POEMA PROTEXTO: Exp
Exp.
mal vc abre os olhos
e uma voz qq vem lhe dizer
o q fazer o q comer
como investir
todos querem se meter
numa coisa q só
a vc compete:
viver a sua vida
deletar, destruir, detonar
esses atravessadores
a vida é uma só
e a única verdade
é a sua experiência
não terceirize sua vida
viva viva
viva
essa é a sua vida
ChaCal. In: adilson Miguel (Org.). Traçados diversos:
uma antologia de
poesia contemporânea. Vários autores. São
Paulo: Scipione,
2008.
p. 150. (Escrita Contemporânea
1. O que o eu lírico do poema “Exp” recusa? O que ele
aconselha ao interlocutor?
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2 Observe a escolha das palavras que compõem o poema.
a) A quem se refere o pronome você (vc) nesse
poema?
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b) Além de vc, quais outras palavras não estão
escritas conforme as convenções da ortografia?
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c) Por que o uso dessa linguagem ajuda a esclarecer a
crítica feita no poema?
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d) Observe as estrofes que concentram essas palavras. O que
ocorre ao longo do poema?
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e) Na sua opinião, o que explica a mudança no uso dessas
palavras?
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3 Analise o uso da palavra atravessador.
a) Por que as pessoas que interferem na vida dos outros são
chamadas no poema de “atravessadores”?
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b) Que outra palavra também está ligada ao campo de sentido da
economia? O que ela significa no contexto?
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4 Releia a última estrofe.
a) Que sentidos podem ser atribuídos à palavra viva?
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b) O que a palavra sua reforça no encerramento do
poema?
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5 Suponha que alguém tivesse compartilhado o poema
“Exp” usando um perfil de rede social. Para que não houvesse contradição entre
o poema e os demais conteúdos, que postagens não seriam esperadas por parte do
mesmo perfil?
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6 O que torna
“Exp” um poema com linguagem contemporânea?
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7 desafio de escrita Agora, você vai produzir um
parágrafo de análise do poema, relacionando seu conteúdo (o que é dito)
com os recursos expressivos (como é dito). Siga o roteiro.
• Inicie identificando o texto, seu autor e a época em que
foi produzido.
• Use o tema do texto para confirmar a identificação dessa
época.
• Identifique o recurso usado nas primeiras estrofes do
poema para associar sua linguagem a seu tema.
• Mencione e interprete a exclusão desse recurso
TEORIA
Como os demais poemas, o poema-protesto também se
caracteriza pelo trabalho consciente com a linguagem, observado na escolha e na
organização especial das palavras. Os poetas dedicam-se à construção dos versos,
trabalhando a musicalidade do texto e a construção das imagens.
FONTE: ORMUNDO, Wilton Se liga na língua: leitura, produção de texto
e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 9º
ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.
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