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sexta-feira, 20 de novembro de 2020

POEMA: VENTO PERDIDO, NA CARREIRA DO VENTO FIGURAS DE LINGUAGEM GABARITO

 
POEMA: VENTO PERDIDO / NA CARREIRA DO VENTO
 
1. Ao pensar no vento, que lembranças e sentimentos são despertados em você?
2. Para você, o que seria um “ vento perdido”?
 
LEITURA
Texto A
Vento perdido
 
Vem que vem o vento,
Vem que sopra num momento;
vou, montado num jumento,
cavalgar o arco-íris.
 
Vem que vem cantar,
vem que vem sobrar,
vem que vai voltar,
vem que vai trazer
tudo aquilo que eu tive
e que o vento carregou,
quando eu estava distraído
a olhar pro meu umbigo,
e o momento já passou.
 
Vem que o vento volta,
devolvendo o meu sonho;
Pesadelo tão medonho
que eu não quero nem lembrar.
 
Vem que vai ventar,
vem que vai voltar,
vento vai ventar,
apagando num momento
todo o arrependimento
de um vento tão ventado,
de um momento tão demais,
de um vento tão perdido
que não vai ventar jamais...
 
BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-íris.
São Paulo: Moderna, 2002.
 
TEXTO B
Na carreira do vento
 
Lá vem o vento correndo
montado no seu cavalo.
Nas asas do seu cavalo
vem um mundo de vassalos,
vem a desgraça gemendo,
vem a bonança sorrindo,
vem um grito reboando,
reboando, reboando.
 
Lá vem o vento correndo
montado no seu cavalo.
Nas asas do seu cavalo
vem a tristeza do mundo,
vem a camisa molhada
de suor dos desgraçados,
vem um grito reboando,
reboando, reboando.
 
Lá vem o vento correndo
montado no seu cavalo.
Nas asas do seu cavalo
vem um mundo amanhecendo
vem outro mundo morrendo.
Ligando um mundo a outro mundo
vem um grito reboando,
reboando, reboando.
 
Lá vem o vento correndo,
os séculos correndo atrás.
Lá vem um grito de Deus
e um grito de Satanás.
Ligando um grito a outro grito
vem o vento reboando,
reboando, reboando.
 
Lá vem o vento reboando
com seus cavalos-motores
voando nos aviões.
Lá vem progresso, poeira,
carreira, velocidade.
Lá vem nas asas do vento
o lamento da saudade
reboando, reboando.
 
Lá vem o vento correndo
montado no seu cavalo.
Quem vem agora é um menino
montado no seu carneiro.
Parai, ó vento, deixai
repousar o cavaleiro.
Mas o vento vem danado
reboando, reboando.
 
LIMA, Jorge de. Poesia completa.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. v. 1.
 
 
 
SOBRE O TEXTO A
1. Releia o poema “Vento perdido”.
a) No poema, a palavra vento foi empregada no seu sentido literal, ou seja, no seu sentido próprio?
b) Em sua opinião, por que o eu lírico fala sobre o vento?
 
2. Como o eu lírico se sente em relação às transformações provocadas pelo vento? Justifique sua resposta com fragmentos do poema.
 
3. Na última estrofe, o que o eu lírico quer dizer com “um momento tão demais”?
4. O que os versos a seguir, da segunda estrofe, revelam sobre o eu lírico?
quando eu estava distraído
a olhar pro meu umbigo
e o momento já passou
 
5. Você já viveu a situação de ter notado a importância de um momento só depois que ele passou?
 
6. Como você entende o título do poema depois da sua leitura?
 
SOBRE O TEXTO B
1. A leitura do poema nos leva a pensar em algumas imagens. Explique o que as imagens destacadas em cada um dos itens a seguir sugerem.
a) vem um mundo de vassalos, / vem a desgraça gemendo, / vem a bonança sorrindo
b) vem a tristeza do mundo, / vem a camisa molhada / de suor dos desgraçados
c) vem um mundo amanhecendo / vem outro mundo morrendo.
d) Lá vem o vento correndo, / os séculos correndo atrás.
e) Lá vem um grito de Deus / e um grito de Satanás.
f) Lá vem nas asas do vento / o lamento da saudade / reboando, reboando.
g) Quem vem agora é um menino / montado no seu carneiro / [...] / Parai, ó vento, deixai / repousar o cavaleiro.
 
