PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 15 de abril de 2020

PRONOME DEMONSTRATIVO 6º ANO ALPHA




PRONOMES DEMONSTRATIVOS
FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano­­-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

1. Leia o poema a seguir, de Claudio Fragata.

Esse
O S pode ser duas curvas fechadas
Cuidado! Perigo na estrada!
O S pode ser uma serpente sinuosa.
Cuidado! Essa também é perigosa!
O S pode ser um pato nadando na lagoa.
Isso sim é coisa boa!
Claudio Fragata. Alfabeto escalafobetico. São Paulo Jujuba, 2013. p. 27.

No poema "Esse", ao utilizar os pronomes demonstrativos essa e isso, o eu lírico faz referência ao que acabou de mencionar. Nesse caso, o uso desses pronomes auxilia na construção de sentido, evita a repetição de palavras e contribui para a manutenção do ritmo e da musicalidade do poema.

a) Considerando o assunto do poema e o título, qual brincadeira em relação ao sentido da palavra esse pode ser observada?
.....................................................................................................
b) Quando o eu lírico diz "Essa também é perigosa!", a que palavra o pronome essa faz referência?
.....................................................................................................................
c) No último verso do poema, a que o termo isso faz referência?
.....................................................................................................

 Os termos essa e isso são classificados como pronomes demonstrativos.
ANOTE AÍ
Os pronomes demonstrativos são palavras que servem para situar no espaço ou no tempo os seres e objetos de quem ou de que falamos. Eles também são utilizados para fazer referência a elementos já expressos ou que serão apresentados em um texto.


       Observe no quadro abaixo os pronomes demonstrativos correspondentes a cada pessoa do discurso. Em seguida, conheça os usos desses pronomes.
PESSOAS DO DISCURSO
VARIÁVEIS
INVARIÁVEIS
1= pessoa
este, estes, esta, estas
isto
2= pessoa

isso
3= pessoa
esse, esses, essa, essas
isso

PRONOMES DEMONSTRATIVOS EM RELAÇÃO AO ESPAÇO
2. Leia a tira e responda: Na fala de Jon, no primeiro quadrinho, que pronome faz referência à folha de papel que ele segura?
Jon Davis. Garfield. Folha de S.Paulo, 2 dez. 2014. Disponível em: ilustrada/carturnicartunsdiarios/#2/12/2014›. Acesso em: 8 ago.
........................................................................................................................................................

Os pronomes demonstrativos possuem uma relação espacial com as pessoas do discurso. Observe o quadro a seguir.
PRONOMES DEMONSTRATIVOS
POSIÇÃO DO SER OU DO OBJETO NO ESPAÇO.
este, estes, esta, estas, isto
próximo da pessoa que fala
esse, esses, essa, essas, isso
próximo da pessoa com quem se fala
aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo
distante de quem fala e de seu interlocutor



Releia a tira da atividade 2 e justifique o uso do pronome demonstrativo esta.
………………………………………………………………………………
PRONOMES DEMONSTRATIVOS EM RALEÇAO AO TEMPO

OS PRONOMES E AS PREPOSIÇÕES
Os pronomes demonstrativos podem aparecer combinados com as preposições em e de. Exemplos: neste, naquele, nisso (combinação com em); deste, daquilo, disso (combinação com de).

Leia as frases a seguir e observe o uso dos pronomes demonstrativos.
I. No século XVIII, longas viagens eram feitas de navio. Aquela foi uma época de muitas aventuras marítimas!
II. Mês passado, todos nós fomos viajar. Esse tempo foi muito bom!

a) Nas frases acima, os pronomes demonstrativos fazem referência ao passado. Que pronome é utilizado em cada uma delas?
.......................................................................................................................................................................
b) Observe a situação em que cada um dos pronomes foi usado. Em relação ao sentido expresso, qual é a diferença entre esses dois pronomes?
..............................................................................................................................................................
      Os pronomes demonstrativos também são utilizados para fazer referência ao tempo presente, passado ou futuro. Observe o quadro a seguir.

PRONOMES DEMONSTRATIVOS
POSIÇÃO DO SER OU DO OBJETO NO ESPAÇO.
este, estes, esta, estas, isto
presente
esse, esses, essa, essas, isso
passado ou futuro próximos
aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo
passaddo ou futuro distantes

PRONOMES DEMONSTRATIVO ANTECIPAR OU RETOMAR INFORMAÇÕES
         Um dos usos dos pronomes demonstrativos é estabelecer relações en­tre partes do texto sobre o que é falado, escrito ou o que se vai falar ou es­crever, ou seja, podem retomar o que já foi dito ou antecipar o que será dito.



