PáginasDESCRITOR

terça-feira, 16 de junho de 2020

DIÁRIO ZLATA 6º ANO GABARITO


DIÁRIO ZLATA 6º ANO

Segunda-feira, 28 de dezembro de 1992

Dear Mimmy, 

Quanta coisa eu fiz nestes últimos dias! 
Hoje fiquei em casa. Tive minha primeira aula de piano. Que abraço apertado nós nos demos, Biljana Cankovic e eu. Desde março a gente não se via. Depois nos dedicamos a Czerny, Bach, Mozart e Chopin - um estudo, uma fuga, uma sonata e uma peça. Foi uma barra. Mas, como não vou mais à escola, vou poder me dedicar ao piano. Que bom! Você sabe, Mimmy, na escola de música estou no quinto ano. 
Estamos sem água - e quanto à eletricidade, a coisa vai mais ou menos. Quando eu saio e não há tiros, fico com a sensação de que a guerra acabou, mas os cortes de água e eletricidade, o inverno, a falta de lenha e de comida me trazem para a realidade e percebo que a guerra continua por aqui. E por quê? Por que esses "moleques" não entram num acordo? Estão se divertindo à beça. A nossas custas. Escrevo para você sentada na mesa, dear Mimmy. Estou vendo papai e mamãe. Os dois estão lendo. Quando eles levantam os olhos do livro, ficam pensando. Em que eles pensam? No livro que estão lendo? Ou será que tentam recolher os pedaços que a guerra espalhou? Sinto uma coisa esquisita vendo os dois assim. A luz da lamparina (como nossas velas acabaram, fabricamos lamparinas com óleo) eles me parecem cada vez mais tristes. Olho para papai. Como ele emagreceu! Perdeu vinte quilos pesados na balança, mas quando olho tenho a impressão de que deve ter sido até mais. Dá a impressão de que os óculos ficaram grandes demais para seu rosto. Mamãe também emagreceu muito. Parece que ela murchou, a guerra cavou rugas em seu rosto. Meu Deus, o que esta guerra fez de meus pais! ... Eles já não se parecem com meu pai e minha mãe. Será que tudo isso acaba um dia, será que nossos sofrimentos em breve vão chegar ao fim para que eles voltem a ser o que eram - pessoas alegres, sorridentes, elegantes? 
Esta guerra estúpida destrói minha infância e estraga a vida de meus pais. Mas POR QUÊ? STOP THE WAR! PEACE! I NEED PEACE! 
Tudo bem, vou jogar uma partida de cartas com eles! 
Zlata, que ama você. 

Zlata Filipović. O diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra. 
Tradução Antonio de Macedo Soares e Heloisa Jahn. 
São Paulo: Companhiadas Letras, 1994. p. 112·113.

1. Marina e Zlata iniciam sua página de diário com o dia, o mês e o ano em que escrevem. Por que as datas são importantes nesse gênero?
...............................................................................................................................
2 Em seu texto, Zlata conta como ela e a família viviam durante a guerra.
a) No início do relato, por que a menina está feliz?
...............................................................................................................................
b) No segundo parágrafo, a garota mostra que a guerra provocou uma importante alteração em sua rotina. O que aconteceu?
..............................................................................................................................
c) Que privações materiais a família de Zlata sofreu naquele período?
...............................................................................................................................
d) Zlata chama de moleques os líderes dos exércitos em conflito. O que o uso dessa palavra revela sobre a opinião da menina? Por quê?
..............................................................................................................................................................................................................................................................
3 Além de apresentar fatos e narrar ações, os diários apresentam sequências de textos com outras finalidades.
a) Zlata percebe que a guerra afetou seus pais. O que ela observa?
...............................................................................................................................
b) No parágrafo em que a menina trata desse tema, predomina o relato de ações ou a reflexão?
..............................................................................................................................
c) Além de expor um fato, o que mais a frase a seguir revela: “Como ele emagreceu!”?
...............................................................................................................................
d) Ao referir-se à guerra como “estúpida”, Zlata faz uma descrição objetiva ou apresenta um ponto de vista pessoal (subjetivo)? Justifique sua resposta.
...............................................................................................................................
4. Quando Zlata escreveu seu diário, não sabia se seria publicado.
a) Para quem ela escrevia inicialmente?         
...............................................................................................................................
b) Após a publicação, quem passa a ser seu leitor?
...............................................................................................................................
c) Em sua opinião, por que houve interesse em publicar esse diário?
...............................................................................................................................
d) Levante uma hipótese: que alterações podem ser necessárias no texto.
..............................................................................................................................................................................................................................................................

TEORIA
       Em geral, o leitor de um diário é o próprio autor. Trata-se de um texto particular, íntimo, usado para registro pessoal, por isso a linguagem costuma ser mais descontraída, com palavras e frases simples, embora alguns autores tenham um estilo mais elaborado. Quando publicados, os diários ganham leitores diversos, e sua linguagem e conteúdo podem sofrer alterações para se adequar a uma comunicação pública.

FONTE: ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. PAG.21

GABARITO

1. Porque contextualizam os acontecimentos, relacionando- os à idade do autor, à época do ano etc.

 

2a. Zlata está feliz porque voltou a ter aulas de piano.

 

2b. Zlata deixou de ir à escola. Comente com os alunos quea escola de Zlata foi fechada quando a cidade começou a ser bombardeada, reabrindo quase um ano depois.

 

2c. A família de Zlata enfrentou cortes de água e luz e falta de lenha e comida

 

3a. Zlata nota que os pais estão desatentos e tristes. Afirma que ambos emagreceram e que o rosto da mãe ganhou rugas.

 

3b. A reflexão.

 

3.cO sentimento de pena, de dor da menina.

 

3d. Apresenta um ponto de vista pessoal, pois expressa

uma opinião. Zlata escrevia para ela mesma.

 

4a. Zlata escrevia para ela mesma.

 

4b. Todas as pessoas que leem a obra.

 

4c. Resposta pessoal. Porque, ao tratar de um período de guerra, tornou-se um documento histórico.


32 comentários:

  1. me ajude presseso entrergar a atividade pra minha prof

    ResponderExcluir
  2. Gostaria das resposta sobre o diario de zlata

    ResponderExcluir
  3. Vc só faz o gabarito de português , ou vc faz tbm de outras matérias???

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado valeu so faltou a pergunta 4 d

    ResponderExcluir
  5. Redija uma página do diário,como se fosse
    Zlata, relatando a dificuldade de cuidar dos animais em periodo de guerra?
    Alguém me ajuda,por favor!🙏🏻

    ResponderExcluir
  6. Queroo a letra d por Só tá faltando essa mim terminar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá pra mim poder te responder a questão presiso saber o nome da sua escola e seu nome eo nome da sua cidade.

      Excluir
  7. me ajude aiii to presisando da resposta d do numero 4

    ResponderExcluir
  8. oi eu preciso de ajuda do número 2d e 4d por favor me ajuda

    ResponderExcluir