PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

CRONICA TORMENTO NAO TEM IDADE ATIVIDADE

 Tormento não tem idade

(Moacyr Scliar)

 - Meu filho, aquele seu amigo, o Jorge, telefonou.

- O que é que ele queria?

- Convidou você para dormir na casa dele, amanhã.

- E o que é que você disse?

- Disse não sabia, mas que achava que você iria aceitar o convite.

- Fez mal, mamãe. Você sabe que odeio dormir fora de casa.

- Mas, meu filho, o Jorge gosta tanto de você...

- Eu sei que ele gosta de mim. Mas eu não sou obrigado a dormir na casa dele por causa disso, sou?

- Claro que não. Mas...

- Mas o que, mamãe?

- Bem, quem decide é você. Mas, que seria bom você dormir lá, seria.

- Ah, é? E por quê?

- Bem, em primeiro lugar, o Jorge tem um quarto novo de hóspedes e queria estrear com você. Ele disse que é um quarto muito lindo. Tem até tevê a cabo.

- Eu não gosto de tevê.

- O Jorge também disse que queria lhe mostrar uns desenhos que ele fez...

- Não estou interessado nos desenhos do Jorge.

- Bom. Mas tem uma coisa...

- O que é, mamãe?

- O Jorge tem uma irmã, você sabe. E a irmã do Jorge gosta muito de você. Ela mandou dizer que espera você lá.

- Não quero nada com a irmã do Jorge. É uma chata.

- Você vai fazer uma desfeita para a coitada...

- Não me importa. Assim ela aprende a não ser metida. De mais a mais, você sabe que eu gosto da minha cama, do meu quarto. E, depois, teria de fazer uma maleta com pijama, essas coisas...

- Eu faço a maleta para você, meu filho. Eu arrumo suas coisas direitinho, você vai ver.

- Não, mamãe. Não insista, por favor. Você está me atormentando com isso. Bem, deixe eu lhe lembrar uma coisa, para terminar com essa discussão: amanhã eu não vou a lugar nenhum. Sabe por que, mamãe? Amanhã é meu aniversário, você esqueceu?

- Esqueci mesmo. Desculpe, filho.

- Pois é. Amanhã estou fazendo 50 anos. E acho que quem faz 50 anos tem o direito de passar a noite em casa com sua mãe, não é verdade?

 

Estudo do Texto

 

1. No texto, temos a presença de dois personagens. Quem são eles?

      A mãe e o filho.

        

2. A mãe usa vários argumentos para tentar convencer o filho a dormir na casa do Jorge. Cite três.

      Não gosta de dormir fora de casa; a irmã do Jorge é chata e é aniversário dele.

 

 

3. Quais justificativas o filho deu para não dormir na casa do amigo?

 

      "Pois é. Amanhã estou fazendo 50 anos. E acho que quem faz 50 anos tem o direito de passar a noite em casa com sua mãe, não é verdade?

  

4. Na frase: “O Jorge também disse que queria lhe mostrar uns desenhos que ele fez...”, a mãe com suas próprias palavras, conta ao filho algo que foi dito pelo Jorge.

Que tipo de discurso é este: DIRETO OU INDIRETO?

      Indireto

 

5. Porque a descoberta da idade do filho surpreende o leitor?

      Porque o leitor pensa que é uma criança e na verdade é um homem maduro.

 

 

6. O diálogo entre a mãe e o filho reproduz uma situação comum ou incomum?

Justifique sua resposta.

    Incomum. É difícil um homem de 50 anos dormir na casa de amigos.

 

7. Qual o principal assunto do texto?

(A) O gosto por dormir fora de casa.

(B) O desejo de dormir fora.

(C) As consequências de dormir fora de casa.

(D) O medo e a falta de costume em dormir fora de casa.

 

8. O texto é um diálogo entre dois personagens:

(A) a Mãe e o Jorge.

(C) o Jorge e o filho.

(B) a Mãe e o filho.

(D) o filho e a irmã.

 

9. Na expressão “Convidou você para dormir na casa dele...” a palavra destacada se refere:

( ) ao filho

( ) ao Jorge

( ) à mãe

 

10. Analise as frases abaixo. Marque com ( M )os argumentos que a mãe usou para tentar convencer o filho a dormir na casa do amigo. E marque com ( F ) as justificativas que o filho deu para não ir.

(   ) Não gosta de dormir fora de casa.

(   ) O Jorge gosta muito dele.

(   ) O Jorge tem um quarto novo de hóspedes.

(   ) Não gosta de tevê.

(   ) A irmã do Jorge é chata.

(   ) O Jorge quer mostrar os desenhos que fez.

(   ) A irmã do Jorge é “afim” (gosta muito) dele.

(   ) Não queria fazer uma maleta com pijama.

(   ) Não está interessado nos desenhos dele.

(   ) Gosta da sua cama e do seu quarto.

(   ) É aniversário dele.

(   ) O quarto novo tem tevê a cabo.

 

11 De acordo com o texto o filho tem:

(A) 50 anos

(B) 49 anos

(C) 10 anos

(D) 5 anos.

 

12. A descoberta da idade do filho surpreende o leitor porque:

( ) o leitor pensa que é um adulto e na verdade é uma criança.

( ) o leitor pensa que é uma criança e na verdade é um homem maduro.

 

13. O texto retrata uma situação:

( ) comum ( ) inusitada (incomum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário