Os terroristas – Moacyr Scliar
Era um professor duro, exigente e
implacável. As provas eram feitas sem aviso prévio. Todos os trabalhos valiam
nota e eram corrigidos segundo os critérios mais rigorosos. Resultado: no fim do
ano quase todos os alunos estavam à beira da reprovação. As notas, que ele
anotava cuidadosamente ao livro de chamada, eram as mais baixas possíveis.
O que fazer? Reuniam-se todos os dias em
frente ao colégio para discutir a situação, mas nada lhes ocorria. Até que um
deles teve uma ideia brilhante.
O livro de chamada. A solução estava ali:
tinham de se apossar do livro de chamada e mudar as notas. Um 0 podia ser
transformado em 8. Um 1 poderia virar 7(ou 10, dependendo do grau de ambição).
O problema era pegar o livro, que
o professor não largava nunca – nem
mesmo para ir ao banheiro.
Aparentemente, só uma catástrofe poderia separá-los.
Recorreram, pois, à catástrofe. Um dos
alunos telefonou do orelhão em frente ao colégio, avisando que havia um
princípio de incêndio na casa do professor.
Avisado, o pobre homem saiu correndo da
sala de aula – deixando sobre a mesa o famigerado livro de presença.
Acrediteis se eu disser que
ninguém tocou no livro? Ninguém tocou no livro.
Os rapazes se olharam, mas nenhum deles
tomou a iniciativa de mudar as notas. Às vezes a consciência pesa mais que a
ameaça de reprovação.
Fonte: SCLIAR, Moacyr. Um país chamado
infância. São Paulo: Ática, 1995.
1 – A ideia básica do texto é:
( ) provar que o professor cuidava muito bem do livro de
chamada.
( ) mostrar o quanto o professor era exigente com seus
alunos.
( ) provar que os alunos eram muito exigentes e críticos.
( ) mostrar que sempre há desavença entre aluno e professor.
( ) provar que a noção de certo e de errado é muito forte.
2 –Assinale o provérbio que sintetiza a conclusão do texto:
( ) Quem fala demais, dá bom dia a cavalo.
( ) Dizer é fácil; fazer é que são elas.
( ) A união faz a força.
( ) Quem avisa, amigo é.
( ) Onde há fumaça, há fogo.
3 – Por que, na sua opinião, na hora de agir, ninguém teve
coragem de executar o plano?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Qual a finalidade da crônica?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Quais as características das crônicas?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
ResponderExcluirQueria as respostas para saber se eu acertei
ResponderExcluircoco
ResponderExcluirPrecisava inventar um outro final pra essa historia, mas to sem ideias
ResponderExcluir