GABARITO: PAGINA 94 LINK 1 PÁGINA DO BLOG, LINK 2 DRIVE
Poesia: A Bomba Suja
Ferreira Gullar
Introduzo na poesia
A palavra diarreia.
Não pela palavra fria
Mas pelo que ela semeia.
Quem fala em flor não diz tudo.
Quem me fala em dor diz demais.
O poeta se torna mudo
sem as palavras reais.
No dicionário a palavra
é mera ideia abstrata.
Mais que palavra, diarreia
é arma que fere e mata.
Que mata mais do que faca,
mais que bala de fuzil,
homem, mulher e criança
no interior do Brasil.
Por exemplo, a diarreia,
no Rio Grande do Norte,
de cem crianças que nascem,
setenta e seis leva à morte.
É como uma bomba D
que explode dentro do homem
quando se dispara, lenta,
a espoleta da fome.
É uma bomba-relógio
(o relógio é o coração)
que enquanto o homem trabalha
vai preparando a explosão.
Bomba colocada nele
muito antes dele nascer;
que quando a vida desperta
nele, começa a bater.
Bomba colocada nele
Pelos séculos de fome
e que explode em diarreia
no corpo de quem não come.
Não é uma bomba limpa:
é uma bomba suja e mansa
que elimina sem barulho
vários milhões de crianças.
Sobretudo no nordeste
mas não apenas ali
que a fome do Piauí
se espalha de leste a oeste.
Cabe agora perguntar
quem é que faz essa fome,
quem foi que ligou a bomba
ao coração desse homem.
Quem é que rouba a esse homem
o cereal que ele planta,
quem come o arroz que ele colhe
se ele o colhe e não janta.
Quem faz café virar dólar
e faz arroz virar fome
é o mesmo que põe a bomba
suja no corpo do homem.
Mas precisamos agora
desarmar com nossas mãos
a espoleta da fome
que mata nossos irmãos.
Mas precisamos agora
deter o sabotador
que instala a bomba da fome
dentro do trabalhador.
E sobretudo é preciso
trabalhar com segurança
pra dentro de cada homem
trocar a arma de fome
pela arma da esperança.
1. Releia a primeira estrofe.
a) No primeiro verso, a expressão na poesia sugere
que a palavra diarreia será introduzida nesse poema especificamente ou
nos textos poéticos em geral?
...............................................................................................................................
b) Em sua opinião, o que explica a ausência da palavra diarreia
na poesia?
....................................................................................................................................................................................................................................................
2 O eu lírico justifica, nos versos seguintes, o uso
da palavra diarreia.
a) Segundo ele, em que situação a palavra diarreia é
“fria”? Por quê?
........................................................................................................................
b) Leia o verbete semear, transcrito de um
dicionário.
semear (se.me.ar) v. [...] t.d. e int. 1
lançar sementes de (vegetal)
para que germinem <é tempo de s.> n
t.d. fig. 2 espalhar,
propagar 3 ser
causa de; promover
pânico> ~ semeador adj.s.m.
instituto antônio Houaiss de lexicoGRaFia (Org.). Pequeno dicionário
Houaiss da língua portuguesa. Dir. Antônio Houaiss, Mauro de Salles
Villar,
Francisco Manoel de Mello Franco. São Paulo: Moderna, 2015.
Qual dos sentidos do verbete semear mais se aproxima
daquele usado no poema?
..............................................................................................................
c) Com base nesse sentido de semear, conclua: por que
a palavra diarreia interessa “pelo que ela semeia”?
........................................................................................................................
d) Explique por que, de acordo com o poema, “Quem fala em
flor não diz tudo” (verso 5).
........................................................................................................................
e) Explique por que “Quem me fala em dor diz demais” (verso
6).
.......................................................................................................................
f) Qual relação de sentido existe entre os versos 5 e 6:
conclusão, condição ou oposição? Que palavra poderia ser introduzida no início
do verso 6 para evidenciar esse sentido?
..........................................................................................................................
