada por uma árvores incrível.”

b-       “... ficava sobre o passeio um verdadeiro tapete de flores.”

c-       “É um ciclo...”


3)       Entre parênteses aparecem três classes gramaticais diferentes. Sublinhe aquela que se refere ao termo destacado na frase:

a-       Ela sujava minha calçada.”
( substantivo  -  pronome pessoal   -  adjetivo)

b-       “...ela enchia a calçada de cores.”
( substantivo – pronome pessoal – adjetivo)

c-       “Matei  mesmo aquela maldita árvore.”
( substantivo – artigo – adjetivo )

d-       “Surpresos, nós, os moradores da rua, ... começamos a nos lembrar...”
( adjetivo – pronome  pessoal – locução adjetiva)


4)       Reescreva as frases abaixo, acrescentando dois adjetivos para cada substantivo sublinhado.

a- A árvore enfeitava a rua.
___________________________________________________________________________

b- A vizinha matou a árvore.
___________________________________________________________________________

5)       Marque, com um (X), as alternativas em que as palavras NÃO estejam classificadas corretamente:

a- (     ) A palavra vizinha é proparoxítona.
b- (     ) A palavra sujava é paroxítona.
c- (     ) A palavra ela é monossílaba tônica.
d- (     ) Símbolo é uma palavra proparoxítona
e- (     ) Pedi é uma palavra paroxítona.

6- Informe se as palavras UM ou UMA, nas frases abaixo, é  ARTIGO ou NUMERAL:

a-       Ela matou apenas uma árvore. ____________________________
b-       Aquela era uma bela árvore. ______________________________
c-       Um amigo desconfiou daquela senhora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário