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domingo, 17 de maio de 2020

EROS E PSIQUE 7º ANO ALPHA P. 196


EROS E PSIQUE

Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria
De além do muro da estrada

Ele tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já libertado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à Princesa vem.

A Princesa Adormecida,
Se espera, dormindo espera.
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.

Longe o Infante, esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado.
Ele dela é ignorado.
Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino —
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.

E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso, ele vem seguro,
E, vencendo estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora.

E, inda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia.

Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ªed. 1995).  - 237.1ª publ. in Presença , nº 41-42. Coimbra: Mai. 1934.

1. Durante a leitura, foi possível identificar as personagens do título?
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2. Registre no caderno as respostas às perguntas a seguir.
a) Qual foi seu sentimento predominante ao ler o poema?
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b) A história contada no poema lembra outras histórias conhecidas? Explique.
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c) O desfecho no poema segue o padrão dessas narrativas? Explique.
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3. "Eros e Psique" é um poema que apresenta elementos da narrativa. Copie e complete no caderno o quadro abaixo com esses elementos.
Personagens           
Tempo e espaço
Conflito
Ações geradas pelo conflito






                                  
ANOTEM
        O gênero poema pode ter formas diversas e tratar de variados temas. Denomina-se poema narrativo quando tem personagens e ações desenvolvidas em um tempo e espaço.

4. Para aprofundar sua compreensão da história do poema, indique no caderno se as afirmações a seguir são falsas ou verdadeiras. Justifique sua avaliação.
I. O poema narra a história da paixão entre a Princesa e o Infante.
II.         A história do poema comprova a força do destino: tudo ocorre como se espera.
III.        A história do poema é enigmática, seu final permite várias interpretações.

5. Copie no caderno a alternativa mais próxima de sua interpretação do poema. I. Ao atingir seu destino, o Infante obtém autoconhecimento.
II. Por vezes, aquilo que buscamos no outro está dentro de nós.
III. Princesas adormecidas podem desejar ter propósitos e aventuras. E príncipes encantados podem desejar ser resgatados e acolhidos.

ANTOE AÍ
Na literatura, as ideias e as imagens são polissêmicas, isto é, têm mais de um significado. Essas diferentes possibilidades de interpretação proporcionam variações na leitura do texto.

6. Releia o seguinte trecho do poema:
E, inda tonto cio que houvera,
à cabeça, em maresia,
ergue a mão, e encontra hera,

a) A expressão destacada indica que de fato o Infante estava no mar? Explique.
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b) O que há em comum entre o sentido da expressão e a situação do Infante?
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c) Reescreva o segundo verso no caderno evidenciando essa comparação.
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ANOTE AÍ
        Figuras de linguagem são recursos expressivos. Algumas comparam termos indicando algo em comum entre eles. A comparação usa um termo para evidenciar isso. Exemplo: A moça é como uma rosa. A metáfora faz isso diretamente. Exemplo: A moça é uma rosa.

FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

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