PáginasDESCRITOR

domingo, 28 de maio de 2017

SUJEITO CLASSIFICAÇÃO EXERCÍCIO

DESCRIÇÃO: SUJEITO E PREDICADO/ TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO é o termo da oração sobre o qual se declara algo.
PREDICADO é o termo da oração que expressa o que se declara sobre o sujeito.

Tipos de sujeito:    

                                   simples


1. Determina            composto           2. Indeterminado            # Oração sem sujeito
                                   oculto

ATIVIDADES:

1) Identifique o tipo de sujeito das seguintes frases:
v  A caravana perdeu-se no deserto.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Anoitecia silenciosamente.


a) Sujeito indeterminado
b) Sujeito simples
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  Marília e a irmã preferiam os livros complicados.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Acabou de dizer isto e saiu.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Oração sem sujeito



v  Roubaram o estaleiro inteiro esta madrugada.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Oração sem sujeito



v  A mulher e as filhas aceitaram a proposta.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Queremos compreender bem a lição.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  Choveu durante um mês inteiro.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Oração sem sujeito



v  Deu uma série de conselhos aos seus homens.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  É sábio aquele homem.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito simples
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  Estudarei bastante para a prova de amanhã.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Chegaram da festa tarde demais.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Sujeito composto



v  Houve muitos problemas naquela noite.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito indeterminado
c) Sujeito simples
d) Oração sem sujeito



v  Diferentes partes do mar continham diferentes tipos de histórias.


a) Sujeito indeterminado
b) Sujeito simples
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  Os três príncipes aderiram ao projeto do rei.


a) Sujeito oculto
b) Sujeito simples
c) Sujeito composto
d) Oração sem sujeito



v  “Durante o jantar, caíram pratos e copos no chão”. O núcleo do sujeito é (são):


a) “jantar”
b) “pratos” e “copos”
c) “chão”
d) sujeito indeterminado



v  Corriam por aqueles dias boatos da revolução.


a) Sujeito simples
b) Sujeito oculto
c) Oração sem sujeito
d) Sujeito indeterminado



v  Com o inverno, nevou muito no Sul.


a) Oração sem sujeito
b) Sujeito composto
c) Sujeito oculto
d) Sujeito indeterminado



v  Os camelos caminhavam em fila.


a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito
c) Sujeito indeterminado
d) Sujeito oculto



v  Faz dois anos (que te perdi).


a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito
c) Sujeito indeterminado
d) Sujeito oculto



v  Justifique por que o sujeito desta oração é oculto: "Não chores, meu filho."


a) O praticante da ação é "tu", mas não aparece grafado.
b) O sujeito é o próprio verbo.
c) Não é possível identificar o sujeito.

d) O sujeito está indeterminado.

SUJEITO E PREDICADO TEORIA EXERCÍCIOS

SUJEITO é o termo da oração sobre o qual se declara algo.
PREDICADO é o termo da oração que expressa o que se declara sobre o sujeito.

PARA ENCONTRAR O SUJEITO, FAZEMOS AS PERGUNTAS: QUEM? OU O QUÊ? (ANTES DO VERBO)

1) Complete as frases com os sujeitos do quadro abaixo:

O texto          O tato          A carrocinha          O celular          O rapaz e a moça          O futebol

a) _____________________________ é um meio de comunicação.
b) _____________________________ é um dos esportes que os meninos mais gostam de praticar.
c) _____________________________ estavam namorando.
d) _____________________________ que você escreveu ficou excelente.
e) _____________________________ levou meu cachorro.
f) _____________________________ pode ajudar o cego a ler.

2) Circule o sujeito e sublinhe o predicado de cada oração.
a) Os meninos estão na quadra.
b) O enxame entrou na colmeia.
c) Algumas famílias passeiam pelo parque.
d) Diversas crianças jogam bola no campinho.
e) A cidade parece vazia hoje.
f) O sol desponta no horizonte.
g) Eles saíram mais cedo da academia.
h) Nós iremos ao cinema hoje à noite.

3) Sublinhe o sujeito e circule o núcleo do sujeito das orações a seguir.
a) Quatro pessoas telefonaram para você ontem.
b) Meus avós paternos preparam um delicioso jantar.
c) Vários times querem participar do campeonato.
d) Todos os jogadores da equipe foram abraçar o técnico.
e) Meus primos trabalham nessa loja.
f) Nossa banda vai tocar amanhã.
g) Seu computador está desligado?
h) A chuva de ontem fez estragos na cidade.
i) Esses filhotes de aves ainda não podem voar.
j) Aqueles carros vão para a oficina amanhã.
k) A mesma música tocou no rádio de manhã e à tarde.
l) Um único candidato faltou ao debate.  

