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quarta-feira, 26 de agosto de 2020

TIRINHA INTERPRETAÇÃO OPINIÃO COM GABARITO


Leia a tirinha com atenção.

1. Qual o assunto principal da tirinha.
a) Redução da maioridade penal;
b) Comentários ofensivos na internet;
c) internet;
d) ponto de vista.

2. Além do assunto principal, que outro assunto é abordado na tirinha?
a) Redução da maioridade penal;
b) Comentários ofensivos na internet;
c) internet;
d) ponto de vista.

3. Só NÃO HÁ opinião em:
a) Acho que a redução da maioridade penal não resolve o problema;
b) Aqui é a internet, não há lugar para opiniões;
c) O respeito está morto;
d) Minha mãe já morreu...

4. As opiniões das personagens sobre o assunto são:
a) iguais;
b) complementares;
c) contraditórias;
d) semelhantes.

5. A interjeição “Tá maluco!” indica:
a) uma pergunta
b) preocupação
c) alegria
d) alívio

6. A reescrita da interjeição “Tá maluco!” obedecendo às regras gramaticais e mantendo o mesmo significado ficaria:
a) Está maluco!
b) Esta maluco!
c) Você tá maluco!
d) Tá maluco?

7. “Tá maluco!” é exemplo de linguagem:
a) formal
b) informal
c) culta
d) padrão

8. A única alternativa em que a apalavra destacada NÃO está no sentido figurado (conotativo) é:
a) O respeito está morto.
b) quem vai ligar pra isso?
c) Minha mãe já morreu...
d) Acorda, rapaz!

9. De acordo com a leitura da tirinha, podemos dizer que o autor:
a) Acha a internet um local inadequado para defendermos nossas ideias
b) acha a internet um lugar adequado para expor nosso ponto de vista
c) acredita que devemos partilhar nossas concepções de mundo na internet.
d) Acredita que a internet é um espaço de diálogo.

10. “Você nem me conhece...” As reticências nesse fragmento foram empregadas para indicar:
a) Que o amigo tapou a boca do outro com a mão
b) A suspensão da fala da personagem.
c) Que a personagem foi insultada.
d) Que a personagem caluniada.

GABARITO:
1.B
2.A
3.D
4.C
5.B
6.A
7. B
8. C
9. A
10. B

METALINGUAGEM


Leia  a tirinha abaixo:

1. Pode-se definir “metalinguagem” como a linguagem que comenta a própria linguagem, fenômeno presente na literatura e nas artes em geral. A tirinha de José Aguiar é um exemplo de metalinguagem porque:
a) destaca o humor presente no texto;
b) mostra a personagem refletindo sobre si e sobre a tira;
c) indica uma crítica aos comportamentos atuais;
d) apresenta traços não convencionais.

Leia tirinha.

2. A Metalinguagem é a linguagem que descreve sobre ela mesma. Na tira acima há metalinguagem, predomínio da função metalinguística, pois trata-se de:
a) um pintor fazendo o seu autorretrato
b) uma pintura de um artista pintando;
c) um texto que fala da escrita;
d) uma tira de alguém desenhando uma tira.

Leia a tirinha abaixo:

3. Cada função da linguagem tem o foco em um dos elementos da comunicação, Na tirinha acima predomina a função metalinguística, pois o foco da linguagem é:
a) o conteúdo
b) o código
c) o emissor
d) o receptor
e) a mensagem

TIRA A VOVÓ DORMIU NA FRENTE DA TV SE LIGA


Leia esta tira do ilustrador paulista Fernando Gonsales.

FERNANDO GONSALES. Um tigre, dois tigres, três tigres. São Paulo: Devir, 2009. p. 21.
a) No segundo quadrinho, a barata diz ao rato que ele não entendeu o que foi dito. Que informação ela pretendeu transmitir na primeira fala?
b) O que o rato entendeu?
c) Você teria compreendido a fala da barata de que modo: como ela desejava ser interpretada ou como o rato a entendeu? Por quê?
d) Observe a sequência de quadrinhos. Por que a imagem da avó só é apresentada no último?
e) Releia os balões de fala: que recurso de linguagem verbal o quadrinista empregou para produzir humor?

GABARITO;
a) A informação de que a avó tinha adormecido agarrada à TV, portanto na frente dela
b) O rato entendeu que a avó havia adormecido enquanto assistia à programação da TV.
c. Resposta pessoal. É provável que os alunos digam que “dormir na frente da TV” é uma expressão conhecida. Mostre a eles que o quadrinista contava com
essa interpretação, que permite o humor no quadrinho final, com a quebra da expectativa.
d. Para produzir humor, já que o leitor não entende, a princípio, o que está errado na compreensão do rato e tem uma surpresa.
e. A possibilidade de entender a fala da barata de duas maneiras.


FONTE: ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. PAG. 36.

RELATO ÍNTIMO/DIÁRIO Eu ia pro mackenzie INTERPRETAÇÃO COM GABARITO


Leia agora a transcrição do relato do médico Jaime Murahovschi para o Museu da Pessoa, em São Paulo. Esse museu virtual (o acervo não está exposto em uma casa; existe apenas na internet) colhe e mantém relatos feitos por pessoas diversas a respeito de suas experiências de vida. Observe como o texto conversa com O diário de Zlata.

       Eu ia pro Mackenzie, né? Então eu tinha que sair cedo, porque começava meio-dia, meio-dia e pouco, saía de casa onze horas, então tinha que almoçar um pouquinho antes das onze. E como é que eu sabia que era hora do almoço? O Ipiranga era um bairro fabril. Tinha muitas fábricas e tocava a sirene. Quando tocava a sirene, era hora de almoçar, então me lembro um dia, eu estava brincando no quintal, tinha um quintal lá, e tocou a sirene. Eu disse: “Ué! Tá muito cedo. Será que eu me enganei?”. Então, eu disse pra minha mãe: “Tá na hora?”. Ela também ficou espantada. Aí olhamos o relógio, e era cedo. Era dez horas, talvez um pouco depois das dez. Era cedo. “Será que tá certo o relógio?”. O único relógio da casa, né? “Então, eu vou no Bar Azul”, que era um bar... tem até hoje lá, era só atravessar a rua, tinha um bar azul na esquina, que lá tinha um outro relógio. Quando eu atravessei a rua, e estava me aproximando do Bar Azul, eu ouvi tocar no rádio do Bar Azul, tava tocando o Hino Nacional. Me bateu, acabou a guerra! Realmente, era aquele dia oito de maio, né?, de 1945, em que terminou a Segunda Grande Guerra.
       A Força Expedicionária Brasileira voltou, e fez um desfile no Anhangabaú, e meu pai me levou pra ver, né? E depois, aí era... olha... uma festa. A guerra terminou. Toda aquela desgraça, né? Então, realmente, assim, foi inesquecível, né?
Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.
1. Com base no relato, descreva o local em que morava o falante.
2. É possível deduzir sua idade no momento em que ocorreu o fato relatado? Explique sua resposta.
3. Que importante fato histórico ocorreu na data escolhida para o relato?
4. Uma ação que fugia da rotina levou Jaime a perceber que estava acontecendo algo diferente naquele dia. Que ação foi essa?
5. Foi preciso que alguém explicasse a Jaime o que estava acontecendo?
Justifique.
6.Que expressão usada pelo falante revela a maneira como ele interpretava os acontecimentos que antecederam aquele dia?
7. Que acontecimentos, ocorridos após o fato, ficaram na memória do falante?
8. Aponte semelhanças e diferenças de conteúdo entre os relatos do médico e de Zlata.
9. Para estudar fatos antigos, costumamos recorrer a livros de História, enciclopédias, reportagens etc. Você acha que o diário de Zlata e o relato de Jaime são documentos confiáveis para estudarmos os fatos históricos abordados? Por quê?

GABARITO:
1.Ele morava no Ipiranga, um bairro fabril da cidade de São Paulo. Sua casa tinha quintal e ficava perto do Bar Azul.
2. Na época, o falante era uma criança, porque relatou que estava brincando no quintal quando ouviu o som das sirenes.
3. O final da Segunda Guerra Mundial.
4. As sirenes das fábricas começaram a tocar mais cedo, antes da hora do almoço.
5. Não. Jaime, já alertado pelas sirenes, concluiu, ao ouvir o Hino Nacional, que a guerra tinha terminado.
6. Aquela desgraça toda.
7. O retorno da Força Expedicionária Brasileira e seu desfile no Anhangabaú.
8.  Os dois relatos mostram a visão de crianças a respeito de fatos históricos muito relevantes, ambos conflitos armados. Zlata, porém, aborda uma guerra que atingia diretamente sua família, portanto era motivo de desespero, enquanto Jaime fala de uma guerra travada longe de sua casa, já em seu final, por isso o tom é mais leve.
9. Resposta pessoal.


FONTE: ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. PAG. 30.

DIVISÃO DO TEXTO EM PARÁGRAFOS


Divisão do texto em parágrafos
         Mesmo quando são escritos apenas para a leitura do próprio produtor do texto, os relatos contidos nos diários são organizados em parágrafos, porque estes são as unidades de composição dos textos escritos.
       Como você sabe, os parágrafos são identificados por um pequeno afastamento da margem esquerda na primeira linha. Não há um tamanho único para eles: podem ser pequenos, médios ou grandes. O importante é que cada um tenha uma ideia ou um tema central, que pode ser acompanhado por ideias complementares. Quando uma nova ideia central é introduzida no texto, deve-se formar um novo parágrafo.

1. Observe como foi organizado um trecho de reportagem sobre Zlata Filipović e responda as questões.
[...]
       Na época em que seu diário ajudou a dar publicidade aos horrores do conflito étnico em seu país, Zlata foi chamada de Anne Frank bósnia, em alusão à menina judia morta em um campo de concentração nazista aos 15 anos de idade. O título, no entanto, nunca a agradou. “Sou um pouco supersticiosa e ser comparada a alguém que teve um final tão triste me deixava preocupada com a possibilidade de ter a minha vida terminada de maneira tão trágica também”, conta. [...]
       Apesar de ter vivido 18 de seus 32 anos na Irlanda, Zlata conta que Dublin não é sua casa como considera Sarajevo. A capital Bósnia continua sendo o lugar ao qual pertence e destino para onde vai sempre que pode, apesar das sequelas deixadas pelo conflito […].
MACILEA GOMBATAA. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.
a) Qual é a ideia central do primeiro parágrafo?
b) Qual é a ideia complementar?
c) Em torno de qual ideia central se organiza o segundo parágrafo?
d) Como essa ideia é complementada?
e) Está adequada a divisão do trecho em dois parágrafos? Por quê?
2. Na página de diário reproduzida no início deste capítulo, Marina Torres Sella dividiu seu texto em parágrafos.
a) Quantos são os parágrafos?
b) Atribua um título a cada parágrafo, formado por uma palavra ou expressão que informe o conteúdo principal.
c) Se você fosse segmentar (dividir) esse texto, repetiria ou alteraria a organização feita por Marina? Por quê?

GABARITO
1a. A comparação entre Zlata e Anne Frank.
1b. A explicação de Zlata sobre o motivo pelo qual não lhe agrada a comparação com a menina judia.
1c. Em torno da ideia de que Zlata considera Sarajevo sua casa, e não Dublin, onde viveu a maior parte da vida.
1d. Com a explicação de que Zlata visita sua cidade sempre que pode, apesar de o conflito ter deixado problemas.
1e. Sim. O trecho apresenta duas ideias centrais diferentes: a comparação entre Zlata e Anne Frank e a relação de Zlata com sua cidade. Portanto, é correto que esteja dividido em dois parágrafos.
2a. Quatro
2b. Sugestão de resposta: 1. Atividades do dia; 2. Saudade de todos; 3. Melhor amiga; 4. Experiência perfeita.
2c. Mostre que Marina definiu critérios para agrupar certas frases e separá-las de outras, como sugerem os títulos dados. Não há uma forma única de organizar o texto; os alunos poderiam, por exemplo, dividir o último parágrafo em dois, colocando o tema do acampamento em um e os sentimentos sobre as
amizades em outro; ou, ainda, inserir o parágrafo sobre Luli no anterior, porque também se refere à saudade de companheiros de acampamento.

FONTE: ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. PAG. 26

domingo, 23 de agosto de 2020

FRASE ORAÇÃO PERÍODO PARTE III EXERCÍCIOS DE MARCAR X


Leia a tirinha abaixo.
http://www.willtirando.com.br/viva-intensamente-195/
1. No primeiro quadrinho há:
a) Um período composto;
b) Uma oração;
c) Duas orações;
d) Uma frase nominal.

2. O Fragmento “Eu vou cuidar do seu jardim”, sem mudar o sentido, pode ser substituído por:
a) Eu cuidarei do seu jantar;
b) Eu cuidava do seu jardim;
c) Ele vai cuidar do meu jardim.
d) Eu cuidarei do seu jardim;.

3. A única alternativa que não apresenta verbo é:
a) Jantar;
b) Cuidar;
c) Vou;
d) Cuidarei.

4. A leitura dos quadrinhos de 01 a 05 indica a ideia de:
a) Explicação de ações;
b) Ações contrárias, opostas;
c) Soma de ações;
d) Explicação de ações.


5.  No primeiro quadrinho a presença do humor se faz pelo fato de:
a) Haver um muro no jardim;
b) O homem estar regando o jardim;
c) O cachorro estar fazendo buraco no jardim;
d) Não haver água.

6. Faça uma leitura dos elementos verbais e não verbais do segundo quadrinho. No fragmento “Eu vou cuidar...” o emprego das reticências indica que a personagem não terminou a oração. A expressão que poderia vir após o verbo cuidar é:
a) da sua vida
b) do seu lar
c) do seu frango
d) do seu sofá

Leia a tirinha abaixo.
7. No fragmento “Ele ia atravessar a estrada, MAS não tinha passagem de fauna”  A palavra MAS estabelece entre as duas orações a ideia de:
a) adição, soma de ideias;
b) oposição, algo contrario;
c) explicação;
d) conclusão.

8. A palavra MAS  no fragmento “Ele ia atravessar a estrada MAS não tinha passagem de fauna” sem mudar o sentido do período, pode ser trocada por:
a) ou;
b) nem;
c) logo;
d) porém.

9. “Este furão não parece nada bem...” “Sim... E um furão atropelado!” a palavra SIM está indicando uma:
a) dúvida;
b) afirmação;
c) consequência;
d) oposição.

10.  “Este furão não parece nada bem...” “Sim... E um furão atropelado!” A palavra SIM mantendo o mesmo sentido, poderia ser substituída por:
a) mas;
b) nem;
c) porque;
d) porém.
C.M.BOTAFOGO
Atividade elaborada pelo professor Diorges Ferranti Gonçalves.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

ANUNCIO PUBLICITÁRIO 6º E 7º ANO EXERCÍCIOS

 Leia o texto abaixo:

       Sempre que produzimos ou lemos um texto, devemos levar em conta vários elementos da situação que participa da construção de seu sentido: quem escreve, para quem, com que finalidade, etc.

1. O locutor do texto, ou seja, quem produziu é:
a) Nestle
b) Bono
c) Filho
d) Pais

2. O texto acima é exemplo de gênero:
a) anúncio publicitário
b) artigo de opinião
c) conto
d) notícia de jornal

3. Com que finalidade o locutor produziu o texto?
a) descrever um produto para o leitor.
b) convencer o leitor a comprar um produto
c) Informar, esclarecer o leitor
d) Narrar, contar uma história para o leitor

4. No texto foi empregado um verbo no imperativo, esse verbo é:
a) bolacha
b) seu
c) encha
d) filho

5. O locutor usou como recurso para chamar atenção do leitor o humor através:
a) Das cores do texto
b) Das imagens no canto do texto
c) Da pontuação no final da frase.
d) Do duplo sentido da palavra bolacha.

6. Apesar de qualquer pessoa poder comprar o produto, o anúncio lido tem como público alvo:
a) Os filhos
b) Os pais
c) Os idosos
d) As mulheres

7. A linguagem do texto é:
(A) conotativa (Quando há palavras no sentido figurado)
(B) denotativa (Quando as palavras estão no sentido real)

8. No texto foi empregado o nível de linguagem:
(A) formal ou culta
(B) informal ou coloquial

9. Em “Encha seu filho de bolacha” temos:
a) Uma frase nominal
b) Um período simples
c) Um período composto
a) Duas orações

10. A Alternativa que resume a posição ideológica do locutor a respeito das crianças é:
a) “No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes.” (Osho)
b) “O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas.”  (Jean Piaget)    
c) “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão[...]” (ECA,art.5º)
d) “Uma criança mimada nunca ama a sua mãe.” (H.Taylor)


GABARITO:
1.A
2.A
3.B
4.C
5.D
6. B
7. A
8. B
9. B
10. C