1)
No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou indefinidos:
Guilherme
e Gustavo são irmãos. _____ padrinho de Guilherme o levou para passear na
cidade. Algum tempo depois, _____ padrinho de Gustavo fez _____ mesma coisa.
Ambos queriam ganhar _____ presente. Por isso, cada um deles foi levado a _____
loja da cidade.
2)
Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular
a)
Ganhei uma caneta dourada.
______________________________________________________________________
b)
Os irmãos ganharam doces.
______________________________________________________________________
c) A enfermeira foi bastante prestativa.
______________________________________________________________________
d)
Marília ganhou uns livros de ficção
do seu padrinho.
______________________________________________________________________
e) Vi umas crianças brincando na loja.
3)
Explique a diferença das duas frases abaixo:
I- - Pai, comprei o livro.
II- - Pai, comprei um livro.
As
questões de 5 e 6 referem-se ao trecho seguinte, extraído do texto A morte da tartaruga.
“Olha, nós vamos à rua, compramos
uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa.
Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de
velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as
velinhas, cantamos o ‘Happy-Birth-Day-To-You’ pra tartaruguinha morta e você
assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do
quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela
e o dia em que ela morreu.”
5)
Grife os artigos do trecho acima. Atenção:
os artigos acompanham os substantivos, aparecendo sempre antes deles!
4)
O pai do menino refere-se várias vezes à caixa em que a tartaruga seria
colocada. Por que, na primeira vez, ele usa o artigo indefinido (“compramos uma
caixa bem bonita”) e, na terceira, o definido (“pegamos a caixa”)?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NUMERAL é uma palavra
que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O
numeral pode ser:
- Cardinal
- Ordinal
- Multiplicativo
- Fracionário
5)
Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou
fracionário:
a)
Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________________________
b)
Esse filme é de segunda categoria.
__________________________________________________
c)
Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola.
________________________________________
d)
Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa.
____________________________
e)
Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião.
______________________________
5) Nas frases seguintes, aponte a
classifique os numerais.
a) Tomou sozinho meio litro de leite.
____________________________________________________________________
b) Ele passou a ganhar o triplo do que
ganhava.
____________________________________________________________________
c) Era a sétima vez que ele viajava sozinho.
____________________________________________________________________
d) Dezesseis pessoas receberam o prêmio.
____________________________________________________________________
e) Metade da sala faltou.
____________________________________________________________________
Exercício:
6)
Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a)
As pessoas estavam muito contentes na festa.
b)
Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c)
A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d)
O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e)
O cachorro quase me mordeu.
ADJETIVO é a palavra que
caracteriza o substantivo.
Exemplo:
Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo)
Exercícios:
3)
Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a)
O sapo verde deu um pulo engraçado.
b)
No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c)
A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d)
Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e)
Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
4)
O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo,
atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua
a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a)
camarada: _____________________________________________________________________
b)
gesto: ______________________________________________________________________
c)
roupa: ______________________________________________________________________
d)
mulher: ______________________________________________________________________
Saí pela rua assoviando, vestida na minha calça desbotada.
Sérgio é um garoto
muito bonito.
Trouxe
uma goiaba para você.
As
palavras destacadas rua, calça, Sérgio, garoto, goiaba dão nome a seres. São
substantivos.
Relembrando:
SUBSTANTIVOS são palavras que dão
nomes aos seres em geral: pessoas, animais, plantas, coisas, etc.
1)
Sublinhe os quatro substantivos:
jornaleiro / alegre / gratidão / hoje / televisão / levou / programa /
cedo
2) Aponte
os substantivos das frases abaixo:
a) Os
pais que protegem demasiadamente os filhos prejudicam sua formação.
b) O
cansado trabalhador rural subiu no velho caminhão e conversou com os
companheiros.
c)
Deu-lhe um beijo e saiu sorridente. A brisa da tarde brincava em seu rosto.
d) Vera
saiu para passear com seu cachorrinho Rex.
e) O
jornal analisou o problema da invasão das terras indígenas por aquela grande
empresa.
f) Aquele
levado garoto pulou o muro da vizinha.
3)
Construa uma frase com cada um dos conjuntos de substantivos:
a) Paula
– avenida – desfile.
________________________________________________________________________________
b)
Joãozinho – samba – paixão.
________________________________________________________________________________
c)
moradores – Prefeitura – asfalto.
________________________________________________________________________________
d)
jornalista – atrizes – televisão.
________________________________________________________________________________
e) viagem
– avião – emoção.
________________________________________________________________________________
f) jovem
– telefone – namorado.
________________________________________________________________________________
4) Dê o
substantivo correspondente. Exemplo: beijar – o beijo.
a) chorar: ____________________________
b) encontrar: __________________________
c) conhecer: __________________________
d) preencher: __________________________
e) emagrecer: _________________________
f) discutir: ____________________________
g) selecionar: _________________________
h) participar: __________________________
i) prometer: ___________________________
j) conquistar: __________________________
k) caminhar: __________________________
l)
competir: ___________________________
EXERCÍCIOS:
1)
Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal
correspondente:
a)
Cláudia gosta muito de estudar.
____________________________________________________
b)
As mulheres rodearam a criancinha. ________________________________________________
c)
Os estudantes participaram da festa.
________________________________________________
d)
Mauro é o melhor advogado da cidade.
______________________________________________
1)
Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:
O
Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e
disse pra cozinheira:
—
Me dá mais um pastel.
E
a cozinheira:
—
Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E
ele:
—
Então me dá o pastel e sai de perto!
(Zíraldo.
O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos,
2000. p. 102.)
_______________________________________________________________________________________
2)
Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes
correspondentes:
a)
Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito
bonitas.
_______________________________________________________________________________________
b)
Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.
_______________________________________________________________________________________
c)
Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.
_______________________________________________________________________________________
d)
Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.
_______________________________________________________________________________________
e)
Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este
esporte.
_______________________________________________________________________________________
3)
Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:
ela ele eu
nos ti vocês
a)
(.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe
para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................)
anda muito ocupada.
b)
Soube que (.......................) vieram a minha casa.
c)
Foi a (.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com
(.......................)
4)
Faça como o exercício anterior:
comigo contigo consigo.
a)
Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (.................................)
b)
Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)
c)
O professor saiu da sala. Ele levou (.................................) as
provas dos alunos.
5)
Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:
a)
Aquele menino é inteligente.
b)
Isto não estava combinado.
c)
Não comprei aquela camisa.
d)
Esta bola aqui é minha.
e)
Achei aquela roupa muito feia.
6)
Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a)
Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b)
Seus pedidos serão atendidos.
c)
Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d)
Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e)
Ele não marcou pontos para a nossa equipe.
7)
Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:
a)
Você quer (..................................) lápis que está comigo?
b)
Passe-me (..................................)
caneta que está perto de você.
c)
Estamos em novembro, (..................................) ano está passando
rapidamente.
d)
Vês (..................................) guarda-chuva, aí? É o meu. O teu é
(..................................) que aqui está.
e)
Wilson e Marlene divertiam-se a valer. (..................................)
(Marlene) batia palmas e (..................................) (Wilson) dançava
loucamente.
8)
Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo
correspondente. Observe a terminação dos verbos.
a)
Escrevi as cartas com capricho.
___________________________________________________________
b)
Preciso deixar as roupas na costureira.
_____________________________________________________
c)
Leandro fez o trabalho sozinho.
___________________________________________________________
d)
Levem as meninas ao colégio.
____________________________________________________________
e)
Iremos conhecer os atores brevemente. _____________________________________________________
kjhuhyouiyhiuhguygiygiuhghfutyuiokjhgfdsxdcfvghjkloiuytrewq\AZXCVBNJMKLPO9I8U7Y6TREWA87654EWQfdcvbhjkluytreDFGHJOIUYTREDSCVBKLUYTRESAasdfghjklpoiuytrfgbhnjklç~çpoiuytrdfvgbhjklçploiuytfghjklç~/~[´poiuytrewqazxcvbnm,.;//][´poiuytrfghjklçpoiuytrfghjkoporfghjk
ResponderExcluir