Atividade: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA / REVISÃO.
Leia a tirinha abaixo:
1. A alternativa
que apresenta a variedade linguística
ensinada na escola é:
a) Trem, bão, né, sô?
b) Não me dirija a palavra em lugares públicos.
c) Num cunsigo vortá aonormal.
d) Parece que tô aviciado.
2. A partir da
leitura da tirinha podemos inferir que:
a) No Brasil falamos todos do mesmo jeito.
b) Há somente uma maneira de se falar.
c) As pessoas que falam diferente não sofrem preconceito.
d) A fala pode variar de um lugar para outro.
3. Marque a
alternativa em que a reescrita dos fragmentos segue as normas gramaticais
ensinadas na escola:
a) Parece que estou aviciado
b) Parece que estou viciado
c) Não consigo vouta ao normal
d) Não cunsigo volta.
4. Qual das alternativas apresenta linguagem formal.
a) trém bão, né, sô?
b) Tô aviciado
c) Obrigado pela visita.
d) Num cunsigo vortá ao normal
5. Marque a alternativa em que o verbo ESTAR foi empregado
na linguagem informal.
a) tô
b) estou
c) estava
d) estarei
6. Quando conversamos com uma pessoa que fala “errado”
devemos:
a) dar risadas da pessoa
b) corrigir a pessoa
c) entender que é uma variedade
linguística informal.
d) falar para os outros que a pessoa fala errado.
7. Faça a correção ortográfica das palavras abaixo.
a) bão.............................
b) sô...............................
c) aviciado......................
d) tô................................
e) cunsigo.......................
f) vortá.............................
g) né................................
TIRANDO DÚVIDAS.
- · linguagem informal = linguagem coloquial = registro informal = variante informal — Que sofre as seguintes variações: variação social, variação regional, variação histórica...
- · linguagem formal = linguagem culta = registro formal = variante padrão.
- ·
“errado”
É melhor usar a palavra “adequado” há
variantes linguísticas adequadas para uma situação e outras não. Por exemplo na escola o adequado é usar a variante formal, porém em uma conversa com amigos podemos utilizar uma variante
menos formal.
Atividade elaborada pelo
professor Diorges Ferranti Gonçalves.
Ótima aula, professor! Vou aproveitar a atividade em uma Sequência Didática sobre o tópico. Grata!
ResponderExcluirObrigada
ResponderExcluirEu quero resposta
ResponderExcluirMarque a alternativa em que a reescrita dos fragmentos segue as normas gramaticais ensinadas na escola
ResponderExcluirMarque a alternativa em que a rescreta dos fragmentos segue as normas gramaticais ensinadas na escola
ExcluirQuero resposta
ResponderExcluirOi
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