PáginasDESCRITOR

sexta-feira, 3 de abril de 2020

MITO TEORIA


O que é Mito:

Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.

Um dos objetivos do mito era transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado, através de rituais em cerimônias, danças, sacrifícios e orações. Um mito também pode ter a função de manifestar alguma coisa de forma forte ou de explicar os temas desconhecidos e tornar o mundo conhecido ao Homem.

Mito nem sempre é utilizado na simbologia correta, porque também é usado em referência as crenças comuns que não tem fundamento objetivo ou científico. Porem, acontecimentos históricos podem se transformar em mitos, se tiver uma simbologia muito importante para uma determinada cultura. Os mitos têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.

FONEMA EXERCICIOS MARCAR X


Questões:
01. Os vocabulários passarinho e querida possuem:

a) 6 e 8 fonemas respectivamente;
b)10 e 7 fonemas respectivamente;
c) 9 e 6 fonemas respectivamente;
d) 8 e 6 fonemas respectivamente;
e) 7 e 6 fonemas respectivamente.


02. Quantos fonemas existem na palavra paralelepípedo:

a) 7
b) 12
c) 11
d) 14
e) 15


03. Qual a palavra que teríamos, se trocássemos a consoante grifada de pata pela sua homorgânica, teremos:

a) bata
b) lata
c) mata
d) cata
e) nata


04. Trocando-se a consoante linguodental da palavra nata pela sua homorgânica, teremos:

a) lata
b) tata
c) nada
d) pata
e) data

 
05. Assinale a alternativa em que a palavra contenha ditongo oral crescente:

a) eqüestre
b) guerreiro
c) quando
d) poucos
e) ninguém


06. Os vocábulos pequenino e drama apresentam, respectivamente:

a) 4 e 2 fonemas
b) 9 e 5 fonemas
c) 8 e 5 fonemas
d) 7 e 7 fonemas
e) 8 e 4 fonemas


07. (OSEC) Em que conjunto de signos só há consoantes sonoras?

a) rosa, deve, navegador;
b) barcos, grande, colado;
c) luta, após, triste;
d) ringue, tão, pinga;
e) que, ser, tão.


08. O “I” não é semivogal em:

a) Papai
b) Azuis
c) Médio
d) Rainha
e) Herói


09. Assinale a alternativa que apresenta apenas hiatos:

a) muito, faísca, balaústre.
b) guerreiro, gratuito, intuito.
c) fluido, fortuito, Piauí.
d) tua, lua, nua.
e) n.d.a.


10. Em qual dos itens abaixo todas as palavras apresentam ditongo crescente:

a) Lei, Foice, Roubo
b) Muito, Alemão, Viu
c) Linguiça, História, Área
d) Herói, Jeito, Quilo
e) Equestre, Tênue, Ribeirão



Resolução:
01. D
02. D
03. A
04. C
05. A
06. C
07. A
08. D
09. D
10. C



RECEITA TEORIA EXERCÍCIO


Texto Instrucional- gênero: Receita

A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer -, que podem ou não vir indicadas por títulos. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc.

No modo de fazer, os verbos se apresentam quase sempre no modo imperativo (o modo verbal que expressa ordem, conselho, etc.), pois essa parte indica, passo a passo, a seqüência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita

CUCA DE BANANA
Ingrediente:
06 bananas maduras
2 colheres de margarina OU MANTEIGA,
MAIS 1 PARA AS BANANAS
02 ovos (BATER AS CLARAS SEPARADAS)
01 XICARA DE LEITE
03 XICARA DE FARINHA DE TRIGO
01
COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM

PARA A FAROFA:

¹ / ² TABLETE DE MANTEIGA250 G DE AÇÚCAR
100 G DE FARINHA DE TRIGO, Canela e baunilha.
MODO DE FAZER:
NUMA FORMA, FAÇA UMA CAMADA DE BANANA EM Rodelas Com Manteiga Derretida E AÇÚCAR. EM UM RECEPIENTE, BATA AS GEMAS COM O AÇÚCAR, JUNTE O LEITE, O FERMENTO EA FARINHA E, por último, AS CLARAS EM NEVE. JOGUE POR CIMA DAS BANANAS LEVE PARA ASSAR E. FAÇA UMA FAROFA COM MANTEIGA, A FARINHA, O AÇÚCAR, A BAUNILHA EA CANELA. ESPALHE SOBRE A CUCA e deixe dourar. SIRVA morna.

RENDIMENTO: 10 porções.
1 - COMPREENDENDO O TEXTO:
A) QUAL A FINALIDADE DO TEXTO QUE VOCÊ ACABOU DE LER ?____________________________________
B) ONDE PODEMOS ENCONTRAR ESSE TIPO DE TEXTO ?____________________________________
C) EM QUANTAS PARTES PODEMOS DIZER QUE O TEXTO FOI DIVIDIDO? QUAIS SÃO ELAS ?_______________________________________________________________________
D) SE UMA PARTE TIRÁRMOS do Texto, VAMOS CONSEGUIR FAZER A RECEITA COM SUCESSO? POR QUÊ ?_________________________________________________________________________
E) NO TEXTO ENCONTRAMOS VÁRIAS FORMAS verbais QUE DÃO ORDEM, MANDAM FAZER ALGO. IDENTIFIQUE-AS :_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


RECEITA PÉ DE MOLEQUE EXERCICIOS


a) Leia a receita a seguir:
Pé de moleque com chocolate

Ingredientes:
 500 g de amendoim torrado e sem casca
 1 lata de leite condensado
 2 medidas de açúcar
 2 colheres de sopa de achocolatado em pó

Modo de preparo:
1. Misture tudo em uma panela em fogo brando até desgrudar do fundo
2. Colocar em um tabuleiro untado até endurecer, e corte

b) De acordo com o texto responda as questões a seguir:

1. Qual o gênero textual do texto lido?
A) Notícia.
B) Artigo.
C) Receita.
D) Cantiga.
E) Poema.

2. Qual a finalidade do texto?
A) Divertir um moleque.
B) Ensinar a fazer um doce de amendoim.
C) Informar o leitor sobre o pé do moleque.
D) Descrever um doce de amendoim.
E) Registrar uma solicitação.