2. No final das três primeiras estrofes, o eu lírico fala de um grito que vem reboando. O que esse grito pode representar?
Nas três últimas estrofes, a saudade e o vento tomam o lugar desse grito. Por quê?
 
3. A palavra carreira tem vários significados, como: 1) caminho; 2) fileira;3) corrida veloz; 4) correnteza. Em que sentido ela foi usada no título do poema?
 
SOBRE OS TEXTOS A E B
1. Observe o modo como o eu lírico de cada um dos poemas se refere ao vento.
a) A postura deles em relação aos efeitos do vento é a mesma?
b) Quais são as conclusões a que eles chegam sobre o vento?
 
2. Nos dois poemas, são construídas imagens para expressar os sentimentos do eu lírico. Em qual deles essas imagens expressam emoções pessoais? Em qual deles elas apresentam as mudanças que ocorrem no mundo?
 
DE OLHO NA CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS
1. Observe o seguinte fragmento do poema “Vento perdido”.
Vem que vem cantar,
vem que vem sobrar,
vem que vai voltar,
vem que vai trazer
a) Considerando o contexto do poema, explique qual é o efeito produzido pela
repetição da expressão “vem que vem” no início dos versos.
b) Que imagens vêm à sua cabeça quando você lê somente esses versos?
 
2. Ao final das estrofes do poema de Jorge de Lima é repetida a palavra reboando.
Após consultar o glossário, escreva qual é a relação existente, nesse poema,
entre a palavra reboando e o vento.
• Em sua opinião, essa repetição foi intencional? Justifique sua resposta.
 
3. Releia os seguintes versos do poema de Jorge de Lima:
“Nas asas do seu cavalo
vem um mundo amanhecendo
vem outro mundo morrendo.”
“Lá vem o vento correndo,
os séculos correndo atrás.
Lá vem um grito de Deus
e um grito de Satanás.”
 
a) Nesses versos, o poeta trabalha com ideias opostas. Escreva as palavras que representam essa oposição.

O recurso estilístico por meio do qual se aproximam ideias de sentidos opostos é chamado de antítese. Pode haver antítese entre palavras, pensamentos, imagens e, de forma mais complexa, entre frases e orações.

 
b) Transcreva dos poemas outros pares de palavras que expressem antíteses.
c) No poema “Na carreira do vento”, que trata de mudanças rápidas, que impressões o uso de antíteses pode causar na leitura?
 
4. No poema de Jorge de Lima, no verso “vem um mundo amanhecendo”, o verbo amanhecer foi usado no sentido de “ter início o dia”? Explique.
 

De acordo com o contexto e a intenção de quem escreve, as palavras podem ser empregadas em sentido denotativo (ou literal) ou em sentido conotativo (ou figurado).

O emprego de palavras em sentido conotativo é um recurso para a construção de imagens, principalmente em poemas.

 
5. Nos dois poemas, alguns versos sugerem imagens por meio de palavras. Qual dessas imagens mais o impressionou? Por quê?

Um dos recursos da poesia é trabalhar com imagens criadas por meio de palavras.

Às vezes, a imagem é uma cena objetiva, real. Outras vezes, é uma criação poética de

algo idealizado, possível apenas na imaginação.

 
6. Do modo como é retratado nos dois poemas, o vento apresenta características
de um ser humano.
a) Aponte um exemplo desse recurso em cada um dos poemas.
 

A personificação ou prosopopeia é uma figura de linguagem por meio da qual características humanas são atribuídas a seres não humanos ou inanimados (animais, objetos, elementos da natureza etc.).

 
b) Que sentido a personificação do vento dá aos poemas lidos?
7. A comparação é um dos recursos usados para a criação de imagens.
Consiste em aproximar duas ideias, dois seres ou dois objetos com
base em uma característica que lhes seja comum. Das frases a seguir,
transcreva aquela em que ocorre uma comparação.
I. Um novo dia amanhece.
II. Vem vindo um mundo novo como o amanhecer de um novo dia.
III. “vem um mundo amanhecendo”.
 
Na atividade 7, a primeira e a segunda frases são enunciados independentes, em que se atribui uma mesma característica (novo) a seres diferentes (respectivamente, ao dia e ao mundo).
Na terceira frase, o enunciado atribui uma característica a um ser em relação à mesma característica em outro ser. Nele há uma comparação explícita (novo como o amanhecer) entre mundo e dia.
 

Quando, por meio de uma relação de semelhança, para se referir a um objeto ou a uma qualidade dele, usa-se uma palavra que se refere a outro objeto ou qualidade, ocorre a metáfora.

 
8. Nos versos “Nas asas do seu cavalo” e “Lá vem nas asas do vento”, a palavra asas está empregada em seu sentido literal?
a) Que sentido ela pode emprestar a esses versos?
b) Qual é a relação desse sentido com as ideias sugeridas por vento e cavalo?
 

A metáfora é uma criação subjetiva, isto é, depende das intenções e da imaginação do autor. Às vezes, o sentido dela é mais evidente. Mas há metáforas sobre as quais podemos fazer muitas suposições.

 
A metáfora é quase uma comparação. Quando o eu lírico, no primeiro poema, diz “eu estava distraído / a olhar pro meu umbigo”, ele faz como que uma comparação entre não ter consciência do momento vivido e estar distraído olhando para o próprio umbigo.
 

A metáfora não é um recurso exclusivo da literatura.

Ocorre também na linguagem cotidiana, em expressões populares e em gírias. Exemplo:

Ela é fera em Matemática!

Está um gelo lá fora.

 
9. Releia os versos de “Na carreira do vento”.
vem a camisa molhada
de suor dos desgraçados
a) A que se pode associar “camisa molhada de suor”?
b) Como podemos fazer essa associação?
 

Metonímia é a figura de linguagem em que se emprega um termo em lugar de outro, havendo uma relação objetiva de afinidades entre o termo substituído e o termo substituto.

 
Na metonímia, diferentemente da metáfora, associam-se dois elementos que guardam entre si uma relação direta, objetiva. Veja um exemplo nestes versos de um poema de Fernando Pessoa.
Vaga, no azul amplo solta,
Vai uma nuvem errando
PESSOA, Fernando. Cancioneiro. Domínio público.
 
O termo azul (cor) está empregado no lugar de céu, uma vez que existe uma relação direta, objetiva, entre ambos.
 
A metonímia é um recurso de linguagem muito usado no dia a dia. Há vários tipos de metonímia. Veja os mais comuns.
• A parte pelo todo: Comprou dez cabeças de gado. (cabeças está no lugar do animal)
• O continente pelo conteúdo: Estava com muita fome: comi dois pratos cheios. (pratos está no lugar de comida)
• O efeito pela causa: “De repente do riso fez-se o pranto” (riso e pranto, no verso de Vinicius de Moraes, podem ser lidos respectivamente como alegria e tristeza)
• A causa pelo efeito: Sou alérgica a gatos. (a alergia vem do pelo do gato)
• O autor pela obra: Já li Machado de Assis. (o nome do autor é uma referência aos seus livros)
 
10. Leia este trecho de um poema de Olavo Bilac.
A alvorada do amor
Rosas te brotarão da boca, se cantares!
Rios te correrão dos olhos, se chorares!
BILAC, Olavo. In: Olavo Bilac: obra reunida.
Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996. (Fragmento).
 
a) A que imagem o eu lírico associa o canto da amada?
b) E as lágrimas da amada, a que imagem estão associadas?
c) Como o leitor pode interpretar esse canto e esse choro a partir das imagens criadas pelo eu lírico?
d) Que características das rosas e dos rios podem ser atribuídas ao canto e ao choro?
e) Há exagero nessas imagens propostas pelo eu lírico?
f) Releia o título do poema. Para o eu lírico, as associações que ele faz são próprias do sentimento amoroso em qualquer tempo?
 

