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sábado, 12 de setembro de 2020

BNCC HABILIDADES (EF67LP04),(EF67LP05),(EF69LP05)

 HABILIDADES: (EF67LP04) Distinguir, em segmentos descontínuos de textos, fato da opinião enunciada em relação a esse mesmo fato. (EF67LP05) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e argumentos em textos argumentativos (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), manifestando concordância ou discordância. (EF69LP05) Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
INTRODUÇÃO AOS TEXTOS DE OPINIÃO: TEMA/TESE /ARGUMENTOS.
        Há muitas palavras que são sinônimas, porém não é adequado utiliza-las em qualquer contexto. Por exemplo, sinônimo de casa: residência, domicílio, habitação, lar, morada, moradia, vivenda.
 
1. Complete os espaços abaixo com os sinônimos para casa.
a) Fazemos entregas à_________________
b) O governo fez um projeto de ___________________
c) Vende-se uma______________
d) Toda criança precisa de um _________________
 
TEMA/ASSUNTO
Leia o texto a seguir.
























 2. Qual o assunto da tirinha.
a) preocupação
b) prova
c) estudo
d) passar
3. Qual a opinião de Charlie Brown sobre o assunto?
a) ele acha fácil passar na prova
b) ele acha difícil passar na prova
c) ele acha impossível passar na prova
d) ele está preocupado com a prova
 
4. Sobre os argumentos usados por Charlie Brown para defender sua opinião podemos afirmar que:
a) Ele faz uma comparação, ou seja, uma analogia.
b) Ele cita dados estatísticos (números) que provam que é impossível
c) Ele mostra que na história nunca uma pessoa passou em uma prova
d) Ele não apresenta um argumento que sustente sua opinião.
5. A leitura do texto permite inferir que:
a) As meninas são mais estudiosas que os meninos.
b) As crianças não gostam de estudar.
c) O Charlie Brown tentou estudar, mas achou o conteúdo muito fácil.
d) O Charlie Brown não tentou estudar, por isso acha que a prova será difícil.
 DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA
         O assunto tem um significado mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas.
         Observe, por exemplo: CidadaniaEcologiaTerrorismoHorário Político; todos são assuntos, não há delimitação.
        O tema é um recorte do assunto. Ele acarreta necessariamente um ponto de vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema.
 
6. Na tirinha o assunto é uma prova.  Qual das alternativas abaixo não poderia ser tema da tirinha.
a) A preocupação de alunos com as provas escolares.
b) O hábito de alunos não estudar para provas.
c) A impossibilidade de alguns alunos realizarem provas.
d) A prática de alunos fazer provas sem estudar. 
7. Indique o assunto das manchetes de jornal abaixo com apenas uma das palavras para cada alternativa: saúde, educação, esporte.
a) “UFJF aprova ensino remoto emergencial na graduação”
b) “China concede primeira patente de vacina contra Covid-19 para CanSino, diz mídia estatal”
c) Domènec comemora primeira vitória: "Jogamos como o verdadeiro Flamengo do ano passado"
DIFERENÇA ENTRE ASSUNTO E TEMA: CONCLUSÃO
       Para produção de texto é essencial saber a diferença entre assunto e tema.
       Na interpretação de texto, geralmente as duas palavras são usadas como sinônimas.
 
PARTE II: TESE/OPINIÃO
O que é tese na redação?
       Na redação, a tese é a sua opinião, o seu ponto de vista sobre o tema proposto. Ela pode ser apresentada por meio de declarações afirmativas ou negativas.
       Essa palavrinha vem do grego “thesis”, que significa “proposição”. É aquilo que você vai expor e defender em sua redação através de bons argumentos, tentando convencer o leitor sobre seu ponto de vista.
       Você pode defender qualquer tese, desde que ela respeite os direitos humanos e a diversidade cultural.
        Porém, é importante ter em mente que a tese é um posicionamento crítico. Isso significa que você não deve se ater a ideias de senso comum. Demonstre autoria, seja crítico e reflexivo ao expor sua opinião.
 
