POEMA: BASTA
Agora Chega!
Chega de obedecer
E de ficar calado
Chega de ter que
fazer
tudo o que eu nao
quero
e acho errado
Agora chega!
Chega de comer pepino
E de engolir ovo
quente
Chega de dormir cedo
E acordar mais cedo
ainda,
Chega de visitar a
avo,
a tia, a prima, o
primo, o padrinho...
chega de prestar
contas
do banho tomado,
da roupa escolhida,
do uniforme da
escola,
da nota da prova,
de cada segundo,
de cada respiro!
Chega, chega...e
chega!
Liberdade ainda que
tarde!
Independencia ou
morte!
Manheeeee!
Onde esta a minha
roupa de goleiro?
Paieeeee!
Quero a minha mesada!
(Carlos Queiroz
Telles)
Questões sobre o texto:
1. Ha um protesto que
atravessa todo o texto. Esse protesto se faz por meio de uma palavra que se
repete. Que palavra e essa?
2. Destaque do texto algumas ações que a pessoa não quer
mais fazer.
3. E você, o que não
aguenta mais fazer em sua casa?
4. A repetição num texto reforça ideias. Que ideia aparece reforçada
durante o texto?
5. Esse tipo de comportamento e próprio de gente de qual
idade?
6. Quem fala no texto e do sexo masculino ou feminino? Por
que?
7. Você se identifica com o eu lírico que fala no texto? Por
quê?
8. O poema pode ser dividido em duas partes. Cada parte tem
um sentido. As duas partes se juntam para construir o sentido do texto. Indique
onde começa e termina cada parte. Depois explique o sentido de cada parte.
9. A 6ª estrofe e formada por dois gritos de liberdade
famosos na historia do Brasil. Explique-os.
10. Relacione esses
gritos com a principal vontade de quem fala no texto.
11. A mudança do comportamento na final do texto deixa as
ideias engraçadas? Explique.
12. Como e o seu comportamento em relação aos pais?
01 – Marque a opção cujo vocábulo grifado possui classe
gramatical distinta dos demais:
a) “De engolir ovo quente”.
b) “Chega de prestar contas”.
c) “Da nota da prova”.
d) “De cada respiro”.
e) “Liberdade ainda que tarde!”.
02 – O poema demonstra o desejo de o eu lírico tornar-se
independente e de ficar livre das exigências feitas pelos pais. Tal postura de
independência só não se comprova no verso.
a) Dois.
b) Oito.
c) Dez.
d) Doze.
e) Vinte e cinco.
03 – Há um protesto que atravessa todo o texto. Esse
protesto se faz por meio de uma palavra que se repete muitas vezes.
a) Que palavra é essa?
“Chega”.
b) A repetição, num texto, reforça ideias.
Que ideia aparece reforçada durante todo o texto?
A ideia de
liberdade.
c) Copie, do texto, algumas ações que a
pessoa que fala não quer mais fazer.
Obedecer / ficar calado / de fazer tudo que eu não quero /
de comer pepino / de engolir ovo quente, de dormir cedo, etc.
d) No poema tem palavras que indiquem o
sexo de quem fala. (O eu lírico) copie o verso.
“...e de ficar calado”.
O eu lírico é masculino.
e) A mudança no comportamento do menino ao
final do texto deixa as ideias engraçadas. Explique por quê.
Na última estrofe ele desfaz tudo que falou, pois se mostra
superdependente de sua mãe e de seu pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário