PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CLASSES GRAMATICAIS TEORIA E EXERCÍCIOS

1) No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou indefinidos:
            Guilherme e Gustavo são irmãos. _____ padrinho de Guilherme o levou para passear na cidade. Algum tempo depois, _____ padrinho de Gustavo fez _____ mesma coisa. Ambos queriam ganhar _____ presente. Por isso, cada um deles foi levado a _____ loja da cidade.

2) Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular
um = artigo indefinido, masculino, singular

a) Ganhei uma caneta dourada.
______________________________________________________________________
b) Os irmãos ganharam doces.
______________________________________________________________________
c) A enfermeira foi bastante prestativa.
______________________________________________________________________
d) Marília ganhou uns livros de ficção do seu padrinho.
______________________________________________________________________
e) Vi umas crianças brincando na loja.


3) Explique a diferença das duas frases abaixo:
I-         - Pai, comprei o livro.
II-        - Pai, comprei um livro.


As questões de 5 e 6 referem-se ao trecho seguinte, extraído do texto A morte da tartaruga.
           
            “Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o ‘Happy-Birth-Day-To-You’ pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu.”

5) Grife os artigos do trecho acima. Atenção: os artigos acompanham os substantivos, aparecendo sempre antes deles!

4) O pai do menino refere-se várias vezes à caixa em que a tartaruga seria colocada. Por que, na primeira vez, ele usa o artigo indefinido (“compramos uma caixa bem bonita”) e, na terceira, o definido (“pegamos a caixa”)?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
NUMERAL é uma palavra que exprime número, ordem numérica, múltiplo ou fração.
O numeral pode ser:
  • Cardinal
  • Ordinal
  • Multiplicativo
  • Fracionário

5) Classifique os numerais sublinhados em cardinal, ordinal, multiplicativo ou fracionário:
a) Fernanda comeu um terço da torta. _________________________________________________
b) Esse filme é de segunda categoria. __________________________________________________
c) Lucas agora tem o dobro de trabalho na escola. ________________________________________
d) Maria e Ana convidaram seis amigas para jantar em sua casa. ____________________________
e) Aproximadamente cinquenta mães participaram da reunião. ______________________________
5)      Nas frases seguintes, aponte a classifique os numerais.
a)      Tomou sozinho meio litro de leite.
____________________________________________________________________
b)      Ele passou a ganhar o triplo do que ganhava.
____________________________________________________________________
c)      Era a sétima vez que ele viajava sozinho.
____________________________________________________________________
d)     Dezesseis pessoas receberam o prêmio.
____________________________________________________________________
e)      Metade da sala faltou.
____________________________________________________________________

Exercício:
6) Localize os substantivos que aparecem nas orações abaixo:
a) As pessoas estavam muito contentes na festa.
b) Todas as crianças parecem satisfeitas com o lanche.
c) A bicicleta de Paulo está com o pneu furado.
d) O garoto não entrou no teatro, porque esqueceu os bilhetes.
e) O cachorro quase me mordeu.

ADJETIVO é a palavra que caracteriza o substantivo.
Exemplo: Aquela moça é muito bonita. (Bonita é um adjetivo)

Exercícios:
3) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.

4) O adjetivo caracteriza o substantivo de vários modos: bonito, por exemplo, atribui uma qualidade positiva; feio, uma negativa.
Atribua a cada item a seguir uma qualidade positiva e uma negativa:
a) camarada: _____________________________________________________________________
b) gesto: ______________________________________________________________________
c) roupa: ______________________________________________________________________
d) mulher: ______________________________________________________________________

Saí pela rua assoviando, vestida na minha calça desbotada.
Sérgio é um garoto muito bonito.
Trouxe uma goiaba para você.
As palavras destacadas rua, calça, Sérgio, garoto, goiaba dão nome a seres. São substantivos.

Relembrando: SUBSTANTIVOS são palavras que dão nomes aos seres em geral: pessoas, animais, plantas, coisas, etc.

1) Sublinhe os quatro substantivos:
jornaleiro / alegre / gratidão / hoje / televisão / levou / programa / cedo

2) Aponte os substantivos das frases abaixo:
a) Os pais que protegem demasiadamente os filhos prejudicam sua formação.
b) O cansado trabalhador rural subiu no velho caminhão e conversou com os companheiros.
c) Deu-lhe um beijo e saiu sorridente. A brisa da tarde brincava em seu rosto.
d) Vera saiu para passear com seu cachorrinho Rex.
e) O jornal analisou o problema da invasão das terras indígenas por aquela grande empresa.
f) Aquele levado garoto pulou o muro da vizinha.

3) Construa uma frase com cada um dos conjuntos de substantivos:
a) Paula – avenida – desfile.
________________________________________________________________________________
b) Joãozinho – samba – paixão.
________________________________________________________________________________
c) moradores – Prefeitura – asfalto.
________________________________________________________________________________
d) jornalista – atrizes – televisão.
________________________________________________________________________________
e) viagem – avião – emoção.
________________________________________________________________________________
f) jovem – telefone – namorado.
________________________________________________________________________________

4) Dê o substantivo correspondente. Exemplo: beijar – o beijo.


a) chorar: ____________________________
b) encontrar: __________________________
c) conhecer: __________________________
d) preencher: __________________________
e) emagrecer: _________________________
f) discutir: ____________________________
g) selecionar: _________________________
h) participar: __________________________
i) prometer: ___________________________
j) conquistar: __________________________
k) caminhar: __________________________
l) competir: ___________________________

EXERCÍCIOS:
1) Reescreva as frases, substituindo as palavras sublinhadas pelo pronome pessoal correspondente:
a) Cláudia gosta muito de estudar. ____________________________________________________
b) As mulheres rodearam a criancinha. ________________________________________________
c) Os estudantes participaram da festa. ________________________________________________
d) Mauro é o melhor advogado da cidade. ______________________________________________
1) Leia a anedota e identifique todos os pronomes pessoais:

O Juninho é muito comilão. Um dia ele chegou na cozinha, pela vigésima vez, e disse pra cozinheira:
— Me dá mais um pastel.
E a cozinheira:
— Se você comer mais um pastel, vai explodir.
E ele:
— Então me dá o pastel e sai de perto!
(Zíraldo. O livro do riso do Menino Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2000. p. 102.)
_______________________________________________________________________________________

2) Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelos pronomes correspondentes:
a) Bianca e Débora ganharam o concurso de beleza. Bianca e Débora são muito bonitas.
_______________________________________________________________________________________
b) Hoje Carlos ficou de castigo. Carlos está muito teimoso.
_______________________________________________________________________________________
c) Beatriz foi passar as férias na praia. Beatriz adora ir pra lá.
_______________________________________________________________________________________
d) Eu e meu irmão fomos á sorveteria. Eu e meu irmão adoramos sorvete.
_______________________________________________________________________________________
e) Meu pai e meu irmão jogam futebol. Meu pai e meu irmão adoram praticar este esporte.
_______________________________________________________________________________________

3) Complete as lacunas com um dos pronomes pessoais abaixo:
ela        ele       eu      nos      ti      vocês
  
a) (.......................) e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para (.......................) levar ao cinema, mas (.......................) anda muito ocupada.
b) Soube que (.......................) vieram a minha casa.
c) Foi a (.......................) que o Francisco convidou para ir a festa com (.......................)

4) Faça como o exercício anterior:
comigo      contigo      consigo.

a) Eu e Débora vamos ao clube. A Débora vai (.................................)
b) Tu irás ao mercado com teu pai. Teu pai irá (.................................)
c) O professor saiu da sala. Ele levou (.................................) as provas dos alunos.

5) Circule os pronomes demonstrativos presentes nas frases abaixo:
a) Aquele menino é inteligente.
b) Isto não estava combinado.
c) Não comprei aquela camisa.
d) Esta bola aqui é minha.
e) Achei aquela roupa muito feia.

6) Circule os pronomes possessivos presentes nas frases abaixo:
a) Nossas brincadeiras são as nossas alegrias.
b) Seus pedidos serão atendidos.
c) Meus amigos e minhas amigas chegaram.
d) Esse é o meu lanche. Você não trouxe o seu?
e) Ele não marcou pontos para a nossa equipe.

7) Complete as lacunas com pronomes demonstrativos:
a) Você quer (..................................) lápis que está comigo?
b) Passe-me (..................................)  caneta que está perto de você.
c) Estamos em novembro, (..................................) ano está passando rapidamente.
d) Vês (..................................) guarda-chuva, aí? É o meu. O teu é (..................................) que aqui está.
e) Wilson e Marlene divertiam-se a valer. (..................................) (Marlene) batia palmas e (..................................) (Wilson) dançava loucamente.

8) Reescreva as frases, substituindo os termos sublinhados pelo pronome pessoal oblíquo correspondente. Observe a terminação dos verbos.    
a) Escrevi as cartas com capricho. ___________________________________________________________
b) Preciso deixar as roupas na costureira. _____________________________________________________
c) Leandro fez o trabalho sozinho. ___________________________________________________________
d) Levem as meninas ao colégio. ____________________________________________________________
e) Iremos conhecer os atores brevemente. _____________________________________________________



Um comentário:

  1. kjhuhyouiyhiuhguygiygiuhghfutyuiokjhgfdsxdcfvghjkloiuytrewq\AZXCVBNJMKLPO9I8U7Y6TREWA87654EWQfdcvbhjkluytreDFGHJOIUYTREDSCVBKLUYTRESAasdfghjklpoiuytrfgbhnjklç~çpoiuytrdfvgbhjklçploiuytfghjklç~/~[´poiuytrewqazxcvbnm,.;//][´poiuytrfghjklçpoiuytrfghjkoporfghjk

    ResponderExcluir