3. O que está sendo preparado?
A) Paçoca de amendoim.
B) Amendoim torrado.
C) Bolo de amendoim.
D) Chocolate quente.
E) Pé de moleque.

4. Na frase: “Misture tudo em uma panela em fogo brando até desgrudar do fundo.
A palavra em destaque no texto refere-se
A) a uma cor.
B) a um comportamento.
C) a uma forma moderada.
D) a um tamanho grande.
E) a potência do fogão.



CORDEL CORONA VÍRUS INTERPRETAÇÃO


Coronavírus em cordel


Ave Maria, minha gente,
Que desmantelo total
Um tal de Coronavírus
Fez rebuliço geral
Veio das bandas da China
Essa infecção viral.

O cabra tem logo febre
Sem conseguir controlar
Tosse feito um condenado
Difícil até respirar!
Essa doença danada
Se transmite pelo ar.

Espirro, tosse, catarro
Levam contaminação
A saliva quando fala
Também leva infecção
O vírus também se espalha
Em um aperto de mão.

Como gripe e resfriado,
Precisamos prevenir
Cobrindo a boca e o nariz
Na hora em que for tossir
E objetos pessoais
Não podemos dividir.

Evitar lugar lotado
Com muita aglomeração
Limpar bem os ambientes
E lavar sempre a nossa mão
Esfregar bem direitinho
Usando água e sabão.

Use máscara, álcool em gel
E esse hábito não mude
Se estiver muito doente
Vá ao Posto de Saúde
Pois pra gente controlar
Precisa ter atitude.

Não só pro Coronavírus
Esse cordel vai servir
Todo resfriado ou gripe
Precisamos prevenir
Cuidar bem do nosso corpo
Pra doença não surgir.

Vamos s'imbora cuidar!
Tá todo mundo informado!
Não quero Coronavírus
E nem nenhum resfriado!
Agora é só me seguir:
"Cordel Personalizado"!

(Anne Karolynne)

01) O que é um cordel? Podemos dizer que ele tem caráter informativo?

02) Copie do cordel um vocativo, explicando seu raciocínio:

03) De onde veio o Coronavírus?

04) Transcreva do texto uma interjeição, dizendo o que ela expressa:

05) Localize no cordel uma comparação, explicando-a:

06) Quais são os sintomas do Coronavírus?

07) Como tal doença é transmitida?

08) Quais são as medidas de prevenção que devem ser tomadas?

09) Quando se deve procurar o Posto de Saúde? Por quê?

10) Copie do cordel exemplos de oralidade:

11) Que mensagem o cordel transmite?

12) Como podemos dividir o texto em começo, meio e fim? Delimite-os:

13) Quantas estrofes compõem o cordel? Quantos versos em cada uma delas?

14) De que par de rima você mais gostou? Justifique sua resposta:

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO




ELEMENTOS DA NARRATIVA EXERCÍCIO


1. Considerando os elementos da narrativa, leia cada uma das citações a seguir e coloque, dentro dos parênteses que as precedem, a letra:

V – se a afirmativa for verdadeira;
F – se a afirmativa for falsa.

a) (   )              O espaço é o lugar onde se passa a ação. Exemplo:
“No grande dia Primeiro de Maio, não eram bem seis horas e já o 35 pulara da cama afobado.”   (Mário de Andrade)

b) (   ) A personagem é a pessoa que participa da história. Exemplo:
“Nosso pai era homem cumpridor, ordeiro, positivo; e sido assim desde mocinho e menino, pelo que testemunharam as diversas sensatas pessoas, quando indaguei a informação.” (Guimarães Rosa)
           
c) (   )  O tempo determina a ordem em que os fatos acontecem. Exemplo:
Nossa casa, no tempo, ainda era mais próxima do rio, obra de nem quarto de légua: o rio por aí se   estendendo grande, fundo, calado que sempre.” (Guimarães Rosa)

a) F – F –V
b) F – V – F
c) V – F – V
d) V – V – F

Para narrar uma história, é preciso considerar os elementos: espaço, tempo e personagens. O poema a seguir é um texto narrativo e foi publicado em Libertinagem, livro que Manoel Bandeira lançou em 1930.

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira-livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro.
Bebeu.
Cantou.
Dançou.
Depois se jogou na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

2.Responda, considerando a leitura do poema:

a)    O que aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)    Quem é a personagem da história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c)    Onde (espaço) acontece a história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d)    Quando (tempo) aconteceu a história?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


RESPOSTA:
1B
2.
a) Um homem entrou num bar, bebeu, cantou, dançou e matou-se.
b) João Gostoso
c) Bar Vinte de Novembro e a Lagoa Rodrigo de Freitas
d) Numa noite.