PáginasDESCRITOR

segunda-feira, 1 de maio de 2017

ASSISTIR 7º TIRINHA

1- Que título você daria ao texto?
______________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________
2- Que palavra (onomatopeia) é utilizada para reforçar a ideia de “tantas opções”?
______________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________
3- Pode-se deduzir, tirar por conclusão, que o superpoder é a força do pensamento. Que elemento não verbal da linguagem dos
quadrinhos foi utilizado para reforçar essa ideia?
______________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________
4- O que causa humor na tirinha?
______________________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________

VAI JÁ PRA DENTRO MENINO

VAI JÁ PRA DENTRO, MENINO

Vai já pra dentro, menino!
Vai já pra dentro estudar!
É sempre essa lengalenga
quando o que eu quero é brincar...

Eu sei que aprendo nos livros,
eu sei que aprendo no estudo,
mas o mundo é variado
e eu preciso saber tudo!

Há tanto pra conhecer,
há tanto pra explorar!
Basta os olhos abrir,
e com o ouvido escutar.

Aprende-se o tempo todo,
dentro, fora, pelo avesso,
começando pelo fim,
terminando no começo!

Se eu me fecho lá em casa,
numa tarde de calor,
como eu vou ver uma abelha
a catar pólen na flor?

Como eu vou saber da chuva,
se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
se eu nunca me queimar?

Como eu vou saber da terra,
se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
sem aprender a gostar?

Quero ver com os meu olhos,
quero a vida até o fundo,
quero ter barro nos pés,
eu quero aprender o mundo

1 – “Vai já pra dentro, menino! / Vai já pra dentro estudar!” Onde o menino provavelmente está?
________________________________________________________________________________________________________________
2 – O menino reconhece a importância dos livros e dos estudos? Copie do texto os versos que comprovam sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________
3 – Copie versos da 2.ª ou da 3.ª estrofe que expliquem a causa ou o motivo de o menino não querer ficar dentro de casa.
________________________________________________________________________________________________________________

4 – Pinte da mesma cor as palavras que rimam no poema.

TIRINHA CALVIN TO COM FOME

1 – Qual a reação de Calvin à resposta da mãe?
_______________________________________
_______________________________________
2 – De quem é a fala no 3.º quadrinho?
Os personagens estão no mesmo lugar?
Como você pode perceber isso?
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
_____________________________________________________________________________________________________________________
3 – Explique a fala de Calvin no último quadrinho.
_____________________________________________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________

TIRINHA CALVIN CAÇADA

1 – O que indica a palavra “mamãe” escrita em negrito e
com letras maiúsculas no último quadrinho?
_____________________________________________
_____________________________________________
2 – Eles realmente são “exploradores corajosos”, como
Calvin disse no 1.º quadrinho? Por quê?
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________

TIRINHA CALVIN HAROLDO

1 – Por que Haroldo não fez o que Calvin havia lhe ordenado no 2.º quadrinho?
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
2 – O que significa a expressão “agente duplo”, na fala do último quadrinho?
_____________________________________________________________________________________________________________________
3 – Observando o relacionamento de Haroldo com Calvin e com Susie, o que podemos concluir:
a) quanto ao modo como Calvin vê Haroldo? _______________________________________________________________________________
b) quanto ao modo como as outras pessoas o veem? ________________________________________________________________________

4 – Retire, da tirinha, um trecho que expresse uma opinião. ____________________________________________________________________

TIRINHA CALVIN BANHEIRA

1 – No Texto 15, onde acontecem os dois momentos da história?
_______________________________________________________________________________________
2 – Circule, no trecho abaixo, a palavra que indica quando Calvin coloca o patinho na banheira. “[...] sempre coloco meu patinho primeiro.”

Agora, diga: esta palavra indica que esta atitude de Calvin acontece de vez em quando ou é um hábito?
_____________________________________________________________________________________

3 – Com que objetivo Haroldo acha que Calvin coloca o patinho na banheira?
______________________________________________________________________________________
4– O tubarão poderia estar, de verdade, na banheira de Calvin? O que essa atitude do menino pode nos mostrar sobre o seu modo de ser?
_________________________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Qual o real objetivo de Calvin colocar o patinho na banheira?
_______________________________________________________________________________________


CALVIN POLVO


TEXTO 14
1 – Observe os três primeiros quadrinhos do texto 14. Em que local acontece este trecho da história?
_______________________________________________________________________________________
2 – Os balões de pensamento dos três primeiros quadrinhos do texto 14 indicam a fala do narrador ou do polvo?
_______________________________________________________________________________________
Que palavra do trecho caracteriza a expressão do polvo no 2.º quadrinho do texto 14?
________________________________________________________________________________________
a) O que, na verdade, Calvin imagina ser o polvo?
_______________________________________________________________________________________
b) Quem é o turista que o polvo agarra?
______________________________________________________________________________________
5 – No texto 14, que atitude de Calvin permite que o leitor descubra que ele é o polvo?
_________________________________________________________________________________