1) Leia a tira.
(Mort Walker.Recruta Zero. Folha
de S. Paulo, 09/06/2001)
Agora responda.
a) Na tira, que palavras indicam
onde ele está?
b) Essa palavras dão ideia de:
( ) afirmação. ( ) intensidade. ( ) tempo. ( ) dúvida. ( ) Iugar.
2) As palavras fora, dentro e
debaixo referem-se ao:
( ) verbo diga. ( ) verbo está.
( ) pronome ele. ( ) verbo sei.
3) Passe para o plural.
a) ele está FORA
b) ele está DENTRO
4) Passe para o feminino.
a) ele está FORA
b) ele está DENTRO
5) O que você observou em relação
às palavras destacadas no exercício 3 e 4?
6)Faça o que se pede.
a)Complete com uma das palavras
entre parênteses.
Fora, dentro e debaixo são
palavras .........................................(variáveis
— invariáveis)
b) Justifique sua escolha.
7) Leia e observe os advérbios
destacados.
A atriz falou pouco.
A atriz é bastante charmosa.
A atriz desempenhou muito bem seu
papel.
a) As palavras pouco, bastante e
muito são advérbios que indicam circunstâncias de:
( ) tempo ( ) modo ( )
Iugar. ( ) negação ( ) intensidade
b)Agora faça uma flecha de cada
advérbio até a palavra a que ele se refere.
8) As perguntas abaixo são
adivinhas. Tente respondê-las
1. POR QUE o prego tem dores de
cabeça?
2. COMO se aponta um lápis de
cor?
3. QUANDO um cofrinho deve fazer
exercícios?
4. ONDE o mar descansa ao se
sentir cansado?
a) Todas as palavras acima são:
( ) declarativas. ( ) exclamativas. ( ) interrogativas. ( ) imperativas.
b) Agora faça a correspondência
entre as palavras que indicam a pergunta e a circunstância que elas expressam.
(a) Por que...?
(b) Como...?
(c) Quando...?
(d) Onde...?
( ) afirmação
( ) causa
( ) modo
( ) intensidade
( ) Iugar
( ) tempo
Leia a tirinha
(Scott Adams. Dilbert. Folha de
S. Paulo, 19/11/1997)
9) Os termos “em casa” e “aqui”
indicam que tipo de circunstância?
10) Compare esse dois termos.
a) De quantas palavras é formada
a expressão “em casa’+.
b) E “aqui’
c) Portanto, complete:
-“aqui”é
um....................................de lugar;
-“em casa” é uma locução
adverbial de ......................................
11) Numere as colunas de acordo
com o tipo de advérbio da coluna do meio.
( ) Possivelmente eu vá
até ai
( ) talvez, provavelmente
( ) Vera não foi ao
zoológico.
( ) Estamos alojados longe
do centro.
( ) Minha avó fala depressa.
( ) Certamente ganharei
esta corrida.
( ) Ela está menos triste
com o fato.
( ) Ontem Carina ganhou um
vestido.
(1) Lugar
(2) tempo
(3) afirmação
(4) negação
(5) dúvida
(6) intensidade
(7) modo
( ) não
( ) sim, realmente
( ) muito, pouco, mais
( ) bem, mal, devagar
( ) cá, lá, ali, dentro, perto
( ) amanhã, depois, logo
12)Circule o advérbio de
intensidade das orações e faça uma seta indicando a que palavra ele se refere.
a) Pedi que eles fizessem o
exercício bem depressa para que pudéssemos começar os ensaios.
b) Minha prima Carol tem 15 anos,
mas é menos alta que eu.
c) Caio é um menino bastante
esperto. Está reciclando todo o lixo de sal casa.
d) Minha mãe ficou meio confusa
com a mudança de casa.
Todos os advérbios são
de....................., pois além do verbo, podem se referir também a um
................................................e ..........................................................
13) Leia:
Noite
Tão perto!
Tão Longe!
Por onde
é o deserto?
Às vezes,
responde,
de perto,
de longe.
Mas depois se esconde.
Somos um ou dois?
Às vezes, nenhum.
E em seguida, tanto!
(Cecília Meireles. Antologia poêtica. Rio de Janeiro, Editora
do Autor, 1963)
Observe:
Tão — advérbio de intensidade
perto! —advérbio de lugar
ás vezes — locução adverbial de
tempo
a) Retire os cinco advérbios do
poema.
b) Retire as cinco locuções
adverbiais.
Copie, no lugar adequado do quadro, os
advérbios e as locuções adverbais que você pintou no exercício anterior. Dê a
classificação. Veja os exemplos:
Advérbio Locução
adverbial
tão —advérbio de intensidade às vezes — locução adverbial de tempo
14) Cecília Meireles usa no texto
advérbios e locuções adverbiais que sugerem ideias contrárias. Quais são?
15) Substitua cada advérbio destacado
por três locuções adverbais abaixo.
sem pressa — para amanhã — com
atenção — com certeza — durante a aula — durante a noite — de repente — de novo
— em silêncio — todos os dias — de Recife — de modo errado
a)Ele virá para o show amanhã.
b)Meus amigos chegaram ontem.
c)O marceneiro serra cuidadosamente a madeira.
