PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 17 de junho de 2020

POEMA PROTESTO: Exp 9º ANO


POEMA PROTEXTO: Exp

Exp.
mal vc abre os olhos
e uma voz qq vem lhe dizer
o q fazer o q comer
como investir
todos querem se meter
numa coisa q só
a vc compete:
viver a sua vida
deletar, destruir, detonar
esses atravessadores
a vida é uma só
e a única verdade
é a sua experiência
não terceirize sua vida
viva viva
viva
essa é a sua vida
ChaCal. In: adilson Miguel (Org.). Traçados diversos: uma antologia de
poesia contemporânea. Vários autores. São Paulo: Scipione,
2008. p. 150. (Escrita Contemporânea

1. O que o eu lírico do poema “Exp” recusa? O que ele aconselha ao interlocutor?
...............................................................................................................................
2 Observe a escolha das palavras que compõem o poema.
a) A quem se refere o pronome você (vc) nesse poema?
............................................................................................................................
b) Além de vc, quais outras palavras não estão escritas conforme as convenções da ortografia?
...............................................................................................................................
c) Por que o uso dessa linguagem ajuda a esclarecer a crítica feita no poema?
..........................................................................................................................
d) Observe as estrofes que concentram essas palavras. O que ocorre ao longo do poema?
....................................................................................................................
e) Na sua opinião, o que explica a mudança no uso dessas palavras?
.......................................................................................................................
3 Analise o uso da palavra atravessador.
a) Por que as pessoas que interferem na vida dos outros são chamadas no poema de “atravessadores”?
...........................................................................................................................
b) Que outra palavra também está ligada ao campo de sentido da economia? O que ela significa no contexto?
..............................................................................................................................
4 Releia a última estrofe.
a) Que sentidos podem ser atribuídos à palavra viva?
.............................................................................................................................
b) O que a palavra sua reforça no encerramento do poema?
.............................................................................................................................
5 Suponha que alguém tivesse compartilhado o poema “Exp” usando um perfil de rede social. Para que não houvesse contradição entre o poema e os demais conteúdos, que postagens não seriam esperadas por parte do mesmo perfil?
...............................................................................................................................
6  O que torna “Exp” um poema com linguagem contemporânea?
...............................................................................................................................

7 desafio de escrita Agora, você vai produzir um parágrafo de análise do poema, relacionando seu conteúdo (o que é dito) com os recursos expressivos (como é dito). Siga o roteiro.
• Inicie identificando o texto, seu autor e a época em que foi produzido.
• Use o tema do texto para confirmar a identificação dessa época.
• Identifique o recurso usado nas primeiras estrofes do poema para associar sua linguagem a seu tema.
• Mencione e interprete a exclusão desse recurso

TEORIA
Como os demais poemas, o poema-protesto também se caracteriza pelo trabalho consciente com a linguagem, observado na escolha e na organização especial das palavras. Os poetas dedicam-se à construção dos versos, trabalhando a musicalidade do texto e a construção das imagens.

FONTE: ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 9º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário