PáginasDESCRITOR

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, TABELA GRÁFICO

 

HABILIDADES: (EF69LP29) Refletir sobre a relação entre os contextos de produção dos gêneros de divulgação científica, texto didático, artigo, reportagem, verbete de enciclopédia (impressa e digital), esquema, infográfico (estático e animado) (...). (EF69LP30) Comparar, com a ajuda do professor, conteúdos, dados e informações de diferentes fontes, levando em conta seus contextos de produção e referências, identificando coincidências, complementaridades (...). (EF69LP33) Articular o verbal com os esquemas, infográficos, imagens variadas etc. na (re)construção dos sentidos dos textos de divulgação científica e retextualizar do discursivo para o esquemático - infográfico, esquema, tabela, gráfico, ilustração etc. - e, ao contrário, transformar o conteúdo das tabelas, esquemas, infográficos, ilustrações etc. em texto  (...).

Vídeos:

Tabelas e gráficos: https://www.youtube.com/watch?v=7qrk8Se0sX8

Texto de divulgação cientifica: https://www.youtube.com/watch?v=wdugMDzQ-W4&t=171s

 


TEXTO 1 – Texto de divulgação cientifica.

Censo Pet: 139,3 milhões de animais de estimação no Brasil - Sudeste concentra quase 50%

       O Instituto Pet Brasil divulga dados atualizados sobre a população de animais de estimação em todo o território nacional. De acordo com números levantados pelo IBGE e atualizados pela inteligência comercial do Instituto Pet Brasil, em 2018 foram contabilizados no país 54,2 milhões de cães; 39,8 milhões de aves; 23,9 milhões de gatos; 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de répteis e pequenos mamíferos. A estimativa total chega a 139,3 milhões de animais de estimação. (...)

       O levantamento também mapeou onde estão os pets por estado e regiões do Brasil. Em 2018, a maior concentração de animais de estimação esteve na região Sudeste, com 47,4%. Em seguida está o Nordeste com 21,4%; Sul 17,6%; Centro-Oeste com 7,2% e Norte com 6,3%.

       O motivo é a menor densidade populacional nesses estados quando comparados aos estados de outras regiões do país.

       http://institutopetbrasil.com/imprensa/censo-pet-1393-milhoes-de-animais-de-estimacao-no-brasil/

Texto 2 - TABELA.    

REGIÕES

CONCENTRAÇÃO DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

DE ESTIMAÇÃO

Sudeste

47,4%

Nordeste

21,4%

Sul

17,6%

Centro-Oeste

7,2%

Norte

6,3%

Texto 3 - GRÁFICO DE BARRAS


1. Qual região do Brasil possui a maior concentração de animais de estimação de acordo com o texto 1?

_________________________________________

 

2. De acordo com a TABELA qual região brasileira possui a menor concentração de animais de estimação?

_________________________________________

 

3.  De acordo com o GRÁFICO DE BARRAS a região do Brasil que possui a segunda maior concentração de animais é:

___________________________________________

 

4. Em qual dos textos acima você demorou mais para achar a resposta da pergunta?

____________________________________________

 

Observem na tabela abaixo os pronomes pessoais e as pessoas do discurso que eles representam.

PRONOMES

PESSOAS

EU

1ª pessoa do singular

TU

2ª pessoa do singular

ELE

3ª pessoa do singular

NÓS

1ª pessoa do plural

VÓS

2ª pessoa do plural

ELES

3ª pessoa do plural

5. Quais os pronomes pessoais que indicam a primeira pessoa?

______/______

 

6. Quais os pronomes pessoais que representam a terceira pessoa?

______/_______

 

7. “O Instituto Pet Brasil divulga dados atualizados sobre a população de animais” Qual dos pronomes abaixo poderia substituir a sujeito destacado.

a) EU

b) NÓS

c) ELE

d) ELES

 

8. Nos três textos as informações sobre a concentração de animais de estimação são:

a) semelhantes.

b) divergentes.

c) contrários.
d) opostas

 

9. A finalidade dos três textos acima é:

a) divulgar informações de pesquisas sobre animais

b) contar uma história sobre animais

c) noticiar um fato ocorrido com animais

d) defender um ponto de vista sobre animais

 

10. De acordo com o texto 1 a palavra CENSO significa:

a) pesquisa

b) divulgação

c) instituto

d) população

 

11. De acordo com o texto 1 NÃO foram recenseados:

a) os cães

b) os répteis

c) os mamíferos

d) os pássaros

 

 

OPORTUNIDADES E PRÁTICAS ON-LINE

        As atividades multimídia, de educação e de comunicação estão entre as mais realizadas por crianças e adolescentes no país. Considerando o total de usuários de 9 a 17 anos, 83% assistiram a vídeos, programas, filmes ou séries na Internet; 76% pesquisaram na Internet para trabalhos escolares; e 68% utilizaram redes sociais. De modo geral, as atividades on-line foram realizadas em maior intensidade quanto mais elevadas as classes socioeconômicas e faixas etárias consideradas na pesquisa.

         Em 2019, 31% da população investigada reportou ter realizado busca sobre informações de saúde na Internet. A proporção foi de 37% entre as meninas e 25% entre os meninos de 9 a 17 anos. Além disso, 35% das crianças e adolescentes informaram terem conversado por chamada de vídeo. Essa atividade foi mais frequente entre os usuários.

       As evidências demonstram diferenças nas proporções de meninas (31%) e meninos (24%) que reportaram terem sido tratados (as) de forma ofensiva e que declararam ter testemunhado situações de discriminação na rede (48% entre meninas e 39% entre meninos). Quando questionados sobre os motivos pelos quais viram alguém ser discriminado, 33% das meninas se referiram à cor ou raça e 26% à aparência física. As proporções entre os meninos foram de 20% e 15%, respectivamente. Diferenças entre os sexos também foram observadas no contato com conteúdos sensíveis.

       A proporção de meninas (27%) que teve contato com cenas de violência na Internet foi superior à de meninos (17%), assim como observado para outros tipos de conteúdos investigados.

https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2019/

 

 

12. Faça uma TABELA com as informações do 2º parágrafo. Escreva a porcentagem da população investigada, e como elas utilizaram a internet.

USO DA INTERNET

População investigada

Meninos

Meninas

......................................................................................................................

 

 

.......................................................................................................................

 

 

 

 

13. De acordo com o terceiro parágrafo, quais os motivos pelos quais as crianças ou adolescentes foram tratadas de forma ofensiva ou testemunharam situações de discriminação?

___________________________________________________________________________________

 

 

Como o nosso osso volta ao normal depois que quebramos?

      Descubra como o nosso corpo trabalha para recuperar um osso quando ele se quebra Maria Carolina Cristianini Publicado segunda 31 maio, 2021

       Quebrar um osso não é nada legal. Mas quando isso acontece, o nosso corpo possui a incrível capacidade de concertá-lo sozinho após um tempo, o deixando novinho em folha. Mas, você já pensou como isso pode acontecer? Entenda como tudo funciona com apenas 3 passos!

      1. Unindo o osso - Quando um osso se quebra, os vasos sanguíneos que passam por dentro dele se rompem. Aí o sangue forma uma pasta (chamada coágulo) que ocupa o espaço entre as duas partes do osso, mantendo-as na direção certa para que se unam outra vez.

      2. Limpando a bagunça - O organismo produz células que formam os vasos sanguíneos novos. O sangue passa por ali e fabrica células especiais. Algumas delas limpam os restos da fratura e outras produzem o material que forma os ossos para remendar a parte que está quebrada.

      3. Emendando tudo - As células especiais se multiplicam e vão emendando as duas partes do osso. Primeiro se forma uma ponte, mais fácil e com um formato diferente. Aos poucos ela se fortalece e fica com o formato, a estrutura e a resistência de um osso normal.

Você sabia que...

     Normalmente, as crianças se recuperam mais rápido de fraturas? Isso acontece porque as suas células trabalham mais depressa na reconstrução do osso.

CONSULTORIA: Caio Nery (prof. do depto. De ortopedia e traumatologia da Universidade Federal de São Paulo), Carlos Navas (prof. do depto. de fisiologia geral da USP), Fabrizio A. G. Cardoso (coordenador do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e Walter Fukushima (prod. De Ortopedia e Traumatologia da FMABC).

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/como-o-nosso-osso-volta-ao-normal-depois-que-quebramos.phtml

 

14.  Qual o assunto abordado no texto acima?

a) Como o osso de crianças se recupera após uma fratura.

b) Como o osso se recupera após uma fratura

c) A importância do repouso para cura de uma fratura.

d) As células das crianças trabalham mais rápido.

 

15. Para escrever o texto o autor NÃO consultou profissionais da área de:

a) ortopedia

b) fisiologia

c) fisioterapia

d) cardiologia

 

16. Observando as palavras utilizadas e a maneira como o texto é explicado podemos dizer que esse texto se destina ao seguinte público:

a) cientistas

b) ortopedistas

c) médicos

d) público em geral

 

TEORIA -Texto de Divulgação Científica

     

   (...)

 

          Foram jornais e revistas os veículos que iniciaram a tarefa de levar ao público em geral conceitos científicos, utilizando uma linguagem acessível a todos.

1. Contexto

      Jornais e revistas perceberam a avidez com que o público em geral consumia conhecimentos científicos. Por essa razão, muitos desses periódicos introduziram, em suas páginas, seções de divulgação científica. Publicavam-se artigos de astronomia, física e outras disciplinas e também textos com recomendações de hábitos mais saudáveis, como o valor de certos alimentos etc. Tudo isso formulado com base em pesquisas e descobertas científicas.

      É importante enfatizar que os textos de divulgação científica não seguem a formalidade que orienta o texto científico. 

2. Estrutura

Por serem veiculados por meios de comunicação diversos, como jornais, revistas, livros ou meio eletrônico, e destinados a um público composto por interlocutores variados, os textos de divulgação científica não podem apresentar uma estrutura rígida.

      Esses textos têm por objetivo aproximar o público em geral do conhecimento científico, por isso precisam ser atrativos, daí se distanciarem dos padrões oficiais do texto científico.

      Em geral, os parágrafos iniciais apresentam o tema ou a ideia principal. Nos parágrafos seguintes, o assunto é desenvolvido com o uso de argumentos e dados subsidiados por fontes científicas, podendo ter como recursos: comparações, dados estatísticos, relações de causa e efeito etc.

3. Linguagem

       Como todo texto informativo, o texto de divulgação científica exige clareza e objetividade. Vale salientar, no entanto, que, mesmo nos textos científicos, formulados para circular entre especialistas, há interferência da subjetividade, que aparece desde a escolha da matéria estudada até os resultados finais da pesquisa. Contudo, o cientista deve evitar, tanto quanto possível, misturar opinião pessoal com resultado de pesquisa.

       Em geral, o texto científico é produzido em terceira pessoa, isto é, inteiramente impessoal. Já o texto de divulgação científica, por ser menos rigoroso, admite passagens em que o eu do emissor se revele.

     De qualquer forma, a linguagem deve ser simplificada em relação ao texto científico, pois se destina a leigos em geral.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

https://www.coladaweb.com/redacao/texto-de-divulgacao-cientifica

 

17. De acordo com o item 1. Contexto, os textos de divulgação científica se baseiam em:

a) opiniões dos jornalistas

b) conhecimento geral

c) pesquisas e descobertas científicas.

d) avidez do público em geral

 

18. Sobre a estrutura do texto de divulgação cientifica o texto acima nos informa que:

a) a estrutura é rígida

b) a estrutura não é rígida

c) a linguagem é objetiva

d) a linguagem é subjetiva

 

19. De acordo com o item 1. Contexto, quais conhecimentos científicos são divulgados nos jornais e revistas?

____________________________________________________________________________________

 

20. No que se refere a linguagem do texto de divulgação cientifica, o que deve ser evitado?

___________________________________________________________________________________

 

 

Referencias bibliográficas:

https://www.youtube.com/watch?v=7qrk8Se0sX8

https://www.youtube.com/watch?v=wdugMDzQ-W4&t=171s

http://institutopetbrasil.com/imprensa/censo-pet-1393-milhoes-de-animais-de-estimacao-no-brasil/

https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2019

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/como-o-nosso-osso-volta-ao-normal-depois-que-quebramos.phtml

https://www.coladaweb.com/redacao/texto-de-divulgacao-cientifica

GABARITO

1. Sudeste

2. Norte

3. Nordeste

4. Resposta pessoal: sugestão texto 1.

5. Eu, nós

6. Ele, eles

7. Ele

8. A

9. A

10. A

11. ANULADA.

12.

USO DA INTERNET

População investigada

Meninos

Meninas

Informação  de saúde na internet

25%

37%

.......................................................................................................................

 

 

 

13. Cor ou raça, aparência física.

14.B

15. D

16. D

17. C

18. B

19. “artigos de astronomia, física e outras disciplinas e também textos com recomendações de hábitos mais saudáveis, como o valor de certos alimentos etc.”

20. “o cientista deve evitar, tanto quanto possível, misturar opinião pessoal com resultado de pesquisa.”


terça-feira, 3 de agosto de 2021

FRASE 6º OU 7º ANO

 FRASE

Leia a tirinha abaixo.

 











1. Quantas palavras há na tirinha?

___________________________________

2. É possível compreender o sentido, ou seja, o que a palavra “Não!” está comunicando na tirinha acima?

___________________________________

3. Observe os dois enunciados abaixo:

a) Eu estou estudando.

b) Estou estudando.

Para entender o enunciado B foi preciso escrever a palavra “Eu”?

___________________________________

 Leia a tirinha abaixo.



 





4. No segundo quadrinho a palavra “Não!” transmite qual das informações abaixo:

a) Não vamos correr!

b) Vamos dormir!

c) Não estou com fome!

 Frase 1

A frase é um enunciado com sentido completo. 

Pode ser formada por uma ou mais palavras.

A frase depende de um contexto para ser compreendida.

 

Leia a tirinha.







https://www.facebook.com/tirasarmandinho/photos/np.21065214.100005065987619/949164798462160

 

5. Copie as duas frases presentes no segundo quadrinho.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

 

6. As frases que você copiou terminaram com quais sinais de pontuação?

____________________________________________________________________________

 

7. O que provocou humor na tirinha?

____________________________________________________________________________

 

Frase 2

A frase começa com letra maiúscula e termina por pausa forte : ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e reticências.

 

Leia a tirinha.








http://revistaponto.com.br/humor/tirinhas-17/

 

8. Quantas frases há na tirinha acima?

______________________

 

9. Escreva duas das frases presentes na tirinha.

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

 

Frase 3

As frases são classificadas em quatro tipos:

1. Interrogativa – Usada para fazer pergunta.

    Você entendeu?

2. Declarativa: usada para dar uma resposta ou informar algo.

    Você entendeu.

3. Exclamativa: usada para expressar sentimentos: alegria, espanto, surpresa.

    Você entendeu!

4. Imperativa: usada para expressar ordem, desejo, pedido, advertência. Usa o ponto final ou o ponto de exclamação.

    Entenda!

 

Leia a tirinha

 

10. No contexto da tirinha acima, as frases começadas pela expressão “Bom dia” transmitem:

a) uma ordem        b) um desejo               c) um pedido                  d) uma advertência

11.  Relacione as colunas.

( a ) Saia agora mesmo.                                         (........ ) frase declarativa

( b ) Você quer ir ao teatro?                                    (.... . ...) frase exclamativa

( c ) Não poderei acompanhá-lo.                            ( ........ )frase  interrogativa

( d ) Boa sorte!                                                         (  .......)frase imperativa

.       

12. Classifique as frases abaixo em: interrogativa, declarativa, imperativa e exclamativa.

a) Filho, não saia de casa!

________________________________

b) Quando você nasceu?

________________________________

c) Não vou jogar bola hoje.

_______________________________

d) Nossa! Que susto!

_________________________________

 

Leia o texto

O Quadro

Um homem havia pintado um lindo quadro…
No dia de apresentá-lo ao publico, convidou todo mundo para vê-lo…
Compareceram as autoridades do local, fotógrafos, jornalistas, enfim, uma multidão.
Chegado o momento, tirou-se o pano que escondia o quadro.
Houve caloroso aplauso…
Era uma impressionante figura de Jesus batendo suavemente à porta de uma casa…
O Cristo parecia vivo.
Houve discurso e elogios.
Todos admiravam aquela obra de arte.
Porém, um curioso observador, achou uma falha no quadro…
A porta não tinha fechadura.
E intrigado, foi perguntar ao artista…
– Sua porta não tem fechadura!
– Como se fará para abri-la?
– É assim mesmo. Respondeu-lhe o artista.
– Esta é a porta do coração humano… Só se abre pelo lado de dentro.

https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/

 

13. Copie do texto uma frase de cada tipo.

a) declarativa ________________________________________

b) exclamativa _______________________________________

c) interrogativa _______________________________________

 

14. Faça frases imperativas que indiquem:

a) ordem para fazer ou não fazer algo.

_________________________________________________________________________

b) pedido ou favor.

_________________________________________________________________________

c) desejo de algo a alguém.

_________________________________________________________________________

d) advertência a algum perigo.

_________________________________________________________________________


GABARITO ATIVIDADE 13 – FRASE

1. Uma.

2. Não.

3. Não.

4. A

5. Resposta pessoal. Sugestão:

Pai, como foi o trabalho hoje?

Tudo bem, filho!

6. Interrogação, exclamação.

7. O menino achar que era para falar com o pai e não pedir autorização para o pai.

8. Seis.

9. Resposta pessoal. Sugestão:

Sim...

Mas é muito barato.

10. B

11. CDBA

12.

a) Imperativa.

b) Interrogativa.

c) Declarativa.

d) Exclamativa.

13. Resposta pessoal. Sugestão:

Houve discurso e elogios.

– Sua porta não tem fechadura!

– Como se fará para abri-la?

14. Resposta pessoal.


quinta-feira, 29 de julho de 2021

PROVA BRASIL 6º ANO PASSANDO A LIMPO P174

1. Leia esta tira:



(Disponível em: http://calango74.blogspot.com.br/2016/09/. Acesso cm: 24/10/201 7.)

D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

 

Pode-se afirmar que, para apreender o humor e construir o sentido da tira, é necessário:

a) saber detalhes da fase da adolescência, quando é comum o aparecimento de espinhas no rosto dos jovens.

 

b) recuperar a relação intertextual com a história de Pinóquio, considerando que ele é uma criança, e não um adolescente.

 

c) recuperar a relação intertextual com a história de Pinóquio, considerando que ele é um boneco de madeira.

 

d) conhecer a relação problemática entre Pinóquio e seu pai, Gepetto, na história original.

 

Leia o poema a seguir, de Elias José, e responda às questões 2 e 3.

 

Morada do inventor

A professora pedia e a gente levava,

 achando loucura ou monte de lixo:

 

latas vazias de bebidas, caixas de fósforo,

pedaços de papel de embrulho, fitas,

brinquedos quebrados, xícaras sem asa,

recortes e bichos, pessoas, luas e estrelas,

revistas e jornais lidos, retalhos de tecido,

rendas, linhas, penas de aves, cascas de ovo,

pedaços de madeira, de ferro ou de plástico.

