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quinta-feira, 19 de março de 2020

RELATO DE VIAGEM, OS PIRATAS EXISTEM, INTEPRETAÇÃO 6º ANO


O QUE VEM A SEGUIR


O texto abaixo faz parte do primeiro capítulo do livro Família Schürmann: um mundo de aven­turas. Nesse livro, Heloísa Schürmann relata uma viagem feita por ela e sua família através dos oceanos, a bordo do veleiro Aysso. Da viagem, participaram Heloísa, o marido, Vilfredo, e os filhos deles - David e Kat, uma menina de cinco anos -, além de alguns outros tripulantes. Que situação você supõe que será relatada em um capítulo intitulado "Os piratas existem!"?


Os piratas existem!

          A tarde caminha para mais um poente vermelho. A tensão e a ansiedade encur­tam a ideia de tempo real, passando-nos a sensação de que o sol desliza no céu, de forma muito rápida, buscando a linha do horizonte.
          A bordo, os olhos da tripulação deixaram de maravilhar-se com o mar liso e com as velas gordas de vento, que arrastam o Aysso para a frente, riscando bigodes de es­puma na água transparente. Olhares inquietos varrem a costa. Buscam abrigo seguro para mais uma noite. Mais que um ancoradouro, o Aysso precisa de um esconderijo!
         — Ali, ali! — Braços agitados apontam a entrada da enseada. Desnecessária qualquer outra orientação, a larga experiência do capitão já tinha adivinhado a baía. Poucos minutos depois, o veleiro deslizava para o abrigo. Velas arriadas, âncora cravada no fundo de areia, era hora de relaxar os nervos. Nenhum barco à vista. A solidão e o silêncio prometiam uma noite tranquila, de bom sono, bons sonhos...
          Os mapas e as cartas náuticas indicam que estamos na Ilha dos Pássaros, um santuário de aves. O calor da tarde e a água transparente convidam a um mer­gulho. Impossível resistir. E quem quer resistir? De volta ao barco, o crepúsculo nos reserva um espetáculo inesquecível: milhares de aves, voando em formação, como uma grande ponta de lança pontiaguda, retornam para seus ninhos, depois de um dia de pescaria em alto-mar. A algazarra é ensurdecedora. A câmara foto­gráfica de Vilfredo tenta registrar o momento mágico.
           Capitan, hay un barco llegando, a estibordo!O aviso de Jaime quebra o encanto e nos devolve ao mundo real. O perigo está de volta...
       Sul das Filipinas, Mar de Sulu, terra de piratas!
       O barco, aparentemente um pesqueiro, cruza as pequenas ondas da entrada da baía e traça uma reta, rumo ao Aysso. A pouco mais de 100 metros, diminui a marcha, rodopia sobre o próprio eixo e larga a âncora.
        Com uma baía tão grande, precisavam chegar tão perto? — questiona Vil­fredo, voz baixa, quase um pensamento. — E já que o fundo aqui é todo de areia, podiam ancorar seguros em qualquer canto.
        O barco é velho, malconservado, sujo. Conto 12 homens a bordo. Como é costume na região, todos ocultam os rostos, enrolados em velhas camisetas. Al­guns sentam-se na borda do barco, jogam linhas com anzóis na água. Podem estar
pescando, mas quem garante? Uma garrafa roda de boca em boca. Pode ser água, mas é pouco provável. Um dos' homens do grupo aponta o braço para nosso ve­leiro, os outros caem na gargalhada. As sombras ficam compridas. Escurece. [...]
Desde que entramos no Mar das Filipinas, há três meses, a tensão e o medo passaram a fazer parte da rotina. É preciso atenção permanente com os barcos que navegam nas proximidades. De noite, o cuidado é redobrado. {...]
Infelizmente, este não era um medo infundado. O Centro de Pirataria da Ma­lásia, em Kuala Lumpur, emitia avisos com detalhes preocupantes, a intervalos ainda mais preocupantes. Não foram poucas as vezes em que o Aysso mudou seu rumo para evitar os locais de ataques recentes.
Há 16 anos nossa família navega pelos mares do mundo. [...]
Quando planejamos refazer a rota de Magalhães, sabíamos que o Mar de Sulu, por onde passou o navegador, agora era reduto de violentos piratas. Também é fato conhecido de todos os navegadores que as águas das Filipinas e da Indoné­sia não apenas são as mais perigosas, mas abrigam (ou seria escondem?) o maior reduto de piratas do mundo. Os piratas do Mar da China são famosos desde os tempos antigos, da época dos descobrimentos, quando seus juncos foram bastan­te romanceados. Hoje, a história é muito diferente. Os piratas modernos possuem barcos rápidos, quase sempre roubados, e armamentos pesados [...].
O que se podia fazer? Reduzir o risco ao mínimo indispensável.
Nós, as mulheres a bordo do Aysso, passamos a nos vestir de jeito masculi­no: calças compridas, camisetas largas, bonés escondendo os cabelos compridos. Brincos, pulseiras e pintura eram absolutamente proibidos. Dessa forma, além de ocultar a presença feminina a bordo, aumentávamos o número de tripulantes homens. Sempre que um barco navegava nas proximidades, Kat permanecia re­colhida em sua cabine. Ao desembarcar em algum porto, qualquer porto, nada se falava sobre o barco, nunca se mencionava a rota ou o próximo destino. As armas de sinalização e os foguetes de pedido de auxílio ficavam sempre à mão [...].
Noite sem lua. Por duas vezes, o barco filipino muda de posição, dentro da baía. Buscavam um melhor pesqueiro ou, ao contrário, preparavam o ataque? Vilfredo continua vigiando. Os binóculos de visão noturna permitiam acompanhar os mo­vimentos a bordo do barco vizinho. Os homens bebem, a algazarra é grande. Sem mais nem menos, as luzes se apagam e o barco mergulha na escuridão e no silêncio.
— Vamos embora! — o sussurro de Vilfredo é uma ordem.
Rápida e silenciosamente, cada um dos tripulantes passa a desempenhar suas tarefas. A âncora sobe sem o menor ruído, na força dos braços, sem uso do motor, que poderia denunciar nossa manobra. As velas levantadas enfunam-se com o ven­to. Vilfredo, no leme, conduz o Aysso para a saída da enseada. Tudo isso no escuro, nem a luz da bússola foi acesa. No interior do barco, apenas o radar seguia ligado.
Jaime, encarregado de vigiar com o binóculo, alerta Vilfredo:
Capitan, ellos balaram los botes a l'água, con hombres...
No mesmo instante, ouvem-se gritos. As luzes do barco voltam a se acender e fachos de luz vasculham a baía, iluminando a ilha. O Aysso desliza ao encontro das ondas, mar aberto, a caminho da liberdade. Os sons vão se perdendo na distância. Tiros ecoam na noite. Em que atiravam? Nunca saberemos...
O vento aumenta e permanece firme. O Aysso segue rápido, silencioso, mar adentro, deixando para trás a enseada, a ponta da ilha, o susto.
Infelizmente, a tensão e o medo continuariam a bordo por mais um longo tempo!
Heloísa Schürmann. Família Schürmann: um mundo de aventuras.
Rio de Janeiro: Record, 2000. p. 12-17.