Hipérbole é a figura de linguagem que ocorre quando expressamos uma ideia de modo exagerado.

A hipérbole ocorre frequentemente na linguagem cotidiana, em expressões como:

• Estou morta de fome!

• Já te falei isso mais de um milhão de vezes!

 
GABARITO:
1. Resposta pessoal.
2. Resposta pessoal.
Sobre o texto A
 
1. a) Não foi empregada no seu sentido literal: o vento está relacionado à passagem do tempo.
b) Resposta pessoal.
 
2. Arrependido. Por não ter aproveitado a vida e tudo ter sido levado pelo vento.
 
3. Resposta pessoal.
4. Que o eu lírico se preocupava mais consigo mesmo do que com os acontecimentos ao seu redor e, por isso, não aproveitava a vida.
 
5 e 6. Respostas pessoais.
 
Sobre o texto B
1. a) Os vassalos podem representar a escravidão ou a servidão – gemem em desgraça e sentem a esperança de uma “bonança”; ou seja, do fim do seu sofrimento.
b) O eu lírico pode estar falando de ter de lutar para garantir a sobrevivência.
c) Referência aos processos relacionados às transformações históricas.
d) O tempo corre tão rápido que deixa tudo para trás.
e) Uma alusão ao fato de que as mudanças trazidas pelo vento ora são construtivas, ora destrutivas.
f) A saudade dos tempos anteriores ao progresso, da vida em menor velocidade, com menos poeira etc.
g) O menino representa uma nova época, que também será levada pelo tempo.
 
2. Ele pode representar o sofrimento da servidão, as mudanças, os embates entre o bem e o mal e o desejo de sair desse sofrimento.
• O lamento da saudade toma o lugar do sofrimento anterior, porque até então se tratava de um passado mais remoto; a saudade que se sente é de um passado recente.
O vento toma o lugar do grito, do impulso por mudar, porque as transformações tornam-se fortes, independentes, irrefreáveis.
 
3. No título do poema, carreira tem o sentido de “corrida veloz”. Aceitar outra leitura, desde que justificada.
 
Sobre os textos A e B
1. a) Não.
b) Sugestão: para o eu lírico do primeiro poema, o vento apresenta uma oportunidade de reflexão sobre a vida; para o eu lírico do segundo poema, o vento tem ação implacável sobre a vida das pessoas.
 
2. No primeiro poema, as imagens tratam de emoções pessoais; no segundo, abordam as mudanças que ocorrem no mundo.
 
De olho na construção dos sentidos
1. a) Por meio da repetição, cria-se a ideia de que a ação do vento é certa, ninguém pode detê-lo.
b) Resposta pessoal.
 
2. Considerando o significado do verbo reboar, a forma nominal reboando explicita uma característica do vento, indicando que ele soprava com muita intensidade, produzindo eco.
• A repetição da palavra reboando, cria a ideia de continuidade, mostrando que as mudanças provocadas pelo vento não cessam, vão se sucedendo e se acumulando.
Essa repetição lembra também o galope de um cavalo e marca o ritmo do poema.
 
3. a) As palavras que apresentam a ideia de oposição nas estrofes são: amanhecendo e morrendo; Deus e Satanás.
b) No texto A: sonho/pesadelo; vai trazer/carregou. No texto B: desgraça/bonança; gemendo/sorrindo; amanhecendo/ morrendo.
c) o uso de antíteses contribui para a impressão (ou efeito de sentido) de alternâncias, de mudanças rápidas, de movimento, de velocidade.
 
4. Não; o verbo amanhecer foi usado com o significado de “nascer”.Com esse significado,
amanhecendo opõe-se a morrendo, do verso seguinte, confirmando o jogo de oposições no poema.
 
5. Respostas pessoais.
6. a) Possibilidades: no primeiro poema: cantar, trazer, carregar, devolver (o sonho) e as características “ventado” e “perdido”; no segundo poema: correr, montar, voar em aviões, parar, deixar (repousar) e as características com cavalos-motores” e “danado”.
 
b) Sugestão de resposta: A personificação atribui ao vento a responsabilidade pelas mudanças, como se as pessoas não tivessem o controle delas.
 
7. Vem vindo um mundo novo como o amanhecer de um novo dia.
 
8. Não, não está empregada em sentido literal.
a) Asas, lembrando “voo”, empresta aos versos o sentido de algo muito veloz, aéreo, difícil de se apanhar.
b) Tanto vento como cavalo expressam a velocidade do tempo, que não se pode apanhar, deter.
 
9.
a) A trabalho.
b) O suor é provocado pelo trabalho braçal, por exemplo. Lembrar que a palavra suor,
em sentido figurado, significa “trabalho”: Comprei esta casa com o meu suor.
 
10. a) O canto da amada é associado à imagem de rosas brotando de sua boca.
b) Estão associadas à imagem de rios.
c) As imagens sugerem um canto suave, delicado, bonito, encantador, e um choro farto, intenso, muito emocionado.
d) A beleza das rosas e a suavidade e delicadeza de suas pétalas podem ser atribuídas ao canto, enquanto o aspecto líquido e de água que corre dos rios pode ser associado ao choro.
e) Sim, particularmente no segundo verso, no qual há uma hipérbole, empregada com frequência.
f) As associações feitas pelo eu lírico são próprias da “alvorada” do sentimento amoroso, ou seja, quando ainda é novo.
 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Araribá mais: interdisciplinar: língua portuguesa e arte: manual do professor / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Marisa Martins Sanchez. – 1. ed. – São Paulo : Moderna, 2018.P165-171.

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

FIGURAS DE LINGUAGEM: IRONIA 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM IRONIA 7º ANO
Leia a tira.
Disponível em: https://www.filatelista-tematico-blog.net/a-filatelia-e-o-gato-garfield-de-jim-davis/
 
a) Garfield demonstra certo desprezo por Jon e por tudo o que ele faz. Considerando essa informação a frase que aparece no segundo quadrinho pode ser sincera?
b) A atitude de Garfield no último quadrinho confirma sua resposta?
Por quê?
c) A fala "Fascinante! Obrigado por compartilhar isso!" pode representar o oposto do que Garfield realmente estaria pensando?
 

     A ironia é uma forma de expressão que consiste em dizer o contrário do que se pensa ou sente. Ela geralmente é usada para demonstrar irritação com algo, ou para produzir humor, muitas vezes por meio da crítica. A ob­servação do contexto é fundamental para se perceber a ironia.

 

DISPONÍVEL EM:< https://www.humorpolitico.com.br/?s=dia+do+professor
 
2. Explique por que podemos considerar que a charge abaixo apre¬senta uma situação irônica.
  
GABARITO:
1 a. Espera-se que os(as) estudantes percebam que não, que provavelmente a fala de Garfield não representa o que ele pensa.
 
1b. Espera-se que os(as) estudantes percebam que sim, pois Garfield dá uma desculpa para afastar-se de Jon e não precisar mais ouvir seus comentários sobre os selos.
 
1c. Espera-se que os(as) estudantes percebam que sim.
 
2. A situação e irônica, porque um professor não pode pagar contas com amor, então o discurso do homem fica inválido.
 
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.265.

FIGURAS DE LINGUAGEM: SINSTESIA 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM: SINSTESIA 7º ANO
 
Leia o poema.
 
 "Presságio"
 
O amor, quando se revela,
Não se sabe revelar.
Sabe bem olhar p'ra ela,
Mas não lhe sabe falar.
 
Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há de dizer.
Fala: parece que mente...
Cala: parece esquecer...
 
Ah, mas se ela adivinhasse,
Se pudesse ouvir o olhar,
E se um olhar lhe bastasse
P'ra saber que a estão a amar!
 
Mas quem sente muito, cala;
Quem quer dizer quanto sente
Fica sem alma nem fala,
Fica só, inteiramente!
 
Mas se isto puder contar-lhe
O que não lhe ouso contar,
Já não terei que falar-lhe
Porque lhe estou a falar...
 
PESSOA. Fernando disponível em: https://www.culturagenial.com/poema-pressagio-de-fernando-pessoa/
 
1. Por que o eu lírico demonstra estar ansioso, preocupado?
2. A quem o pronome ela se refere no poema?
3. Qual a relação entre a palavra presságio e o conteúdo do poema?
 
a) Quais são os cinco sentidos do corpo humano?
b) Com qual deles podemos olhar? E com qual podemos ouvir?
c) Releia o verso: "Se pudesse ouvir o olhar".
I. É possível, de acordo com a ciência, ouvir o olhar? Por quê?
II. O que o eu lírico quis dizer com esse verso?
 

Sinestesia

      Sinestesia é a figura de linguagem em que se pode observar o cruzamen­to dos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato) em uma expressão.

 
GABARITO:
1. Porque ele ama uma pessoa, mas não consegue se declarar e dizer o que sente.
2.Refere-se à pessoa amada.
 
3. Presságio é intuição, pressentimento. No contexto do poema, o eu lírico espera que a amada adivinhe no seu olhar o seu sentimento para descobrir que ele ama, sem que ele precise dizer.
 
a. Visão, tato, olfato, paladar, audição.
 
b. Visão e audição respectivamente.
 
cl. Não. Porque o olhar se percebe com a visão e não com a audição.
 
cll. Ele queria que a amada percebesse seu amor observando seus olhos, sem que ele precisasse falar.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.264.

FIGURAS DE LINGUAGEM: HIPÉRBOLE 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM HIPÉRBOLE 7º ANO
 
Leia a letra de canção.
 
Por você eu dançaria tango no teto
Eu limparia os trilhos do metrô
Eu iria a pé do Rio a Salvador
Eu aceitaria (como é?) A vida como ela é
Viajaria a prazo pro inferno
Eu tomaria banho gelado no inverno
Bonito
Por você eu deixaria de beber
Por você eu ficaria rico num mês
Eu dormiria de meia pra virar burguês
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo dia
A mesma mulher
Por você, por você
Por você, por você
Por você conseguiria até ficar alegre
Pintaria todo o céu de vermelho
Eu teria mais herdeiros que um coelho
Eu aceitaria a vida como ela é
Viajaria a prazo pro inferno
Tomaria banho gelado no inverno
Eu mudaria até o meu nome
Eu viveria em greve de fome
Desejaria todo dia
A mesma mulher
Por você, por você
Por você, por você
Por você, por você
Por você, por você
 
Mauricio Barros / Mauro Santa Cecilia / Roberto Frejat – disponível em:< https://www.letras.mus.br/mauricio-barros/1002637/
 
1. O eu lírico afirma que faria muitas coisas por sua amada. Qual delas você achou a mais diferente ou estranha? E qual foi a mais engraçada?
 
2. Como você vê essa forma de amar? Que ações você acha que são importantes para um casal que deseja viver bem junto?
 
a) Na primeira estrofe, o eu lírico afirma que "iria a pé do Rio a Salvador" e "dançaria tango no teto". Essas ações são fáceis, comuns ou quase impossíveis?
b) Em que outros versos da letra da canção e possível observar ideias semelhantes a essas? Copie em seu caderno um exemplo.
c) Qual a importância dessa forma de se expressar para evidenciar o que o eu lírico sente por sua amada?

Hipérbole

      Ao expressar nossas ideias de forma exagerada, estamos usando uma hipérbole. Essa é uma figura de linguagem importante quando queremos ressaltar um fato ou sentimento e dar mais ênfase a ele.