Pronomes demonstrativos
Utiliza-se
exemplo
este, estes, esta, estas, isto
quando se faz referência a alguém ou a algo de quem/ que se vai falar.
Minha ideia é esta: ir à praia nas férias.
esse, esses, essa, essas, isso
quando se quer retomar algo que já foi citado.
João foi à praia no feriado. Isso o deixou muito feliz!
este, estes, esta, estas, aquele, aqueles, aquela, aquelas
quando se quer retomar algo que já foi mencionado: este, estes, esta e estas se referem ao que foi mencionado por Ultimo; aquele, aqueles, aquela e aquelas, ao que foi citado primeiro.
André e Felipe vieram estudar em casa: este me ajudou em Matemática; aquele, em Ciências.

1. Leia o título e a linha fina de uma notícia.
Minhocas também passam por uma fase rebelde na adolescência
       Para os cientistas, esse momento é útil para a espécie explorar e se adaptar ao ambiente

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Cienciainoticia/2017/01/minhocas­tambem-passam-por-uma-fase-rebelde-na-adolescencia.html>. Acesso em: 8 ago 2018.

a) Identifique e classifique o pronome utilizado no texto acima.
.................................................................................................................
b)A que esse pronome faz referência?
........................................................................................................

2. Qual é a ideia expressa pelos pronomes demonstrativos destacados nas frases a seguir?
a) Naquele tempo, as crianças brincavam nas ruas.
.....................................................................
b) Ele comprou o carro naquela loja.
......................................................................
c) Júlia e Paulo estudam na mesma escola. Este está no 4º ano; aquela, no ano.
..................................................................................................................................
d) Este livro eu já li. Queria ler aquele outro.
......................................................................................................
3. Leia esta tira de Calvin.
Bill Watterson. Calvin e Haroldo. Acervo do autor.
a) Calvin quer saber por que o Sol se põe. A resposta que seu pai lhe deu é correta? Procure explicar.
...........................................................................................................................................................................................................................................
b) De quem é a fala "Querido!" no último quadrinho? Por que essa pessoa cha­ma a atenção do pai de Calvin?
..............................................................................................................................................................................................................................................
Releia esta frase:
O sol está quente no meio do dia, por isso ele sobe alto no céu.

 • A que o pronome isso se refere?
................................................................................................
4. Reescreva em seu caderno as frases abaixo usando adequadamente os pronomes  demonstrativos. Eles podem estar sozinhos ou combinados com preposições.
a) Você viu ................................ menina lá fora? É sobre ela que estávamos conversando.
b) Por favor, pegue para mim ..................... toalha que está ao seu lado!
c) Preste atenção! Coloquei os ovos ................. sacola que está perto de você.
d) Cuidado! ........................... pacote na minha mão é frágil.
e) Você está vendo ....................... casebre, lá na encosta da montanha?
f) Todo mês, ele me escrevia cartas. ......................época, não havia internet.




O PRONOME NA COESÃO DO TEXTO
1. Leia o poema a seguir.
Minha sombra
Me assombra.

Eu ando a cavalo,
Ela segue a pé.

Eu dou um pulo
E ela para no ar.

Eu vou à festa!
Oba, vou nessa!

Eu subo em árvore,
Ela desce escada

Sérgio Capparelii. ?11 poemas para crianças. Porto Alegre: L&PM, 2006. p. 20.

a) Que situação inusitada é apresentada no poema?
.........................................................................................................................
b) O pronome ela refere-se a que substantivo presente no poema?
.....................................................................................................................................................................
c) Explique o uso desse pronome no poema.
..............................................................................................................................
d) Se o pronome ela não fosse usado no poema, como ficariam os versos? Seu sentido mudaria?
.................................................................................................................................................................
2. Agora leia o texto abaixo.
Ser amigo é...
... amar e respeitar nossos primeiros amigos, que são nossos pais. Eles brigam, e dizem coisas que não gostamos de ouvir, mandam a gente escovar os dentes, tomar banho e dormir. Em alguns dias, choramos; em outros, rimos sem parar, pois sabemos que esses amigos nunca vão nos abandonar.
Site do Menino Maluquinho. Dia do Amigo. Página extra. Disponível em: educacional.com.briPaginaExtraidefaullasp?id=2259>. Acesso em: 8 ago. 2018.
a) A expressão "esses amigos" está se referindo a quem?
.........................................................................................
b) Por que o autor utilizou o pronome esses nessa expressão?
..................................................................................................................................
3. Leia a frase a seguir.
Meu irmão não suporta quando nosso quarto fica bagunçado e, quando isso acontece, o resultado é um irmão estressado!

a) Substitua o pronome isso pelo termo correspondente.
........................................................................................
b) Que palavras ficaram repetidas com a substituição do pronome isso?
....................................................................................
c) Como você pôde observar, existe a possibilidade de escrever essa frase sem o pronome demonstrativo. Qual é a função do pronome nessa frase?
.....................................................................................................
d) A repetição intencional de palavras geraria que efeito de sentido?
.........................................................................................................

ANOTE AÍ
Os pronomes são elementos de coesão textual, pois ajudam a estabelecer relações no texto, interligando ideias, tornando-o mais preciso e evitando as repetições desnecessárias, que não foram planejadas pelo produtor do texto.

Copiado do livro pedagógico com adaptações.
FONTE: COSTA, Cibele Lopresti, Geração Alpha Língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais: 6ºano¬¬-2ª ed. - São Paulo: Edições SM, 2018.

terça-feira, 14 de abril de 2020

PRONOMES DEMONSTRATIVOS EXERCÍCIOS TIRAS


Leia a tira


1. Que palavras foram colocadas antes de
a) camisa:................................perto de quem fala.

b) calça:..................................perto da pessoa com quem se fala.
c) tênis:...........................distante de quem fala e de quem ouve.


PRONOMES DEMONSTRATIVOS
       Os pronomes demonstrativos são usados para indicar a posição dos objetos ou seres no espaço ou no tempo. Este: perto de quem fala. Esse perto de quem ouve. Aquele: distante de quem fala e de quem ouve. Também servem para fazer referência, substituir.
       Na fala podemos apontar com a mão, na escrita apontamos usando os pronomes ESSE para o que já foi escrito ESTE para o que ainda não foi escrito. Cuidado! Às vezes a palavra pode parecer nova, mas é um sinônimo.

2.Leia a tira e complete os espaços  com os pronomes demonstrativos adequados.


3.Faça a correspondência:
(A) Primeiro quadrinho
(B) Segundo quadrinho
(C) Terceiro quadrinho
(   ) pronome demonstrativo, indica mochila perto da pessoa com quem se fala.
(  ) pronome demonstrativo, indica mochila longe da pessoa que fala e da pessoa com quem se fala.
(   ) pronome demonstrativo, indica mochila perto da pessoa que fala.


Leia a tira


4. Na tira há três pronomes: eu, você e aquele.
a) qual pronome foi usado para indicar alguém distante de quem fala e de quem ouve?
...............................................................................................................
b) Além do pronome que recurso foi usado para indicar alguém distante de quem fala e de quem ouve?
...............................................................................................................................
c) Qual pronome foi usado para se dirigir a pessoa com quem se fala.
...............................................................................................................
d) Como é classificado o pronome eu?
..................................................................................................................
e) O que provoca humor na tira?
...............................................................................................................................................................................................................................................

Leia a tira.

5. O que provoca humor na tira?
...................................................................................................................................................................................................................................................

6. Leia novamente o segundo parágrafo da explicação sobre pronomes.
Agora complete os espaços com os pronomes ESTE ou ESSE.Faça a flexão de plural ou gênero se precisar.

Conto: Aprendendo com os erros

O mestre diz ao aprendiz: _ vamos viajar por ...................  floresta. ..............floresta há de nos ensinar algo. O velho vai à frente. Embora mais idoso, ...............caminha com igualdade. Porém seu aprendiz mal consegue acompanha-lo, ............. escorrega e cai a todo instante.
O aprendiz blasfema, levanta-se e cospe no chão...............caminho traiçoeiro, ...................estrada que não tem fim.
Depois de longa caminhada, chegaram a um templo sagrado. ................ igreja era um lugar em ruínas e  muito distante. Sem parar, o mestre dá meia volta e começa a viagem de volta.
...................dia foi perdido, você não me ensinou nada diz o aprendiz, levando mais um tombo.....................dia só acumulei cicatrizes.  
-Ensinei sim, mas você parece que não aprende – respondeu o mestre – estou tentando te ensinar como se lida com os erros da vida.
-E como lidar com  .................erros?
– Como deveria lidar com..............tombos que você levou- respondeu o mestre- Em vez de ficar amaldiçoando .................lugar onde caiu, devia procurar aquilo que o fez escorregar.

7.Leia a tira para responder as alíneas.

a) Qual o tema do conto e da tira?
....................................................................................................
b) Você já teve alguma experiência de repetir um erro? Comente.
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
c) Na tira a expressão “De novo?” nos permite inferir que informação?
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Leia a tira.



8.O emprego do pronome demonstrativo para indicar tempo está correto na tira.
Complete os espaços em branco com este esse e aquele:
a) usamos ....................... para o tempo distante
b) usamos .................... para o tempo presente

c) usamos .................... para o tempo não muito distante

Fonte:http://lasalle.edu.br/public/uploads/files/2016/Carla/Exames%20Finais/L%C3%ADngua%20Portuguesa%20-%207%C2%BA%20ano.pdf
https://sabedoriauniversal.wordpress.com/lendas-e-contos/



PRONOME TEXTO NA CASA DOS PRONOMES EXERCÍCIO


NA CASA DOS PRONOMES (Monteiro Lobato)


Todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais.
Emília bateu na porta –– toque, toque, toque.
Veio abrir o Pronome Eu.
–– Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
–– Tenho muito gosto em conhecê-los –– disse amavelmente o Pronome Eu.
–– E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? –– perguntou Emília.
–– Estão lá dentro, jantando.
No refeitório estavam os pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos. Os meninos viram lá o Me, o Ti, o Nos, o Te, o Ti, o Vos, o O, o A, o Lhe, o Se, e o Si.
–– E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento –– disse Eu. –– Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Você, Senhor, Senhora, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.
–– E para que servem os senhores Pronomes Pessoais? –– perguntou a menina.
–– Nós –– respondeu Eu –– servimos para substituir os Nomes das pessoas. Os meninos notaram um fato muito interessante –– a rivalidade entre o Tu e o Você. O Pronome Você havia entrado do quintal e sentara-se à mesa com toda a brutalidade, empurrando o pobre pronome Tu do lugarzinho onde ele se achava.
–– Que há entre aqueles dois? –– perguntou Narizinho. –– Parece que são inimigos...
–– Sim –– explicou o Pronome Eu. O meu velho irmão Tu anda muito aborrecido porque o tal Você apareceu e anda a atropelá-lo para lhe tomar o lugar.
— E fora os Pronomes Pessoais não há outros?
— Há sim — disse Eu —, moram aqui na casa ao lado.
Na outra casa os meninos encontraram os Pronomes POSSESSIVOSMeu, Teu, Seu, Nosso, Vosso e Seus com as respectivas esposas e com os plurais.
Depois encontraram os Pronomes DEMONSTRATIVOSEste, Esse, Aquele  com as suas respectivas esposas e parentes. As esposas eram Esta, Essa, Aquela e os parentes Isto, Isso, Aquilo.
— Muito bem — disse Narizinho. — Vamos adiante. Vejo alguns senhores muito conhecidos.
De fato, mais adiante os meninos encontraram os Pronomes INDEFINIDOS. Eram eles: Algo, Algum, Alguém, Nada, Nenhum, Ninguém, Tudo, Tanto, Tal, Pouco, Quanto, Qual. com as suas respectivas formas femininas e os competentes plurais.
— São umas palavrinhas muito boas, que a gente emprega a toda a hora — comentou Emília.

Havia ainda os Pronomes RELATIVOS, que servem para indicar uma coisa que está para trás. Eram eles: Que, Quem, O Qual, Cujo, Onde, etc, com as suas respectivas esposas e plurais.
Por fim conheceram os Pronomes INTERROGATIVOS, que servem para fazer perguntas. Todos usam um Ponto de Interrogação no fim, para que a gente veja que são perguntativos. E os meninos viram lá os Interrogativos: Quê? Qual? Quanto? Quem?


1. Escreva o nome de cinco personagens do texto.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

2. Por que Eu, Meu, Este, Algo, Que e Quanto?  estão escritos com letras maiúsculas no texto?
...................................................................................................................................................................................................................................................

3. A que classe gramatical pertencem as palavras “Eu, Meu, Este, Algo, Que e Quanto?”.
.....................................................................................................................

4. Por que o pronome Tu anda aborrecido?
....................................................................................................................................................................................................................................................

5. De acordo com o texto, para que servem os pronomes pessoais?
...................................................................................................................................................................................................................................................

6.Os pronomes pessoais se dividem em três grupos. Quais são eles?
.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

7. Quais os seis tipos de pronomes presentes no texto?
...............................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................