Com base no boxe O que vem a seguir e no texto do relato, responda às questões.
a)   O que você imaginou sobre o título do relato se confirmou na leitura? Explique.
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b)   De que viagem o relato trata?
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c)   Quem relata essa viagem?
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d)  Que meio de transporte é utilizado?
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e)   Como é a região onde os fatos relatados ocorreram?
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2. Nos dois parágrafos iniciais, a autora fala dos sentimentos vividos pela tripulação.
a)   O que provoca a tensão e a ansiedade mencionadas no primeiro parágrafo?
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b)  Que sentimento a tripulação experimentou antes dessa tensão? A que fato esse sentimento estava relacionado?
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c)   No segundo parágrafo, são utilizadas as expressões mar liso, velas gordas de vento e riscando bigodes de espuma. Que imagem elas constroem acerca desse momento vivenciado pela tripulação?
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3. A princípio, o problema inicial enfrentado parece ter sido solucionado.
a)   Que parágrafos indicam que a tripulação obteve sucesso em sua busca?
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b)  Que ações dos tripulantes revelam um momento de tranquilidade?
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4. Essa tranquilidade é interrompida a partir de determinada situação.
a)   Que situação é essa?
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b)  Como essa informação é apresentada ao leitor?
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c)   Uma das frases do texto explicita, de forma resumida, o que se teme no território navegado. Transcreva-a.
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5. A autora relata alguns acontecimentos que sugerem perigo.
a)   Que acontecimentos são esses?
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b)   Além desses acontecimentos, há um dado objetivo que indica o perigo de o veleiro viajar por aquela região. Que dado é esse?
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6. No relato, como são caracterizados os atuais piratas?
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7. Cite três estratégias dos Schürmann para prevenir ataques dos piratas.
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8. No fim do relato, os viajantes decidem sair da baía.
a)   Que pistas indicavam um possível ataque do barco filipino?
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b)  Copie no caderno as frases a seguir, numerando-as de 1 a 3, de acordo com a sequência dos acontecimentos
1. A luz do barco voltou a acender e os homens procuravam algo na baía.
II.  Ouviram-se tiros.
III.Os tripulantes do navio filipino entraram em botes.
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ANOTE AÍ
Nos relatos de viagem, as informações são descritas para possibilitar que o leitor imagine os locais e as situações vivenciadas pelo viajante. As descrições de sentimentos e sensações vividos por quem escreve também auxilia a caracterizar a e situação e a sensibilizar o leitor.


SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES
9. Ao longo do relato, há diversas informações relacionadas ao tempo. Além dis­so, também notamos a sequência em que esses fatos relatados ocorreram.
a) Há quanto tempo a família Schürmann navegava pelo mar das Filipinas? Que outra indicação de tempo revela a experiência dessa família em navegar?
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b) Qual é a importância desse tipo de informação ao longo do relato?
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10. Releia os trechos a seguir e observe as indicações de tempo destacadas.
Ali, ali! — Braços agitados apontam a entrada da enseada. Desnecessária qualquer outra orientação, a larga experiência do capitão já tinha adivinhado a baía. Poucos minutos depois, o veleiro deslizava para o abrigo.
Jaime, encarregado de vigiar com o binóculo, alerta Vilfredo:
— Capitan, ellos bajaram los botes a l'água, con hombres,..
No mesmo instante, ouvem-se gritos. As luzes do barco voltam a se acender e fachos de luz vasculham a baía, iluminando a ilha.
a) Cada uma dessas indicações de tempo está relacionada a que ação?
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b) Que efeito a ausência das indicações de tempo produziria no texto?
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11. No relato, são apresentadas indicações e características do lugar em que os acontecimentos relatados ocorreram.
a) Copie as informações que trazem essas indicações.
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b) Esses locais estão associados a quais acontecimentos?
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ANOTE AÍ

      Por seu caráter descritivo, o relato de viagem é, geralmente, escrito no tempo presente. Para organizar as informações e dar maior precisão aos acontecimentos são utilizados marcadores temporais, que comunicam quando e em que sequência os fatos ocorreram.
       A objetividade e a precisão das indicações de espaço, bem como sua caracterização, possibilitam ao leitor associar as informações do texto aos locais visitados.



NOTÍCIA CIENTISTAS APRESENTAM MAIOR DINOSSAURO DO BRASIL 6º ANO ALFA



A notícia que você vai ler foi reproduzida do site da Deutsche Welle (DW) - empresa alemã de comunicação internacional que oferece cobertura jornalística em aproximadamente trinta línguas, entre elas português, árabe, chinês, espanhol, inglês e russo. O texto relata uma novidade histórica e científica que interessa especialmente ao Brasil. Embora o fato seja fruto de uma descoberta dos anos 1950, só começou a ser estudado sessenta anos depois. Antes da leitura, observe as imagens e reflita: Que novidade histórica e científica será que essa notícia vai revelar?
Cientistas apresentam maior dinossauro do Brasil
Titanossauro de 25 metros de comprimento viveu há 60 milhões de anos. Fóssil foi encontrado na região de Presidente Prudente, em São Paulo, na década de 1950, mas só foi estudado agora.

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O maior dinossauro já encontrado no Brasil foi apresentado ao mundo nesta quarta-feira (05/10) por pesquisadores de várias instituições, revelando que o país foi uma terra de gigantes há 60 mi­lhões de anos.
Trata-se de um titanossauro, um herbívoro pescoçudo de nada menos que 25 metros de com­primento da ponta do focinho ao fim da cauda — bem maior do que os ônibus duplos articulados, por exemplo.
"Agora nós temos um gigante", afirmou a paleontóloga Kamila Bandeira, uma das autoras do es­tudo publicado na revista científica PLOS. Até agora, o maior dinossauro já encontrado no Brasil, também um titanossauro, tinha "apenas" 13 metros de comprimento.
"A descoberta comprova que existiram grandes dinossauros no Brasil", sustenta o paleontólogo Alexander Kellner, do Museu Nacional, que também assina o trabalho. "Já suspeitávamos disso por conta das descobertas na Argentina, mas agora comprovamos."
O maior dinossauro já encontrado na Argentina, o argentinossauro, chegava a 45 metros de comprimento.

Descoberto em 1953
O novo titanossauro brasileiro, cujo fóssil foi encontrado na região de Pre­sidente Prudente, em São Paulo, foi batizado de Austroposeidon magnificas, algo como "o ser que causa terremotos no sul". A região, na confluência dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, é rica em fósseis por conta das condições climáticas, que ajudam na preservação dos ossos. Nada menos que nove espécies de titanossauro foram já descritas ali.