8.Leia o cartum abaixo.



















a) Qual a opinião do homem sobre os professores?
b) O homem apresentou algum argumento para fundamentar sua opinião? 
9. Leia o texto abaixo.
Receitas da vovó
Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando)
 
a) Qual a opinião do autor sobre as receitas que só nossa mãe ou avó sabe fazer?
b) Ele apresentou argumentos para comprovar o que ele afirmou?
c) Retire do texto dois argumento utilizados pelo autor para confirmar sua afirmação (opinião).
 
10. Leia a tirinha de Alexandre Back.







a) Que texto o menino mostra para a menina no terceiro quadrinho?
b) De acordo com o contexto o que a menina está segurando.
c) Uma afirmação ou negação baseada em fatos, pesquisas é chamada de:
      (   ) tese       (   ) opinião
d) Uma afirmação ou negação sem fundamentos é chamada de:
      (   ) tese        (  ) opinião
 
TESE/OPINIÃO CONCLUSÃO:
Ao produzir um texto de opinião eu preciso provar o que afirmo ou nego, essa afirmação é chamada tese.
Em uma conversa com amigos eu não preciso provar com pesquisas, entrevistas ou fatos o que afirmo. Essa afirmação é uma opinião.
 
PARTE III ARGUMENTAÇÃO.
     O que é argumentar?
      Argumentar é uma ação verbal na qual se utiliza a palavra oral ou escrita para defender uma tese, ou seja, uma opinião, uma posição, um ponto de vista particular a respeito de determinado fato.
       Quem argumenta, como a própria palavra sugere, se vale de argumentos, que nada mais são que razões, verdades, fatos, virtudes e valores (éticos, estéticos, emocionais) tão amplamente reconhecidos que, justamente por isso, servem de alicerce para a tese defendida.
       Assim como num jogo, quem argumenta faz suas “jogadas” para se sair vencedor: entre outras coisas, afirma, nega, contesta, explica, promete, profetiza, critica, dá exemplos, ironiza. E todas essas jogadas estão a serviço da criação de um clima favorável à adesão do público às posições defendidas. A cada “lance”, o argumentador se esforça para comprovar que está indo pelo caminho certo; caso contrário, perderá credibilidade e será vencido.
       Um auditório é o conjunto dos que assistem a um debate, acompanham ou se interessam potencialmente pelo assunto em questão. Nos grandes debates, ele é o representante da opinião pública. Por isso mesmo, a função do auditório é frequentemente decisiva para o debate. Quando alguém escreve uma carta a um jornal, por exemplo, argumentando contra uma posição defendida em determinada matéria, está querendo convencer, antes de tudo, o conjunto dos leitores, ou seja, o auditório.
      Todo jogador desenvolve estratégias, isto é, um plano e um estilo próprios de ação verbal para, por meio deles, vencer o adversário. No jogo argumentativo, entretanto, é preciso convencer, ou seja, vencer com a ajuda de todos, que precisam aderir à tese.
Leia o texto abaixo.
Golfinho também é gente
        Apesar do título acima, esclareço logo que eu não acho que golfinhos sejam “humanos”.
       Mas podem ser “pessoas”. Se considerarmos uma pessoa como um ser autônomo e ciente de sua identidade, então, os golfinhos têm todo o direito de pleitear essa distinção.      Em um estudo que fiz em 2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D. em cognição e comportamento animal –, provamos que os golfinhos- nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos. Essa é uma capacidade rara no mundo animal, um clube que, além de humanos, só havia admitido os chimpanzés-anãos. Pelo menos até onde a ciência sabia.
MARINO, Lori. Galileu: março, 2010.
11. Que dado cientifico comprova a tese do autor?
 
12. Marque a alternativa que NÃO apresenta um fato:
a) os golfinhos- nariz-de-garrafa reconhecem a si mesmos em espelhos.
b) os chimpanzés-anãos reconhecem a si mesmos em espelho
c) os golfinhos têm todo o direito de pleitear essa distinção
d) um estudo que fiz em 2001 com minha colega Diana Reiss – Ph.D.
 