16) Transforme as locuções adverbiais destacadas em advérbio,
usando a terminação (sufixo) —mente.
a) Durante as reuniões, a
secretária sempre agia com eficiência.
b) Todas as semanas minha avó vai
à feira e compra muitas frutas.
c) O cachorro latia com raiva
para o visitante, apesar de preso no canil.
d) A mãe falava com a criança de
modo tranquilo, para acalmá-la.
17) Leias as frases e complete o
quadro com os advérbios e locuções adverbais, classificando-os.
a) Diziam que lá, naquela velha
casa, havia fantasmas.
b) Alguns pais não compareceram à
reunião.
c) Os rapazes já caminhavam
Ionge.
d) Os meninos vieram de novo
fazer-lhe uma visita.
e) Jairo chamava o cachorro aos
berros.
Advérbio - classificação
|
locução
adverbial - Classificação
|
tão - advérbio de intensidade
|
às vezes – locução adverbial de tempo.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
18) Apenas uma locução adverbial
da tira pode se transformar em advérbio terminado em —mente. Copie-a e
reescreva.
Substitua a locução adverbial destacada por um
advérbio equivalente, terminado em —mente, indicando a circunstância .
a) Todos os dias, eu e meus amigos trocamos mensagens pela
internet.
................................................................................................
b) A mãe saiu com cuidado do quarto para não
acordar o bebê.
............................................................................................
c) Com certeza, Manoel testemunhará a favor de seu irmão.
.......................................................................................
19) Identifique os advérbios e classifique-os.
a) Partiu hoje, mas voltará
amanhã.
b) Calmamente, expliquei-lhe que
não era motivo para choro.
c) Poucos ganham muito e muitos
ganham pouco.
d) O orador representou muito bem
sua turma.
e) Permanecerei aqui o tempo que
for necessário. f} Talvez eles não voltem Iogo.
g) Sempre estão alegres, nunca
tristes.
20) Informe se o advérbio
destacado refere-se ao verbo, ao adjetivo ou a outro advérbio.
Modelo: Ele falou muito bem. -
refere-se a outro advérbio
a) Regina tem andado bastante
alegre.
b) Essa rua é bem perto daqui.
c) Todos ouviram atentamente as
explicações do mestre.
d) O sol estava muito quente, por
isso saí logo da praia.
e) Moro perto da escola, mas bem
longe do serviço.
21)Informe se a palavra destacada
é pronome indefinido ou advérbio.
a) Sabe-se pouco sobre o assunto
apesar das muitas pesquisas sobre ele.
b) Muita gente pensa que competir
é ganhar.
c) Muitos frequentam a escola,
mas poucos são os que estudam.
d) Comemos bastantes frutas.
e) Todos estamos bastante
preocupados com os problemas sociais.
22) Identifique as locuções
adverbiais e classifique-as.
a)Às vezes vem, às vezes não vem.
b)De vez em quando aparece alguém
para visitá-lo.
c)Solitário, andava a esmo. De
repente surgiu-lhe a ideia de comprar um presente.
d) Com certeza ela iria gostar e
tudo se arranjaria.
e) Ali não havia censura, por
isso todos falavam à vontade.
f)Entrou à direita e de Ionge já
avistou a pequena casa branca.
g) "Um dos preceitos do
estatuto familiar, em minha casa, era que rapazes não deviam ficar à toa, por
tempo nenhum e a nenhum pretexto." (Cyro dos Anjos)
23) Crie perguntas iniciadas com advérbios interrogativos para as
afirmações abaixo.
Modelo: Seu tio mora no Ceará.
Onde mora seu tio?
a) Seus amigos chegaram ontem.
b) A criança chorou porque perdeu
a boneca.
c) Édson mora no centro da
cidade.
d) Seus pais voltarão daqui a um
mês.
e) A camisa custou cinquenta
reais.
f) A rã anda aos pulos.
24) Identifique os advérbios e classifique-os.
a) Fiz tudo muito calmamente:
devagar se chega mais depressa.
b) As ilusões andam sempre na
frente e as desilusões atrás.
c) Teu irmão partiu ontem, meio
triste. Talvez não o vejas aqui tão cedo.
d) Uns comem pouco, outros comem
demais.
e) Amiúde vemos pessoas que falam
bem e agem mal.
f) A casa era muito velha, o
telhado já maio torto, o assoalho todo esburacado.
g) Como se faz para obter água bem limpa?
h) A cidade hoje é bem diferente do que foi outrora.
25) Substitua as locuções
destacadas pelos advérbios correspondentes:
a) A máquina trabalha sem interrupções.
b) A patroa repreendeu com
rispidez à empregada.
c) Agistes sem reflexão e com
precipitação.
d) O crime foi praticado com
frieza e premeditação.
e) Depois que liquidou as
dívidas, foi consolidando, com calma, sua situação econômica.
f) O artista toca e canta ao mesmo tempo.
g) É preciso que o homem e a
natureza convivam em paz.
h) Joel abriu com displicência
o livro.