Os titanossauros eram dinossauros herbívoros com o corpo bem desenvol­vido, o pescoço e a cauda muito longos e uma cabeça relativamente pequena. Eles habitaram o mundo durante o período cretáceo e eram muito abun­dantes no supercontinente Gondwana — que, no passado, reunia as massas continentais de América do Sul, África, índia, Austrália e Antártica.
A descoberta do fóssil do gigante brasileiro ocorreu em 1953, pela equipe de Llewellyn Ivor Price (1905-1980), o grande pioneiro da paleontologia no Brasil. As partes recuperadas são referentes a vértebras do pescoço e do dorso do animal. [...]
Grande arquivo de fósseis
Desde que foram descobertos, na década de 1950, os ossos ficaram guar­dados na reserva técnica do Museu de Ciências da Terra, no Rio de Janeiro, e só começaram a ser estudados há três anos — um projeto de 10 mil reais. Há diversas explicações para a demora.
A primeira delas é técnica: na década de 1950, ainda não havia tecnologia disponível para estudar vértebras, os paleontólogos buscavam outras partes do animal para completar o quebra-cabeça.
Acesso a laboratórios, a disponibilidade de profissionais e, sobretudo, os recursos disponíveis contribuem para que a identificação dos fósseis estoca­dos no museu caminhe em marcha tão lenta.
Atualmente, o Museu de Ciências da Terra conta com a maior coleção de fósseis pré-históricos da América Latina, boa parte deles ainda por serem descritos. [...]
O estudo foi feito por pesquisadores do Museu de Ciências da Terra, do Museu Nacional, da Petrobras e da Universidade Federal de Pernambuco com o financiamento da Faperj e do CNPq.


PARA ENTENDER O TEXTO

1. Retome com os colegas a reflexão feita antes da leitura do texto e responda: Você se surpreendeu com a revelação feita pela notícia? Explique.
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2. O título de uma notícia, além de objetivo, deve ser atrativo para despertar o inte­resse do leitor. Releia o título e, no caderno, responda aos itens a seguir.
a)   O título da notícia lida é objetivo? Explique.
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b)   Que tipo de leitor pode ter interesse nessa notícia?
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3. Abaixo do título da notícia, há um texto chamado linha fina. Que informações a linha fina dessa notícia acrescenta ao título?
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4. As notícias podem ser acompanhadas de imagens relacionadas ao fato relata­do. Sobre essas imagens, responda:
a)  Quais são as imagens que acompanham a notícia lida?
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b)  Que informações elas acrescentam ao texto da notícia?
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c)  As legendas das imagens são descritivas ou narrativas? Explique.
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d)  Na legenda da primeira imagem, há nomes científicos. A que se referem?
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ANOTE AÍ
O título da notícia destaca o aspecto mais importante do fato relatado. A linha fina complementa o que foi expresso no título. Esses elementos introduzem a notícia. As imagens ilustram o fato relatado e costumam ter uma legenda - um texto curto que descreve a imagem e complementa as informações sobre o fato. O título, a linha fina e as imagens podem despertar o interesse do leitor.
5. A notícia relata a descoberta do titanossauro Austroposeidon magníficos no Bra­sil. Por que é importante a publicação de uma notícia sobre essa descoberta?
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6. As notícias costumam apresentar respostas a seis perguntas: o quê, quando, onde, por quê, como aconteceu e quais foram as pessoas envolvidas nesse acontecimento. Identifique as respostas a essas questões na notícia lida.
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7. Em geral, quem redige uma notícia organiza os dados de acordo com sua or­dem de importância. Faça o que se pede a seguir.
a)   A notícia lida foi organizada em três blocos. Quais são os subtítulos que aju­dam o leitor a identificá-los?
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b)   No caderno, sintetize a informação que cada um desses blocos apresenta sobre o fato divulgado.
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c)   Em quais blocos são apresentadas as informações mais relevantes? E as informações complementares?
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8. Na notícia, há duas declarações de paleontólogos.
a)  Busque o significado do termo paleontólogo e registre-o no caderno.
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b)  Qual é a função das declarações dos paleontólogos expressas na notícia?
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ANOTE AÍ
A notícia relata um fato ocorrido na realidade. O uso de numerais, de indicações de lugares e de declarações de pessoas ligadas ao fato relatado dá maior credibilidade à notícia. As declarações das pessoas são marcadas por aspas, para diferenciar sua fala em relação ao texto principal.