 
GABARITO:
1.         Resposta pessoal.
2.         Resposta pessoal.
a. Quase impossíveis.
b. Resposta pessoal.
c. Com o uso de expressões: exageradas, o eu lírico evidencia o quão grande é c seu amor.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.263.

FIGURAS DE LINGUAGEM: PERSONIFICAÇÃO 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM: PERSONIFICAÇÃO 7º ANO
 
Leia a tirinha:
https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/np.18004128.100005065987619/890850670960240
 
1. O que a menina quer dizer ao afirmar "suas roupas dizem muita coisa sobre você"?
 
2. Por que Armandinho chama suas roupas de "fofoqueiras"? Qual a importância desse adjetivo para a intenção de humor da tira?
 
3. As roupas podem dizer alguma coisa? Quem, normalmente, pratica essa ação?
 

Personificação

      A figura de linguagem em que se atribuem ações e sentimentos humanos a seres inanimados ou a animais é chamada de personificação ou prosopopeia.

 
4. Leia o título de uma reportagem e explique:
a) Como a ideia de personificação se aplica a ele?
b) Qual é o efeito de sentido esperado pelo jornalista ao redigir o título dessa forma?

GABARITO:
1. Que é possível conhecer o menino observando o que ele veste.
2. Ele acha que elas disseram algo sobre ele.
O adjetivo é importante, pois demonstra que o menino não entendeu o que sua amiga disse, e é isso que provoca um efeito humorístico.
3. As roupas não falam. Quem pratica essa ação são as pessoas.
 
4. a. O frio não pode realizar a ação de bater à porta. A personificação ocorre porque foi atribuída uma característica humana a um substantivo abstrato, o frio.
 
4b. Chamar a atenção do leitor. Dar um tom mais descontraído ao texto.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.261.

FIGURAS DE LINGUAGEM: METONÍMIA 7º ANO

 
FIGURAS DE LINGUAGEM METONÍMIA 7º ANO
 
1. Leia a letra da canção.
 
Pela luz dos olhos teus
 
Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar
 
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus
Só pra me provocar
Meu amor, juro por Deus
Me sinto incendiar
 
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus
Já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus
Sem mais larirurá
 
Pela luz dos olhos teus
Eu acho, meu amor
E só se pode achar
Que a luz dos olhos meus
Precisa se casar
https://www.letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87180/
 
1. O eu lírico declara seu amor a sua amada. Que diferentes sensações isso lhe causa? Comprove com versos da letra de canção.
 
2. O amor entre o casal é representado por intermédio da luz dos olhos. De que outras formas o amor poderia ser representado nos dias de hoje?
 
a)        Se você pudesse usar uma palavra para substituir os termos grifados, qual seria?
 

Quando a luz dos olhos meus

E a luz dos olhos teus

Resolvem se encontrar

 
b) Em "a luz dos olhos meus já não pode esperar", o que o eu lírico quis dizer?
c) Que relação existe entre "a luz dos olhos" e os apaixonados? Copie no caderno.
 

Metonímia

       A substituição de uma palavra por outra de sentido próximo, evidenciando uma relação de proximidade ou dependência, consiste em uma metonímia.

 
A metonímia pode ocorrer de várias formas. Veja alguns exemplos:

A parte pelo todo

Varias pernas corriam desesperadas na rua. (pessoas)

A marca pelo produto

Você poderia me emprestar o durex? (qualquer fita adesiva)

O efeito pela causa

Sócrates bebeu a morte. (efeito: morte; causa: veneno)

O autor pela obra

Ler Machado de Assis e um grande prazer (os livros de Machado de Assis)

O concreto pelo abstrato

Lara tem ótima cabeça. (inteligência)

O continente pelo conteúdo

Comeu o prato todo. (o alimento que estava no prato)

O específico pelo geral

O cachorro é o melhor amigo do homem. (A frase não se refere a um cachorro ou a um homem determinados, mas a todos os cachorros e a todas as pessoas.)

