CARTA ABERTA: DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DO IDOSO 9º ANO
1o de outubro – Dia Nacional e Internacional do Idoso
Carta aberta à população
Prezados cidadãos,
Todos sabemos
que, embora muitos avanços tenham sido conquistados nos últimos anos, a
realidade é que os direitos e as necessidades dos idosos ainda não foram
plenamente atendidos, em que pese o Estatuto do Idoso contar com mais de 8 anos
e a Política Nacional do Idoso, com mais de 20 anos.
Diante de um
quadro de crescente envelhecimento populacional é urgente questionar se estamos
de fato preparados para o impacto que esse fato representa em nossa sociedade,
e exigir adaptações em todos os contextos sociais, de trabalho, familiar,
inclusive em relação ao fomento da seguridade social e de implantação de
políticas públicas eficientes.
O que estamos
fazendo para dar visibilidade a mais de 13% da população brasileira? Será que
temos uma verdadeira política pública apta a defender os direitos das pessoas
idosas, principalmente oferecendo serviços que atendam às necessidades
específicas desse grupo?
Que
comprometimento temos com a dignidade humana e quais nossas ações de prevenção
e de combate a todas as formas de violência?
Por tudo isso,
nós da AMPID, através de nossos associados, Membros do Ministério Público,
atuantes em todas as regiões do país, além de parabenizar por este dia,
queremos também manifestar nossa preocupação com o futuro dos idosos no Brasil.
Defendemos a
necessidade urgente de:
a) construir e/ou mapear uma Rede de Proteção ao Idoso, com serviços
específicos, principalmente nas áreas da saúde e de assistência social;
b) adotar uma Política Nacional de Cuidados de Longa
Duração, frente ao crescente aumento de idosos dependentes e a necessidade de
se oferecer apoio às famílias;
c) prevenir e combater a violência nos transportes, através
da sensibilização e capacitação de motoristas, cobradores e empresários do
setor;
d) divulgar os direitos das pessoas idosas, através de
campanhas, palestras e eventos, junto à população em geral; e
e) inserir conteúdos voltados ao processo de envelhecimento em
todos os níveis de ensino, buscando o fortalecimento dos vínculos
intergeracionais, o respeito e a valorização do idoso, a eliminação do
preconceito e a produção de conhecimento sobre a matéria.
No dia 15 de
junho de 2015, a Organização dos Estados Americanos (OEA), em sua 45a assembleia
geral, em Washington, aprovou e abriu para assinaturas dos países a Convenção
Interamericana sobre os Direitos das Pessoas Idosas, sendo esse o
primeiro instrumento internacional juridicamente vinculante voltado para a
proteção e a promoção dos direitos das pessoas idosas. O Brasil foi um dos
primeiros signatários da convenção, mas é preciso avançar e implementar seus ditames.
A
responsabilidade é enorme e os desafios, constantes, sendo que a nossa missão é
desenvolver, em âmbito nacional, políticas e ações de integração com órgãos e
entidades, promovendo a cultura jurídica, relacionadas aos direitos das pessoas
com deficiência e das pessoas idosas, esperando contribuir para um mundo mais
justo, igualitário e solidário.
Temos a
esperança de que TODOS, principalmente gestores, governantes, legisladores e
representantes da sociedade civil, reflitam urgentemente sobre a necessidade de
investir nessa causa que é de todos os seres humanos e nos colocamos enquanto
uma associação representativa à disposição de todos.
Contem conosco!
Dra. Iadya Gama Maio
Presidente da AMPID – Associação Nacional dos Membros do
Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência
1o de outubro – Dia Nacional e Internacional do Idoso. Carta aberta à
população. Associação Nacional dos membros do Ministério Público de Defesa dos
Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID). Disponível em:
.
Acesso em: 27 jul. 2018.
1. A carta aberta que você leu destaca o aumento crescente
do número de idosos. Releia o parágrafo 1 e responda às questões.
a) Segundo o texto, esse grupo tem tido assistência
adequada? Explique sua resposta.
...............................................................................................................................
b) A produtora da carta empregou a palavra avanços para
se referir a medidas direcionadas aos idosos, como a criação do Estatuto do
Idoso. Tal palavra faz uma descrição objetiva ou revela um ponto de
vista? Explique sua resposta.
.............................................................................................................................
c) O parágrafo apresenta tanto dificuldades quanto
progressos no atendimento de idosos. Qual desses aspectos se sobressai?
............................................................................................................................
d) Por que, do ponto de vista da argumentação, é importante
citar também o outro aspecto?
.........................................................................................................................
e) No segundo parágrafo, qual expressão empregada pela
produtora do texto revela sua preocupação com o problema que está discutindo?
...............................................................................................................................
2. O parágrafo 3 é formado por uma série de perguntas.
a) Qual é o objetivo dessas perguntas em relação ao leitor?
..............................................................................................................................
b) Por meio das perguntas, a autora apresenta fragilidades
que precisam ser resolvidas para melhorar a vida dos idosos. Quais são elas?
.............................................................................................................................
3 No parágrafo 5 são enumeradas as propostas dos
integrantes da AMPID.
a) Como estão organizadas essas propostas? Qual é a vantagem
dessa forma de apresentação?
...............................................................................................................................
b) Fica claro para o leitor por que essas propostas foram
feitas, como deverão ser postas em prática e quais são as consequências esperadas?
Justifique sua resposta.
..............................................................................................................................
c) Entre as propostas, está a de fortalecer os “vínculos
intergeracionais”. Explique essa ideia.
.............................................................................................................................
d) Em sua opinião, esse fortalecimento de vínculos realmente
faria diferença? Justifique sua resposta.
...............................................................................................................................
4 A carta menciona a Convenção Interamericana sobre
os Direitos das Pessoas Idosas.
a) Pesquise: o que é ser signatário no contexto de um acordo
internacional?
............................................................................................................................
b) Segundo o texto da carta, como o Brasil se comporta em
relação a essa convenção?
...............................................................................................................................
5 Releia os parágrafos 7 e 8.
a) A quem a produtora da carta se refere com a expressão nossa
missão?
.............................................................................................................................
b) A responsabilidade de promover os direitos legais das
pessoas idosas cabe, de fato, a esse referente? Por quê?
...............................................................................................................................
c) A produtora da carta entende que a melhora na condição de
vida do idoso brasileiro é uma responsabilidade exclusiva de um grupo? Justifique
sua resposta.
...............................................................................................................................
6. Existem vários tipos de carta – a pessoal, a comercial, a
de reclamação etc. Nesta seção, você vai refletir sobre a carta aberta,
comparando-a com outras produções. Observe a situação de comunicação que
envolve a carta lida e responda.
a) Que situação justifica a escrita da carta naquele
momento?
...............................................................................................................................
b) A quem ela se destina?
...............................................................................................................................
c) Quem a assina?
..............................................................................................................................
d) Essa assinatura sugere uma relação pessoal ou impessoal
entre os interlocutores? Por quê?
.............................................................................................................................
e) Algumas cartas abertas apresentam títulos. Tomando esta
como exemplo, responda: a principal função do título é
(I) antecipar informações,
(II) despertar a curiosidade do leitor ou
(III) contextualizar
a produção do texto?
TEORIA
O gênero textual carta aberta é escrito em linguagem formal e tem circulação pública. Seu objetivo é expor um ponto de vista e apresentar argumentos para sustentá-lo. Em geral, há a intenção de convencer os interlocutores e, indiretamente, também os demais leitores, que, conhecendo uma reivindicação válida ou um protesto, poderão fazer pressão social para que essas manifestações sejam atendidas.
FONTE: ORMUNDO, Wilton Se liga na língua: leitura, produção de texto
e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 9º
ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.