 

Um dia, a professora deu a partida

e transformamos, colamos e colorimos.

E surgiram bonecos esquisitos,

bichos de outros planetas, bruxas

e coisas malucas que Deus não inventou.

 

Tudo o que nascia ganhava nome, pais,

casa, amigos, parentes e país.

E nasceram histórias de rir ou de arrepiar! ...

E a escola virou morada de inventor!

 

(Disponível em: https:/ /novaescola.org.br/conteudo/ 3203/morada-do-inventor. Acesso em: 25/10/2017.)

 

D4 Inferir uma informação implícita em um texto. Questão 2 e3.

2. O poema sugere que, pela imaginação, é possível:

a) transformar e dar significado a coisas aparentemente sem sentido.

b) combinar elementos e formar um mundo sem criatividade.

c) criar um mundo já existente no mundo real.

d) transformar lixo em coisas inúteis.

 

3. A enumeração de palavras, predominante no poema, tem uma finalidade. Qual?

a)Resumir tudo o que compõe o "monte de lixo" mencionado na segunda estrofe.

b) Comprovar que, de fato, aquilo tudo era maluquice.

c) Indicar a qualidade do material que os alunos tinham levado para a escola.

d) Relacionar as coisas reais e comuns que os alunos recolheram (2ª estrofe) e aque­las que eles criaram (3ª estrofe).

 

Leia a tira abaixo e responda às questões 4 e 5.














D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

4. Na tira há uma crítica à construção da imagem pública dos poderosos, representados pela personagem Elmo. De acordo com a tira, essa construção de imagem se baseia no fato de que os poderosos:

a) têm seus feitos exagerados por seus servidores, que assim procedem para impressionar o povo.

b) pouco fazem pelo povo, criando uma falsa imagem de si mesmos.

c) são enganados por seus servidores.

d) seguem líderes da devoção popular.

 

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

5. A propósito da linguagem empregada no diálogo entre o governante e seu serviçal, na tira, considere as seguintes afirmações.

I. Nas palavras zóio e fióte ocorre mudança semelhante à observada em teiado ("telhado") e foia ("folha"), comum na variante popular.

II. O termo lagartixazita tem, ao mesmo tempo, os sentidos de diminutivo e de  menosprezo.

III. A palavra é redução da forma verbal está.

IV. A expressão cumé é resultado da junção de como é.

Estão corretas:

a) I e II.

b) I, II e III.

c) Todas

d) Nenhuma delas.

 

Leia os quadrinhos abaixo, de Gil mar, e responda às questões 6 e 7.

Disponível em: http://gilmaronline.zip.net/list Archive.html. Acesso em: 25/10/2017.)

6. A respeito dos quadrinhos acima, é correta a afirmação:

a) A ausência de linguagem verbal nos balões impossibilita a compreensão da história.

b) A fala das personagens fica subentendida, podendo ser imaginada pelo leitor.

c) Os balões com traçado regular sugerem fala calma, e os balões com traçado irregular sugerem fala agitada ou em voz alta.

d) No 5º quadrinho, o formato do balão e a expressão das personagens sugerem  indignação.

D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

 

7. Nesses quadrinhos, o título tem como finalidade:

a) mostrar que até mesmo os animais se preocupam com o meio ambiente.

b) orientar a leitura da história, dando a ela o sentido de que o cuidado com o meio  ambiente estimula uma boa relação entre as pessoas.

c) sugerir que devemos sempre criticar as pessoas que agridem o meio ambiente.

d) sugerir que as pessoas cuidadosas com o meio ambiente merecem recompensa.

D4 Inferir uma informação implícita em um texto.                            

 

8. O cartum abaixo intitula-se "Não destrua o verde", e a figura maior que aparece nele é uma representação de Hulk, personagem de cinema que ficou muito famosa. Leia-o.

 


 


 
















A propósito dos elementos apresentados no cartum, é incorreta a afirmação:

a) A palavra verde, no título "Não destrua o verde", é empregada como substanti­vo, sendo sinônimo de natureza.

b) A personagem Hulk, no cartum, participa da luta contra o desmatamento.

c) A presença da personagem Hulk no cartum tem relação com o fato de ela ficar verde quando se transforma.

d) A personagem Hulk simboliza no cartum a força destruidora do homem

D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).

 

Leia a piada a seguir e responda às questões 9 e 10.

 

O galo bão

        Um homem da cidade, viajando pelo in­terior, foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos. Lá chegando, des­cobriu que um cara apostava e ganhava todas: não errava uma. O galo em que ele apostava vencia sempre.

       Como não entendia disso, mas queria ga­nhar dinheiro, resolveu consultar o apostador antes de jogar.

       - Meu amigo, vi que ganha sempre e estou querendo apostar na próxima luta. Dá uma dica: qual é agora o galo bom? O branco ou o preto?

       - O galo bão é o branco.

       E ele não perdeu tempo: apostou logo cem reais no galo branco.

       Começa a briga e o galo branco leva uma surra enorme. Em 3 minutos, já estava todo der­rubado no chão. O preto venceu com facilidade.

        Ele não se conteve e foi tirar satisfação com o apostador:

      - Como é, amigo, o senhor não disse que o galo branco era o bom? E o apostador, com a maior tranquilidade:

      - E o senhor não viu que era verdade? O galo branco era o bão, o marvado era o preto!

(Adaptado de: www.agricoma.eom.br/agricoma/hurnor/hurnor.htm. Acesso em: 25/10/2017.)



 















9. O humor da piada resulta principalmente:

a)  do fato de o homem da cidade (normalmente considerado esperto) ter sido en­ganado pelo homem do interior (normalmente considerado ingênuo).

b) da surpresa do resultado da briga: o galo considerado o melhor ter sido vencido pelo outro galo.

c) do fato de o apostador ter se enganado pela primeira vez justamente quando foi consultado pelo homem da cidade.

d) do duplo sentido do adjetivo bom: "bondoso" e "o melhor".

D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

 

10. Na linguagem utilizada na piada, há traço de informalidade em:

a) "foi pela primeira vez a uma rinha para assistir a uma briga de galos".

b) "O galo em que ele apostava vencia sempre."

c) "Dá uma dica: qual é agora o galo bom?"

d) "E o senhor não viu que era verdade?"

D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

 

GABARITO

1. C

2. A

3. D

4. A

5. C

6. A

7. B

8. D

9. D

10. C



segunda-feira, 5 de julho de 2021

CONCORDÂNCIA VERBAL SIMPLES 6º E 7º ANO

 CONCORDÂNCIA VERBAL

        Na concordância verbal, o verbo se adapta ao número (singular ou plural) do sujeito. Ex.: O aluno estuda.  Os alunos estudam.

       O verbo também se adapta a pessoa do sujeito:

Primeira = eu, nós.

Segunda = tu, vós.

Terceira pessoa = ele, eles.

Ex.: Eu estudo.  Tu estudas.

 

1. Observe a oração abaixo.

“As folhas secas da pequena árvore tornava o solo fértil.”

a) Identifique o verbo.

______________________________

b) Copie o sujeito.

____________________________________________________

c) Qual a palavra mais importante do sujeito acima?

__________________________________

d) A concordância verbal está correta ou errada? Justifique.

______________________________________________________________________________

        A palavra mais importante do sujeito é chamada de núcleo do sujeito. Quando o sujeito possui apenas um núcleo ele é chamado de sujeito simples. Quando possui dois ou mais núcleo é chamado de sujeito composto.