FRASE VERBAL FRASE NOMINAL TEORIA EXERCÍCIOS


Frase

Frase é todo enunciado de sentido completo, podendo ser formada por uma só palavra ou por várias, podendo ter verbos ou não. A frase exprime, através da fala ou da escrita:
1) ideias         
2) emoções     
3) ordens  e apelos

  A frase se define pelo seu propósito comunicativo, ou seja, pela sua capacidade de, num intercâmbio linguístico, transmitir um conteúdo satisfatório para a situação em que é utilizada.

Exemplos de frases:
O Brasil possui um grande potencial turístico.
Espantoso!
Não vá embora.
Silêncio!
O telefone está tocando.

Observação: a frase que não possui verbo denomina-se Frase Nominal.

Na língua falada, a frase é caracterizada pela entoação, que indica nitidamente seu início e seu fim. A entoação pode vir acompanhada por gestos,  expressões do rosto, do olhar, além de ser complementada pela situação em que o falante se encontra. Esses fatos contribuem para que frequentemente surjam frases muito simples, formadas por apenas uma  palavra. Observe:
Não!
Ai!

Essas palavras, dotadas de entoação própria, e acompanhadas de gestos peculiares, são suficientes para satisfazer suas necessidades expressivas.

Na língua escrita, a entoação é representada pelos sinais de pontuação, os quais procuram sugerir a melodia frasal. Desaparecendo a situação viva, o contexto é fornecido pelo próprio texto, o que acaba tornando necessário que as frases escritas sejam linguisticamente mais completas. Essa maior complexidade linguística leva a frase a obedecer as regras gerais da língua. Portanto, a organização e a ordenação dos elementos formadores da frase devem seguir os padrões da língua. Por isso é que:

As meninas estavam alegres. = constitui uma frase, enquanto:

Alegres meninas estavam as. = não é considerada uma frase da língua portuguesa.





1) Aponte as frases nominais:
a) Que medo!
b) Ele chutou a porta.
c) Coitadinho do garoto!
d) O povo odeia os governantes corruptos.
e) Transmitirei o recado a sua namorada.
f) Coragem, companheiro!
g) Que voz estranha!
h) A lanterna produzia boa claridade.
i) Luisinho, não!
j) As risadas não eram normais.
k) Que alívio!

2) Aponte as frases verbais (orações):
a) Quanta gente hoje!
b) Apresse-se, garota!
c) O filme foi bom.
d) Não aguento essa poluição!
e) Partiremos daqui a pouco.
f) Sempre juntos, sempre amigos.
g) Seu colega telefonou.
h) Na praia, grande descontração.
i) Deus te guarde!
j) Que ideia absurda!
k) As ovelhas são mansas e pacientes.

3) Numere: ( 1 ) FRASE NOMINAL     ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)
a) (     ) Que bela paisagem!
b) (     ) Bom dia!
c) (     ) Coma devagar!
d) (     ) Durma bem!
e) (     ) Não insistirei mais.
f) (     ) Cumpriremos nossa promessa.
g) (     ) Mais diálogo, senhores educadores!
h) (     ) Entrada franca!
i) (     ) Que turma unida e confiante!
j) (     ) Quando você esteve lá?
k) (     ) Não saia sem agasalho!
l) (     ) Belíssimas palavras!

4) Classifique em frase nominal ou frase verbal.
a) Mas que comportamento estranho!
 ________________________________________
b) Nós gostamos muito das brincadeiras de São João. _____________________________________
c) Fernando trabalha como assessor do diretor da empresa. ________________________________
d) Puxa! Que chuva!
_______________________________________
e) Taís ganhou um cachorrinho de presente.

 ________________________________________

GABARITO

1) Aponte as frases nominais:

a) Que medo! X

b) Ele chutou a porta.

c) Coitadinho do garoto! X

d) O povo odeia os governantes corruptos.

e) Transmitirei o recado a sua namorada.

f) Coragem, companheiro! X

g) Que voz estranha! X

h) A lanterna produzia boa claridade.

i) Luisinho, não! X

j) As risadas não eram normais.

k) Que alívio! X

 

2) Aponte as frases verbais (orações):

a) Quanta gente hoje!

b) Apresse-se, garota! X

c) O filme foi bom. X

d) Não aguento essa poluição! X

e) Partiremos daqui a pouco. X

f) Sempre juntos, sempre amigos.

g) Seu colega telefonou. X

h) Na praia, grande descontração.

i) Deus te guarde! X

j) Que ideia absurda!

k) As ovelhas são mansas e pacientes. X

 

3) Numere: ( 1 ) FRASE NOMINAL     ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)

a) (  1   ) Que bela paisagem!

b) (  1   ) Bom dia!

c) (  2   ) Coma devagar!

d) (   2  ) Durma bem!

e) (  2   ) Não insistirei mais.

f) (  2   ) Cumpriremos nossa promessa.

g) (   1  ) Mais diálogo, senhores educadores!

h) (   1  ) Entrada franca!

i) (   1  ) Que turma unida e confiante!

j) (   2  ) Quando você esteve lá?

k) (  2   ) Não saia sem agasalho!

l) (   1  ) Belíssimas palavras!

