PáginasDESCRITOR

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

ADJETIVO TEORIA EXERCICIO


ADJETIVO

Leia o seguinte texto:
                a) Laura é uma menina. Tem cabelos e olhos.
Agora leia este outro texto:
                b) Laura é uma menina curiosa. Tem cabelos loiros e olhos castanhos.

O texto a informa muito pouco. Afinal, todas as meninas têm cabelos e olhos.
O texto b apresenta palavras que caracterizam a menina: ela é curiosa, tem cabelos loiros e olhos castanhos.

                As palavras curiosa, loiros e castanhos são adjetivos.
                Curiosa qualificou a menina. Loiros qualificou o cabelo. Castanhos qualificou os olhos.
               
Adjetivo é a palavra que caracteriza o substantivo.

O ADJETIVO CONCORDA COM O SUBSTANTIVO EM GÊNERO E NÚMERO.

Ø  LOCUÇÃO ADJETIVA é uma expressão formada de duas ou mais palavras e que equivale a um adjetivo. Exemplos:

LOCUÇÃO ADJETIVA
ADJETIVO CORRESPONDENTE
Ambiente de família
Ambiente familiar
Carinho de filho
Carinho filial
Flor do campo
Flor campestre
Rosto de anjo
Rosto angelical
Amor de irmão
Amor fraterno/ fraternal
Esmalte sem cor
Esmalte incolor
Carne de porco
Carne suína
Líquido sem cheiro
Líquido inodoro
Coração de pai
Coração paterno/ paternal
Curso da tarde
Curso vespertino
Máscara de cabelo
Máscara capilar
Conselho de mãe
Conselho materno
Pneus de trás
Pneus traseiros
Pneus da frente
Pneus frontais
...de gato
...felino
...de idade
...etário
...de lado
...lateral
...de chuva
...pluvial
...de rio
...fluvial
...de cão
...canino
...de cavalo
...equino


Ø  ADJETIVOS PÁTRIOS são aqueles que indicam o lugar de origem, referindo-se a países, estados, cidades etc. Exemplos:
Francisco é cearense (do Ceará).
O café brasileiro (do Brasil) é muito bom.
Miguel é boliviano (da Bolívia).
Seu pai é londrino (de Londres).
Adoro comida japonesa (do Japão).
EXERCÍCIOS:
                  
1) Sublinhe os adjetivos presentes nas frases a seguir:
a) O sapo verde deu um pulo engraçado.
b) No meu pequeno jardim florescem violetas perfumadas.
c) A viagem a Ouro Preto foi instrutiva.
d) Quantos meninos eu vi, com roupas rasgadas e sapatos gastos!
e) Os belos e cantadores bem-te-vis acordam-me pela manhã.
f) As belas borboletas dançavam sobre as flores.
g) Os cadernos velhos serviram para Júlio ler as anotações de Carla.
h) O filme americano tinha muitas cenas de violência.


2) Reescreva as frases no feminino:
a) O professor inglês cuidou do velho cristão a noite toda.
________________________________________________________________________________
b) O cidadão é um homem ativo na sociedade.
________________________________________________________________________________
c) O operário plebeu aprendia com seu mestre inteligente.
________________________________________________________________________________

3) Complete as frases com os adjetivos do retângulo abaixo:

antigos – alemã – gentis – inflamável – belíssimas – largo – simpático - estragado

a) As montanhas da Serra do Mar são ______________________.
b) Um _______________ sorriso iluminou-lhe o rosto ________________________.
c) Tenho uma amiga ___________________ chamada Karin.
d) Marieta e Marina são _____________________..
e) Não coma este chocolate, porque está ________________________.
f) Estes discos são ________________________.
g) O álcool é um produto __________________________.

4) Escreva ao lado de cada adjetivo um substantivo a que você possa atribuir a característica indicada:

______________________prateado
______________________gordinha
______________________maduras
______________________distante
______________________nervosos
______________________espaçosas
______________________inteligente
______________________confortável
______________________branco
______________________saborosos


5.construa 10 orações descritivas com adjetivos, substantivos e artigos.
1................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
2................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
3................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
4................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
6................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
7................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
8................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
9................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
10......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

ARTIGO DEFINIDO E INDEFINIDO TEORIA EXERCICIOS


DESCRIÇÃO: ARTIGO

ARTIGO

 Artigo é a palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo ou indeterminá-lo. Além disso, o artigo varia em gênero e número para concordar com o substantivo. Exs.:  o/ um menino               os/ uns meninos          a/ uma menina              as/ umas meninas

CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO                  O artigo classifica-se em:
DEFINIDO – determina o substantivo de maneira precisa, definida: O, A, OS, AS.
INDEFINIDO – determina o substantivo de maneira vaga, indefinida: UM, UMA, UNS, UMAS.

v Combinação/ contração de ARTIGO COM PREPOSIÇÃO 

Preposições

Artigos


o, os
a, as
um, uns
uma, umas
a
ao, aos
à, às
-
-
de
do, dos
da, das
dum, duns
duma, dumas
em
no, nos
na, nas
num, nuns
numa, numas
por (per)
pelo, pelos
pela, pelas
-
-

Obs.: - As formas à e às indicam a fusão da preposição a com a artigo feminino a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.
- As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.