Ex.: Pedro estuda na Barra. Sujeito simples

Ex.: Pedro e Paulo estudam na Barra. Sujeito composto

 

Leia a notícia abaixo

Monstros do Hotel Transilvânia: Transformonstrão viajam para a Amazônia em novo trailer

O quarto filme será o último da franquia que conquistou o mundo

       Sony divulgou na última quinta-feira, 1, mais um trailer para a animação Hotel Transilvânia 4: Transformonstrão, onde Drac, Johnny, e todos os seus amigos monstros precisam viajar para a Amazônia após todos serem transformados em humanos. A produção tem estreia prevista no Brasil para o dia 22 de julho.

       Durante a prévia, podemos conferir Johnny utilizando o Raio Monstrificador para se transformar em um monstro, onde tudo acaba dando errado. O raio acaba saindo do controle e todos aqueles que já eram seres místicos acabam sendo transformados em seres humanos. Para tudo voltar ao normal, eles precisam viajar até a América do Sul em busca do antídoto.

https://recreio.uol.com.br/entretenimento/monstros-do-hotel-transilvania-transformonstrao-viajam-para-a-amazonia-em-novo-trailer.phtml

 

2. Circule os verbos. Grife os sujeitos das orações e classifique-os em sujeito simples e sujeito composto.

a) “O quarto filme será o último da franquia”

___________________________________________

b) “A Sony divulgou na última quinta-feira, 1, mais um trailer”

___________________________________________

c) “Drac, Johnny, e todos os seus amigos monstros precisam viajar para a Amazônia”

___________________________________________

 

Leia o cartum abaixo



http://d2f2yo9e8spo0m.cloudfront.net/vestibulares/fgv-eco/2016/resolucoes/fgvecodez2015%202F_Lingua%20Portuguesa_versao%2001%20(1).pdf

3. “A gente temos aqui uma proposta irrecusável.” Reescreva essa oração fazendo a correção da concordância verbal.

___________________________________________________________________________

4. “A gente temos aqui uma proposta irrecusável.” Reescreva essa oração substituindo o sujeito pelo pronome pessoal (eu, tu, ele, nós, vós, eles) adequado.

_____________________________________________________________________________

 

Leia a tirinha abaixo:



https://www.facebook.com/CalvinHobbesForever/photos/1bd61a06/3199909980084794/

 

5. Na tirinha há uma oração que apresenta erro de concordância. Escreva-a e faça a correção.

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

6. A única alternativa que NÃO apresenta uma característica de Calvin é:

a) Rebelde

b) Persistente

c) Determinado

d) Submisso

 

Leia a tirinha abaixo:



https://wordsofleisure.com/2013/04/17/tirinha-do-dia-calvin-e-haroldo-e-a-lingua-falada/

7. De acordo com a tirinha, a qual pronome do quadro abaixo cada verbo destacado se refere?

EU, TU ELE, NÓS, VÓS, VOCÊ, VOCÊS.

 

a) Estou com fome.

__________

b) Pode pegar uma maçã ou uma laranja na geladeira.

___________

c) Não estamos falando a mesma língua.

_________

 8. Grife os sujeitos das orações abaixo.

a) “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”

b) “Onde o mar beija a areia morena”

c) “No horizonte o farol ilumina”

d) “A gente sonha a vida inteira e só acorda no fim...”

 9. Complete os espaços em branco com os verbos entre parênteses.

a) O aluno e o professor _____________________ a atividade. (fizeram, fez)

b) O motorista de caminhão e carreta _________________ as estradas. (fechou, fecharam)

c) Eu e você ____________________ ao shopping. (irei, iremos)

d) O vento _____________________ as folhas das arvores. (soprava, sopravam)

e) A gente ______________________ o que planta. (colhe, colhemos)

f) O grupo ____________________ nas primeiras horas. (chegou, chegaram)

 Leia a charge abaixo.




https://www.tudosaladeaula.com/2014/03/atividade-de-concordancia-verbal-ensino_10.html

10. Escreva a oração que apresenta erro de concordância. Depois faça a correção.

____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________







11. Escreva a oração que apresenta erro de concordância. Depois faça a correção.

____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

12. O que o personagem quem dizer com a oração "Todo político calça quarenta?

_____________________________________________________________________________