 

4) Classifique em frase nominal ou frase verbal.

a) Mas que comportamento estranho!

 Frase nominal

b) Nós gostamos muito das brincadeiras de São João.

Frase verbal.

c) Fernando trabalha como assessor do diretor da empresa.

frase verbal.

d) Puxa! Que chuva!

Frase nominal

e) Taís ganhou um cachorrinho de presente.

Frase verbal

FRASE ORAÇÃO PERÍODO SIMPLES COMPOSTO CLASSIFICAÇÃO EXERCÍCIO

 ALUNO..........................................................................TURMA..................DATA: 
PROF. DIORGES
1) classifique em frase, oração, período simples, período composto, as alternativas poderão ter mais de uma classificação.

a) Hoje vou à praia
(    ) frase      (   ) oração  (   ) orações   (   ) período simples    (   )  período composto.

b) Gosto muito de você.
(    ) frase      (   ) oração   (   ) orações  (   ) período simples    (   )  período composto.

c) O Brasil possui um grande potencial turístico.
(    ) frase      (   ) oração   (   ) orações   (   ) período simples    (   )  período composto.

d) Espantoso!
(    ) frase      (   ) oração   (   ) orações  (   ) período simples     (   )  período composto.

e) Não vá embora.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações  (   ) período simples    (   )  período composto.

f) Silêncio!
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações   (   ) período simples    (   )  período composto.

g) O telefone está tocando.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

h) Entrei na casa e sentei-me.   
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

i) Cheguei, vi, venci. 
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

j) Alimentou-se bem e foi trabalhar.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

k) Perdeu a corrida, logo não levou o prêmio.
 (    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples  (   )  período composto.

l) Volte no horário ou não sai mais.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

m) Estudou bastante, mas não foi bem na prova.
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

n)“Eta vida besta, meu Deus.”
(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

o) Casas entre bananeiras.
 (    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

p) Alo!

(    ) frase      (   ) oração    (   ) orações    (   ) período simples    (   )  período composto.

FRASE ORAÇÃO E PERÍODO EXERCÍCIOS 7°ANO

ALUNO:.................................................................................TURMA..............02/10
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO - 7º ANO
1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
(    ) Que dia quente!
(    ) Belas, as manhãs sertanejas!
(    ) Estou em Monteiro há onze anos.
(    ) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
(    ) Silêncio!
(    ) O sol brilhava no céu nordestino.



2.  Assinale as alternativas em que não há oração:
(       ) Havia muita gente naquela festa.
(       ) Socorro!
(       ) Que tristeza!
(       ) Aquele aluno não se saiu bem na avaliação.
(        ) Despediu‑se da esposa antes de viajar para a Itália.
(        ) Atenção, curva sinuosa!
(        ) Banco do Brasil.



3. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.
a) Nestas férias, fomos conhecer Ouro Preto.____________________
b) Ninguém perguntou se ele virá ao concerto.____________________
c) Quando chove, a cidade fica insuportável.______________________
d) Não gostei do filme, os acontecimentos são muito previsíveis.________
e) Não empresto meus CDs a ninguém.__________________________

4. Sublinhe os verbos e coloque nos parênteses o número de orações existentes em cada período. (Lembre-se: numero de verbos = número de orações)

(        ) Hoje é sábado de carnaval e os jovens estão animadíssimos.
(       ) O governo deve garantir a educação de todas as crianças.
(       ) Olhei, gostei, tinha dinheiro, portanto comprei.
(        ) Fui à cidade, assisti ao filme que queria e voltei para casa.
(        ) Comprei um bilhete de loteria e fiquei milionária.
(        ) Sua mãe acaba de chegar à reunião.

5. Classifique o período em simples e composto. Se tiver mais de uma oração, separe-as e diga o número de orações. Observe o modelo:
Escovou os dentes, / pegou o material escolar / e saiu.
Período composto de três orações.
a) Passarei pela sua casa hoje de tarde, para terminarmos o trabalho.
____________________________________________________________________
b) Vou ao clube agora de manhã.
____________________________________________________________________
c) Driblou o primeiro, driblou o segundo, mas chutou fora.
____________________________________________________________________
d) Cheguei ao local, parei, observei tudo , fiz alguns comentários com o líder e saí.
____________________________________________________________________
e) Não corra, não mate, não morra!

