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domingo, 11 de setembro de 2022

POEMA 6º ANO INTERPRETACAO

 

POEMA: BASTA

Agora Chega!

Chega de obedecer

E de ficar calado

Chega de ter que fazer

tudo o que eu nao quero

e acho errado

Agora chega!

Chega de comer pepino

E de engolir ovo quente

Chega de dormir cedo

E acordar mais cedo ainda,

Chega de visitar a avo,

a tia, a prima, o primo, o padrinho...

chega de prestar contas

do banho tomado,

 

da roupa escolhida,

do uniforme da escola,

da nota da prova,

de cada segundo,

de cada respiro!

Chega, chega...e chega!

Liberdade ainda que tarde!

Independencia ou morte!

Manheeeee!

Onde esta a minha roupa de goleiro?

Paieeeee!

Quero a minha mesada!

(Carlos Queiroz Telles)

 

Questões sobre o texto:

1.  Ha um protesto que atravessa todo o texto. Esse protesto se faz por meio de uma palavra que se repete. Que palavra e essa?

2. Destaque do texto algumas ações que a pessoa não quer mais fazer.

3.  E você, o que não aguenta mais fazer em sua casa?

4. A repetição num texto reforça ideias. Que ideia aparece reforçada durante o texto?

5. Esse tipo de comportamento e próprio de gente de qual idade?

6. Quem fala no texto e do sexo masculino ou feminino? Por que?

7. Você se identifica com o eu lírico que fala no texto? Por quê?

8. O poema pode ser dividido em duas partes. Cada parte tem um sentido. As duas partes se juntam para construir o sentido do texto. Indique onde começa e termina cada parte. Depois explique o sentido de cada parte.

9. A 6ª estrofe e formada por dois gritos de liberdade famosos na historia do Brasil. Explique-os.

10.  Relacione esses gritos com a principal vontade de quem fala no texto.

11. A mudança do comportamento na final do texto deixa as ideias engraçadas? Explique.

12. Como e o seu comportamento em relação aos pais?


01 – Marque a opção cujo vocábulo grifado possui classe gramatical distinta dos demais:

a)   “De engolir ovo quente”.

b)   “Chega de prestar contas”.

c)   “Da nota da prova”.

d)   “De cada respiro”.

e)   “Liberdade ainda que tarde!”.

02 – O poema demonstra o desejo de o eu lírico tornar-se independente e de ficar livre das exigências feitas pelos pais. Tal postura de independência só não se comprova no verso.

a)   Dois.

b)   Oito.

c)   Dez.

d)   Doze.

e)   Vinte e cinco.

03 – Há um protesto que atravessa todo o texto. Esse protesto se faz por meio de uma palavra que se repete muitas vezes.

a)   Que palavra é essa?

“Chega”.

b)   A repetição, num texto, reforça ideias. Que ideia aparece reforçada durante todo o texto?   

A ideia de liberdade.         

c)   Copie, do texto, algumas ações que a pessoa que fala não quer mais fazer.

Obedecer / ficar calado / de fazer tudo que eu não quero / de comer pepino / de engolir ovo quente, de dormir cedo, etc.

d)   No poema tem palavras que indiquem o sexo de quem fala. (O eu lírico) copie o verso.

“...e de ficar calado”.

O eu lírico é masculino.

e)   A mudança no comportamento do menino ao final do texto deixa as ideias engraçadas. Explique por quê.  

Na última estrofe ele desfaz tudo que falou, pois se mostra superdependente de sua mãe e de seu pai.            


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