Leia esta tira do ilustrador paulista Fernando Gonsales.
FERNANDO GONSALES. Um tigre,
dois tigres, três tigres. São Paulo: Devir, 2009. p. 21.
a) No segundo quadrinho, a barata diz ao rato que ele não
entendeu o que foi dito. Que informação ela pretendeu transmitir na primeira
fala?
b) O que o rato entendeu?
c) Você teria compreendido a fala da barata de que modo:
como ela desejava ser interpretada ou como o rato a entendeu? Por quê?
d) Observe a sequência de quadrinhos. Por que a imagem da
avó só é apresentada no último?
e) Releia os balões de fala: que recurso de linguagem verbal
o quadrinista empregou para produzir humor?
GABARITO;
a) A informação de que a avó tinha
adormecido agarrada à TV, portanto na frente dela
b) O rato entendeu que a avó havia
adormecido enquanto assistia à programação da TV.
c. Resposta pessoal. É provável que
os alunos digam que “dormir na frente da TV” é uma expressão conhecida. Mostre
a eles que o quadrinista contava com
essa interpretação, que permite o
humor no quadrinho final, com a quebra da expectativa.
d. Para produzir humor, já que o
leitor não entende, a princípio, o que está errado na compreensão do rato e tem
uma surpresa.
e. A possibilidade de entender a
fala da barata de duas maneiras.
FONTE: ORMUNDO, Wilton Se liga na língua: leitura, produção de texto
e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º
ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. PAG. 36.
Ajudou muito
ResponderExcluirObrigado mesmo 🙂
De nada!
ExcluirAjudou muito
ResponderExcluirAjudo muito obgd
ResponderExcluirVer resposta
ResponderExcluirRyanna
ResponderExcluirAjudou muito obrigada
ResponderExcluirAjudou demais obrigado
ResponderExcluirMuito obrigado ajudou muito
ResponderExcluirGratidão pela ajuda!
ResponderExcluirObrigado ajudou muito
ResponderExcluir