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sábado, 16 de maio de 2020

LENDA: A LENDA DO XINGU 7º ANO ALPHA P.62 GABARITO


A LENDA DO XINGU 7º ANO ALPHA P. 62

       A história que você vai ler é uma lenda contada pelos Juruna, um povo indígena do Centro-Oes­te e do Norte do Brasil. As lendas revelam a maneira pela qual determinadas sociedades entendem e explicam o mundo, em especial os fenômenos da natureza. Nesta lenda, você vai conhecer a ori­gem dos rios Xingu e Amazonas, que atravessam uma área que abrange uma espetacular variedade de fauna e flora, com espécies ainda hoje não catalogadas. Antes da leitura, imagine de que forma s antepassados dos indígenas jurunas explicaram a criação desses rios.

TEXTO

A lenda do Xingu e do Amazonas
Antigamente, tudo era seco.
       Os índios jurunas moravam na floresta, onde não havia rio nem água para beber. A dona da água era a juriti. Toda água que existia estava com ela, guardada em três grandes tambores.
       Uma tarde, os filhos da mulher do pajé, que estavam com sede, foram pedir água para a juriti, que cantava no alto do açaizeiro.
       — Juriti! Estamos com muita sede! Dê um pouco de água para bebermos!
       Mas ela não deu. Os índios voltaram acabrunhados para casa; não aguentavam mais a sede e começaram a chorar.
       Cinaã, a mãe dos meninos, perguntou por que estavam chorando e eles contaram o que tinha acontecido. Ela disse que não deviam mais procurar a juriti porque era perigoso.
       — Dentro dos tambores de água há muitos peixes que podem ata­car vocês — disse a mãe para os meninos.
       Mas os garotos não deram atenção a ela. Estavam com tanta sede que voltaram a procurar a juriti. Pegaram um pau e quebraram os tambores. Imediatamente, a água começou a escorrer lá de dentro, e junto com a água vieram os peixes.
       A juriti ficou muito brava. Os meninos saíram correndo. Deram um pulo bem grande para fugir dos peixes, mas o maior de todos co­meu Itajiba, um dos meninos. O peixão engoliu a cabeça e o corpo do garoto, mas as pernas ficaram para fora da boca.
       Os outros dois irmãos correram mais rápido. E a água que seguia atrás deles ia formando rios e cachoeiras. O peixão seguia os meni­nos, levando muita água com ele. Essa água toda formou o rio Xingu.
       Os dois índios continuaram a fugir do peixão para o norte, até dar no estado do Amazonas. Lá chegando, conseguiram agarrar as pernas de Itajiba, que ainda estavam para fora da boca do peixão. Cortaram as pernas do irmão, assopraram o sangue que escorreu e, por mágica, o corpo do garoto se refez: Itajiba nasceu de novo.
       Então, os três juntos sopraram toda aquela água e formaram um rio muito largo e comprido: o Amazonas.
       Depois disso, voltaram juntos para casa e contaram para toda a aldeia que tinham quebrado os tambores. A partir desse dia todos tiveram água para sempre.
(Inspirada em "A origem dos rios", lenda coletada por Herbert Baldus e registrada na obra Estórias e lendas dos índios.)
Silvana Salerno. Qual é o seu Norte? São Paulo:

A CULTURA INDÍGENA NOS LIVROS
       Assim como os mitos, as lendas foram e são transmitidas oralmente de geração a geração. Com o propósito de preservar essa rica tradição, muitos pesquisadores se dedicaram a registrar essas narrativas. Um deles foi o antropólogo alemão Herbert Baldus (1899-1970). Nos anos 1920, ele visitou e estudou diferentes comunidades indígenas brasileiras, divulgando suas pesquisas sobre a pluralidade cultural desses povos. Ainda compilou e selecionou diversas narrativas indígenas, que foram publicadas nos anos 1960. Muitos outros estudiosos ajudaram a preservar essas lendas, além de escritores e pesquisadores indígenas, como Daniel Munduruku (1964-), que também registraram a história de seus antepassados.

PARA ENTENDER O TEXTO

1.O que você imaginou sobre a criação dos rios Xingu e Amazonas se confirmou após a leitura da lenda?
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2.copie a alternativa correta a respeito da lenda sobre a origem dos rios Xingu e Amazonas.
I.A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por meio de fatos científicos.
II. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada tanto por fatos históricos quanto por fatos imaginários.
III. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por meio de fatos jornalísticos.
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3. Em que tempo e espaço ocorre o fato narrado?
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4. Qual é a motivação para a ação inicial das personagens na história?
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5. Que punição os meninos sofreram ao desobedecer à mãe e às leis da natureza?
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6. Como o desfecho se relaciona com o início da lenda?
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7. Qual é o foco narrativo da lenda que você leu?
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       As lendas narram acontecimentos que se passaram em um tempo remoto e em um espaço marcado pela natureza. Nelas, fatos históricos podem se misturar com fatos imaginários. Em geral, as lendas são narradas em terceira pessoa para representar a voz de toda a comunidade, daqueles que herdaram as tradições de seus antepassados.


