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domingo, 11 de setembro de 2022

PAI, ME COMPRA UM AMIGO? ROMANCE FRAGMENTO INTERPRETAÇÃO BNCC

 

PAI, ME COMPRA UM AMIGO? (FRAGMENTO )

BNCC - (EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares,...

PDF do livro :  https://pdfcookie.com/documents/pai-me-compra-um-amigo-02565x9q4kl1
   Bebeto olhou o sinal de tráfego. Cor era coisa que confundia mesmo. Confundia só,
não. Via tudo preto, branco e cinza mais forte ou mais fraco. O sol não era amarelo, o céu
não  era  azul,  a  mata  não  era  verde.  Na  vida  do  menino  tudo  era  mais  ou  menos
complicado. Nada se resolvia a favor.
   - O menino nasceu de sete meses! –vivia dizendo a mãe.
   Bebeto levou tempo para descobrir que as crianças nascem de nove.
   Quando quis andar não houve nem rebuliço. Não teve aquele apoio de entusiasmo de
todo mundo, gente torcendo, pai suando comovido, mãe de lágrimas na boca de espera,
avó já aprontando conquista do neto. Não. Quando tentou o primeiro passo, foi só uma
palmada da babá, que estava vendo novela. Andar era coisa errada, pelo visto. Sentiu,
mais  do  que  compreendeu,  que  pensamento  de  criança,  no  começo,  é  sentimento
purinho. E olhe lá!
   Bebeto lembrou do dia em que sonhou ter um cachorro só para ele, isto já com cinco
anos.
   E explicava:
- Eu não tenho irmão. Cachorro serve.
   - Cachorro dá hidrofobia – disse a avó.
   - Dá o quê?
   - Doença!
   - Mas a gente cuida dele, ué!
   - Apartamento não é lugar pra cachorro – decreta o pai – e sabe quanto um gigante
desses custa só em comida?
   - Eu quero um pequenininho.
   Bebeto dizia potenininho. Precisava corrigir.
   - Pequeno é pior ainda. Fica doente à toa.
   - Então eu quero um amigo. Você compra?
   O pai, Ronaldo, bom administrador de empresa, mas péssimo psicólogo, explodiu, sem
perceber direito o que o garoto pedia:
    - E onde é que a gente vai fabricar um amigo pra você?
   Bebeto se sentia rejeitado mesmo. A mãe não tinha tempo para ele. Era artista. Não
artista de televisão. Pintura. Muita gente dizia até que era boa. Pintava umas coisas,
como é mesmo?... ah, sim!...abstratas.

Fonte: Pedro Bloch. Pai, me compra uma amigo? Ed. De Ouro, 1977 págs. 7 a 9)
a) Enumere corretamente as palavras aos seus sinônimos:
(1) rejeitado                                     (    ) observador
(2) tráfego                                        (    ) fora da realidade
(3) abstratas                                     (    ) recusado
(4) psicólogo                                    (    ) trânsito
  
b) Indique a personagem a quem são atribuídas as seguintes falas:
     a) - Eu não tenho irmão. (...........................................................)
     b) - Cachorro dá hidrofobia. (....................................................)
     c) - Apartamento não é lugar para cachorro. (..............................)
     d) - Então eu quero um amigo. (....................................................)
c) Responda com atenção:
a) Quais são os personagens do texto? Indique suas características interiores.
b) “O sol não era amarelo, o céu não era azul, a mata não era verde.” Por que o mundo
de Bebeto era sem cor?
c) Quais são os motivos que levam Bebeto a ser tão carente?
d) O que indica o fato de o menino pedir um amigo ao pai?
e) O que Bebeto esperava de sua família?

 

 

PARTE II

01 – O título deste texto, “Pai, me compra um amigo? Também é uma frase interrogativa. Qual seria a diferença de significado se a frase fosse exclamativa?

      Pareceria uma ordem.

02 – O texto é uma narração em 1ª ou em 3ª pessoa? Justifique sua resposta.

      Em 3ª pessoa. Espera que o aluno identifique os verbos e pronomes que determinam que a narração é em 3ª pessoa.

03 – O narrador, neste caso, é personagem?

      Não

04 – Descreva o filho de Lúcia.

      Parece ser um menino tímido, que tem medo de dizer as coisas como afirma o texto: “Mal acabou de dizer, levou até um susto com as próprias palavras.

05 – E como são os pais do menino? Retornando ao texto, procure descobrir suas características.

      As características da mãe estão descritas nas linhas: 6-7; 20-21-22; 32-33.

      As características do pai estão nas linhas: 8-9; 28-29-30; 34-35.

06 – Aquilo saiu sem querer”. O pronome “aquilo” não se refere somente à pergunta feita pelo menino. A que mais pode se referir?

      Pode referir-se ao sentimento do menino, à sua angustia.

07 – Qual a diferença de significado entre as frases a seguir?

I – “Achava que qualquer manifestação de afeto era tolice”.

II – “Achava que uma manifestação de afeto qualquer era tolice”.

      A “I” toda manifestação de afeto seria considerada tolice. Na “II” apenas algumas manifestações, consideradas menores, seriam tolice.

08 – Identifique o significado da palavra “justo” na frase a seguir: “Abraçou-o, mas, entre eles, estava o neném, que tinha vindo para mamar justo naquela hora”.

      Significado de exatamente.

09 – O emprego de justo na questão anterior permite concluir o quê sobre o comportamento do neném?

      Permite concluir que ele não foi bem-vindo pelo menino, que atrapalhou o carinho da mãe.

10 – O que representa a presença do neném, no meio do abraço da mãe? Justifique.

      Representa um intruso, alguém que roubou um momento mágico, que chegou na hora errada.

11 – “Só que há gente que mostra isso com abraço e beijo. Outras mostram sentindo. Só sentindo.” Como é possível perceber o que uma pessoa sente quando ela não se expressa por palavras?

      Observando os gestos, as expressões, as circunstâncias.

12 – “Talvez também tivesse ocorrido o problema do filho mais querido...” Que problema seria esse?

      O problema de um irmão acreditar que o outro é mais querido.


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