13. A tese defendida pelo autor do texto é:
a) Golfinhos são humanos
b) Golfinho também é gente
c) Golfinhos podem ser pessoas
d) Os golfinhos tem direitos
 
14. O argumento que sustenta a tese de que os golfinhos podem ser pessoas é:
a) Os golfinhos reconhecem a si mesmos em espelhos.
b) Os golfinhos têm direito de reivindicar a classificação de pessoas.
c) Pelo menos até onde a ciência sabia.
d) Uma pessoa é um ser autônomo e ciente de sua identidade.
 
Leia o texto.
Português popular
         O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade. Segundo a coluna do jornalista Anselmo Góis, no jornal O Globo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções “linguísticas”: a chance de aprender a língua russa – por causa dos Jogos de Inverno em Sogi, que serão realizados em 2014 – e o português – haja vista a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro. Resultado: apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo. Em contrapartida, os outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil. Nosso idioma vai muito bem, obrigado.
Língua Portuguesa, ano 4, n. 53, mar. 2010, p. 11.
 
15. Qual a tese defendida pelo autor?
a) O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
b) O Comitê Olímpico Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções “linguísticas”:
c) Apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo
d) Em contrapartida, os outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil.
 
16. Nesse texto, qual é o argumento utilizado pelo autor para sustentar sua tese?
a) O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.
b) O Comitê Olímpico Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções ‘linguísticas.
c) Haja vista a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro.
d) Apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo.
 
17. O argumento utilizado pelo autor para confirmar sua tese se baseia em:
a) Dados históricos
b) Dados estatísticos, (números).
c) Estudo científico
d) Citação de exemplos.
 
18. Leia a tira abaixo para responder as alternativas de a, b e c..
a) Qual argumento da mãe para convencer o menino a comer verduras e legumes?
b) Que argumento que a mãe uso para ela comer verduras e legumes.
c) Em que se baseia o humor presente na tirinha.
 

RESUMO.

O texto de opinião

 Possui um estrutura que deve ser seguida. A estrutura é a seguinte: fato, opinião, tese e argumento. Vamos entender o que cada um deles significa?

  • Fatos: é quando alguma coisa aconteceu.

Por exemplo: O vulcão Anak Krakatoa registrou duas erupções na noite de ontem e lançou uma coluna de cinzas que chegou a 500 metros de altura no céu da Indonésia.

  • Opinião: é algo em que você acredita. Não podemos contestar porque é algo totalmente pessoal.

Por exemplo: No Brasil não há vulcões, todos gostariam de morar aqui.

  • Tese: É o seu posicionamento em relação ao mundo, é aquilo que você defende e deseja convencer as pessoas (essas podem concordar ou não).

Por exemplo: a corrupção existe no Brasil, em grande parte, porque não há Justiça eficiente.

  • Argumentação: é a defesa da tese, construída com base em exemplos (fatos) e análises (conclusões que tiramos a partir da observação dos fatos), sempre com o objetivo de convencer o leitor da nossa tese.

https://www.stoodi.com.br/blog/redacao/redacao-como-fazer-uma-boa-argumentacao/

 GABARITO:
GABARITO
1.
a) domicílio
b) habitação
c) casa
d) lar
2.b
3. c
4.d
5. d
6.c
7. 
a) ensino ou educação
b) saúde ou vacina
c) esporte
8. 
a) Professor deveria trabalhar por amor.
b) Não.
9. 
a) É parte importante da cultura brasileira.
b) Sim.  
c) Resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Mostram como se fala ou se falava em determinada região.
10. 
a) Um “meme”
b) Uma redação ou um artigo de opinião.
c) tese
d) opinião.
11. Estudo feito por ele em 2001.
12. c
13. c
14. d
15. a
16. d
17. b
18. 
a) Pra ficar forte. Você tá muito magro.
b) Pra emagrecer
c) O argumento ser o mesmo tanto para ficar forte (engordar) quanto para emagrecer.
BIBLIOGRAFIA:
MARINO, Lori. Galileu: março, 2010.
Língua Portuguesa, ano 4, n. 53, mar. 2010, p. 11.

3 comentários:

  1. Gostei do seu trabalho Professor Diógenes, muito bem elaborado. Me ajudou bastante nas atividades complementares.
    Que Deus continue e abençoando muito!!

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  2. Prof. Diógenes, adorei o conteúdo, estou usando, gratidão.

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