 
 
2. Considerando os exemplos anteriores, qual é a importância da metonímia para a produção de textos? Copie no caderno o que você acha correto.
 
a) A metonímia serve para dar ao texto um aspecto mais formal.
b) Ela é importante para gerar mais expressividade e dar ênfase.
c) Pode ajudar a evitar repetições e a manter o texto mais enxuto, conciso.
 
 
I. Relação de sinonímia: palavras que apresentam entre si sentidos semelhantes.
II. Relação de pertencimento: algo que contém, faz parte ou existe na relação com outra coisa.
 
GABARITO:
1. Prazer ("Ai, que bom que isso é, meu Deus), raiva, medo ("Me sinto incendiar''), ansiedade ("já não pode esperar"), certeza ("Precisa se casar").
 
2. Resposta pessoal.
 
Atividades
1a. Eu, você.
1b. Ele quis dizer que ele não podia esperar, que queria ficar com sua amada.
1c. Relação de pertencimento: algo que contém, faz parte ou existe na relação com outra coisa.
 
2. "Ela é importante para gerar maior expressividade e dar ênfase" e "Pode ajudar a evitar repetições e a manter o texto mais enxuto, conciso".

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.260.

FIGURAS DE LINGUAGEM: METÁFORA 7º ANO

 

FIGURAS DE LINGUAGEM 7º ANO METÁFORA
 
Como é que é?
       A língua é polissêmica, pode apresentar sentidos diversos de acordo com o contexto. Mas você sabe que recursos linguísticos temos para expressar nossas ideias de forma criativa e interessante? Neste capítulo, você vai aprender sobre algumas figuras de  linguagem:            ·
 
     Você sabe o que é metáfora, metonímia, personificação, hipérbole, sinestesia e ironia?
     Em que contexto podemos usar essas figuras?
     Qual a finalidade delas em um texto?
 
1.Leia a tirinha.
1.Que sentimento a mãe nutre por seu filho? Que frase da tira comprova isso?
 
2. Como é a relação entre eles de acordo com a frase do menino no segundo quadro?
 
3. Qual a relação entre a fala final do menino e a afirmação feita pela mãe?
 
a) Quais são as principais características do Sol?
b) No dia a dia, uma criança comum costuma ter essas características?
c) Considerando a comparação entre o Sol e o menino, o que a mãe estava querendo dizer ao filho?
 

Metáfora

      A metáfora ocorre quando relacionamos em um texto seres ou elementos que, em um primeiro momento, não têm relação entre si e os aproximamos para fazer uma comparação indireta.

 
2. Leia a manchete de um jornal.
Azedou: leite longa vida aumenta 17,6% na capital
https://rm.metrolatam.com/pdf/2018/07/19/20180719_metro-sao-paulo.pdf
 
a) Qual a relação entre o aumento do preço e o verbo azedar no contexto dessa manchete?
b) É possível dizer que esse verbo foi empregado com um sentido  metafórico? Explique.

GABARITO:
1. Grande amor. Você É Sol.
2. Ela não é tão presente na vida do menino.
 
3. Ele está dizendo que precisa pegar mais Sol está pálida, sem cor. Foi uma estratégia para pedir à mãe que passe mais tempo ele.
 
1a. Brilha, é grande, é im­portante para a vida do pla­neta, pode queimar/bronzear a pele.
 
1b. Não.
 
1c. A mãe estava dizendo que ele era a coisa mais im­portante de sua vida e que ela o amava.
 
2a. Nesta manchete, a re­lação estabelecida entre os dois termos evidencia que a situação ficou pior do que estava.
 
2b. Sim, pois foi feita uma comparação indireta entre o aumento do preço e o verbo azedar e, de forma geral, es­ses dois termos não têm re­lação entre si. 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BALTHASAR, Marisa Singular & plural: leitura, produção e estudos de linguagem/ Marisa Balthasar, Shirley Goulart. – 3ªed. — São Paulo: Moderna, 2018.P.257.