O CONTEXTO DE PRODUÇÃO

8. Leia o texto abaixo.
O papel das lendas e mitos na cultura indígena
Entenda como os índios passam seus conhecimentos de geração a geração
       À noite, as crianças sentam ao redor de uma fogueira e ouvem as histórias contadas pelos mais velhos. As lendas [indígenas] são divertidas e temperadas de muita imaginação — índios que falam com animais, estrelas que caem na Terra, guerreiros que vão para o céu. [...]
        Vale lembrar que os índios não possuem registros escritos e, em geral, são os mitos e as lendas de cada tribo que repassam a cultura desse povo ao longo dos anos. Como são contadas de geração a geração, certamente essas histórias se transformaram com o tempo. [...] a partir dessas lendas podemos imaginar como viviam os índios há cerca de 4 mil anos.
Maria Ganem. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: (http://chc.org.br/o-papel-das­lendas-e-mitos-na-cultura-indigena/). Acesso em: 27 set. 2018.

a) O trecho do artigo lido comenta a existência de lendas nas quais estrelas caem na Terra e indígenas falam com animais. Cite uma passagem da lenda do Xingu e do Amazonas em que essa característica aparece.
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b) De acordo com o artigo acima, de que modo as narrativas indígenas conse­guiram chegar até o nosso tempo?
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c) Você conhece outras narrativas indígenas? Se sim, quais?
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RIO AMAZONAS
      Localizado na América do Sul, o rio Amazonas é considerado o maior rio do planeta em extensão e volume de água. Ele nasce na cordilheira dos Andes, no sul do Peru, e atravessa os estados do Amazonas e do Pará até chegar a sua foz, no oceano Atlântico.

9. Releia o seguinte fragmento da lenda.
       Os outros dois irmãos correram mais rápido. E a água que seguia atrás deles ia formando rios e cachoeiras. O peixão seguia os meninos, levando muita água com ele. Essa água toda formou o rio Xingu.

Observe, nesse trecho, a repetição de água. Procure estabelecer urna re-
lação entre essa repetição e o fato de a lenda ter origem na tradição oral

As lendas são narrativas contadas na tradição oral para transmitir algum ensinamento ou explicar algum fato. Elas revelam muito sobre os povos que as criaram; por isso, é importante valorizar seu registro escrito, para que essas narrativas não se percam no passado e também sejam um meio de transmissão para as gerações futuras.


11. De acordo com a função social dos gêneros estudados, qual das alternativas abaixo se relaciona aos mitos e qual se relaciona às lendas?
I. São narrativas contadas por meio da tradição oral para transmitir algum en­sinamento, revelando aspectos da cultura dos povos que as criaram.
II. São narrativas que cumprem a função de explicar o surgimento do mundo, os fenômenos naturais, os sentimentos e comportamentos humanos, além de serem o fundamento para rituais religiosos e para a conduta social de um povo.
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FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

GABARITO

1. Resposta pessoal. É importante que os alunos façam referência ao texto em suas respostas.

 

2.Alternativa correta lI.

 

3. A sugestão é de um tempo histórico posterior à organização dos indígenas em tribos e aldeias e anterior à formação dos rios Xingu e Amazonas. O espaço é a floresta onde vivem os Juruna e onde se forma o rio Xingu.

 

4. O fato de não haver rios nem água para beber na floresta, pois toda a água pertencia à Juriti.

 

5. Os meninos foram perseguidos por um grande peixe que chegou a de­vorar parte do corpo de um deles.

 

6. Ao desobedecer às ordens da mãe e às leis da natureza, os meninos deram origem aos dois rios.

 

7. Foco narrativo em terceira pessoa.

 

8.

a) Entre as passagens que os alu­nos podem citar estão "A dona da água era a juriti. Toda água que existia estava com ela, guardada em três grandes tambores"; "Os meninos saíram correndo. Deram um pulo bem grande para fugir dos peixes, mas o maior de todos comeu ltajiba, um dos meninos. O peixão engoliu a cabeça e o corpo do garoto, mas as pernas ficaram para fora da boca", entre outras.

b) Chegaram até nós pois foram contadas de geração em geração.

c) Resposta pessoal Professor, se Julgar pertinente, peça a alguns alunos que contem uma das len­das que conhecem

9. Resposta pessoal Espera-se que os alunos percebam que, por se tratar de uma história originalmente contada oralmente, a re­petição da palavra água garante que o ouvinte recupere mais facil­mente o que Já foi narrado,

 

10. Em "O peixe com chifres". perso­nagens principais - Manu e Vish­nu, tempo - há mais de milhões de anos, espaço - Himalaia. rio Ganges e oceano Em "A lenda do Xingu e do Amazonas" persona­gens principais - Meninos, a mãe e juriti. tempo - indefinido, porém apresenta uma marca é posterior a organização das tribos: espaço - floresta onde vivem os Juruna (rio Xingu e Amazonas\

 

11. A primeira afirmação relaciona­-se à função social das lendas e a segunda, à dos mitos.

 

12. Resposta pessoal. Professor, de­pois de os alunos emitirem suas opiniões, enfatize a importância dessas narrativas para a preser­vação da cultura de um povo

 


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