PáginasDESCRITOR

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

DIVISÃO DO TEXTO EM PARÁGRAFOS


Divisão do texto em parágrafos
         Mesmo quando são escritos apenas para a leitura do próprio produtor do texto, os relatos contidos nos diários são organizados em parágrafos, porque estes são as unidades de composição dos textos escritos.
       Como você sabe, os parágrafos são identificados por um pequeno afastamento da margem esquerda na primeira linha. Não há um tamanho único para eles: podem ser pequenos, médios ou grandes. O importante é que cada um tenha uma ideia ou um tema central, que pode ser acompanhado por ideias complementares. Quando uma nova ideia central é introduzida no texto, deve-se formar um novo parágrafo.

1. Observe como foi organizado um trecho de reportagem sobre Zlata Filipović e responda as questões.
[...]
       Na época em que seu diário ajudou a dar publicidade aos horrores do conflito étnico em seu país, Zlata foi chamada de Anne Frank bósnia, em alusão à menina judia morta em um campo de concentração nazista aos 15 anos de idade. O título, no entanto, nunca a agradou. “Sou um pouco supersticiosa e ser comparada a alguém que teve um final tão triste me deixava preocupada com a possibilidade de ter a minha vida terminada de maneira tão trágica também”, conta. [...]
       Apesar de ter vivido 18 de seus 32 anos na Irlanda, Zlata conta que Dublin não é sua casa como considera Sarajevo. A capital Bósnia continua sendo o lugar ao qual pertence e destino para onde vai sempre que pode, apesar das sequelas deixadas pelo conflito […].
MACILEA GOMBATAA. Disponível em: . Acesso em: 13 abr. 2018.
a) Qual é a ideia central do primeiro parágrafo?
b) Qual é a ideia complementar?
c) Em torno de qual ideia central se organiza o segundo parágrafo?
d) Como essa ideia é complementada?
e) Está adequada a divisão do trecho em dois parágrafos? Por quê?
2. Na página de diário reproduzida no início deste capítulo, Marina Torres Sella dividiu seu texto em parágrafos.
a) Quantos são os parágrafos?
b) Atribua um título a cada parágrafo, formado por uma palavra ou expressão que informe o conteúdo principal.
c) Se você fosse segmentar (dividir) esse texto, repetiria ou alteraria a organização feita por Marina? Por quê?

GABARITO
1a. A comparação entre Zlata e Anne Frank.
1b. A explicação de Zlata sobre o motivo pelo qual não lhe agrada a comparação com a menina judia.
1c. Em torno da ideia de que Zlata considera Sarajevo sua casa, e não Dublin, onde viveu a maior parte da vida.
1d. Com a explicação de que Zlata visita sua cidade sempre que pode, apesar de o conflito ter deixado problemas.
1e. Sim. O trecho apresenta duas ideias centrais diferentes: a comparação entre Zlata e Anne Frank e a relação de Zlata com sua cidade. Portanto, é correto que esteja dividido em dois parágrafos.
2a. Quatro
2b. Sugestão de resposta: 1. Atividades do dia; 2. Saudade de todos; 3. Melhor amiga; 4. Experiência perfeita.
2c. Mostre que Marina definiu critérios para agrupar certas frases e separá-las de outras, como sugerem os títulos dados. Não há uma forma única de organizar o texto; os alunos poderiam, por exemplo, dividir o último parágrafo em dois, colocando o tema do acampamento em um e os sentimentos sobre as
amizades em outro; ou, ainda, inserir o parágrafo sobre Luli no anterior, porque também se refere à saudade de companheiros de acampamento.

FONTE: ORMUNDO, Wilton  Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem : manual do professor / Wilton Ormundo, Cristiane Siniscalchi. 6º ano — 1. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. PAG. 26

7 comentários: