EROS E PSIQUE
Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria
De além do muro da estrada
Ele tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já libertado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à Princesa vem.
A Princesa Adormecida,
Se espera, dormindo espera.
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.
Longe o Infante, esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado.
Ele dela é ignorado.
Ela para ele é ninguém.
Mas cada um cumpre o Destino —
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.
E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso, ele vem seguro,
E, vencendo estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora.
E, inda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia.
Poesias. Fernando
Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa:
Ática, 1942 (15ªed. 1995). - 237.1ª publ. in Presença ,
nº 41-42. Coimbra: Mai. 1934.
1. Durante a leitura, foi possível identificar as
personagens do título?
...............................................................................................................................
2. Registre no caderno as respostas às perguntas a seguir.
a) Qual foi seu sentimento predominante ao ler o poema?
.............................................................................................................................
b) A história contada no poema lembra outras histórias
conhecidas? Explique.
.............................................................................................................................
c) O desfecho no poema segue o padrão dessas narrativas?
Explique.
............................................................................................................................
3. "Eros e Psique" é um poema que apresenta
elementos da narrativa. Copie e complete no caderno o quadro abaixo com esses
elementos.
Personagens
|
Tempo e espaço
|
Conflito
|
Ações geradas pelo conflito
|
|
|
|
|
ANOTEM
O gênero poema pode ter formas diversas e tratar
de variados temas. Denomina-se poema
narrativo quando tem personagens e ações desenvolvidas em um tempo e
espaço.
4. Para aprofundar sua compreensão da história do poema,
indique no caderno se as afirmações a seguir são falsas ou verdadeiras.
Justifique sua avaliação.
I. O poema narra a história da paixão entre a Princesa e o
Infante.
II. A história
do poema comprova a força do destino: tudo ocorre como se espera.
III. A história
do poema é enigmática, seu final permite várias interpretações.
5. Copie no caderno a alternativa mais próxima de sua interpretação
do poema. I. Ao atingir seu destino, o Infante obtém autoconhecimento.
II. Por vezes, aquilo que buscamos no outro está dentro de
nós.
III. Princesas adormecidas podem desejar ter propósitos e
aventuras. E príncipes encantados podem desejar ser resgatados e acolhidos.
ANTOE AÍ
Na literatura, as ideias e as imagens são polissêmicas, isto é, têm mais de um
significado. Essas diferentes possibilidades de interpretação proporcionam variações na leitura do texto.
6. Releia o seguinte trecho do poema:
E, inda tonto cio que
houvera,
à cabeça, em maresia,
ergue a mão, e
encontra hera,
a) A expressão destacada indica que de fato o Infante estava
no mar? Explique.
...............................................................................................................................
b) O que há em comum entre o sentido da expressão e a
situação do Infante?
.............................................................................................................................
c) Reescreva o segundo verso no caderno evidenciando essa
comparação.
...............................................................................................................................
ANOTE AÍ
Figuras de linguagem são recursos
expressivos. Algumas comparam termos indicando algo em comum entre eles. A comparação usa um termo para
evidenciar isso. Exemplo: A moça é como uma rosa. A metáfora faz isso diretamente. Exemplo: A moça é uma rosa.
FONTE:
COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental:
anos finais: 7ºano-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
Muito obrigada! Vou aproveitar para os meus alunos. Passei Eros e Psiquê para eles. Bjs
ResponderExcluirtem como me mandar o gabarito
ResponderExcluir