A Galinha Reivindicativa
Em certo dia de data incerta, um galo velho e uma galinha nova encontraram-se no fundo de um quintal e, entre uma bicada e outra, trocaram impressões sobre como o mundo estava mudado. O galo, porém, fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera muitas galinhas em sua vida sentimental e agora, velho e cansado, esperava calmamente o fim de seus dias.
- Ainda bem que você está satisfeito, disse a galinha. E tem razão de estar, pois é galo. Mas eu, galinha, fêmea da espécie, posso estar satisfeita? Não posso. Todo dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos, criar pintos, isso é vida? Mas agora a coisa vai mudar. Pode estar certo de que vou levar uma vida de galo, livre e feliz. Há já seis meses que não choco e há uma semana que não ponho ovo. A patroa se quiser que arranje outra para esses ofícios. Comigo não, violão!
O velho galo ia ponderar filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua função específica na vida, quando a cozinheira, sorrateiramente, passou a mão no pescoço da doidivana e saiu com ela esperneando, dizendo bem alto:
- A patroa tem razão: galinha que não choca nem põe ovo, só serve mesmo é pra panela.
(Millôr Fernandes)
Interpretação
1. Quais
são os personagens principais dessa história?
2. O
que a história nos informa sobre a época e o local?
3. O
narrador diz que o galo é velho e a galinha é nova. Que importância tem isso
para o desenrolar da história?
4. Que
trecho da história mostra o galo e a galinha agindo como seres humanos?
5. O
galo diz que sempre teve uma boa vida. Na opinião dele, o que é viver bem?
6. Que
trecho do texto fala sobre a idéia de morrer de modo suave?
7. Pelas
declarações do galo, podemos dizer que ele ainda possui muitas galinhas? Justifique com apoio no texto.
8. A
galinha desta história, que na verdade representa uma mulher, pode ser
considerada uma feminista? Justifique sua resposta com apoio no texto.
9. Numa
fábula, os animais representam seres humanos. Quem é que o galo e a galinha
representam?
10.
O que a galinha quis dizer com - isso é vida?
11.
A galinha fala numa linguagem bem popular. Quais são as expressões do texto que
indicam essa fala popular?
12.
A que elemento anterior se refere a palavra coisa que aparece no 2o parágrafo?
13.
Qual é o significado da expressão não chocar nesse texto?
14.
O galo chega a expor para a galinha os seus argumentos a respeito da função de
cada um? Justifique a sua resposta com elementos do texto.
15.
A patroa concorda com as opiniões do galo? Justifique a sua resposta com apoio
no texto.
Qual
a diferença entre galo velho e velho galo?
1. O que a galinha quer dizer quando afirma “isso é vida”?
(A) que a vida é maravilhosa.
(B) que suas atividades são sacrificantes.
(C) que é muito fácil a sua vida.
(D) que tinha tudo o que queria e precisava.
2.O narrador diz que o galo é velho e a galinha é nova. Que importância tem isso para o desenrolar da história?
(A) É que o galo tem idade para ser pai da galinha.
(B) É que a galinha era reivindicativa e conseguia tudo o que queria através de seus manifestos.
(C) É que o galo não serve mais para ser comido e a galinha sim.
(D) É que o fato do galo ser mais velho lhe dá maior experiência de vida, e a galinha ser nova faz com que seja mais imatura.
3. A galinha dessa história, que na verdade representa uma mulher, pode ser considerada uma feminista? Primeiro pesquise o significado da palavra “feminista”.
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________
4.Qual mensagem podemos extrair desse texto?
(A) Que todas as vezes que reivindicamos somos atendidos.
(B) Que devemos aceitar a tudo calados e nunca reclamarmos de nada.
(C) Que devemos ouvir os mais velhos, pois eles têm experiência de vida.
(D) Que cada um deve cumprir com suas funções específicas, senão poderá ser punido.
5. Em sua opinião, a galinha estava tendo uma atitude correta em não cumprir as tarefas determinadas a ela? O que você acha que a galinha deveria ter feito para agir corretamente?
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ___________________________________________________________
6- Será que nos dias de atuais ainda existem atividades destinadas apenas a mulheres e atividades destinadas apenas a homens? Como você analisa isto?
___________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________
GABARITO
1. A galinha, o galo, a empregada e a patroa.
2. Época:Em certo dia de data incerta
Local: no fundo de
um quintal
3. Geralmente a pessoa quando envelhece adquire mais experiência.
O galo era experiente e a galinha não.
4. Trocaram impressões sobre como o mundo estava mudado.
O velho galo ia ponderar filosoficamente
- Ainda bem que você está satisfeito, disse a galinha.
5. Ter muitas galinhas em sua vida sentimental
6. esperava calmamente o fim de seus dias.
7. Não pois ele fala do passado. sempre vivera bem, tivera
muitas galinhas
8. Sim, pois ela quer ter igualdade de direitos. Pode estar
certo de que vou levar uma vida de galo, livre e feliz.
9. A galinha representa a mulher
O galo representa
o homem
10. Quis dizer que a vida era ruim.
11. Comigo não, violão!
12. Todo dia pôr ovos, todo semestre chocar ovos, criar pintos
13. Criar filhos.
14. Não. O velho galo ia ponderar filosoficamente que galo é galo e galinha é galinha e que cada ser tem sua função...
15. Sim. - A patroa tem razão: galinha que não choca nem põe
ovo, só serve mesmo é pra panela.
16. Galo velho = com muitos anos
Velho galo = já
conhecido
1. O que a galinha quer dizer quando afirma “isso é vida”?
(A) que a vida é maravilhosa.
xx(B) que suas atividades são sacrificantes.
(C) que é muito fácil a sua vida.
(D) que tinha tudo o que queria e precisava.
2.O narrador diz que o galo é velho e a galinha é nova. Que
importância tem isso para o desenrolar da história?
(A) É que o galo tem idade para ser pai da galinha.
(B) É que a galinha era reivindicativa e conseguia tudo o
que queria através de seus manifestos.
(C) É que o galo não serve mais para ser comido e a galinha
sim.
xx(D) É que o fato do galo ser mais velho lhe dá maior
experiência de vida, e a galinha ser nova faz com que seja mais imatura.
3. A galinha dessa história, que na verdade representa uma
mulher, pode ser considerada uma feminista? Primeiro pesquise o significado da
palavra “feminista”.
Sim. Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres.
4. Qual mensagem podemos extrair desse texto?
(A) Que todas as vezes que reivindicamos somos atendidos.
(B) Que devemos aceitar a tudo calados e nunca reclamarmos
de nada.
xxx(C) Que devemos ouvir os mais velhos, pois eles têm
experiência de vida.
(D) Que cada um deve cumprir com suas funções específicas,
senão poderá ser punido.
5. Em sua opinião, a galinha estava tendo uma atitude
correta em não cumprir as tarefas determinadas a ela? O que você acha que a
galinha deveria ter feito para agir corretamente?
Resposta pessoal.
6- Será que nos dias de atuais ainda existem atividades
destinadas apenas a mulheres e atividades destinadas apenas a homens? Como você
analisa isto?
Resposta pessoal.
gabarito?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirTambém queria
ExcluirResposta cadê?
ResponderExcluirAjuda aí pfvr
ResponderExcluirColoquei o gabarito.
Excluir