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domingo, 13 de setembro de 2020

VERBETE E LENDA BNCC(EF67LP28), (EF69LP29)

VERBETE: TEORIA

        Dicionários e enciclopédias são obras de referência, isto é, de consulta, que se organizam em verbetes.  Um verbete é um conjunto formado por uma palavra e as diferentes acepções que informam seus significados.  Outro dado que pode constar de um verbete é o ano de entrada da palavra na língua portuguesa, como faz o Dicionário Houaiss da lín­gua portuguesa. Ao lodo do palavra propaganda, ele informa: "( 1858 d. MS6)". Isso significo que o palavra foi registrado pelo primeiro vez numa obra em língua portuguesa no ano de 1858. Em seguido, aparece a fonte em que a palavra apareceu - que, no caso de propaganda, foi  Dicionário da língua portuguesa, de Antonio de Morais Silvo (MS), em sua sexta edição (6). As explicações sobre siglas e fontes de citação aparecem nas páginas iniciais do dicionário.

Leia o verbete abaixo

>propaganda

(pro.pa.gan.da) sf.

1. Ação ou resultado de propagar, de difundir; PROPAGAÇÃO;

2. Difusão, vulgarização de ideias, princípios, conhecimentos, teorias etc.; PROPAGAÇÃO; PROSELITISMO;

3. Mkt. Publ. Difusão de mensagem de caráter informativo ou educativo;

4. Mkt. Publ. Difusão de mensagem visual, musical, verbal etc., de caráter persuasivo que busca destacar um produto ou serviço passível de ser consumido;

5. Mkt. Publ. A peça em que se faz essa difusão; ANÚNCIO; RECLAME.

1. No endereço eletrônico que indica de onde o verbete foi extraído, é possível identificar o nome do dicionário. Qual é ele?
2. Logo abaixo do nome do verbete, aparece uma divisão da palavra em pequenas partes. Qual o nome de cada uma dessas partes?
a) letra
b) sílaba
c) palavra
3. Uma das divisões da palavra está em itálico (pro.pa.gan.da). Esse destaque indica:
a) uma sílaba tônica  
b) uma sílaba átona    
c) uma sílaba errada
4. A abreviação sf. Indica:
a) substantivo masculino    
b) substantivo feminino       
c) substantivo formativo
5. Cada número indica uma nova acepção da palavra, ou seja, um significado. Copie o significado que você acha mais comum.
6. Que significado você acha que a abreviação Mkt.  Publ. indica:
a) marketing publicitário 
b) mercado publicitário
c)  marketing público
Leia o verbete do Dicionário Houaiss da língua portuguesa

propaganda (1858 cf. MS6)

1. divulgação, propagação de uma ideia, uma crença, uma religião, apostolado, proselitismo, catequese.

2. ação ou efeito de exaltar as qualidades de algo ou alguém, para um grande numero de pes­soas, anuncio, reclame [...]

 
7. Qual o significado do conteúdo entre parênteses (1858 cf. MS6)?
Leia o texto abaixo.

“Criança (s.f.)

é sorrir por causa de um sorvete, e não ter medo de fazer cara feia se não gostar. é ter blusa de personagens de desenho e pantufas de bichinho. é não entender as maldades do mundo. é um anjo que esqueceu de vestir as asas. é uma risada gostosa e sincera. é um ser que acredita na bondade dos outros. é quem pensa que o nariz cresce quando mente. fonte do amor mais sincero que eu já recebi.”

por João Doederlein o @akapoeta ou Contos Mal Contados, em O Livro dos Ressignificados. https://kodomonosono.org.br/feliz-dia-das-criancas/ 
8. O texto acima se parece com um verbete? Por quê?
9. Os verbetes utilizam linguagem formal, objetiva e impessoal. Retire um fragmento da definição dada por João Doederlein para explicar a palavra “criança” que seja informal.
10. Procure na referência bibliográfica abaixo do texto o nome do livro de onde foi retirado o texto.
11. O que significa a palavra “ressignificados” usada por Deoderlein?
Leia a tirinha da Mafalda.








12.  Mafalda observa os movimentos do pai O que ele procurava no dicionário?
13.  Mafalda sabia qual era a função do livro que o pai tinha nas mãos? Explique?
14. Explique o que um leitor procura num dicionário.
15. Releia o box VERBETE: TEORIA  e responda o que é um verbete?
16. Responda às questões das alternativas abaixo (respostas pessoais):
a) Em que tipo de situação você precisou consultar um verbete de dicionário?
b) Você já abriu um dicionário ao acaso para descobrir palavras novas?
c) Informe se Já consultou uma enciclopédia on-line ou impressa. Como foi a experiência?
LENDA: TEORIA 1

      A história que você vai ler é uma lenda contada pelos Juruna, um povo indígena do Centro-Oes­te e do Norte do Brasil. As lendas revelam a maneira pela qual determinadas sociedades entendem e explicam o mundo, em especial os fenômenos da natureza. Nesta lenda, você vai conhecer a ori­gem dos rios Xingu e Amazonas, que atravessam uma área que abrange uma espetacular variedade de fauna e flora, com espécies ainda hoje não catalogadas. Antes da leitura, imagine de que forma os antepassados dos indígenas jurunas explicaram a criação desses rios.

 
A lenda do Xingu e do Amazonas
Antigamente, tudo era seco.
       Os índios jurunas moravam na floresta, onde não havia rio nem água para beber. A dona da água era a juriti. Toda água que existia estava com ela, guardada em três grandes tambores.
       Uma tarde, os filhos da mulher do pajé, que estavam com sede, foram pedir água para a juriti, que cantava no alto do açaizeiro.
       — Juriti! Estamos com muita sede! Dê um pouco de água para bebermos!
       Mas ela não deu. Os índios voltaram acabrunhados para casa; não aguentavam mais a sede e começaram a chorar.
       Cinaã, a mãe dos meninos, perguntou por que estavam chorando e eles contaram o que tinha acontecido. Ela disse que não deviam mais procurar a juriti porque era perigoso.
       — Dentro dos tambores de água há muitos peixes que podem ata­car vocês — disse a mãe para os meninos.
       Mas os garotos não deram atenção a ela. Estavam com tanta sede que voltaram a procurar a juriti. Pegaram um pau e quebraram os tambores. Imediatamente, a água começou a escorrer lá de dentro, e junto com a água vieram os peixes.
       A juriti ficou muito brava. Os meninos saíram correndo. Deram um pulo bem grande para fugir dos peixes, mas o maior de todos co­meu Itajiba, um dos meninos. O peixão engoliu a cabeça e o corpo do garoto, mas as pernas ficaram para fora da boca.
       Os outros dois irmãos correram mais rápido. E a água que seguia atrás deles ia formando rios e cachoeiras. O peixão seguia os meni­nos, levando muita água com ele. Essa água toda formou o rio Xingu.
       Os dois índios continuaram a fugir do peixão para o norte, até dar no estado do Amazonas. Lá chegando, conseguiram agarrar as pernas de Itajiba, que ainda estavam para fora da boca do peixão. Cortaram as pernas do irmão, assopraram o sangue que escorreu e, por mágica, o corpo do garoto se refez: Itajiba nasceu de novo.
       Então, os três juntos sopraram toda aquela água e formaram um rio muito largo e comprido: o Amazonas.
       Depois disso, voltaram juntos para casa e contaram para toda a aldeia que tinham quebrado os tambores. A partir desse dia todos tiveram água para sempre.
(Inspirada em "A origem dos rios", lenda coletada por Herbert Baldus e registrada na obra Estórias e lendas dos índios.) Silvana Salerno. Qual é o seu Norte? São Paulo:
 
17. O que você imaginou sobre a criação dos rios Xingu e Amazonas se confirmou após a leitura da lenda?
18. Copie a alternativa correta a respeito da lenda sobre a origem dos rios Xingu e Amazonas.
I. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por meio de fatos científicos.
II. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por  fatos imaginários.
III. A origem dos rios Xingu e Amazonas é explicada por meio de fatos jornalísticos.
19. Em que tempo (Quando?) e espaço (Onde?) ocorre o fato narrado?
20. Qual é a motivação para a ação inicial das personagens na história?
21. Que punição os meninos sofreram ao desobedecer à mãe e às leis da natureza?
22. Como o desfecho (Fim) se relaciona com o início da lenda, ou seja, o que a desobediência dos meninos provocou?
23. Copie a alternativa que indica o foco narrativo da lenda que você leu?
a) primeira pessoa – o narrador participa da história.
b) terceira pessoa – o narrador não participa da história
 
LENDA: TEORIA 2

       As lendas narram acontecimentos que se passaram em um tempo remoto e em um espaço marcado pela natureza. Nelas, fatos históricos podem se misturar com fatos imaginários.

      Em geral, as lendas são narradas em terceira pessoa para representar a voz de toda a comunidade, daqueles que herdaram as tradições de seus antepassados

    Leia o texto abaixo.
O papel das lendas e mitos na cultura indígena
Entenda como os índios passam seus conhecimentos de geração a geração
       À noite, as crianças sentam ao redor de uma fogueira e ouvem as histórias contadas pelos mais velhos. As lendas [indígenas] são divertidas e temperadas de muita imaginação — índios que falam com animais, estrelas que caem na Terra, guerreiros que vão para o céu. [...]
        Vale lembrar que os índios não possuem registros escritos e, em geral, são os mitos e as lendas de cada tribo que repassam a cultura desse povo ao longo dos anos. Como são contadas de geração a geração, certamente essas histórias se transformaram com o tempo. [...] a partir dessas lendas podemos imaginar como viviam os índios há cerca de 4 mil anos.
Maria Ganem. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: (http://chc.org.br/o-papel-das­lendas-e-mitos-na-cultura-indigena/). Acesso em: 27 set. 2018.
24. Sobre o texto O papel das lendas e mitos na cultura indígena responda:
a) O trecho do artigo lido comenta a existência de lendas nas quais estrelas caem na Terra e indígenas falam com animais. Cite uma passagem da lenda do Xingu e do Amazonas em que essa característica aparece.
b) De acordo com o artigo acima, de que modo as narrativas indígenas conse­guiram chegar até o nosso tempo?
c) Você conhece outras narrativas indígenas? Se sim, quais?
LENDA/MITO

      O mito é uma narração de caráter fantástico, normalmente protagonizada por personagens sobrenaturais e heroicos, sendo usado para explicar fatos da realidade e fenômenos naturais que não eram compreendidos pelos povos antigos. Este tipo de narração procura explicar a origem do mundo, os fenômenos da natureza ou determinados aspectos religiosos vinculados a uma comunidade ou civilização, com a utilização de simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis, misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que existiram de fato.

Confira a seguir as características dos mitos:

  • Possui caráter explicativo ou simbólico;
  • Busca explicar as origens do mundo e do homem por meio personagens como deuses ou semideuses;
  • Explica a realidade por meio de suas histórias sagradas,

     As lendas são relatos folclóricos transmitidos oralmente, com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. As histórias são fantásticas e são criados com elementos de ficção que podem ser baseadas em algum acontecimento histórico.

       As lendas são contadas ao longo do tempo e podem ser modificados pela imaginação das pessoas e, por este motivo, uma mesma lenda pode ser diferente entre uma população e outra, adaptando-se às circunstâncias de cada comunidade.

Este tipo de narração costuma servir para explicar algum acontecimento histórico ou de uma determinada comunidade.

      Confira a seguir as características das lendas:

  •       Mistura a realidade dos fatos com fantasia ou ficção;
  •       Faz parte da tradição oral;
  •      Os fatos reais e históricos servem como suporte às histórias;
  •      Por serem repassadas oralmente, sofrem mudanças ao longo do tempo.

 
25. Qual das alternativas abaixo se relaciona aos mitos e qual se relaciona às lendas?
a) São narrativas contadas por meio da tradição oral para transmitir algum en­sinamento, revelando aspectos da cultura dos povos que as criaram.
b) São narrativas que cumprem a função de explicar o surgimento do mundo, os fenômenos naturais, os sentimentos e comportamentos humanos, além de serem o fundamento para rituais religiosos e para a conduta social de um povo.
26. O gênero textual do texto “A lenda do Xingu e do Amazonas” é:
a) lenda
b) mito
c) conto
d) poema
27. A tipologia textual do texto “A lenda do Xingu e do Amazonas” é:
a) narração
b) dissertação
c) descrição
d) injunção
28. Qual o objetivo do gênero textual lenda?
a) explicar fatos e transmitir ensinamentos;
b) explicar fatos relacionados a religiões e transmitir ensinamentos;
c) contar uma história;
d) provocar sensibilidade, sentimentos.
GABARITO:
1.Aulete
2.b
3.a
4. A peça em que se faz a difusão, anúncio
5.a
6. O ano de entrada da palavra na lingua portuguesa, a fonte em que a palavra apareceu e a edição
7. Não, porque a linguagem é informal, subjetiva e pessoal.
8. É um anjo que esqueceu de vestir asas.
9.O livro dos Ressignificados
10. Dar outro significado
11.O significado de uma palavra
12. Não, pois ela acha que ele está lendo e não pesquisando uma palavra
13. o significado das palavras que ele desconhece
14. É um conjunto formado por uma palavra e as diferentes acepçoes que informa seus significados.
15. 
a)resposta pessoal
b) resposta pessoal
c) resposta pessoal
16. resposta pessoal
17. II
18. O tempo é indeterminado e o espaço é a floresta.
19.A sede.
20. Eles foram perseguidos por peixes gigantes e um deles foi mordido.
21. A desobediencia dos meninos foi a causa do surgimento do rio.
22. b.
23. "_Juriti estamos com muita sede"
24. 
a = lenda
b = mito
25.a
26.a
27.b
BIBLIOGRAFIA:
FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 7ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.
BALDUS, Herbert. (1963). Estórias e Lendas dos Índios. Gráfica Editora EDIGRAF Ltda. São Paulo
Maria Ganem. Ciência Hoje das Crianças. Disponível em: (http://chc.org.br/o-papel-das­lendas-e-mitos-na-cultura-indigena/). Acesso em: 27 set. 2018

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