____________________________________________________________________

VERBO DE LIGAÇÃO PREDICATIVO EXERCÍCIOS - OBJETIVO

1. Indique a única frase que não tem verbo de ligação:
a) O sol estava muito quente.
b) Ele andava triste.
c) Nossa amizade continua firme.
d) Ele andava rapidamente.
e) Suas palavras pareciam sinceras.

2. Identifique a alternativa em que o verbo destacado não é de ligação:
a) A criança estava com fome.
b) Ficou em casa o dia todo.
c) Pedro parece adoentado.
d) A jovem continua sonhadora.
e) Ele tem andado confuso.

3. Analise os pares de orações que seguem e indique se o verbo destacado é de ligação ou
significativo.
a) Maria anda depressa.__________________________
Ando meio tristonho nos últimos dias.__________________________
b) A professora virou uma fera ao presenciar tal ato._____________________________
A cadeira virou, de tão pesada que estava.________________________________
c) Ao saber da notícia, ele caiu numa profunda tristeza.__________________________
A plateia caiu da arquibancada, que não oferecia nenhuma segurança.__________________

4.Identifique os verbos das orações abaixo e indique se é significativo ou de ligação:
a) Meu pai anda preocupado com os negócios._______________________
b) O carteiro entregou as encomendas no prazo previsto._____________________
c) Os carteiros andam muito.___________________________
d) Os carteiros andam muito ocupados.__________________________
e) Os vestidos daquela loja são muito caros.____________________________
f) O motorista virou o rosto e não viu o motoqueiro.___________________________
g) Ele bebeu a poção mágica e virou um monstro.______________________________

5. Marque, nas seguintes orações, ( 1 ) para os verbos de ligação; ( 2 ) para os verbos significativos:
( ) A vida tornou-se difícil para ele.
( ) O empregado tornou à casa do patrão.
( ) Os foliões da Mangueira estão nas ruas.
( ) Os pescadores estão preocupados com o tempo.
( ) O peão inexperiente caiu do cavalo.
( ) A professora caiu doente.

6. verbo de ligação é aquele que, sendo praticamente vazio de conteúdo significativo, tem a função de ligar um sujeito a um atributo dele. Com base nessa informação, reescreva as frases que apresentam verbos de ligação.
a) Os pedestres andavam pelo calçadão.
___________________________________________________________
b) Os pedestres andavam preocupados.
____________________________________________________________
c) Hoje em dia, as pessoas vivem preocupadas.
__________________________________________________________
d) Aqueles alunos vivem no mundo da lua.
___________________________________________________________
e) Aquela moça virou freira.
___________________________________________________________
f) O vento virou a canoa.
_____________________________________________________________

7. Identifique o predicativo do sujeito das frases abaixo:
a) Ele está abatido.
__________________________________
b) Ele está triste.
___________________________________
c) Os alunos são inteligentes.
_____________________________
d) O Miguel é inteligente.
__________________________________
e) Paciência e respeito são virtudes ignoradas nos dias de hoje.
_______________________
f) As crianças pareciam envergonhadas aos olhos do viajante.
______________________
g) A bandeira é o símbolo da pátria.
_____________________________
h) O portão permanecerá fechado.
_____________________________
i) O rio Branco permanecerá caudaloso.
_____________________________
j) Rômulo está ausente.
________________________________
k) Ela parecia espantada.
________________________________

8. Identifique o predicativo do sujeito nas orações abaixo:
a) O menino abriu a porta ansioso.
_____________________________________________
b) Ele é tido por sábio.
___________________________________________
c) A bandeira é o símbolo da pátria.
_____________________________________________
d) Raros são os verdadeiros líderes.
______________________________________________
e) O trem chegou atrasado.
_______________________________________________
f) Eles devem ser irmãos.
_______________________________________________
g) Meu tio anda sempre doente.
__________________________________________
h) Aquele homem é um guarda-noturno.
______________________________________________
i) Estavam roxos os olhos da criança.
_____________________________________________
j) A atriz permaneceu sentada e parecia abatida.
___________________________________________
k) O gato de porcelana virou um monte de caco.
_____________________________________________
l) Os alunos, desconfiados, deixaram o colégio.
__________________________________________
m) Marta entrou séria.
___________________________________________
n) O soldado foi julgado incapaz.
_________________________________________
o) Os indicadores da pesquisa não são animadores.
______________________________________________
p) São horríveis essas coisas.
_______________________________________________
q) Ando desconfiado, esse homem parece um espião.
_______________________________________________
r) Despeço-me saudoso.
______________________________________________
s) Os alunos saíram da prova confiantes.
________________________________________________


FONTE: OBJETIVO