3 Releia a terceira estrofe.
a) Quais hipônimos de arma são citados na
continuidade do poema?
........................................................................................................................
b) Qual deles é a imagem central para a representação dos
efeitos da diarreia?
........................................................................................................................
4 Releia o título do poema e a décima estrofe. Quais
são os sentidos da palavra suja?
........................................................................................................................
5 O poema desenvolve um raciocínio.
a) Quais dados provam os terríveis efeitos da diarreia?
.....................................................................................................................
b) Em quais versos se revela que esse problema de saúde é
antigo?
........................................................................................................................
c) Em que estrofe o eu lírico mostra a abrangência da doença
no Brasil?
.............................................................................................................................
d) Segundo ele, qual é a causa da diarreia?
...............................................................................................................................
6. Observe os dois grupos sociais opostos a que o
texto se refere.
a) Quais são eles?
...................................................................................................................
b) Na quarta estrofe, citam-se homens, mulheres e crianças
atingidos pela doença. Que palavras se referem a eles nas três estrofes finais?
..................................................................................................................
c) Na penúltima estrofe, que palavra identifica os
responsáveis pela doença?
.....................................................................................................................
d) A forma de nomear as pessoas que compõem os dois grupos
sociais aproxima o eu lírico de qual deles?
.......................................................................................................................
7. Que função o eu lírico acredita ter no contexto
que descreve?
....................................................................................................................
8. Nas estrofes finais, o eu lírico inclui o leitor
no poema.
a) Que recurso gramatical evidencia essa inclusão?
.....................................................................................................................
b) Que papel teria o leitor?
.........................................................................................................................
9. Na sua opinião, o eu lírico apresenta um discurso
agressivo? Por quê?
...........................................................................................................................
10. Qual é o objetivo do poema?
...........................................................................................................................
11. Releia a terceira estrofe.
a) Quais hipônimos de arma são citados na
continuidade do poema?
...........................................................................................................................
b) Qual deles é a imagem central para a representação dos
efeitos da diarreia?
.............................................................................................................................
12. Releia o título do poema e a décima estrofe.
Quais são os sentidos da palavra suja?
...............................................................................................................................
13. O poema
desenvolve um raciocínio.
a) Quais dados provam os terríveis efeitos da diarreia?
..............................................................................................................................
b) Em quais versos se revela que esse problema de saúde é
antigo?
...............................................................................................................................
c) Em que estrofe o eu lírico mostra a abrangência da doença
no Brasil?
...............................................................................................................................
d) Segundo ele, qual é a causa da diarreia?
..........................................................................................................................
TEORIA
O poema-protesto é uma das formas do
gênero textual poema. Nele, o eu lírico declara sua firme discordância e
crítica em relação a algo: uma decisão política, um problema social, uma
injustiça etc.
Hiperônimos são os termos mais abrangentes, e hipônimos,
os mais específicos. Calçado é um hiperônimo, e bota ou tênis,
por exemplo, são hipônimos.
FONTE: ORMUNDO, Wilton Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 9º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.
Muito obrigado.
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirMim ajudou muito que
Deus te pague
Atividade excelente, trabalhamos ontem,9/12/2021, em sala de aula.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa noite,professor!
ResponderExcluirÉ possível me enviar o gabarito?
Estou trabalhando esse poema com minha turma.
Respostas
ResponderExcluirQuais as respostas?
ResponderExcluirEu também queria saber...
ExcluirBom dia, professor!
ResponderExcluirEstou trabalhando esse poema. Pode me enviar o gabarito?
Obrigada!
Boa Noite!! Professor preciso do gabarito deste poema protesto pode me conseguir?
ResponderExcluirDesde já lhe agradeço e sou muito sua fã!
Abraços, Liése
O gabarito , por favor.
ResponderExcluirColoquei agora o link do LIVRO DO PROFESSOR na postagem Página 94. Espero que ajude, se não conseguir avise que depois coloco as respostas. Para quem tiver interesse é legal baixar o livro para guardar.
Excluir