A LENDA DO XINGU 7º ANO ALPHA P. 62
A história que
você vai ler é uma lenda contada pelos Juruna, um povo indígena do Centro-Oeste
e do Norte do Brasil. As lendas revelam a maneira pela qual determinadas
sociedades entendem e explicam o mundo, em especial os fenômenos da natureza.
Nesta lenda, você vai conhecer a origem dos rios Xingu e Amazonas, que
atravessam uma área que abrange uma espetacular variedade de fauna e flora, com
espécies ainda hoje não catalogadas. Antes da leitura, imagine de que forma s
antepassados dos indígenas jurunas explicaram a criação desses rios.
TEXTO
A lenda do Xingu e do
Amazonas
Antigamente, tudo era seco.
Os índios
jurunas moravam na floresta, onde não havia rio nem água para beber. A dona da
água era a juriti. Toda água que existia estava com ela, guardada em três
grandes tambores.
Uma tarde, os
filhos da mulher do pajé, que estavam com sede, foram pedir água para a juriti,
que cantava no alto do açaizeiro.
— Juriti!
Estamos com muita sede! Dê um pouco de água para bebermos!
Mas ela não
deu. Os índios voltaram acabrunhados para casa; não aguentavam mais a sede e
começaram a chorar.
Cinaã, a mãe
dos meninos, perguntou por que estavam chorando e eles contaram o que tinha
acontecido. Ela disse que não deviam mais procurar a juriti porque era
perigoso.
— Dentro dos
tambores de água há muitos peixes que podem atacar vocês — disse a mãe para os
meninos.
Mas os garotos
não deram atenção a ela. Estavam com tanta sede que voltaram a procurar a
juriti. Pegaram um pau e quebraram os tambores. Imediatamente, a água começou a
escorrer lá de dentro, e junto com a água vieram os peixes.
A juriti ficou
muito brava. Os meninos saíram correndo. Deram um pulo bem grande para fugir
dos peixes, mas o maior de todos comeu Itajiba, um dos meninos. O peixão
engoliu a cabeça e o corpo do garoto, mas as pernas ficaram para fora da boca.
Os outros dois
irmãos correram mais rápido. E a água que seguia atrás deles ia formando rios e
cachoeiras. O peixão seguia os meninos, levando muita água com ele. Essa água
toda formou o rio Xingu.
Os dois índios
continuaram a fugir do peixão para o norte, até dar no estado do Amazonas. Lá
chegando, conseguiram agarrar as pernas de Itajiba, que ainda estavam para fora
da boca do peixão. Cortaram as pernas do irmão, assopraram o sangue que
escorreu e, por mágica, o corpo do garoto se refez: Itajiba nasceu de novo.
Então, os três juntos sopraram toda aquela
água e formaram um rio muito largo e comprido: o Amazonas.
Depois disso,
voltaram juntos para casa e contaram para toda a aldeia que tinham quebrado os
tambores. A partir desse dia todos tiveram água para sempre.
(Inspirada em "A origem dos
rios", lenda coletada por Herbert Baldus e registrada na obra Estórias e lendas dos índios.)
Silvana Salerno. Qual é o seu Norte? São Paulo:
A CULTURA INDÍGENA
NOS LIVROS
Assim como os mitos, as lendas foram e
são transmitidas oralmente de geração a geração. Com o
propósito de preservar essa rica tradição, muitos pesquisadores se dedicaram a
registrar essas narrativas. Um deles foi o antropólogo alemão Herbert Baldus
(1899-1970). Nos anos 1920, ele visitou e estudou diferentes comunidades
indígenas brasileiras, divulgando suas pesquisas sobre a pluralidade cultural
desses povos. Ainda compilou e selecionou diversas narrativas indígenas, que
foram publicadas nos anos 1960. Muitos outros estudiosos ajudaram a preservar
essas lendas, além de escritores e pesquisadores indígenas, como Daniel
Munduruku (1964-), que também registraram a história de seus antepassados.
PARA ENTENDER O
TEXTO
1.O que você imaginou sobre a criação dos rios Xingu e
Amazonas se confirmou após a leitura da lenda?
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2.copie a alternativa correta a respeito da lenda sobre a
origem dos rios Xingu e Amazonas.
I.A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por meio de
fatos científicos.
II. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada tanto por
fatos históricos quanto por fatos imaginários.
III. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por meio
de fatos jornalísticos.
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3. Em que tempo e
espaço ocorre o fato narrado?
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4. Qual é a
motivação para a ação inicial das personagens na história?
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5. Que punição os
meninos sofreram ao desobedecer à mãe e às leis da natureza?
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6. Como o
desfecho se relaciona com o início da lenda?
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7. Qual é o foco
narrativo da lenda que você leu?
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As lendas
narram acontecimentos que se passaram em um tempo remoto e em um espaço
marcado pela natureza. Nelas, fatos históricos podem se misturar com fatos imaginários.
Em geral, as lendas são narradas em
terceira pessoa para representar a voz de toda a comunidade, daqueles que
herdaram as tradições de seus antepassados.
O CONTEXTO DE
PRODUÇÃO
8. Leia o texto
abaixo.
O papel das lendas e
mitos na cultura indígena
Entenda como os índios
passam seus conhecimentos de geração a geração
À noite, as
crianças sentam ao redor de uma fogueira e ouvem as histórias contadas pelos
mais velhos. As lendas [indígenas] são divertidas e temperadas de muita
imaginação — índios que falam com animais, estrelas que caem na Terra, guerreiros
que vão para o céu. [...]
Vale lembrar
que os índios não possuem registros escritos e, em geral, são os mitos e as
lendas de cada tribo que repassam a cultura desse povo ao longo dos anos. Como
são contadas de geração a geração, certamente essas histórias se transformaram
com o tempo. [...] a partir dessas lendas podemos imaginar como viviam os
índios há cerca de 4 mil anos.
a) O trecho do artigo lido comenta a existência de lendas
nas quais estrelas caem na Terra e indígenas falam com animais. Cite uma
passagem da lenda do Xingu e do Amazonas em que essa característica aparece.
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b) De acordo com o artigo acima, de que modo as narrativas
indígenas conseguiram chegar até o nosso tempo?
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c) Você conhece outras narrativas indígenas? Se sim, quais?
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RIO AMAZONAS
Localizado na América
do Sul, o rio Amazonas é considerado o maior rio do planeta em extensão e volume
de água. Ele nasce na cordilheira dos Andes, no sul do Peru, e atravessa os
estados do Amazonas e do Pará até chegar a sua foz, no oceano Atlântico.
9. Releia o seguinte fragmento da lenda.
Os outros dois irmãos correram mais rápido.
E a água que seguia atrás deles ia formando rios e cachoeiras. O peixão seguia
os meninos, levando muita água com ele. Essa água toda formou o rio Xingu.
Observe, nesse trecho, a repetição de água. Procure estabelecer urna re-
lação entre essa repetição e o fato de a lenda ter origem na tradição
oral
As lendas são narrativas
contadas na tradição oral para
transmitir algum ensinamento ou explicar algum fato. Elas revelam muito sobre
os povos que as criaram; por isso, é importante valorizar seu registro escrito,
para que essas narrativas não se percam no passado e também sejam um meio de transmissão para as gerações
futuras.
11. De acordo com a função social dos gêneros estudados,
qual das alternativas abaixo se relaciona aos mitos e qual se relaciona às
lendas?
I. São narrativas contadas por meio da tradição oral para
transmitir algum ensinamento, revelando aspectos da cultura dos povos que as
criaram.
II. São narrativas que cumprem a função de explicar o
surgimento do mundo, os fenômenos naturais, os sentimentos e comportamentos
humanos, além de serem o fundamento para rituais religiosos e para a conduta
social de um povo.
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FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua
portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano-2ª ed. - São Paulo:
Edições SM, 2018.
GABARITO
1. Resposta pessoal. É importante
que os alunos façam referência ao texto em suas respostas.
2.Alternativa correta lI.
3. A sugestão é de um tempo histórico
posterior à organização dos indígenas em tribos e aldeias e anterior à formação
dos rios Xingu e Amazonas. O espaço é a floresta onde vivem os Juruna e onde se
forma o rio Xingu.
4. O fato de não haver rios nem água
para beber na floresta, pois toda a água pertencia à Juriti.
5. Os meninos foram perseguidos por
um grande peixe que chegou a devorar parte do corpo de um deles.
6. Ao desobedecer às ordens da mãe e
às leis da natureza, os meninos deram origem aos dois rios.
7. Foco narrativo em terceira
pessoa.
8.
a) Entre as passagens que os alunos
podem citar estão "A dona da água era a juriti. Toda água que existia estava
com ela, guardada em três grandes tambores"; "Os meninos saíram
correndo. Deram um pulo bem grande para fugir dos peixes, mas o maior de todos comeu
ltajiba, um dos meninos. O peixão engoliu a cabeça e o corpo do garoto, mas as
pernas ficaram para fora da boca", entre outras.
b) Chegaram até nós pois foram
contadas de geração em geração.
c) Resposta pessoal Professor, se
Julgar pertinente, peça a alguns alunos que contem uma das lendas que conhecem
9. Resposta pessoal Espera-se que os
alunos percebam que, por se tratar de uma história originalmente contada
oralmente, a repetição da palavra água garante que o ouvinte recupere
mais facilmente o que Já foi narrado,
10. Em "O peixe com
chifres". personagens principais - Manu e Vishnu, tempo - há mais de
milhões de anos, espaço - Himalaia. rio Ganges e oceano Em "A lenda do Xingu
e do Amazonas" personagens principais - Meninos, a mãe e juriti. tempo -
indefinido, porém apresenta uma marca é posterior a organização das tribos:
espaço - floresta onde vivem os Juruna (rio Xingu e Amazonas\
11. A primeira afirmação relaciona-se à função social das lendas e
a segunda, à dos mitos.
12. Resposta pessoal. Professor, depois
de os alunos emitirem suas opiniões, enfatize a importância dessas narrativas
para a preservação da cultura de um povo