EXERCÍCIOS:

1)  No texto a seguir, acrescente os artigos definidos ou indefinidos:
 Guilherme e Gustavo são irmãos. _____ padrinho de Guilherme o levou para passear na cidade. Algum tempo depois, _____ padrinho de Gustavo fez _____ mesma coisa. Ambos queriam ganhar _____ presente. Por isso, cada um deles foi levado a _____ loja da cidade.

2)  Classifique os artigos conforme o modelo:
O senhor me dá um presente de aniversário?
o = artigo definido, masculino, singular um = artigo indefinido, masculino, singular Ganhei uma caneta dourada.
___________________________________________________________________________________________________________ b) Os irmãos ganharam doces.
___________________________________________________________________________________________________________

 c) A enfermeira foi bastante prestativa.
___________________________________________________________________________________________________________ d) Marília ganhou uns livros de ficção do seu padrinho.
___________________________________________________________________________________________________________ e) Vi umas crianças brincando na loja.
___________________________________________________________________________________________________________



3) Assinale as combinações/contrações de preposição e artigo. Em seguida, indique a preposição e o artigo que formam a combinação/contração.
a)  Na mala havia muitas roupas. ______________________________________________________
b)  As árvores do parque têm muitas flores. _____________________________________________
c)   Acordamos às 7 horas da manhã. ___________________________________________________
d)  Cláudia passeava pela calçada. ____________________________________________________
e)   O mel das abelhas é muito saudável. ________________________________________________
f)   Quero comprar uma casa num bom bairro. ____________________________________________
g)   Marquinhos trabalha no banco. ____________________________________________________

4) Explique a diferença das duas frases abaixo:
I-                   - Pai, comprei o livro.
II-                 - Pai, comprei um livro.

___________________________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________

As questões de 5 e 6 referem-se ao trecho seguinte, extraído do texto A morte da tartaruga.
                 
 “Olha, nós vamos à rua, compramos uma caixa bem bonita, bastante balas, bombons, doces e voltamos para casa. Depois botamos a tartaruga na caixa em cima da mesa da cozinha e rodeamos de velinhas de aniversário. Aí convidamos os meninos da vizinhança, acendemos as velinhas, cantamos o ‘Happy-Birth-Day-To-You’ pra tartaruguinha morta e você assopra as velas. Depois pegamos a caixa, abrimos um buraco no fundo do quintal, enterramos a tartaruguinha e botamos uma pedra em cima com o nome dela e o dia em que ela morreu.”

5)  Grife os artigos do trecho acima. Atenção: os artigos acompanham os substantivos, aparecendo sempre antes deles!

6)  O pai do menino refere-se várias vezes à caixa em que a tartaruga seria colocada. Por que, na primeira vez, ele usa o artigo indefinido (“compramos uma caixa bem bonita”) e, na terceira, o definido (“pegamos a caixa”)?
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________
                   

domingo, 10 de fevereiro de 2019

ARTIGO DE OPINIÃO 9º ANO UMBIGOLANDIA TEXTO E QUESTÕES


       Dias desses encontrei uma amiga que me disse que está achando tudo e todo mundo chato. Que a violência está demais, que o dinheiro não dá pra nada, que o trânsito está uma loucura, que o amor já era, que ninguém mais quer amar ninguém, homem é uma raça em extinção e por aí vai. Em seguida abanou os braços, gritou “Táxi!” e, antes de entrar no carro, arrematou:
       - E ainda tem esses táxis uó de vidro preto que a gente nunca sabe se estão vazios ou ocupados! Beijão, vê se me liga você também, pô!
        E foi embora, largando no meu colo aquela corbeille de reclamações e uma cobradinha final. Fiquei ali, parado, pensando nas palavras dela, enquanto o táxi de vidro preto empacava no trânsito uma quadra adiante. É, minha amiga, certamente a vida não anda nada fácil, quem sai de casa não sabe se volta, namorar está brabo e ai de quem reagir a qualquer tipo de violência. Reagir é um perigo mesmo. Principalmente se a reação for de ordem mais, digamos, psicológica, tipo reagir-a-algum-comentário-maldoso-sobre-você-na-sua-cara. Neste quesito eu tenho muita dificuldade: ou não reajo ou só reajo uma semana depois. Naquele breve encontro, só minha amiga falou. Despejou suas reclamações em cima de mim e se mandou. E eu fiquei sem reação.
       Bem, reagir como, se ela não me deu chance? Só ela falou e eu fiquei ali de “vinagrete” – só de acompanhamento. E o que é reagir? Penso que, ao pé da letra, reagir significa agir novamente, ou “agir de volta”. E por que reagir é um perigo? Porque a reação confere ao outro o poder de tomar posição. Ter atitude. Trocar. Crescer. Será? Talvez. Mas está tão difícil reagir. Trocar. Crescer. Está difícil dialogar. Vivemos a era do monólogo, do “eu” exacerbado, do “meu espaço”, da “minha individualidade”, do “meu momento”, enfim, da Umbigolândia. E é cada vez maior a população desta estranha terra, ocupada por um único habitante, rei e súdito ao mesmo tempo: o ego. Na Umbigolândia, só uma pessoa interessa: o eu. O outro é mera circunstância. O assunto é um só. Só um fala e ponto. Eu sei que estou generalizando, e me perdoem por isso. Mas do jeito que a coisa está, não me resta pensar em outra coisa.
     Foi minha amiga quem, involuntariamente, trouxe essas questões à minha mente. A escuta está virando artigo de luxo. Aquele que tem o dom da escuta – sim, nos dias de hoje escutar o outro é honrar um dom - tem aberto o canal da inteligência. Do crescimento. Do auto-conhecimento e do conhecimento do outro. Do mundo. E é INCRÍVEL como a indústria do consumo corteja sem parar o individualismo desenfreado. A internet, então, é a fada madrinha dos solitários. Bibiti-bobiti-bum! E lá está você diante do mundo. Sozinho. E o universo faz a sua parte conspirando a favor. Conspirando e pirando. É muita gente no mundo. Muita gente procurando. Buscando. Querendo. Pouca gente escutando. Encontrando. Suprindo. E quanto mais gente, mais ego. E quanto mais ego, mais solidão.
      Na Umbigolândia, ego gera ego. E o profeta disse que gentileza gera gentileza. Pra minha amiga, que está (espero eu) passando uma temporada na Umbigolândia, isso não interessa, até porque quem mora lá não enxerga um palmo adiante do umbigo. Pra quem mora aqui na Terra mesmo, a premissa do profeta é um toque. Gentileza gera gentileza. Que gera escuta. Que gera troca. Que torna mais suportáveis problemas modernos como egolatria, consumo desenfreado, falta de amor, de companhia, de solidão. Se bem que a solidão não sente falta de companhia. Até porque ela está sempre ao lado de alguém.

Aloísio de Abreu

1.O primeiro e o segundo parágrafos revelam o estado de espírito da amiga do cronista. Como ela está encarando a vida?
____________________________________________________________________________________________________________________
2 – Que sentido tem, no texto, a expressão “corbeille de reclamações” ?
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
3 – A que trecho se refere a palavra “cobradinha”, no terceiro parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________
4 – Há, no texto, algumas marcas típicas da linguagem informal e oral. Retire alguns exemplos que confirmem essa afirmativa:
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
5 – Que trecho do texto confirma que o cronista tem dificuldade em reagir a algum comentário maldoso?
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
6 – Que associação é feita em “Só ela falou e eu fiquei ali de “vinagrete” – só de acompanhamento.”, no quarto parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
7 – Segundo o texto, por que reagir é perigoso?
____________________________________________________________________________________________________________________
8 – A que palavra estão relacionados os termos “a era do monólogo” , ‘do “eu” exacerbado’, “meu espaço”, minha individualidade”, “meu
momento”, no quarto parágrafo?
____________________________________________________________________________________________________________________
9. A que se refere, no quarto parágrafo, a expressão “estranha terra”?
_______________________________________________________________________________________________________________
10. Quem é o único habitante dessa “estranha terra”?
_______________________________________________________________________________________________________________
11 – Segundo o texto, qual a consequência de saber ouvir o outro?
_______________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________
12 – Por que a internet é considerada “fada madrinha dos solitários”?
_______________________________________________________________________________________________________________
13 – A que está relacionada a expressão “Bibiti-bobiti-bum”?
_______________________________________________________________________________________________________________
14 – O trecho “[...] não enxerga um palmo adiante do umbigo” está associado a que dito popular?
_______________________________________________________________________________________________________________
15 – Qual a premissa do profeta, presente no texto?
_______________________________________________________________________________________________________________
16 – Num texto que defende uma ideia, essa ideia recebe o nome de TESE. Qual a tese defendida neste texto?
_______________________________________________________________________________________________________________
17 – Observe a estrutura do trecho “Gentileza gera gentileza. Que gera escuta. Que gera troca. Que torna mais suportáveis problemas
modernos...”. Qual o efeito da repetição dos termos destacados?
_______________________________________________________________________________________________________________
18 – No trecho que se segue, identifique os fatos e a opinião:
“Fiquei ali, parado, pensando nas palavras dela, enquanto o táxi de vidro preto empacava no trânsito uma quadra adiante. É, minha amiga,
certamente a vida não anda nada fácil [...]”
_______________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________